Dicas 16 de Março de 2023

Aumente seu vocabulário em inglês com estas palavras incríveis!

Está com dificuldades em manter conversas mais complexas, entender algumas frases e ler textos em inglês? A dica que temos para você é: aumente seu vocabulário conhecendo estas 28 novas palavras que separamos!

Quer aumentar seu vocabulário de inglês? Adicione a ele as palavras wonder, borrow, knowledge, neighborhood, insight, ghess, feedback, gif, crowd, spot, awesome, window, blackout e várias outras!

Além de 28 novos termos e de seus significados para você arrasar, também temos dicas de como continuar aprendendo e expandindo seu conhecimento. Tudo aqui, neste artigo.

Segundo o dicionário Oxford, existem mais de 171 mil palavras na língua inglesa, sem contar as que não são mais utilizadas. É claro que você não precisa aprender todas elas para ser fluente, mas, quanto mais conhecer e entender, melhor será seu domínio do idioma.

Ficou com vontade de aprender algumas? Continue lendo e não perca nenhum detalhe!

Por que é importante enriquecer o vocabulário em inglês?

Quanto mais palavras você conhecer e entender, melhor vai ser a sua comunicação. Além de formar frases mais complexas, você também vai compreender melhor o que outras pessoas estão dizendo, facilitando o seu aprendizado.

Em uma viagem, por exemplo, é comum que a gente precise conversar com pessoas que também não têm o inglês como a primeira língua. Nesses momentos, um vocabulário vasto pode ajudar.

Conhecendo muitas palavras, vai ser mais fácil encontrar sinônimos e reorganizar uma frase para que ela fique mais fácil de ser entendida, por exemplo, sem contar os testes de proficiência que talvez você precise fazer no decorrer da vida e que também vão testar a quantidade de expressões que você conhece.

Deu pra entender que é fundamental expandir o seu leque de palavras, né? Então, que tal algumas dicas de como fazer isso? Vamos lá!

5 dicas para aumentar seu vocabulário

Existem muitas maneiras de aprender novos termos e incrementar seu vocabulário. Você pode fazer uma lista de palavras, usar sempre o dicionário, ler com frequência, variar os assuntos e até jogar jogos de tabuleiro. Veja!

1.  Faça uma lista de palavras

Quando estamos praticando inglês, seja lendo, ouvindo ou escrevendo, sempre surgem palavras que ainda não conhecemos. Às vezes, até dá pra deixar passar e entender o contexto, mas essa não é a melhor opção.

Sempre que aparecer uma palavrinha diferente na sua vida, que você nunca viu ou não sabe o que significa, anote! Pode ser no seu celular mesmo. Faça uma lista com esses termos e, quando for estudar, pesquise o que significam. Isso com certeza vai ajudar muito no seu vocabulário.

Dá até para tentar encaixar palavras recém-descobertas em diferentes contextos do seu cotidiano. Que tal? Você provavelmente vai ter aquela reação "Ahhhhhh, então era isso que estava escrito… Agora eu entendi e sei usar direitinho!". Experimente.

2.  Use sempre o dicionário

Para descobrir exatamente o que as palavras significam e, aí sim, aumentar seu vocabulário com propriedade, nada melhor do que o dicionário. Nós sabemos que pesquisar na internet é muito mais rápido, mas nem sempre os resultados são precisos ou mesmo corretos, então, cuidado.

Lembre-se de que o dicionário, assim como os livros didáticos, são fontes seguras de informação, revisadas várias vezes por profissionais da área. Além disso, procurar uma expressão no dicionário sempre leva a conhecer outros termos.

Você acaba lendo várias palavras antes de chegar naquela que está procurando, aprendendo no processo.

3.  Leia com frequência

Falando em leitura, ela é a ferramenta universal da aprendizagem. Quando você descobre uma nova palavra lendo um texto em inglês, ela já está inserida em um contexto e também provavelmente está escrita da maneira correta, deixando tudo mais fácil.

Um exercício completo!

Aí, basta recorrer ao nosso amigo lá de cima: o dicionário. Você pode brincar de tentar adivinhar o que o termo significa só pela frase que leu e conferir se acertou.

4.  Varie os assuntos

Para ampliar tudo que já falamos até aqui, é importante variar os lugares e temas que você busca para aprender. Como assim?

Vamos supor que a série de livros do Harry Potter é sua favorita. Para aprender inglês, você acaba procurando conteúdos sobre esse tema, discussões, os próprios livros, novidades, notícias etc. Isso é muito bom e funciona muito bem, mas só até um certo ponto.

Chega um momento em que, apesar de ainda estar praticando inglês, nenhuma palavra será nova ou raramente um termo diferente vai chamar sua atenção. É por esse motivo que variar seus objetos de estudo tem um impacto positivo.

Comece por coisas que você gosta ou que sempre teve vontade de saber mais sobre e explore os vários livros em inglês para iniciantes que podem ajudar nessa jornada. Com certeza, vão aparecer expressões diferentes, nomes de objetos e outras coisas que você não conhecia, ou seja, palavras novas para aprender.

5.  Experimente jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma ferramenta poderosa para o aprendizado do inglês porque todos eles envolvem algum tipo de comunicação, seja ela realizada através da leitura, da escrita ou da fala, então, você só precisa jogá-los "in english".

Mas, algumas brincadeiras específicas são focadas nas palavras e no idioma, propriamente dito, como o "scrabble", o "taboo" e o "stop". Quer aprender a jogar cada um? Come with us!

Scrabble

O Scrabble é irmão das palavras-cruzadas e provavelmente o jogo mais conhecido envolvendo vocabulário de todo o mundo.

Ele é comprado em lojas de brinquedos ou pela internet e, para jogá-lo, os participantes tiram de um saco várias pecinhas de madeira com letras, com o objetivo de formar palavras usando essas letrinhas, que precisam se conectar em um tabuleiro.

O tamanho do termo, as letras usadas e por onde elas passam no tabuleiro que vão definir a quantidade de pontos de cada jogador. A questão é: qual ou quais palavras é possível formar com as letras que cada um tem na mão?

Pode acontecer que você não consiga pensar em nada com as peças que sorteou, ainda mais se elas forem repetidas. A diversão é tentar inventar e descobrir que algumas invenções já até existem de verdade e estão no dicionário.

Falando nele, tenha um por perto quando estiver jogando! Não queremos ninguém discutindo se "syzygy" existe ou não. Spoiler: existe.

syzygy → when two or more stars or planets are arranged in a straight line [quando dois ou mais planetas ou estrelas estão alinhados]

É derivado do grego, sabia?

Taboo

O Taboo é outro jogo muito interessante para aumentar o seu vocabulário. Ele inclui um baralho de cartas, um cronômetro e, em algumas versões, um tabuleiro. Cada carta tem uma palavra principal e várias outras relacionadas.

Para começar, são separadas as equipes, de preferência com um número igual de jogadores para cada lado. O primeiro a jogar pega uma carta e começa a cronometrar 60 segundos. Nesse tempo, ele precisa fazer a sua equipe adivinhar o termo que está na sua carta e é aí que vem a parte engraçada.

O jogador com a carta não pode falar nem a palavra principal e nem as outras que são relacionadas com ela. Como na mímica ou no famoso "Imagem e Ação".

Uma vez acertado o termo, uma outra carta pode ser retirada do monte e assim por diante até acabar o tempo.

Cada vez que o time acertar ganha um ponto, mas quando o jogador fala uma "taboo word" ou seja, uma palavra proibida, sua equipe perde um ponto em vez de ganhar. Quando o tempo acaba, é a vez do próximo jogador, da outra equipe.

O limite de pontos para vencer pode ser estabelecido pelos jogadores, mas 20 é um bom número.

Stop

O Stop é muito jogado aqui no Brasil e, em alguns lugares, é chamado de "Adedonha" ou "Adedanha". Para ele, você e os outros participantes só precisam de papel e caneta.

Cada jogador faz uma tabela com colunas e linhas em uma folha de papel. Cada coluna terá um tema diferente, como nome de cidades, frutas, pessoas famosas e o que mais você tiver afim e, em cada linha, serão preenchidos os palpites. A folha deve ficar mais ou menos assim:

Cities
Colors
Fruits
Sports
Movies
Objects
Names
Animals
Series
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quando todo mundo estiver com a tabela pronta, uma letra é sorteada. As respostas precisam sempre começar com essa letra. Agora, todos devem competir para preencher o máximo de espaços possíveis em cada linha dentro de um tempo determinado.

O ideal é colocar um cronômetro contando 60 segundos para cada rodada, mas, se um jogador completar uma linha inteira antes do prazo, ele pode gritar "stop!" para que todos os outros parem de preencher.

Cada resposta preenchida vale 10 pontos e tem quem diga que uma resposta diferente de todas as outras valha 15. Caso dois ou mais jogadores coloquem uma mesma palavra num mesmo campo, ela equivalerá a 5 pontos.

Ganha quem fizer a maior pontuação no final de todas as rodadas.

Legais essas dicas, né?

Todos os jogos vão ajudar você na tarefa de melhorar seu entendimento do inglês a longo prazo e vale a pena aliar a brincadeira a um curso imersivo de inglês, por exemplo. Enquanto isso, quer aprender palavras novas aqui e agora?

28 palavras para aumentar o vocabulário

Que tal adicionar termos como "wonder", "borrow", "knowledge", "settle" e "insight" ao seu vocabulário? Essas são palavras inteligentes para usar no dia a dia!

Conheça aqui embaixo o significado de cada uma delas e de outros termos curiosos e necessários para você conversar em inglês.

1.  Wonder

Essa palavra significa "maravilha", quando utilizada separadamente, ou você pode colocá-la em uma frase no lugar de "pensar sobre" ou "ter dúvida" de alguma coisa.

The Grand Canyon is a natural wonder. – O Grand Canyon é uma maravilha da natureza.

I wonder if it's going to rain today. – Eu me pergunto se vai chover hoje.

2.  Metaphor

Essa é fácil: "metáfora". É uma figura de linguagem que existe no português e no inglês. Usamos essa figura o tempo todo na fala para fazer comparações.

You have a heart of stone. – Você tem um coração de pedra.

Ninguém tem realmente um coração feito de pedra, mas utilizamos essa "metaphor" para dizer que a pessoa é fria e não demonstra sentimentos.

3.  Plethora

Uma palavra que você pode usar para falar de coisas em grande quantidade e variedade. Uma "plethora" de coisas!

I have a plethora of comic books. – Eu tenho uma vasta quantidade de revistas em quadrinhos.

4.  Borrow

É o verbo em inglês que quer dizer "pegar emprestado".

I will borrow your pen. – Eu vou pegar sua caneta emprestada.

Outra palavra que têm o significado parecido é "lend", mas ela representa o ato de "emprestar" para quem está dando o objeto e não o ato de pegar algo emprestado.

I can lend you my pen if yours is not working. – Eu posso lhe emprestar a minha caneta se a sua não está funcionando.

5.  Highlight

Associe esse termo ao marca-texto amarelo que você usou ou usa para os estudos e lembre-se dele facilmente! A palavra "highlight" pode ser usada como sinônimo de "destaque", "destacar" ou "realçar".

Your dress was the highlight of the party. – O seu vestido foi o destaque da festa.

6.  Generate

Essa a gente vê bastante em jogos de videogame ou computador! É o equivalente a "criar", "gerar" ou "produzir".

This dam generates a lot of energy. – Essa represa produz muita energia.

7.  Knowledge

Essa é simples também: significa "conhecimento", mas, apesar de simples, é uma palavra muito importante. Aliás, se você chegou até aqui, garantimos que já absorveu muito "knowledge".

You have a great knowledge about animals. – Você tem um grande conhecimento sobre animais.

8.  Neighborhood

Pode ser traduzida como "vizinhança" ou "bairro". As pessoas que moram perto de você são os "neighbors", "vizinhos".

I live in a very quiet neighborhood. – Eu moro em uma vizinhança muito quieta.

9.  Settle

Significa "resolver" ou também "estabelecer". Quando tudo está resolvido, quem fala inglês costuma dizer que "it’s all settle". Alguém que decide mudar de casa e finalmente consegue organizar a bagunça diz "I have finally settled here": "eu finalmente me estabeleci aqui".

Abaixo, você vê outros exemplos.

Let's settle this dispute once for all. – Vamos resolver essa disputa de uma vez por todas.

This is a good place to settle an encampment. – Este é um bom lugar para estabelecer um acampamento.

10.  Tender

Seria aquela carne que a gente come no Natal? Na verdade não! "Tender" significa "suave" ou "macio".

Aliás, será que o "Tender" tem esse nome por ser macio? Dizem as fofocas que, quando a carne era exportada dos Estados Unidos para o Brasil, seu slogan representava algo como "presunto feito com carinho" ou "tender made ham", em inglês, e daí a origem.

Love me tender, a famosa canção de Elvis Presley, pode ajudar a lembrar da palavra e servir como outro bom exemplo.

Love me tender, love me sweet. – Me ame com ternura, me ame com doçura.

11.  Polite

"To be polite" nada mais é do que "ser educado"; ser cortês. Tem quem use "polite" como características de algum objeto que esteja "polido", mas, nesses casos, a gente recomenda "polished", ok?

Your friends are very polite. – Seus amigos são muito educados.

12.  Insight

Famoso no mundo do marketing e dos coaches, "insight" pode ser usado quando você quer dizer que teve um "entendimento" de alguma coisa, uma luz. Então, sempre que não conseguir se lembrar do significado da palavra, pense naquele emoji da lâmpada acesa.

This book gave me a new insight about this problem. – Este livro me trouxe um novo entendimento sobre esse problema.

13.  Guess

Enfim, será que você consegue adivinhar essa? Já demos a dica, hein! "Guess" quer dizer "adivinhe" ou "adivinhar".

Guess who is coming for dinner? – Adivinha quem vem para o jantar?

14.  Blackout

Podemos usar quando falta energia ou ficamos sem luz, o famoso "apagão", mas também, no sentido de desmaiar.

The blackout was caused by a lightning. – O apagão foi causado por um raio.

He was walking and suddenly suffered a blackout. – Ele estava andando e sofreu um desmaio de repente.

15.  Feedback

Um termo que já é bastante utilizado no mercado de trabalho do Brasil, o "feedback" pode ser definido, ao pé da letra, como um "retorno" de um parecer; uma "opinião construtiva" de alguém sobre alguma coisa.

We received a good feedback from our supervisors. – Nós recebemos um bom parecer dos nossos supervisores.

16.  Flashback

Bastante usado nos filmes e séries, o "flashback" nada mais é do que uma lembrança. Ele normalmente é o nome que se dá para uma cena que aparece no meio de um filme e que narra um momento do passado do(s) personagem(ns).

I just had a flashback from the day I learned how to ride a bike. – Eu acabei de ter uma lembrança do dia que aprendi a andar de bicicleta.

17.  Window

O programa de computador? Sim! Mas "window" quer dizer "janela". Aliás, o software tem esse nome pois você pode abrir várias "janelas" para trabalhar com ele. Já reparou, inclusive, no seu logotipo?

This window is so clean! – Essa janela está tão limpa!

18.  Gift

Vamos dar esse significado de _ _ _ _ _ _ _ _ pra você! Adivinhou? "Gift" significa "presente", mas também serve para expressar um "dom".

He has a gift for playing instruments. – Ele tem um dom para tocar instrumentos.

I know it's not christmas, but I bought a gift for you. – Eu sei que não é natal, mas eu comprei um presente pra você.

19.  Crowd

É aquilo que a gente vê na frente do palco de um show, mas só se a banda for boa… "Crowd" é "multidão". Não confunda com "crown": "coroa".

There is a crowd in front of the restaurant. – Tem uma multidão na frente do restaurante.

20.  Quick

Conhece o super-herói Flash? Ele é "very quick", ou seja, "muito rápido". No inglês, "quick" pode ser um advérbio ou um adjetivo: vai depender do contexto da frase.

Enquanto o adjetivo caracteriza algo ou alguma coisa, o advérbio fica responsável por modificar um verbo.

Quick, organize your stuff! We are late to get the bus. – Rápido, organize suas coisas! Estamos atrasados para pegar o ônibus.

21.  Fancy

Já foi em um restaurante chique e comeu pratos caros e cheios de ingredientes exóticos? Então, você pode dizer que comeu "a fancy dish", ou seja, "um prato extravagante" ou "muito elaborado" ou até mesmo "chique".

This store sells only fancy dresses. – Esta loja vende apenas vestidos chiques.

22.  Awesome

Uma palavra realmente incrível! Pegou? "Awesome" quer dizer isso mesmo, "incrível". A palavra também pode ser usada para caracterizar alguma coisa ou alguém que é "digna de espanto".

awe = espanto -
some = sufixo usado para a formação de adjetivos no inglês

The new mall is awesome, full of beautiful stores. – O shopping novo é incrível, cheio de lojas bonitas.

23.  Spot

Quatro letrinhas, vários significados. Uma joaninha, por exemplo, tem um monte de "black spots" pelo corpo – pontinhos pretos –, mas, se alguém "spot" alguma coisa, tem essa coisa na mira e, portanto, "spot" também pode ser utilizado como "ver" ou "enxergar" algo.

Can you spot the red bird on that tree? – Você consegue enxergar o pássaro vermelho naquela árvore?

E, se você é fã da icônica série Gossip Girl, já deve ter ouvido a famosa frase que aparece no primeiro episódio:

Spotted at Grand Central, bags in hand, Serena Van Der Woodsen. – Flagrada na Grand Central, com as malas na mão, Serena Van Der Woodsen.

Sounds familiar?

24.  Skill

É exatamente o que estamos trabalhando aqui, sua "english speaking skill" ou "sua habilidade de falar inglês".

My culinary skills are far better than yours. – Minhas habilidades culinárias são bem melhores que as suas.

25.  Profit

Aula de economia. Preparado(a)? Quando algo é vendido por um valor maior do que custou para ser produzido ou comprado por quem vende, a diferença positiva é chamada de "lucro" ou "profit", em inglês.

They said that the company is having a good profit. – Eles disseram que a companhia está tendo um bom lucro.

26.  Growth

Para negócios que estão apresentando um bom "profit", é bem provável um processo de "growth", que quer dizer "crescimento" – e fora do mundo empreendedor ou financeiro, a palavra continua valendo, viu?

Are you using fertilizer on this plant? I’ve never seen such fast growth! – Você está usando fertilizante nessa planta? Eu nunca vi um crescimento tão rápido!

27.  Push

Eis aqui um termo que causa bastante confusão em quem está aprendendo e que se destaca entre os falsos cognatos, aqueles que parecem querer dizer uma coisa, mas dizem exatamente o contrário.

Can you help me push this table closer to the wall? – Você pode me ajudar a empurrar essa mesa para mais perto da parede?

28.  Pull

Agora sim, pull é "puxar". Experimente, quando ler "push" em algum lugar, pensar no oposto ao que vem na sua cabeça de imediato. Assim, a compreensão de "pull" também deve ficar mais fácil.

push = empurrar
pull = puxar

Pull the string and the parachute will open. – Puxe a corda e o paraquedas vai abrir.

Ufa! É isso! Chegamos até aqui com dois objetivos cumpridos: aprendermos mais sobre a língua e também sobre como aprimorar os nossos conhecimentos. Gostou?

Lembre-se sempre de que o inglês não pode ser a barreira que impede você de chegar aos seus sonhos, mas sim a ponte que ajuda a alcançá-los! Bons estudos.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui