Músicas 27 de Julho de 2018

5 dicas para aprender inglês através de músicas

Confira essas cinco dicas que vão te ajudar na hora de aprender inglês escutando música

Aprender ou aprimorar um novo idioma pode parecer algo extremamente complicado no início, não é verdade? Mas com o passar do tempo, você descobre que a aquisição da língua pode ser facilitada por meio de outros métodos além dos livros, por exemplo, através de músicas em inglês.

Isso acontece pois, ao praticar com música, áreas específicas do cérebro ligadas às emoções e à memória são ativadas, facilitando a fixação daquilo que está sendo ouvido. Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para você entender músicas em inglês. Desta forma, você fica craque no idioma de maneira simples e divertida. Acompanhe!


1. Escolha músicas que você goste
O primeiro passo para entender músicas em inglês é escolher canções que você gosta de ouvir, dançar e cantar. Pense nas suas bandas e cantores favoritos e separe aquelas que você mais adora.

O ideal é que você tenha uma lista diversificada, englobando vários estilos e letras. Deste modo, você tem uma ferramenta cheia de expressões, palavras e termos diferentes, tratando de assuntos diversificados.

2. Escute-as algumas vezes e tente cantar sem a letra
Escolha uma música para começar e escute-a repetidas vezes, tentando cantar sem a letra. Se você é iniciante, procure aquela que tenha mais repetições nos refrãos ou alguma que você tenha uma ideia de qual é o tema.

Pode ser difícil no início, mas após ouvi-la algumas vezes, você já será capaz de guardar os principais termos e palavras. Sem contar que você começará a treinar o ouvido e a pronúncia de forma descomplicada e dinamizada.

3. Procure a letra
Depois disso, é hora de descobrir aquelas passagens da música que você ainda não conseguiu pegar e saber se está realmente cantando os trechos corretamente. Para isso, basta procurar a letra em algum site específico ou buscá-la em um mecanismo de pesquisas.

Você pode digitar o título da canção seguido da palavra “letra” ou ainda seguido da palavra “lyrics”, que é o termo em inglês. Diversos sites aparecerão e a maioria deles traz o conteúdo fiel ao que diz o cantor. Aqui você também começa a aprimorar o "reading" (leitura) em inglês.

4. Cante junto lendo a letra
Agora é hora de cantar junto com a letra. Esse passo é fundamental para que você fixe as palavras que estava errando e desperte a curiosidade sobre aquelas expressões que você ainda não conhece.

Você perceberá que o "speaking" (pronúncia) fica muito melhor, já que você estará cantando ao mesmo tempo que enxerga como é formada a palavra. Se preferir, existem alguns clipes com a letra sendo legendada no vídeo. Para isso, é só buscar o título da música seguido da expressão “sing along” (cante junto).

5. Repita o processo com outras canções e sotaques
Por fim, a chave para se tornar cada vez mais fluente é repetir o processo diversas vezes durante os estudos. Selecione novas canções e busque também bandas de diversas nacionalidades, assim você aprende um pouco mais sobre os sotaques de várias regiões.

Tenha paciência e não se cobre tanto, afinal, essa metodologia deve ser a mais prazerosa possível. Aos poucos você perceberá uma enorme evolução, ganhando confiança para ir cada vez mais longe.

Entender músicas em inglês é umas melhores maneiras de treinar as quatro habilidades básicas de conhecimento da língua, então monte aquela playlist que você adora, siga nossas dicas e arrase nos estudos.


Agora, conte pra gente através das nossas redes sociais quais foram as músicas que você escolheu para começar!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui