Aprender Inglês 3 de Maio de 2023

Como usar os verbos no passado em inglês: guia completo

Você sabe como usar os verbos no passado em inglês? Apesar de ter algumas regrinhas, é um assunto bem fácil de aprender e que, com certeza, vai enriquecer ainda mais seus diálogos no idioma. Vem com a gente!

A maioria dos verbos no passado em inglês são regulares e costumam aparecer apenas assim: ação + final “ed”, como “travel” – que vira “traveled”. Ainda assim, não são todos os termos que funcionam dessa forma, já que existem também os verbos irregulares.

Apesar de mais alguns princípios complementarem a regra geral do passado simples, utilizar esses verbos é mais tranquilo do que em português, um idioma que tem várias conjugações diferentes para uma mesma ação, por exemplo.

De qualquer forma e pensando em ajudar a tornar tudo ainda mais fácil, preparamos este guia completo para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto e possa arrasar em qualquer conversa em inglês. Veja agora mesmo como usar os verbos no passado em inglês!

Como colocar verbos no passado em inglês?

 

A conjugação varia de acordo com cada grupo. Para os regulares, a regra geral consiste em colocar um “ed” no final da palavra – salvo algumas exceções que você confere ainda neste artigo –, já a flexão dos irregulares varia de acordo com cada verbo.

Você deve estar se perguntando “O que são verbos regulares?”, “E os irregulares?” e “Será que a Max do Stranger Things vai acordar?”. Bom, temos as respostas para as duas primeiras perguntas, a última é um mistério para a gente também.

Verbos regulares são aqueles que mantêm um padrão e são conjugados quase sempre da mesma forma e os irregulares funcionam de maneira oposta, ou seja, não há uma regra ou modelo a ser seguido que funcione para todos.

Tudo meio confuso ainda? Vamos explorar mais um pouco esse assunto nos próximos tópicos para você entender melhor a conjugação dos verbos no passado em inglês.

Como funcionam os verbos regulares no passado em inglês?

 

Os verbos regulares no passado em inglês são aqueles terminados com o sufixo “ed” (ou "ied" e até mesmo "d" em alguns casos específicos), usados para indicar que a ação da palavra ou da frase falada já aconteceu.

Confira a tabela abaixo: 

Imagem

Bem simples, né? Mas podemos ter algumas variações baseadas em quais são as últimas letras de cada verbo. Não se preocupe, são regras bem fáceis e intuitivas. Depois de estudar um pouquinho, você já vai decorar e usar naturalmente nas suas frases. Saca só!

  • Para verbos regulares terminados em “e”, adicionamos somente a letra “d”;
  • Se os verbos regulares terminarem em consoante+vogal+consoante (CVC), duplicamos a última letra e acrescentamos o sufixo “ed”; e
  • aqueles terminados em “y” que tenham uma consoante antes, retiramos o “y” e adicionamos “ied”, mas, se vierem depois de uma vogal, basta adicionar o “ed”, seguindo a regra geral.

Até rimou! Veja como funciona:

Imagem

Os verbos regulares são bem fáceis de lembrar por seguirem um mesmo padrão, além de serem maioria, o que já ajuda bastante na hora de conversar com alguém em inglês.

Agora, vamos falar sobre o outro lado da moeda: os verbos irregulares.

Como funcionam os verbos irregulares no passado em inglês?

 

Os verbos irregulares em inglês e no passado são conjugados de forma única, apesar de não variarem de acordo com o pronome usado, ou seja, se eu fui ao cinema e ela foi ao cinema, podemos dizer que I went to the cinema e She went to the cinema, já que a conjugação não muda por conta do pronome no passado – com exceção do verbo "to be"!

Aqui é o caso da famosa “decoreba”, mesmo. No início, pode ser difícil, então, não tenha vergonha de pegar uma colinha na hora de conversar ou fazer alguns exercícios. Com o passar do tempo, tudo vai entrar de vez na sua cachola. 

Dá uma olhada na lista com os principais verbos irregulares no passado que preparamos para você usar sempre que precisar:

Imagem

Viu que o verbo “to be” é o único que tem variação, né? O que causa essa mudança é o pronome (pessoa) usado na construção da frase. Dessa forma, a conjugação fica assim:

Imagem

Pois bem! Finalmente, aprendemos tudo o que era necessário, certo? Errado! Ainda existem mais alguns pontos que você precisa saber para se tornar guru dos verbos. Segue o fio!

Quais são as regras de conjugação de verbos no passado em inglês?

 

Nas frases afirmativas, basta conjugar os verbos regulares e irregulares no passado, mas, nas interrogativas, é necessário usar o auxiliar “did”. Pras sentenças negativas, use "did not" ou "didn't", mantendo sempre a ação no infinitivo nos dois casos.

Por regra, as frases interrogativas que estão no passado sempre serão iniciadas com “did”. Lembrando que, nesse caso, ele não tem tradução, apenas aparece na frase para indicar que se trata de uma pergunta. Vamos ver alguns exemplos?

Imagem

Já nas frases negativas que estão no passado, os verbos sempre virão acompanhados do “didn’t”. Nesse caso, seria como se o auxiliar assumisse a função do “não” na frase. Dá uma olhada no quadro abaixo para entender melhor.

Imagem

E não se esqueça de que o verbo sempre volta para o infinitivo nesses dois casos, ok? Senão, os gringos vão pensar que você bebeu todas e não está conseguindo falar direito.

Agora que você já viu as principais regras, podemos seguir para algumas variações que acontecem em outros tempos verbais do idioma. Vamos nessa!

O que é e como funciona o past continuous? 

 

O past continuous é usado para se referir a uma ação que aconteceu no passado e já acabou ou foi interrompida em algum momento. É o equivalente ao pretérito imperfeito do português. 

Nesse caso, nós usamos o pronome acompanhado do verbo “to be” e de mais uma ação no gerúndio que, na língua inglesa, são aquelas terminadas em “ing”. Dá uma olhada nos exemplos!

Frase em inglês
Frase traduzida
They were playing videogame
Eles estavam jogando videogame
I wasn’t sleeping when you called
Eu não estava dormindo quando você ligou
Were you singing my favorite song?
Você estava cantando minha música favorita?
My mother was creating a new profile on LinkedIn
Minha mãe estava criando um perfil novo no LinkedIn

Veja que o verbo “to be” assume a função de auxiliar aqui, ou seja, ele é quem vai flexionar para o negativo ou ficar no início da frase para torná-la interrogativa.

O que é e como funciona o present perfect?

 

“Poxa, roxinha, mas por que tem um tempo presente no artigo sobre verbos do passado?” Porque o present perfect é um tempo verbal que indica um fato que começou no passado, mas que ainda está em progresso ou tem alguma consequência no tempo presente!

Nele, nós usamos o pronome acompanhado do auxiliar “have” seguido de um verbo conjugado no particípio, que funciona sob as mesmas normas do simple past, com os regulares seguindo a mesma regrinha do “ed” que vimos acima.

Enquanto isso, os irregulares também têm formato próprio e é preciso checar a tabela para encontrar a conjugação certa. 

Veja como alguns deles são usados:

Imagem

Percebeu que a versão traduzida nem faz muito sentido? É porque a tradução não é a melhor forma de aprender e esse, por exemplo, é um tempo verbal que não tem correspondente e português. Então, nada de ficar quebrando a cabeça e procurando lógica no tradutor. 

Saber que você pode utilizar esse verbo para falar de coisas que aconteceram no passado sem tempo definido – não importa se foi ontem, ano passado ou quando aquele crush te deu o fora do século, o que importa é que aconteceu e a experiência ou o resultado dessa ação tem consequências no tempo presente 😭.

Note também que o auxiliar funciona da mesma forma que nos outros tempos verbais que já foram listados, sendo alterado de acordo com o sentido da frase.

O que é e como funciona o past perfect?

 

O past perfect é usado para expressar uma ação que aconteceu antes de uma outra ação – também no passado – ter ocorrido. Geralmente, as frases nesse tempo verbal vêm acompanhadas de advérbios como when (quando), already (já), never (nunca) ou before (antes).

Aqui, utilizamos o auxiliar “had” junto a um verbo conjugado no particípio – viu porque é importante aquela tabelinha lá de cima? 

Veja alguns exemplos de como a estrutura funciona:

Frase em inglês
Frase traduzida
Clarissa had started her lecture when my phone rang.
Clarissa tinha começado sua palestra quando meu telefone tocou.
She hadn’t made dinner before the guests arrived
Ela não tinha feito o jantar antes dos convidados chegarem.
They had already moved to Atlanta when I traveled to New York
Eles já tinham se mudado para Atlanta quando eu viajei para Nova York

Percebeu que os advérbios foram essenciais aqui? Eles nos ajudam a entender o tempo verbal que estamos falando e, por isso, também fizemos uma listinha com os principais para você usar em suas conversas. 

Advérbios em inglês
Advérbios em português
When
Quando
Already
Before
Antes
After
Depois
Just
Há pouco
By the time
No momento
Never
Nunca

Show! Agora só temos mais um tempo verbal para conferir. Bora lá!

O que é e como funciona o past perfect continuous?

 

O past perfect continuous é um tempo verbal que indica algo que começou no passado, mas ainda não acabou. Assim como no present perfect continuous – que é usado para falar de situações que estão acontecendo no presente –, estamos mais interessados no processo do que aconteceu e não no resultado.

Ele é formado pelo auxiliar “had”, seguido do verbo “to be” conjugado no past participle– been – e do verbo principal no gerúndio – terminado em “ing”. Dessa forma, podemos criar as seguintes frases:

Frase em inglês
Frase traduzida
We had been trying to open the door for five minutes
Nós vínhamos tentando abrir a porta por cinco minutos.
I hadn’t been studying English for five weeks
Eu não estive estudando inglês por cinco semanas.
Had Marcos been looking for a ride?
O Marcos vem procurando uma carona?
She had been saving money to buy this house
Ela vem juntando dinheiro para comprar esta casa

Uau! Já está sabendo tudo sobre os verbos no passado em inglês, hein! Mas, com tanta coisa, pode parecer difícil estudar todo esse conteúdo, não é mesmo? Calma que a gente tem a solução perfeita pra isso também.

Como praticar e melhorar o uso dos verbos no passado em inglês?

 

Ter sempre um caderninho de anotações com as regras do passado, treinar em voz alta e consumir conteúdos em inglês são dicas ótimas para melhorar as habilidades no idioma e nesses tempos verbais.

Mas, se você realmente quiser ter uma imersão na língua e aprender bem esse conteúdo, ingressar em um curso de inglês é a melhor opção, já que você contará com professores para auxiliar com dúvidas e colegas com quem você poderá treinar e se divertir aprendendo. 

Ufa, acabamos! Confira outros artigos em nosso blog para mais dicas de gramática e não deixe de voltar aqui sempre que estiver estudando o assunto ou caso tenha dúvidas e precisar de uma colinha. See you!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui