Aprender Inglês 22 de Dezembro de 2022

Níveis de inglês: conheça cada um e saiba qual é o seu!

Quer conhecer quais são os níveis de inglês reconhecidos internacionalmente e, de quebra, saber qual é o seu? Confira aqui os 6 níveis de domínio do idioma!

Você conhece quais são os níveis de inglês e qual a importância deles? Se você ainda não sabe, nós vamos dar uma ajudinha: eles são importantes para indicar qual grau de conhecimento e fluência que uma pessoa possui sobre o idioma. 

Os níveis de inglês são classificados em 6 categorias internacionais que estabelecem e delimitam os parâmetros de domínio da língua inglesa, sendo utilizados também para a aprovação de títulos de proficiência, são eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. 

Para nivelar as competências dos estudantes, o método mais usado por processos seletivos de grandes empresas e também instituições de educação segue um parâmetro internacional estipulado pelo CERF — Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. 

Fique ligado ao se candidatar para uma vaga de emprego ou curso no exterior, já que é bem provável que pedirão a você um teste de nivelamento de inglês baseado nesse padrão, e nesse momento, o famoso “jeitinho brasileiro” não será suficiente. 

Afinal, todos nós sabemos que ser fluente em inglês é fundamental hoje em dia e que os benefícios dessa habilidade variam desde o ganho cultural até o sucesso acadêmico e profissional. 

Quer saber mais sobre o tema e descobrir qual o seu nível de inglês? Continue com a gente e confira abaixo!

Quais os níveis de inglês?

O CERF descreve de forma simples e objetiva as habilidades que cada pessoa deve ter dentro do seu nível de inglês. Ainda segundo as métricas internacionais, existem seis níveis de proficiência em inglês, são eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Conhecer seus níveis de fluência em inglês é fundamental para melhorar suas habilidades linguísticas através de um  curso de inglês imersivo, organizar projetos pessoais, profissionais e quem sabe ir além e fazer aquele intercâmbio que você sempre sonhou. Confira abaixo alguns detalhes sobre eles! 

Nível A (básico)

O nível A reúne os níveis básicos e iniciais do idioma. Nele, é esperado que o estudante saiba compreender expressões em inglês e estabelecer conversas rápidas sem muita complexidade.

Ele ainda se divide em duas etapas, o A1 e o A2.

Nível A1 (iniciante)

É o mais básico de todos os seis níveis, englobando pessoas que têm pouco domínio e vocabulário sem diversidade. 

Geralmente, quem é classificado como iniciante sabe utilizar expressões cotidianas e frases básicas, além disso, deve conseguir responder perguntas básicas como nome, idade, onde vive e informar que horas são, por exemplo.

Em um teste de nivelamento, um iniciante geralmente seria direcionado a um curso de inglês para começar do zero, focando no aprendizado mais básico, o famoso “bê-a-bá”. 

Nível A2 (básico)

Além de todo conhecimento de um iniciante do nível A1, aqui, a pessoa deve saber explorar melhor o vocabulário, falar sobre sua família, por exemplo. Segundo o CERF, no nível A2, a pessoa também deverá saber descrever seus conhecimentos e necessidades imediatas de forma superficial. 

Nos casos de cursos, alunos de nível A2 se adequam também a aulas para iniciantes, mas provavelmente terão evolução mais rápida.

Nível B (intermediário) 

O nível B possui usuários com um pouco mais de habilidade, conhecimento e entendimento da língua inglesa.  Aqui, ele também é subdividido em B1 e B2.

Nível B1 (pré-intermediário) 

O aluno que se encaixa aqui é classificado como de nível intermediário, logo, quem se enquadra nesse patamar do idioma já consegue compreender textos e fazer interpretações mais complexas. 

Além do reading, treinar o listening e o speaking também já faz parte do cotidiano dessa pessoa e a conversação vai melhorando aos poucos.

Nível B2 (intermediário)

Quem é classificado como B2 consegue estabelecer diálogos com nativos do idioma com uma dificuldade ou outra, sem que seja necessário um grande esforço ou intervenção para entender.

O estudante que se encaixa aqui também consegue ler textos sobre assunto mais complexos que antes, como temas relacionados à sua área de atuação profissional.

Em questões de escrita, é esperado que o aluno do nível B2 possa escrever de forma tranquila, defendendo seus pontos de vista e fazendo uma boa redação.

Nível C (proficiente/fluente) 

Este é considerado o ponto mais alto da montanha, é o maior nível de inglês que você pode alcançar, é o pico do Monte Everest!

Ele indica que a pessoa já é fluente tanto na escrita quanto na conversação e é um nível bastante exigido no exterior e também está dividido em C1 e C2.

Nível C1 (avançado)

Chegamos ao fim e ao nível avançado de acordo com os padrões internacionais. A pessoa enquadrada neste nível deve ser capaz de se expressar naturalmente sem muito esforço ou ajuda para encontrar palavras, já que seu vocabulário é amplo.

Ela também deve conseguir utilizar o idioma em textos profissionais e acadêmicos e perceber informações implícitas durante a leitura. Além disso, na escrita, deve demonstrar coesão e coerência na formação das frases.

Em casos de testes de nivelamento de inglês, alunos C1 devem ser direcionados a aulas avançadas e em grupos.

Nível C2 (fluente)

Quem se encaixa no sexto e último nível deve ser considerado fluente, capaz de entender tudo que lê, ouve e escreve.

Para conseguir esse tipo de certificado pleno, o estudante deve demonstrar fluidez e proficiência na língua falada e escrita, além disso, ele deve ser capaz de argumentar durante uma conversa sem qualquer dificuldade. E aí, você se garante nessa? 

Vale lembrar que atividades e cursos complementares sempre são bem-vindos para não deixar seu inglês na gaveta, mesmo que você seja pleníssimo!

Inclusive, você pode fazer testes de nivelamento pela internet mesmo! Algumas fontes mais conhecidas, como o Cambridge English e até mesmo o famoso Duolingo, já disponibilizam testes para avaliar suas competências e indicam o nível que você se encaixa conforme as respostas que você dá durante o quizz.

Ficou curioso para saber? A gente também! E, se você ainda é iniciante e quer mergulhar na língua inglesa, não arrume mais desculpas e não perca tempo, vá atrás do curso de inglês ideal para você! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui