Aprender Inglês 21 de Novembro de 2022

18 melhores dicas para você aprender inglês rápido

Como aprender inglês rápido? Como escolher um curso de inglês se não quiser praticar por conta própria? Quanto tempo demoram as aulas? Descubra tudo isso e veja 18 truques já testados e comprovados para acelerar o seu aprendizado e aproveite para esclarecer outras dúvidas também.

Você pode aprender inglês mais rápido assistindo e ouvindo conteúdos diferentes, transformando o aprendizado em parte da sua rotina, conversando com outras pessoas online ou pessoalmente ou conversando consigo mesmo se achar melhor e por aí vai.

Chega de passar horas assistindo vídeos para tentar melhorar seu inglês. Preparamos 18 dicas diferentes para praticar o idioma em casa, no carro ou em qualquer lugar, quem sabe até mesmo em outro país!

Aproveite o conteúdo para descobrir também como escolher um bom curso de inglês, se for do seu interesse, e veja quanto tempo demora para aprender a língua estrangeira. Let's go?

Como acelerar o processo de aprender inglês?

Transformar o idioma em parte da sua rotina e, principalmente, praticá-lo através de atividades que já façam parte do cotidiano, das quais você seja realmente fã, são fatores fundamentais para aprender inglês muito mais rápido.

Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que, com certeza, você vai gostar. Veja a seguir.

Como aprender inglês mais rápido?

Aqui está uma lista com 18 ideias que você pode colocar em prática se quiser acelerar o seu aprendizado ou ficar fluente em inglês e adquirir segurança para se comunicar nesse idioma:

  1. Queira aprender (por mais clichê que pareça)
  2. Defina objetivos
  3. Estude de 30 a 60 minutos diariamente
  4. Cante (acredite!)
  5. Assista conteúdos com e sem legenda
  6. Aprenda cinco palavras novas todos os dias
  7. Ouça diferentes áudios
  8. Pense em inglês
  9. Jogue videogame online
  10. Participe de grupos de conversa
  11. Mude o idioma dos seus eletrônicos
  12. Aprenda com quem você acompanha na web
  13. Experimente técnicas como o shadowing
  14. Destrinche frases
  15. Use cartões de memória (mas não os que você está pensando!)
  16. Faça um intercâmbio
  17. Trabalhe para abandonar seus bloqueios
  18. Trace um plano de estudos e mantenha a organização

Vamos juntos falar de cada um dos pontos em mais detalhes para descobrir qual o seu match?

18 dicas para aprender inglês

1.  Queira aprender

Nossa primeira dica é ser uma pessoa disposta e disponível para conhecer mais sobre o idioma. Ué, mas disposição e disponibilidade não são sinônimos? Na verdade, não! Estar disposto é ter ânimo para fazer alguma coisa e estar disponível significa arranjar tempo se quiser colocar qualquer iniciativa em prática. Você vai precisar dos dois!

Se precisar de incentivo para sentir vontade de estudar inglês sozinho ou em uma escola, pense em quantas oportunidades podem surgir na sua vida pessoal e profissional pelo simples fato de você saber falar a língua.

2.  Defina objetivos

Trace metas claras e realistas para os seus estudos, pensando em respostas para perguntas como:

  • Precisa falar o básico ou quer ir além?
  • Quer prestar algum teste de proficiência?
  • Pretende tentar uma vaga de emprego ou uma promoção?
  • Vai participar de uma entrevista de emprego em inglês?
  • Quer garantir que não vai passar vergonha na noite de karaokê da galera?

A partir dos seus objetivos e prioridades, estabeleça também objetivos diários.

3.  Estude 30 a 60 minutos diariamente

O tempo mínimo para o qual você deve se dedicar ao idioma todos os dias é de 30 minutos, isso se quiser inseri-lo na sua memória e no seu pensamento para aprender inglês de uma vez por todas.

Consegue estudar uma hora todos os dias? Perfeito! Pode parecer muito com a rotina corrida, mas dá pra dar um jeito: deixando o celular de lado ou estudando com diversão, por exemplo, através de filmes, séries ou playlists de música.

4.  Cante (acredite!)

Quem canta seus males espanta e, ainda por cima, aprende inglês!

O famoso "sing along" pode ser uma alternativa para memorizar expressões idiomáticas, descobrir palavras desconhecidas e até entender como pronunciar as frases corretamente. Vale experimentar.

5.  Assista conteúdos com e sem legenda

Outra maneira de aprender rápido e com diversão são os filmes, as séries e desenhos animados.

Primeiro, assista-os em inglês e com legenda em português. Depois, em inglês e com legenda também em inglês e, finalmente, veja os filmes ou séries em inglês e sem legenda. 

Para fazer isso sem enjoar, a dica é escolher aqueles que tenham seus personagens e enredos mais queridinhos, combinado?

6.  Aprenda cinco palavras novas todos os dias

Seja ouvindo músicas, assistindo a algum conteúdo, através dos seus livros de estudos ou no trabalho, mesmo, escolha entre cinco e 10 palavras novas em inglês para aprender todos os dias.

Anote-as, pesquise suas definições no dicionário (e não no tradutor, hein?), entenda como elas se encaixam em diferentes contextos e, conforme o dia for passando, experimente aplicá-las em várias situações e veja como elas soam, seja em voz alta ou no pensamento.

7.  Ouça diferentes áudios

Estudar com áudios que não sejam exatamente músicas também vale, viu? Principalmente aqueles disponíveis na internet e pensados para quem quer treinar listening e speaking, já que é possível interrompê-los a qualquer momento para repeti-los em voz.

Prefere acompanhar podcasts e acha que pode aprender e adquirir fluência dessa maneira? Aqui temos lista com sugestões de episódios do Spotify mais indicados para iniciantes, intermediários e avançados no idioma.

8.  Pense em inglês

Você talvez tenha estranhado quando mencionamos, um pouco mais acima, que seria possível experimentar palavras novas em diferentes frases e verificar como elas soam, mesmo que no pensamento.

A verdade é que isso não tem nada de esquisito! Pensar em inglês ajuda muito no aprendizado. Então, se você não tiver com quem conversar, converse sozinho(a) e, conforme for fazendo as coisas no seu dia a dia, raciocine na língua que está tentando absorver.

Vai escrever um e-mail? Pense em como ele seria escrito em inglês. Está lavando louça? Pense qual é o termo usado para denominar cada um dos itens enquanto você esfrega e enxagua e por aí vai. E tenha cuidado, o tempo todo, com os falsos cognatos, viu?!

Se você gosta de videogames e prefere ter com quem conversar em vez de falar sozinho(a), corra para os jogos online e tente bater um papo com jogadores gringos!

9.  Jogue videogame online

Essa dica é autoexplicativa! Ligue o seu console ou PC, baixe um jogo multiplayer que possa ser jogado online, providencie um fone de ouvido com microfone e comece a praticar pelo chat por voz ou mesmo pelo chat de texto dentro do jogo. 

Procure também por games especificamente para aprender inglês. Não gosta de jogar? Troque ideias com nativos também à distância!

10.  Participe de grupos de conversa

Em plataformas confiáveis, sempre garantindo a sua segurança e protegendo os seus dados, comunique-se em inglês para melhorar a sua conversação. Plataformas como o Omegle (gratuito) e Cambly são boas opções para conversar com estrangeiros.

Procure sempre conversar com pessoas de outros países que tenham os mesmos objetivos que você: aprender rápido e sem passar perrengue. Além de tudo, você faz novos amigos.

11.  Mude o idioma dos eletrônicos

E ainda no assunto "tecnologias a favor do aprendizado de inglês", que tal mudar o idioma do seu celular, do próprio videogame e do computador para conviver com termos técnicos durante todo o dia e absorver palavras novas sem sequer precisar pensar sobre elas? 

Mais uma dica excelente, principalmente porque esses dispositivos contam com os ícones que você já conhece e com certeza não vão deixar você perdido no menu do dispositivo mesmo que não conheça os termos em inglês!

12.  Aprenda com quem você acompanha na web

Tá aí outra sugestão interessante: aprender inglês pela internet escolhendo um famoso que você goste muito e que se comunique, por escrito ou por vídeo, somente nesse idioma. Comece a segui-lo com ainda mais entusiasmo e consuma, de verdade, seus conteúdos.

Procure por entrevistas no YouTube ou palestras TEDx e absorva, através do que você encontrar, principalmente expressões do dia a dia e palavras ou frases que tenham sido "encurtadas" na hora da fala - como o "What's Up?" que vira apenas "Sup?".

13.  Experimente técnicas como o shadowing

O shadowing nada mais é do que uma imitação de algum personagem, cantor ou alguém que você admire. Você pode testar essa técnica com uma reprodução de todos os seus movimentos, suas falas e também do seu sotaque em alguma cena ou algum vídeo que você encontrar na internet. 

É a mímica do aprendizado, digamos assim.

14.  Destrinche frases

Mais uma das várias dicas para a aprender inglês, a técnica de destrinchar frases envolve:

  • selecionar algumas frases de músicas, revistas, publicações da web ou outras fontes;
  • analisar, primeiro, o seu significado como uma frase completa;
  • depois, analisar o significado de cada uma de suas palavras ou expressões; e
  • finalmente, pesquisar para descobrir se a mesma frase pode ter outros significados e fazer o mesmo com as palavras e as expressões.

Uma vez que você entende como elas se aplicam a outras sentenças e em outros contextos, já é possível começar a aplicar essas expressões no seu cotidiano.

15.  Use cartões de memória (mas não os que você está pensando!)

Os chamados "flashcards" são ótimos para estudar qualquer conteúdo ou matéria, incluindo o inglês! 

Eles nada mais são do que cartõezinhos nos quais você vai fazendo suas anotações, sempre distribuídas em tópicos ou organizadas de algum jeito que, sob o seu ponto de vista, contribua com memorização e absorção do aprendizado. A gente super indica para quem quer aprender inglês pelo método de associação.

16.  Faça um intercâmbio

Não é uma técnica, mas é uma dica que conquista muitos corações: a de fazer intercâmbio para algum lugar do mundo, seja com o objetivo de aprender inglês do zero ou com a intenção de aperfeiçoar a comunicação.

O intercâmbio, ainda por cima, ensina a gente a se virar por conta própria e traz uma imensa bagagem cultural também. Descubra aqui como escolher o seu curso de inglês para viajar enquanto estuda e estudar enquanto viaja.

17.  Trabalhe para abandonar seus bloqueios

Seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, alguns bloqueios podem estar impedindo você de aprender inglês ou de ficar "profissional" no idioma com mais agilidade. Livre-se deles! Pensamentos ruins e crenças negativas são obstáculos para qualquer estudante.

Você pode fazer isso por meio de acompanhamento psicológico ou mesmo estudando cada vez mais para se aperfeiçoar no idioma e deixar a insegurança de lado!

18.  Trace um plano de estudos e mantenha a organização

Sem bloqueios, com disposição e disponibilidade e, agora, sabendo de todas essas dicas, só resta a você traçar um bom plano de estudos e se manter o mais organizado(a) possível para fazer tudo acontecer.

Tente visualizar cada semana do mês dividida por dias, incluindo os finais de semana, e distribua atividades que você vai executar a cada dia no calendário em papel ou online. Já escolha também o horário da sua prática e reserve seu tempo com antecedência.

Não tem disciplina para estudar sozinho? Encontre um curso de inglês que pode ajudar!

Qual a melhor forma de aprender inglês?

A resposta para essa pergunta é muito particular, mas de uma coisa nós temos certeza: aliar dicas como as que trouxemos neste artigo a aulas em uma escola de inglês reconhecida no mercado e capaz de atender aos seus objetivos específicos está, facilmente, no top três das melhores formas de aprender o idioma

Se você gostou dessa ideia, confira as melhores dicas para escolher um curso de inglês!

Como escolher um curso de inglês?

Pesquise opções de instituições que ofereçam aulas presenciais ou à distância, como preferir, e converse com os responsáveis pelo atendimento de cada uma delas para descobrir o quanto são flexíveis e capazes de se adequar às suas possibilidades, tanto financeiras quanto de estudos.

Pergunte também sobre qual material didático é utilizado e sobre como são distribuídas as turmas de alunos. Avalie as respostas que mais agradam e mande ver!

Quanto tempo leva para aprender inglês?

Cada escola tem prazos diferentes estipulados para definir quanto tempo duram os seus cursos de inglês.

Na TopWay, existem cursos de três diferentes modalidades: Flex, Class e LiveWay. O curso Flex foi pensado para quem deseja aprender inglês em 18 meses, o Class para alunos que têm 36 meses disponíveis para o aprendizado ou para evolução da comunicação e o LiveWay é um curso 100% online, com professores ao vivo, oferecido dentro de uma plataforma interativa exclusiva.

Entre em contato com a nossa roxinha para saber mais. Bora começar?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui