Dicas 3 de Março de 2023

5 estratégias para melhorar a sua fluência em inglês

Algumas atividades simples podem ser inseridas no seu dia a dia para melhorar a sua fluência em inglês. Confira as 5 melhores estratégias que nós separamos para você e transforme-as em um hábito!

Estudar outra língua é essencial para a sua vida pessoal, profissional e acadêmica, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Algumas estratégias, como criar uma rotina de estudos, consumir conteúdos específicos no idioma e até jogar vídeo game, podem ajudar você a melhorar a fluência em inglês.

Dominar a língua inglesa está se tornando cada vez mais importante e mais fácil, já que a internet e as diversas ferramentas tecnológicas que possuímos à disposição conseguem deixar o processo de aprendizagem divertido e descomplicado.

Se você possui motivação para estudar inglês e quer aperfeiçoar seus conhecimentos, seja para viajar pelo mundo, conseguir aquela tão sonhada promoção ou estudar fora do país, experimente incluir na rotina estas cinco dicas que nós separamos especialmente para você.

Como melhorar a fluência no inglês?

A maneira mais eficiente para melhorar as suas habilidades e ser fluente é manter o contato direto com a língua-alvo e adicionar algumas atividades no seu dia a dia, como ouvir músicas, podcasts, buscar conteúdos elaborados por nativos e até mesmo conversar sozinho.

Tudo isso pode ajudar você a alcançar suas metas e objetivos.

Vamos combinar: não é só vendo filmes e séries dubladas ou estudando durante 30 minutos ou 1 hora por dia que você vai sair por aí conversando e entendendo tudo do idioma, all right?

Sem dúvidas, fazer um bom curso imersivo de inglês vai ajudar você a conquistar a tão sonhada fluência, mas é preciso ir além da sala de aula, determinar horários fixos no seu cronograma de estudos e usar a tecnologia a seu favor.

Vamos juntos descobrir quais as atividades que, se inseridas no seu cotidiano, podem virar as suas “BFFs” na hora de aprender a falar inglês fluente?

5 estratégias para melhorar a fluência em inglês

Você já sabe que mergulhar em qualquer idioma é importante para aprender a língua de maneira mais rápida, mas, independentemente do seu objetivo, fique ciente de que a aprendizagem vai depender do seu comprometimento e do tempo que você está disposto a se dedicar aos estudos.

Confira nos próximos tópicos algumas estratégias que vão ajudar você a aprimorar a sua habilidade linguística.

1.  Crie o hábito de estudar todos os dias

Ter o hábito de estudar todos os dias e uma rotina de estudos com horários predeterminados pode garantir o seu sucesso e evolução com o idioma.

Leve em conta os turnos disponíveis na sua agenda e crie um cronograma de estudos por meio do qual você possa selecionar quais assuntos vai se aprofundar em cada dia da semana, até que aprender e praticar se torne um costume e que você faça isso de olhos fechados.

2.  Consuma conteúdos em inglês

Já pensou em aprender enquanto escuta aquela música que está no repeat ou enquanto assiste um episódio daquela série que nunca perde a graça? Esses são ótimos conteúdos e estão disponíveis na internet para quem quiser!

Além disso, como você já está familiarizado com eles, fica muito mais fácil entender as expressões e memorizá-las, criando uma relação entre a fala e a escuta.

Você também pode escutar podcasts para aprender inglês enquanto vai para o trabalho, treina ou lava a louça, além de ficar sempre informado com notícias e visitar sites e blogs internacionais. Apesar de parecer repetitivo, é uma dica que dá super certo, vale apostar!

3.  Pratique a conversação em inglês

Lá em cima, nós comentamos sobre “conversar sozinho”, algo que pode parecer estranho, mas é uma estratégia e tanto!

Simule alguns diálogos, responda a si mesmo e grave suas conversas com o celular, assim, você pode ouvir depois e avaliar como está a sua pronúncia.

Essas técnicas de repetição com falas gravadas são ideais para a fixação e ajudam a acompanhar sua evolução, comparando os seus áudios antigos com os mais recentes.

Caso se sinta mais à vontade, convoque os seus amigos e monte um grupo de conversação para fazer um bate-papo descontraído, com jogos, cards e muita diversão. Você não vai se arrepender!

4.  Pratique a leitura do idioma

Sim, nós sabemos que ler outro idioma é um desafio, mas se você não tentar, nunca vai perceber que é capaz!

Novamente, a dica é focar nos conteúdos do seu interesse, como livros baseados em filmes ou séries, por exemplo. Mas, preste atenção: não traduza as palavras enquanto realiza a leitura e tente entender o contexto. Anote os termos desconhecidos e faça a busca do significado depois.

Desse jeito, você consegue memorizar e entender dialetos e gírias nativas, assim como melhorar a sua interpretação de texto e ainda colocar a leitura em dia.

5.  Faça um diário em inglês

Nesse exercício, você consegue praticar a escrita, a leitura, a pronúncia e ainda usar todo o vocabulário que aprende com as outras atividades que realiza.

Você pode separar um caderno ou agenda e fazer isso à moda antiga ou até mesmo criar um blog e contar suas experiências do dia a dia, compartilhar dicas da língua estrangeira e, se for o caso, fazer um diário de viagem, por exemplo.

Agora que você já anotou todas essas dicas (e nós esperamos que sim), veja abaixo como avaliar qual seu nível de fluência em inglês de acordo com alguns parâmetros internacionais.

Como avaliar seu nível atual de fluência em inglês?

Resumidamente, os níveis de inglês são separados nas seguintes categorias: básico, intermediário, avançado e fluente. Dentro dessas categorias, ainda há mais algumas subdivisões específicas, que resultam nos seis níveis reconhecidos internacionalmente: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Se você está no nível básico (A, mas subdividido em A1 e A2), você consegue entender e até conhece algumas expressões do inglês, mas sente dificuldade em algumas áreas específicas, como a conversação, já que, à medida que os diálogos avançam, o vocabulário vai se tornando mais complexo.

Já o intermediário (B e suas divisões B1 e B2) é aquele nível em que você entende o que as pessoas estão falando e consegue também se expressar de maneira clara e objetiva, com um vocabulário vasto, uso de gírias e estruturas adverbiais.

Se você for avançado (C1), consegue conversar e manter diálogos sem esforço, já pensa em inglês e o seu cérebro é treinado para isso. Aqui, qualquer pessoa consegue entender o que você está querendo dizer sem confusão alguma, inclusive os gringos.

Quando você atinge a fluência (C2), consegue perceber que ler, falar, escrever e pensar em inglês já se tornou algo natural e não é mais uma tarefa difícil para você.

Vale lembrar que, quanto mais você pratica e realiza cursos complementares, mais fica expert na língua estrangeira! Você também pode realizar testes gratuitos em plataformas como o Cambridge English e o Duolingo para avaliar as suas competências.

Se você ainda sente alguma dificuldade ou não quer deixar as suas habilidades trancadas a sete chaves, não perca tempo e comece agora a colocar em prática todas as nossas dicas! Bye, bye!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui