Aprender Inglês 10 de Agosto de 2023

Aprender inglês com música: dê o play nestes sites e apps!

Já pensou em se divertir enquanto estuda uma nova língua? Basta dar play nas suas canções preferidas, cantar e dançar muito. Leia este artigo e descubra sites e apps para aprender inglês com música!

Já se imaginou aprendendo inglês com música? Se você passa boa parte do dia ouvindo as canções dos seus artistas internacionais favoritos, está na hora de seguir aquele velho ditado e unir o útil ao agradável, lendo a letra, singing along – cantando junto – e muito mais!

Essa é uma técnica muito eficaz para exercitar a compreensão das palavras e a comunicação também.

Ouvir música trabalha todas as habilidades necessárias, aprimorando o conhecimento do idioma e forçando a prática e, mesmo que seja no chuveiro, cantar em inglês vira um baita treino de speaking!

Se tem gente que aprende assistindo séries como Friends, por que você não pode fazer o mesmo ouvindo K-Pop, Taylor Swift ou até clássicos mais antigos? Keep reading – continue lendo – porque, aqui, tem uma lista cheia de sites e apps para ajudar você na missão.

Por que estudar inglês com música?

Estudar inglês com música é uma boa porque as canções ajudam no desenvolvimento de quatro competências super importantes: escuta (listening), fala (speaking), leitura (reading) e escrita (writing). Sem que você perceba, cada canção ensina um pouco sobre o idioma, o que inclui expressões idiomáticas e gírias.

Veja adiante como cada uma das habilidades é incentivada pelas canções.

  • Listening: compreensão oral de palavras e frases
  • Speaking: comunicação oral por meio da pronúncia ao cantar
  • Reading: leitura das letras e compreensão do texto
  • Writing: replicação de trechos favoritos que reforçam a escrita em inglês

Cada palavra, verso e estrofe estão cheios de regras gramaticais, surpresas do vocabulário e normas para a construção correta de frases, ensinando muito. Sem falar no refrão, que fica na cabeça e praticamente obriga você a buscar entender exatamente o que ele quer dizer.

E, hoje em dia, para ouvir a mesma música duas vezes (ou mais!), nem precisa pedir bis: basta colocar no modo de repetição no seu aplicativo de streaming, clicando naquele símbolo 🔀.

5 benefícios de aprender inglês com música

Não está convencido(a)? Pois aqui vai uma lista das principais vantagens desse aprendizado divertido! Até rimou.

  1. Quando você menos esperar, terá memorizado um monte de vocabulário.
  2. Através da música, você tem um estímulo diferente para melhorar sua pronúncia. 
  3. Seus estudos ficam mais próximos da realidade e, portanto, da linguagem coloquial e do dia a dia.
  4. Ouvir música também é uma forma simples de desenvolver sua capacidade de interpretação de textos.
  5. Esse é um estudo que não tem cara de estudo e que gera menos insegurança. 

Fora a praticidade da praticidade de poder ouvir música em qualquer lugar ou momento, bastando ter um fone de ouvido a postos!

Mas como tirar o máximo proveito disso e ir além do ato de escutar para aprender o inglês de uma vez por todas? Anote as dicas do próximo tópico.

Como aprender inglês escutando música?

Reserve pelo menos meia hora do seu dia para ouvir músicas em inglês, acostumando seu ouvido e seu cérebro ao idioma. Ouça as mesmas canções várias vezes, já que repetição é tudo no aprendizado, e evite ir atrás das traduções de cada trecho sem compreender pelo menos o contexto geral.

Para quem está num nível mais iniciante, vale escolher músicas de uma origem específica, já que os sotaques podem dificultar o entendimento. Veja qual seu estilo preferido e foque nele! Tem de tudo, desde o inglês americano e o britânico até canções de cantores canadenses, australianos, irlandeses e por aí vai.

Outra dica é começar com músicas mais lentas e que tenham mais repetições de trechos, com pronúncias mais claras e várias palavras comuns do cotidiano dos nativos, e tirá-las do papel! Ou melhor, colocá-las no papel, acompanhando a letra… Desse jeito dá para aprender muito sozinho(a).

Como aprender inglês sozinho com música em 5 passos

Aprender inglês com música, como um complemento a cursos especializados, é um método que pode ser colocado em prática por você, sozinho(a), e não tem muito segredo para acontecer. Ouça as canções, leia as letras com atenção, transcreva alguns trechos e, claro, cante e cante sem limites!

1.  Leia as letras

Treine sua compreensão oral com ajuda da leitura das letras (extraídas de sites confiáveis). Isso facilita o entendimento da pronúncia e do significado de acordo com o contexto. Muitos sites e aplicativos, inclusive, tocam a música e mostram a letra em tempo real. Você encontrará uma lista deles mais adiante.

2.  Anote o que entendeu e o que não entendeu da canção

Ao praticar a escuta e, ao mesmo tempo, escrever alguns trechos, você aprimora a memorização, guardando no cérebro, mesmo inconscientemente, diversas formas de melhorar a pronúncia em inglês.

Vai acontecer de você não entender o inglês falado totalmente, mas o contexto geral ajuda muito. Anote para pesquisar depois também!

3.  Preste atenção nas frases e não apenas nas palavras

As músicas estão cheias de regras de gramática que acabam sendo assimiladas facilmente pelo seu cérebro à medida que você as escuta, então, preste muita atenção nas palavras e, mais do que isso, em como elas são unidas umas às outras em cada verso ou estrofe.

Você vai perceber padrões importantíssimos para entender o funcionamento da língua.

4.  Transcreva a canção

Quando você já souber a letra de cor e tiver feito anotações pontuais para pesquisar, uma outra dica que vale a pena colocar em prática é a de pegar papel e caneta e transcrever toda a música, mas só de ouvido, hein?

Não vale dar espiadinha em nada, pois o objetivo aqui é treinar sua capacidade de escrita e memorização das palavras!

5.  Solte a voz

Cante, mesmo que seja no chuveiro. Essa é uma forma divertida e descontraída de treinar antes de se arriscar a conversar com um nativo.

Se você quer melhorar a fluência em inglês, nada melhor do que cantar! Principalmente sabendo que, dentro de uma melodia já conhecida, as palavras vão sair com mais facilidade e naturalidade.

Aproveita que você estará soltando a voz e, conforme for cantando cada trecho, vá recordando o que eles querem dizer dentro da sua própria cabeça. Aos poucos, isso vira uma prática tão natural que você nem percebe!

Como aprender inglês traduzindo músicas?

Tradução não é a solução e todo bom professor de inglês vai dizer alguma coisa desse tipo para você, mas um outro jeito de medir como vai sua compreensão do idioma é tentar traduzir as músicas enquanto você as ouve ou canta.

Talvez, em vez de traduzir, você pode tentar se colocar no lugar do cantor (ou do personagem da canção, se ela não for em primeira pessoa).

Depois de ouvir um som inúmeras vezes e escrever tudo o que entendeu, você já terá uma noção do contexto e do vocabulário e poderá comparar a sua tradução e os seus pensamentos com a letra oficial.

Essa checagem acabará evidenciando onde você precisa evoluir e em quais aspectos da língua já está ficando craque, além de servir como um ótimo termômetro da sua habilidade de interpretação de texto, porque, se você está compreendendo o sentido da música, está no caminho certo.

Ah, e se algumas partes não coincidirem, tudo bem! O que importa é não desanimar e continuar trabalhando – e tomando cuidado, principalmente, com aqueles termos que só existem na sua língua nativa.

Dito isso, que tal algumas sugestões que merecem o ▶️ agora mesmo?

Quais são as melhores músicas para se aprender inglês?

Algumas músicas acabam sendo mais adequadas para aprender inglês por causa de inúmeros fatores: ritmo, linguagem coloquial, pronúncia mais clara e muito vocabulário! Destaque para alguns clássicos dos Beatles e do The Police e para sucessos de Taylor Swift e Coldplay.

Yellow submarine - The Beatles

O ritmo tranquilo de Yellow Submarine facilita a compreensão clara do vocabulário e a música mostra muitos verbos no passado, como “was” (foi), “sailed” (navegou), “lived” (viveu) e “told” (contou).

Can’t stop the feeling - Justin Timberlake

Apesar de mais rápida e super dançante, a canção de Justin Timberlake tem a pronúncia bem clara de muitas palavras, além de trazer um vocabulário mais rico. Não à toa, ela foi criada como trilha sonora de uma animação infantil (mas que encanta adultos também).

 

A letra é legal para aprender porque usa o mesmo verbo em contextos diferentes, como “get” (pegar) e “can” (poder), que mudam de sentido no decorrer da canção.

Every breath you take - The Police

Sting e sua banda fizeram muito sucesso com essa canção nos anos 1980 e, mesmo que você talvez nem estivesse pensando em nascer naquela época, até hoje o som continua tocando nas rádios e nos streamings por aí.

 

A música é calma, tem vários verbos usados no inglês e é uma ótima fonte para compreender o uso da palavra “every” (todo) com diferentes propósitos.

Shake it off - Taylor Swift

A princesa do pop, Taylor Swift, explora muito o vocabulário e as contrações de verbos neste hino que não deixa ninguém parado! Já pensou em aprender gírias em inglês dançando em frente ao espelho? Não tem jeito melhor.

If I were a boy - Beyoncé

Um som que está em quase todas as listas e não tem como fugir! Mais uma letra da Queen B que dá um banho de inglês coloquial, com expressões super comuns no dia a dia e belas lições de gramática.

Em “If I were a boy”, a condicional aparece logo no título – Se eu fosse um garoto – e também surgem vários exemplos de aplicação do subjuntivo, modo verbal usado para situações imaginárias ou que são possíveis de acontecer (e só).

 

Curtiu? Não vai embora ainda!

Músicas para aprender inglês com legenda

Nada melhor do que tocar o play em clipes no YouTube ou em apps com a legenda ligada pra cantar com propriedade. Confira três músicas que são ótimas nesse sentido.

Happy - Pharrell Williams

Além de ser contagiante e fazer qualquer um mexer o esqueleto, a letra de Happy é simples e traz muitos verbos no simple present (presente simples), ótima para iniciantes! Ela também tem muitos phrasal verbs, que são palavras colocadas em uma expressão para retratar alguma ação, como “clap along”, que quer dizer, bata palmas junto/no ritmo.

Hello - Adele

Na música que começa com “Oláááá, sou eeeeeu”, a famosa cantora britânica ensina muito sobre formas verbais mais avançadas, como o present perfect (presente perfeito). Ouvi-la acompanhando a legenda é lição obrigatória para quem está no nível intermediário do inglês.

Believer - Imagine Dragons

Expressões idiomáticas e muitas contrações (aquelas palavras separadas por uma “vírgula voadora”, formalmente conhecida como “apóstrofo”, sabe?) estão nesse famoso hit da banda de rock Imagine Dragons, assim como verbos, preposições e advérbios.

 

Não quer abrir o YouTube? Então, anota aí algumas indicações de sites e aplicativos – como prometido lá no começo!

3 sites para aprender inglês com música

Leve seu inglês a outro nível e aproveite uma experiência de aprendizagem sem ter que ficar pulando os anúncios no YouTube: você pode contar com ajuda de sites que trazem, especificamente, conteúdo musical para o aprendizado da língua.

1.  Lyrics training

Considerado por muitos o melhor site para aprender línguas com música, o Lyrics Training funciona da seguinte maneira: você escolhe um vídeo e escuta a música ao mesmo tempo que preenche as palavras que faltam na letra.

Quando você não adivinha o termo certo de uma lacuna a tempo, a canção é pausada.

As músicas do site são classificadas em três níveis: fácil, médio e difícil, fazendo com que você avance à medida que aprimora seu inglês. O cadastro é gratuito e seu perfil vai somando pontos a cada exercício realizado, depois, dá para ver como anda a classificação dos usuários no mundo todo.

Uma competição super divertida para continuar aprendendo!

2.  Vagalume Aprenda

Este site é um derivado do famoso Vagalume, que reúne hits de todo o mundo e permite que você escolha músicas em inglês para ouvir enquanto acompanha a letra.

O recurso ainda dá aos usuários a possibilidade de participar de um outro jogo de vocabulário com quatro diferentes níveis de inglês:

  • iniciante;
  • intermediário;
  • avançado; e
  • expert.

Ao passo que você vai avançando de categoria, o número de palavras a serem descobertas em cada canção aumenta e, só assim, se torna possível completar a letra.

O acesso é gratuito e não há limite de músicas, o que deixa você à vontade para acertar e errar quantas vezes forem necessárias para aprender.

3.  ESL Video

A última indicação de site deste artigo ajudará a treinar sua compreensão oral e sua interpretação de texto. Como? Pedindo que você responda questões sobre o conteúdo de cada música!

Você pode acessar o ESL Vídeo gratuitamente e escolher as canções de acordo com seu nível de aprendizado: iniciante, intermediário baixo, intermediário e intermediário alto. Enquanto a música toca, uma janela à direita mostra a letra e perguntas do tipo “como a cantora está se sentindo agora?”.
 
Mas, se você quiser viver a experiência do aprendizado através de aplicativos de celular, também tem opções. Veja no próximo tópico.

3 apps para aprender inglês com música

Há aplicativos que reúnem tudo o que você precisa para aprender inglês com música: vídeos, legendas, letras e traduções, facilitando o estudo pelo celular e funcionando como mais um recurso para aprender inglês sem sair de casa, em alguns casos.

Três apps se destacam nesse universo: o Sounter, o Genius e o Letras. Baixe o que preferir ou experimente todos eles!

1.  Sounter

Disponível para download em smartphones com sistema Android, é super interativo e tem níveis diferentes de ensinamentos. Nele, você escolhe uma música de acordo com o seu nível de inglês e também completa as palavras faltando na letra.

2.  Genius

Este aplicativo está disponível para Android e iOS e traz a proposta de uma experiência mais profunda com a música: o usuário ouve a canção escolhida, não só enquanto acompanha a letra, como enquanto faz pesquisas sobre ela.

Basta clicar em uma expressão ou palavra para encontrar o significado de acordo com o contexto e a intenção de quem está cantando.

3.  Letras

O famoso site de letras de música – letras.com – tem um aplicativo para Android e iOS com mais de 2,5 milhões de canções. Este app salva os seus sons preferidos para você curtir offline e pode ser conectado a outros streamings, como Deezer e Spotify, ótimos lugares para encontrar podcasts para aprender inglês, by the way.

Já decidiu por onde começar? Depois deste guia incrível de músicas, nada mais prende você no caminho rumo ao sucesso.

Una a paixão pelas canções à sede de aprender, misture tudo com um curso online de inglês que atenda aos seus objetivos, e aprofunde sua imersão no idioma segurando seu air-mic (“microfone de ar”, na tradução literal para o português, ou “microfone de mentira”, se quiser uma tradução mais assertiva) e bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui