Músicas 21 de Agosto de 2018

Stop Nananaing: como cantar músicas em inglês sem enrolação

Sabe aquela música da Adele ou do Coldplay que você diz que ama, sempre canta junto e até interpreta? Chegou a hora de usá-la para aprimorar o seu inglês!

Você sabe como aprendeu a cantar aquela sua música favorita? Já ouviu tantas vezes uma canção e se pegou cantando-a? Pois o mesmo processo para aprender uma música em português pode ser utilizado em outra língua.
Fique sabendo que cantar músicas em inglês pode ser mais fácil do que você pensa, além de ser um dos melhores caminhos para estudar o idioma.
Ah! E se engana quem pensa que precisa ser fluente para isso. Por isso, vamos te contar um segredo: você não precisa ter nenhum conhecimento prévio da língua para cantar suas músicas internacionais favoritas.

Não está acreditando? Então continue a leitura e descubra como funciona!

Como arrasar no Stop Nananaing?
Quase todo mundo já se arriscou em trechos de uma música internacional, mas será que sabe o que está falando? Provavelmente, não. Isso é o que chamamos aqui na TopWay de nananaing.
Para fazer dessa “técnica” um ponto de partida para compreender a letra da música, cantar as palavras corretamente e ainda, de quebra, aprender um pouco de inglês, você precisa:

Ouvir a música repetidamente
Quando ouvimos uma música várias vezes, chegamos a um ponto em que o nosso cérebro trabalha para que a letra seja internalizada, ou seja, acabamos decorando a letra.
Contudo, nem sempre compreendemos o que está sendo falado, mas conseguimos identificar algumas palavras e repeti-las. E é nessa repetição que aprendemos a cantar a música.
Nessa fase, podemos dedicar em aprender a pronúncia das palavras e praticarmos os linking sounds, que ocorre quando duas palavras acabam se fundindo ao serem faladas.

Ler a letra em modo fonético
Muitos cantores usam este método para aprender a cantar músicas em idiomas que não conhecem. Para tanto, eles precisam conhecer o alfabeto fonético do seu próprio idioma e utilizar sites e softwares que fazem a tradução das letras para o modo fonético.
É uma técnica que vai exigir um pouco mais de estudo, mas você pode aproveitar para melhorar a sua pronúncia e conhecer as peculiaridades de letras em inglês que não são facilmente pronunciadas pelos falantes de português, como o “th”, por exemplo.

Começar com músicas fáceis de cantar
Não adianta querer começar com um rap do Eminem ou com aquele rock pesado que você gosta de ouvir. O motivo é que, muito provavelmente, você não vai conseguir acompanhar a agilidade do cantor logo de início.
O tempo é um quesito precioso quando, por vezes, precisamos aprender a língua rapidamente. Por isso, aproveite as músicas mais fáceis e que você gosta, pois será necessário ouvi-las muitas vezes até conseguir cantá-las corretamente.

Quem pode cantar sem saber o idioma?
Todo mundo pode cantar sem saber nada ou conhecendo apenas o básico do inglês. Basta ter paciência, escolher a música certa e usar as técnicas apresentadas.
Para você não ter mais nenhuma dúvida de que cantar música em outro idioma sem ser fluente é possível, veja quem já fez isso:

- Girl’s Generation: a maioria das integrantes da banda coreana não falam inglês e cantam no idioma, além de se arriscarem no Chinês e no Japonês;

- Elvis: o rei do rock já cantou um de seus sucessos em alemão utilizando a descrição fonética da música;

- Madonna: a diva do pop sempre se arrisca com outro idioma dentro de suas músicas e dizem que ela nunca teve nenhum contato com alguns desses idiomas.

Quais as vantagens de aprender inglês com música?
São inúmeras as vantagens de aprender inglês com música, pois essa é uma ferramenta em que você exercita a pronúncia, aumenta seu vocabulário, ouve gírias e expressões populares de países onde o inglês é utilizado.
Além disso, ao cantar música em inglês você não apenas pratica o seu  listening , mas pode até mesmo escrever a música de acordo com o que ouve e praticar a escrita. Dessa forma, você também tem a oportunidade de observar as construções das frases e criar mais proximidade com a estrutura do idioma.
Quer conhecer outras músicas e aprender a cantar em inglês? Então, assista aos vídeos que o Teacher Cecel preparou no YouTube e stop nananaing!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui