Aprender Inglês 26 de Setembro de 2022

Como aprender inglês através do método de associação?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre usar o método de associação para aprender inglês, mesmo do zero! Veja como funciona essa técnica e entenda porque ela ajuda na memorização das palavras. Confira exemplos de associações e dicas para criar as suas também!

Usar o método de associação para aprender inglês nada mais é do que conectar uma palavra ou frase à sua respectiva imagem (ou à uma imagem que você criar para ela) sempre que ela for lida, ouvida ou falada - até memorizá-la.

Por exemplo: ao ler, ouvir ou dizer a palavra “table”, usando o método da associação, você visualizará uma “mesa” em seu pensamento até que não precise mais dessa imagem para saber o que a palavra significa. Assim como ao ler, ouvir ou dizer a expressão “the book is on the table”, formará a imagem de uma mesa com um livro sobre ela.

A associação acontece porque você já conhece o significado das palavras e frases em português e agora está aprendendo o significado delas em outro idioma, portanto, está juntando uma informação antiga, que faz parte do seu cotidiano, com uma informação nova; que acabou de entrar na sua vida.

Através desse método, você está criando representações gráficas para contextos e significados, memorizando-os com mais facilidade e, de acordo com especialistas, reduzindo em até ⅔ o tempo do seu aprendizado - mesmo se estiver estudando inglês sozinho(a).

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura!

O que é a técnica de associação?

A forma de aprender inglês chamada de técnica de associação, no caso do aprendizado de idiomas, é o uso da imaginação para fixar e memorizar palavras e frases.

Essa técnica pode acelerar o aprendizado e ajudar você a ter mais eficácia com ela do que com outras mais tradicionais, como repetição e decoreba, tradução literal ou o hábito de fazer anotações durante os estudos e as aulas. 

Mesmo assim, não precisa necessariamente substituir esses métodos. Você pode, na verdade, adotar essa nova estratégia de forma complementar a eles.

Aprender inglês através da associação ajuda os alunos, entre outras coisas, a não se assustarem com a quantidade de palavras e expressões novas em suas vidas. Daí a sua importância.

Como aprender inglês com o método de associação?

Existem 4 passos fundamentais para se aprender inglês por associação:

  1. Compreender o significado da palavra ou da frase aprendida.
  2. Descobrir todos os contextos nos quais essa palavra ou frase podem se encaixar, sem a obrigação de memorizá-los e apenas para conhecê-los.
  3. Criar uma imagem na sua cabeça do significado daquela palavra ou expressão e/ou fazer uma associação da palavra ou expressão com alguma palavra em português que ajude você a lembrá-la.
  4. Exercitar o cérebro por 2-3 dias, forçando a associação até que ela se torne natural.

Ainda assim, a associação não precisa ser uma correspondência exata ou algo extremamente criativo e pode ser simples ou complexa, comum ou pessoal (daquelas que só você entende) ou até mesmo bizarra: o importante é que ela tenha utilidade e ajude a nunca esquecer o que aprendeu em inglês.

Veja, a seguir, alguns exemplos.

Exemplos de associação para aprender inglês

Uma associação simples, mas extremamente útil é a da palavra sunday (domingo), que pode ser associada com um delicioso sorvete sundae!

Domingo é dia de ir à sorveteria para comer um sundae com os amigos!

E que tal lembrar de um dia ensolarado?

Vou ao parque neste domingo de sol, neste sunny day.

Outra associação curiosa é a da palavra toddler - usada para representar, no inglês, crianças que têm entre 1 e 3 anos:

Visualize uma criança nessa faixa etária tomando um leite com achocolatado, um Toddy. Essa criança será um toddler.

E tem até associação com “trocadilho”. Por exemplo, a que pode ser feita com a palavra window (janela):

Estou window fechar a janela.

Que tal?

Se você tiver dificuldades para fazer associações como essas, algumas dicas talvez possam ajudar. Vamos a elas.

Como estudar por associação? Dicas para fazer as suas!

Você pode fazer associação por imagens, como a que sugerimos no início deste artigo, se quiser aprender inglês mais rápido, mas também pode pensar em outros tipos de conexões ao usar a sua imaginação. Entre elas:

  • nomes de amigos ou familiares;
  • nomes de celebridades;
  • nomes de heróis dos quadrinhos ou do cinema;
  • termos específicos da cultura pop que ajudam a aprender inglês ou de outras culturas;
  • nomes de cidades, estados, países ou lugares que você frequenta ou já tenha visitado;
  • nomes de monumentos e pontos turísticos;
  • nomes de marcas ou produtos com logotipos ou embalagens famosos;
  • letras, cores ou números;
  • expressões populares ou aquelas que sua mãe ou avó costumava dizer;
  • dialetos;
  • abreviações;
  • sinônimos no mesmo idioma; e
  • objetos que correspondam ao som da palavra quando é pronunciada.

Palavras menores podem ser invertidas ou ter as sílabas trocadas se isso for ajudar no aprendizado e não é problema nenhum “criar” a sua própria memorização, caso você considere mais fácil ou necessário.

Ademais, é possível relacionar a palavra ou frase nova a palavras ou frases semelhantes em outros idiomas, mas cuidado para não traduzi-las: tradução não é a melhor forma de aprender. Ok?

E ainda:

  • Separe as sílabas e associe cada uma delas a uma coisa, principalmente se a frase ou a palavra forem muito grandes ou complexas.
  • Tente ser engraçado(a) e fazer trocadilhos nas suas associações. Isso pode ajudar.
  • Experimente fazer uma associação para a escrita e outra diferente para a pronúncia quando achar válido.

Finalmente, chegue à etapa de descobrir como memorizar o vocabulário que absorveu.

O que você precisa saber sobre memorização de palavras em inglês

Assim que aprender um conteúdo novo e trabalhar a sua associação, incorpore-o ao vocabulário e comece a utilizá-lo no dia a dia, se auto-corrija sempre que precisar e converse com outras pessoas ou com você mesmo(a) em voz alta.

Além disso, organize o que está aprendendo, na sua cabeça e através de anotações, dividindo em “setores” tudo o que precisa memorizar: verbos de um lado, substantivos do outro, adjetivos mais usados em algum lugar e por aí vai.

Essa organização, tanto na memória quanto no papel, também tem o seu valor e funciona como se você estivesse criando “caixinhas” no cérebro, ao mesmo tempo em que pensa nas imagens.

Inclusive, algumas escolas de inglês também utilizam esse método para ensinar, evitando todo aquele perrengue de aprender com decoreba e tradução que faz com que o aluno passe muito tempo em um curso para aprender o que poderia ser estudado em menos tempo com métodos mais efetivos.

Um universo de possibilidades estará aberto a partir do momento que você descobrir a melhor metodologia para aprender inglês. Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui