Dicas 17 de Julho de 2023

11 dicas poderosas para entender o inglês falado

Entender o inglês falado é um desafio até para quem já tem familiaridade com o idioma. As diferenças de sotaques e pronúncias não facilitam, mas nada que um pouco de prática não resolva. Quer aprender como melhorar essa habilidade? Leia este artigo!

Não tem segredo para entender o inglês falado: tudo que você precisa é estar em contato com a língua sempre que puder, ouvindo podcasts, participando de conversas, viajando e/ou planejando bem seus estudos.

A habilidade de ouvir, chamada de listening, é uma das cinco principais competências do idioma. Além dela, também contam as skills de ler (reading), escrever (writing), falar (speaking) e usar a gramática corretamente.

O listening é uma das skills mais difíceis de dominar, ficando atrás apenas da escrita!

Mesmo assim, não existe nada impossível para quem se dedicar e, com um pouco de pesquisa e empenho, você vai conseguir elevar seu nível sem talvez nem perceber, fazendo coisas que já são comuns na sua vida.

Mas, é claro, dá para ir além com um pouco de organização e disciplina, investindo em uma viagem e em um curso de inglês, por exemplo.

Como todas essas dicas funcionam? Eis o foco deste artigo!

Como entender o inglês falado?

A principal dentre as várias dicas para entender o inglês falado é melhorar sua habilidade de listening, ou seja, de escutar. Você pode fazer isso dedicando um tempinho do seu dia para escutar podcasts, estações de rádio, audiobooks, filmes e programas de TV.

Também é possível melhorar sua escuta ouvindo e lendo ao mesmo tempo, participando de grupos de conversas, montando um bom plano de estudos, jogando games que tenham muitos diálogos, utilizando a técnica de shadowing – espelhar alguém –, fazendo uma viagem e entrando em um curso de inglês!

Para complementar, enquanto você pratica com mídias, dá para diminuir a velocidade delas e uma boa ideia pode ser não se preocupar tanto em entender cada palavra, mas focar no contexto geral. Gostou?

Então, chegou a hora de mergulhar em cada ponto para entender o inglês falado rápido e de uma vez por todas.

1.  Escute podcasts, estações de rádio e audiobooks

A maneira mais prática de treinar seus ouvidos para entender as palavras em inglês é mantê-los sempre em contato com o idioma e a parte boa é que existe muito conteúdo disponível na internet para ajudar nessa tarefa!

Os podcasts, por exemplo, são programas de áudio curtos ou longos, com os mais variados temas, que ensinam muita coisa legal e nos idiomas mais variados possíveis, e quase todos os aplicativos de música têm uma aba dedicada só para esse tipo de mídia.

O ideal é que você procure algum tema que o/a interesse ou com o qual já tenha uma familiaridade maior e fique ouvindo no caminho da escola, do trabalho ou enquanto faz as tarefas de casa.

Também dá para fazer a mesma coisa com os audiobooks, que, caso você não conheça, são livros “narrados”, ou seja, as histórias de livros contadas por alguém lendo para você. Pesquisando, dá para achar uma narrativa conhecida, o que a torna bem mais fácil de ser acompanhada em inglês.

Ah! Mais um recurso muito poderoso para treinar é a rádio.

Não, você não vai precisar de uma antena especial para conseguir ouvir as frequências lá dos EUA, da Austrália, Nova Zelândia ou da Inglaterra. Muitas rádios têm sites e aplicativos que transmitem os programas ao vivo pela internet, então, é só escolher uma e ficar ouvindo.

A vantagem de praticar assim é que você pode escolher o sotaque que quer escutar.

2.  Assista filmes e programas de TV

Outro jeito fácil de praticar nos momentos de lazer é com a televisão. Filmes, séries, talk shows… São vários tipos de entretenimento, você só precisa escolher o que lhe agrada mais.

Aliás, esse é o segredo: quando você escolhe um programa que gosta, seu interesse cresce e fica mais fácil se manter atento(a) a cada fala, afinal, não adianta assistir um conteúdo se distraindo o tempo todo e ficar no celular com a TV ligada e depois reclamar que não entendeu nada!

Lembre-se de ativar as legendas e ir acompanhando. Um bom exercício é trocar os subtitles de português para inglês caso você já consiga ler sem muita dificuldade.

3.  Ouça e leia ao mesmo tempo

Quando você assiste a um filme em inglês e acompanha o que está sendo falado pelas legendas, está “ouvindo ativamente” todos os diálogos. Isso ajuda muito na sua compreensão das palavras, mesmo daquelas que ficam mais escondidas na fala.

E você não precisa se limitar às séries ou filmes para exercitar o ouvido ativo! Lembra dos audiobooks citados lá em cima? Acompanhe áudio + livro escrito e você vai acabar treinando duas habilidades ao mesmo tempo, reading and listening!

4.  Participe de conversas

Outra maneira de praticar mais de uma habilidade ao mesmo tempo é participando de conversas em inglês: esse tipo de atividade acaba forçando você a escutar com atenção e também a tentar falar de maneira clara, para que o papo flua bem.

Você pode, por exemplo, convidar um amigo ou familiar que já fala o idioma para um café – mas com uma condição: vocês só devem conversar em inglês! Não tem problema tirar uma dúvida aqui e ali em português, mas o ideal é manter a conversa sempre na outra língua durante a maior parte do tempo.

5.  Tenha um plano de estudos

Quem quer aprender inglês precisa encaixar o estudo na rotina e criar um bom plano de estudos é a maneira mais fácil de fazer isso! O seu não precisa ser muito complicado ou complexo, só organizado o bastante para que você consiga visualizar melhor o que e como estudar.

Defina um objetivo, como “conseguir ler e entender um livro em inglês em X dias” ou “conversar com um nativo sem dificuldades” e crie uma série de exercícios que ajudem a chegar na meta.

O plano também diminui as chances de você desperdiçar seu tempo pensando no que vai estudar ao invés de estudar de fato.

6.  Jogue games com muitos diálogos

Prefere jogar no seu tempo livre do que ver filmes e séries ou ouvir qualquer outra coisa? Saiba que dá para praticar qualquer idioma assim também! Tudo vai depender de qual game você escolher.

Os jogos online em inglês com mais diálogo ajudam muito no processo de aprendizado.

Os RPG – Role-Playing Games – são um exemplo! Aqueles games em que você cria ou escolhe um personagem e o controla em um mundo, fazendo missões e explorando, entre os quais se destacam o Skyrim, a série The Witcher e o Fable.

Outro gênero que também pode ser muito bom para aprender é o de games “point and click”, ou seja, de “apontar e clicar”. Neles, você também controla o personagem usando o mouse, algo que, inclusive, facilita muito a sua vida se você não tiver muita prática.

Só que se engana quem pensa que os point and click são games fáceis! A maioria normalmente envolve mistérios e quebra-cabeças que precisam ser desvendados por quem quer chegar ao fim.

7.  Mude a velocidade de reprodução das mídias

Sejam audiobooks, podcasts, filmes, séries, músicas ou qualquer outro conteúdo, passe-os do 1x na reprodução para 1,5x por exemplo ou para 0,75x – por que não?

Já tentou conversar em inglês com alguém que falava muito rápido e ficou difícil de diferenciar as palavras de cada frase? Se sim, você deve ter pensado em como seria bom ter um botãozinho para diminuir a velocidade dessa pessoa.

Na vida real, não dá para fazer isso, mas no PC e no celular sim!

Essa é uma ferramenta poderosa para quem ainda está começando a jornada no aprendizado do inglês, tanto quanto para quem quer entender o inglês falado, então, aproveite-se dela.

O YouTube, por exemplo, permite deixar quase todo vídeo mais rápido ou mais lento. Se você estiver assistindo vídeos, mas sentir dificuldades em entender o que for dito, tente diminuir um pouco a velocidade: vai ficar mais fácil diferenciar uma palavrinha da outra.

8.  Não se preocupe em entender tudo

Vamos supor que você esteja praticando com um filme ou um jogo… Tudo vai bem até que surge uma palavra que você não conhece!

A primeira opção é parar o que você está fazendo e ir pesquisar o que ela significa. A segunda é tentar deduzir o significado dela pelo contexto e também baseando-se no que você já sabe.

As duas são válidas, mas a alternativa #2 faz com que você não precise quebrar o ritmo do aprendizado, parando tudo completamente para fazer uma pesquisa.

Mantenha sempre um caderninho do seu lado e vá anotando todos os termos que você não conhecer e associando-os a outros com os quais você acha que eles tenham a ver. Depois que terminar de assistir seu conteúdo, confira se você acertou, pesquisando no dicionário!

Ao fazer esse exercício, você mantém sua atenção em uma atividade importante e ainda cria uma espécie de desafio pessoal, tentando sempre adivinhar termos e expressões com base no conhecimento que já tem.

9.  Use a técnica de shadowing

O shadowing é uma técnica de aprendizado em que você copia a fala de alguém, seja em uma série ou uma música ou semelhante. O termo vem da palavra “shadow”, sombra – então, “shadowing” quer dizer sombrear ou imitar.

Para praticar, escolha um áudio ou vídeo com uma transcrição em inglês e acompanhe. Coloque para tocar e repita ao mesmo tempo, cuidando de todos os pontos listados abaixo.

  • Palavras
  • Pronúncia
  • Entonação
  • Ritmo
  • Expressões
  • Pausas

Fazendo isso, você vai estar praticando não só a escuta, mas também a maneira que pronuncia as palavras, ou seja, duas habilidades em um treino só!

10.  Se puder, faça uma viagem

Viajar é uma das maneiras mais poderosas de aprender outro idioma e, se você puder, busque alternativas de intercâmbio ou tire uma semaninha de férias para pegar um avião rumo ao conhecimento.

Todas as dicas que você já acompanhou no decorrer deste artigo fazem com que você se sinta imerso(a) no inglês, mas a viagem traz essa sensação na realidade.

Estar entre falantes nativos, precisar se comunicar para pedir direções ou fazer compras e para tirar dúvidas têm tudo a ver com o seu instinto de sobrevivência, o que ajuda a perder ou pelo menos reduzir aquela timidez que é normal na hora de se comunicar.

11.  Entre em um curso de inglês

Viajando ou não, estude com especialistas! Além de todas as outras atividades – que não podem ser deixadas de lado – é claro que quem quer se tornar cidadão do mundo e desenvolver suas habilidades ao máximo precisa fazer um curso de inglês com muita comunicação e imersão.

Quando for pesquisar o seu, opte por escolas com professores fluentes e que tenham um material didático digital, moderno e atualizado, além de horários flexíveis e a possibilidade de aulas online.

Todos esses pontos são fundamentais para que você aproveite ao máximo cada hora de estudo, já que ninguém quer perder tempo repetindo as mesmas lições de verbo to be por meses.

Afinal, como entender um nativo falando inglês?

A melhor maneira de entender falantes nativos de inglês é treinar sua habilidade de escuta, ouvindo conversas informais entre as pessoas, mesmo que essas pessoas sejam atores ou atrizes de TV ou apresentadores de rádio ou podcasts.

Você pode fazer seus treinos com uma viagem, com vídeos na internet ou programas de televisão, rádio e streaming. Se quiser, pode convocar um nativo para ser seu par de aprendizado. Tudo sem deixar de mergulhar em um bom curso, mesmo que de pouco tempo.

Você já leu sobre todas essas dicas aqui, mas qual a importância delas? Elas ajudam a desenvolver o seu listening para um nível mais apurado e entender um nativo falando exige isso!

Assim como no Brasil existem diversos sotaques, nos países que falam inglês também acontece isso e todos variam bastante de região para região.

Quem mora no sul dos EUA tem um jeitinho de falar específico e diferente de quem mora nas Costas Leste ou Oeste. O mesmo vale para o Canadá, a Austrália, o Reino Unido e por aí vai.

As sugestões trazidas no decorrer deste artigo permitem que você escolha exatamente quem quer ouvir e, fazendo isso, você acaba aprendendo entonações, pronúncias e até palavras diferentes!

Absorver o jeito de falar de várias regiões e países também é uma maneira de falar inglês sem sotaque, já que você acaba ampliando muito mais as suas fontes.

Gostou? Talvez você até já pratique algumas das dicas sem perceber, mas, com certeza, aprendeu algo novo para a sua jornada rumo à fluência! Aliás, o melhor lugar para sempre aprender coisas novas é o blog da TopWay! Salve o link na sua barra de favoritos e bons estudos.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui