Aprender Inglês 11 de Julho de 2023

Como aprender inglês sem sair de casa?

Sabia que dá para praticar um novo idioma com mais conforto e praticidade? Descubra agora como aprender inglês sem sair de casa!

Ouvir músicas, ler todo tipo de conteúdo na língua-alvo, assistir séries e filmes e aproveitar um bom curso online são tarefas essenciais para todo mundo que quer aprender inglês sem sair de casa, afinal, o que é melhor do que estudar no conforto e aconchego do lar, né?

Aprender se tornou ainda mais simples e prático com a possibilidade do estudo remoto somada à transformação da prática em um hábito diário, que abre portas para a proficiência, seja para fazer um intercâmbio, viajar a turismo ou a trabalho, para conquistar o emprego dos sonhos ou só para paquerar uma galerinha gringa mesmo.

E, se o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo com mais de um bilhão de speakers ao redor do globo, você vai mesmo deixar de fora a oportunidade de se conectar com tantas pessoas do planeta?

Neste artigo, você entende melhor como é possível aprender inglês sem sair de casa e arrasar em qualquer objetivo! Keep reading – continue a leitura.

Como aprender inglês em casa?

Aprender inglês fluente sem sair de casa requer muito estudo e, principalmente, muita disciplina, afinal, quando você está em um ambiente mais confortável, provavelmente tende a procrastinar mais e deixar para fazer as coisas de última hora – ou nem mesmo fazê-las no fim das contas.

Mas o processo para esse aprendizado não precisa ser chato e nem cansativo, beleza?

Basta você se organizar bem e seguir uma rotina de estudos para evitar qualquer problema, se manter motivado(a) e não desistir de estudar mais para frente!

Lembrando que a consistência e a qualidade são sempre melhores do que a quantidade, então, dê preferência por manter dias e horários fixos de estudo toda semana em vez de tentar praticar aleatoriamente e acabar se perdendo nos horários e nas tasks – as famosas funções e tarefas.

Sua rotina de estudos deve se adequar ao seu dia a dia e precisa ser sagrada para você: enquanto o momento de estudos estiver valendo, você precisa se concentrar apenas naquele assunto.

Agora que já sabe como aprender, que tal conhecer as técnicas para se aprofundar no idioma? Segue o fio!

Como estudar inglês em casa?

Além do estudo convencional, aproveitar ferramentas “fora do padrão”, como filmes, séries, livros e podcasts, é a melhor forma de conquistar a fluência em qualquer idioma de forma mais leve e prática – e, quem sabe, com os pés cobertos por uma manta quentinha e um chocolate quente em mãos!

Quanto mais imerso(a) você estiver, melhor, por isso, confere aí as cinco principais dicas para aprender inglês sem sair de casa.

1.  Assista filmes e séries no idioma original

Assistir filmes e séries sem legenda ajuda a melhorar e treinar a sua audição (listening), a entender a pronúncia de diversas palavras e a adquirir um vocabulário maior na língua inglesa, praticando, portanto, o seu speaking.

Se for muito difícil acompanhar os diálogos sem legenda, você pode começar aos poucos.

Sabe aquele filme ou série que você ama e conhece praticamente todas as falas de cor? Assista em inglês e com legendas em português, mas sempre prestando atenção no que está sendo dito e, depois, assista novamente, mas com legendas em inglês e anotando todas as palavras e frases que não conseguir entender.

Procure o significado delas e, aí sim, você poderá assistir sem legendas! Pode parecer meio cansativo, mas esse método é ma-ra-vi-lho-so para aprender. 

2.  Ouça podcasts gringos

Ouvir podcasts para dar uma turbinada no seu inglês é outro ótimo caminho para melhorar o listening e, ainda por cima, aprender várias coisas novas!

Você pode escolher conteúdos focados no ensino do idioma mesmo ou aproveitar para conhecer programas de comédia, ciências, notícias e tudo o mais que possa imaginar  enquanto estuda.

Isso possibilita maior imersão na língua e ajuda a entender melhor como as pessoas realmente se comunicam, com um inglês falado de forma mais descontraída e intimista.

3.  Leia livros em inglês

Livros para aprender e treinar a leitura em inglês vão aprimorar suas técnicas de reading e aumentar seu vocabulário também, além de funcionarem como fontes de aprendizado para todos os gostos.

Seu livro da vez pode ser Harry Potter ou até mesmo um quadrinho da Marvel ou da DC Comics, o importante é tê-lo em mãos, se dedicar às páginas pelo menos alguns minutinhos por dia e sempre contar com um dicionário por perto para pesquisar qualquer termo ou palavra que não esteja entendendo.

Aliás, falando em quadrinhos, aqui vai uma pergunta polêmica: quem você prefere, Marvel ou DC?

4.  Mude o idioma do seu celular

Quer ter um aprendizado ainda mais imersivo sem sair de casa ou sequer do sofá? Modifique o idioma do seu celular e de todos os principais apps que você usa diariamente!

Como o aparelho entra nas suas atividades cotidianas de forma automática, você conseguirá ver como é, em inglês, o nome das funções que geralmente usa sem nem mesmo perceber que está absorvendo conhecimento em outro idioma.

É aquele famoso aprendizado pelo costume, saca?

Vale também começar a seguir páginas e contas gringas para garantir essa imersão: além de se divertir, você também conhecerá várias gírias e poderá se envolver mais com a linguagem usada pela galera no dia a dia.

5.  Jogue games que você curte

Tanto os jogos eletrônicos quanto os de tabuleiro são bons para treinar speaking, reading e listening e, seja um com RPG mega complexo ou com algo mais simples como o Bananagrams, que é um jogo diferenciado de caça-palavras, dá para praticar um novo idioma e se divertir ao mesmo tempo.

Mesmo que o jogo não tenha o foco de ensinar inglês, você pode experimentar mudar o idioma do videogame ou juntar a galera para uma partida na qual a única regra seja não falar português de jeito nenhum.

Talvez pareça difícil no início, mas, depois de duas ou três rodadas, ninguém nem vai perceber mais a troca de idioma – e, no fim das contas, quem sabe todo mundo não acaba até sonhando em inglês de tão intensa que foi a competição?

É preciso persistência e tempo dedicado para aprender dessa forma, mas fica “de boa” que vai dar certo. Palavra de especialista.

Agora, se você quiser praticar de maneira que seu aprendizado seja ainda mais rápido, aqui vai uma dica extra importantíssima. 

Como aprender inglês rápido em casa?

A melhor forma de aprender o idioma em menos tempo é se inscrever em um curso de inglês online com certificado e com professores ao vivo, que permita que você não só aprenda, mas também se conecte com o mundo e adquira fluência.

E olha só que coincidência: a TopWay oferece tudo isso em suas modalidades de aulas! Além de contar com um ambiente mega imersivo (não só presencial, mas online também) e uma área multiplataforma, a escola oferece um método de aprendizagem que permite a você sair falando inglês em apenas alguns meses.

Anotou a dica?

E, para finalizar, talvez seja importante deixar mais um toque, agora focado no speaking…

Como aprender a falar inglês em casa?

Sem novidades! Fazer um bom curso de inglês é tão essencial para conseguir ler e interpretar o idioma quanto para falar com outras pessoas. O curso pode ser online mesmo, e tem muita utilidade, já que todos os alunos que participam dele com você também estão aprendendo.

Juntos, fica mais fácil praticar suas habilidades no speaking sem sequer precisar colocar o tênis e se deslocar até a escola!

Aliás, se o seu objetivo é aprender especificamente a falar inglês sem sair de casa, o curso de inglês EAD com certificado da TopWay vai ajudar.

Nele, os professores entram ao vivo nas aulas para tirar todas as suas dúvidas – e falar português não será uma opção, o que aumentará o ritmo de aprendizado. Vale experimentar, viu?

Comece hoje mesmo a aprender inglês com uma das melhores escolas de idioma do país! Alcance sua fluência com uma metodologia efetiva e imersiva e conte com uma equipe 100% dedicada ao seu sucesso. Vem!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui