Intercâmbio 23 de Agosto de 2022

Como escolher curso de inglês para fazer intercâmbio

Trouxemos respostas para as principais dúvidas sobre curso de inglês para fazer intercâmbio: quais os tipos que existem, quem pode viajar, para onde ir e quanto custa essa viagem. Confira tudo o que você precisa saber se quiser planejar uma aventura como essa!

Quem tem o sonho de fazer um curso de inglês em um intercâmbio pode se preparar para desembolsar em média R$ 8 mil por um curso de 2-3 semanas. É claro que esse valor também muda de acordo com o país, já que um intercâmbio de inglês pode ser feito nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e até mesmo na África do Sul.

No artigo a seguir, você vai encontrar respostas para as perguntas mais frequentes feitas por quem planeja fazer um curso de inglês em intercâmbio. Por exemplo: quais os destinos recomendados para esse tipo de viagem, quantas semanas ou meses permanecer no destino para alcançar os objetivos de aprendizagem e quanto dinheiro se gasta com todas as despesas durante o período.

Obter essas respostas é o primeiro passo para começar a fazer planos de uma saída temporária do país com o objetivo de conhecer, praticar ou aperfeiçoar o idioma. Então, vamos a elas!

Lembre-se de que você pode traçar todo o seu itinerário e definir um curso no exterior por conta própria, mas o mais adequado é sempre contar com uma agência de viagens especializada pelo menos para esclarecer dúvidas sobre intercâmbio e principalmente se quiser evitar dores de cabeça relacionadas à ausência de algum documento importante ou à escolha enganada de destino e/ou aulas.

Como funciona o intercâmbio?

O intercâmbio é uma viagem que tem um objetivo muito bem definido: o de ouvir e falar o máximo possível de inglês. Por isso, também tem um planejamento bastante específico de rotina e atividades, que inclui passeios e lazer, é claro, mas principalmente aulas e lições.

Ele pode ser uma excelente alternativa para pessoas de qualquer idade e funciona tanto para quem ainda não fala inglês e quer aprender quanto para quem já conhece o idioma e deseja praticar conversação e obter cada vez mais fluidez nos diálogos.

Essa aventura começa no momento em que o viajante entra no avião em direção ao país de destino, afinal, é a partir daí que essa pessoa dá início a um desafio enfrentado única e exclusivamente por ela e nada melhor para um aprendizado integral, não acha? 

Confira agora os diferentes tipos de intercâmbio para os quais você pode embarcar.

Quais são os tipos de intercâmbio?

Existem vários tipos e níveis de intercâmbio para aprender inglês e eles variam de acordo com as possibilidades e os propósitos de cada estudante, podendo ser:

  • Curso de férias ou intensivo: oferecido por escolas de inglês do Brasil ou do país de origem, com duração de 20 dias a um mês.
  • Curso regular ou individual: também oferecido por escolas para pessoas de qualquer idade, com duração mínima de 2 semanas e opções de estudo só pela manhã, só à tarde ou em período integral.
  • Curso de preparação para provas: específico para pessoas que querem capacitação para fazer testes de proficiência e outras provas. Duração de acordo com a escola contratada.
  • Curso de inglês direcionado: para quem quer aprender coisas específicas sobre a área ou o setor em que atua no mercado de trabalho, também com duração de acordo com a escola contratada.
  • Curso e trabalho: geralmente, essa modalidade exige do viajante um tempo somente estudando e morando no país para que depois consiga trabalhar. Esse tempo varia de 3-6 meses e o tipo de intercâmbio não vale para todos os destinos. Veja mais sobre o assunto em sequência.
  • Intercâmbio High School: especificamente para jovens que cursam o Ensino Médio, geralmente intermediado pela própria escola em que estudam ou por uma agência especializada nesse tipo de viagem. Costuma durar pelo menos 6 meses.
  • Intercâmbio cultural: feito por pessoas de toda e qualquer idade, sozinhas ou com apoio de agências de viagem, tem uma proposta completamente diferente dos intercâmbios que são especificamente para estudos e aprofundamento na língua inglesa.

O tipo de intercâmbio muda de acordo com a idade?

Às vezes, sim, principalmente porque os interesses e objetivos de estudo também mudam. Mas cuidado com esse mito que precisa ser combatido! O fato de o tipo de intercâmbio mudar conforme a idade (em alguns casos) não quer dizer que exista limite de idade para se fazer uma viagem como essa. 

Jovens entre 15-18 anos, que precisam de autorização dos pais e, na maioria das vezes, de maior controle de outros adultos, mesmo estando em um outro país, costumam fazer um tipo de intercâmbio que os permita ficarem hospedados em residências estudantis ou nas casas de outras famílias. Geralmente, eles aliam a viagem com o Ensino Médio e cursam uma parte do período no destino estrangeiro.

Já os adultos costumam escolher viagens de intercâmbio acadêmico para graduação, pós-graduação ou até MBA - cursos para executivos - e aproveitam a oportunidade também para aprender ou aperfeiçoar o inglês.

Outra opção para adultos de todas as idades é viajar somente para estudar o idioma, usufruindo dos benefícios de um visto de estudante. Nesse caso, existe a possibilidade de fazer aulas mais amplas ou cursos especificamente relacionados às áreas de atuação no mercado de trabalho, com vocabulário, conversação e lições mais específicos.

Quem prefere se divertir e conhecer atrações turísticas além de aprender inglês costuma optar pelo intercâmbio cultural, que nem sempre tem uma programação de aulas ou um curso incluído.

Seja qual for a faixa etária, todo viajante precisa de um certo preparo antes de embarcar para sua aventura. Saiba mais a seguir.

Como fazer intercâmbio?

O passo a passo costuma ser este na maioria dos casos:

  1. Escolha o país de destino.
  2. Defina se deseja trabalhar ou não enquanto estiver por lá.
  3. Defina também o período em que deseja viajar ou pelo menos quando quer ir.
  4. Estabeleça um orçamento que inclua todos os seus gastos além da passagem aérea.
  5. Guarde dinheiro.
  6. Busque por uma empresa especializada para ajudar você em todo o processo ou conte com uma escola de inglês que seja reconhecida no mercado e que ofereça certificado pelo curso.

Anotou tudo? Então, é hora de pensar nos possíveis destinos.

Melhores países de intercâmbio para estudar inglês

Algumas das principais opções de lugares para fazer intercâmbio são:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Inglaterra e Reino Unido
  • Irlanda
  • Nova Zelândia

Quer saber por que esses são os locais que devem estar no topo da sua lista? Confira o que cada um deles tem de melhor para oferecer!

África do Sul 

O destino está entre os países mais baratos para viagens internacionais feitas com o propósito de aprender inglês.

Reino Unido 

O inglês britânico é bem popular e o local ficou famoso pela enorme variedade de opções de cursos e aulas de inglês. Já pensou em estudar na terra da rainha?

Canadá 

O país é referência pela qualidade de toda a sua educação, para moradores e igualmente para intercambistas. Inclusive, os preços de pacotes para intercâmbio no Canadá costumam ser super atrativos, viu?

Irlanda

Ganha pontos porque é menos burocrática para receber estrangeiros e tem fácil acesso para vários outros países europeus: bônus para quem quer aproveitar o intercâmbio para fazer um mochilão!

Austrália

Cenário de filmes mesmo! Já pensou em viver em um lugar com natureza exuberante, praias e ainda viver a experiência da imersão na língua? A terra dos cangurus pode oferecer isso a você.

Nova Zelândia 

Esse território se destaca pelos programas oferecidos a quem faz intercâmbio por lá. É um dos destinos preferidos para quem pretende trabalhar enquanto estuda!

Estados Unidos

Quem vai para os Estados Unidos aprende o inglês mais falado do mundo, né? Esse é o principal benefício da escolha do destino, além da ampla variedade de atrações culturais e de lazer.

Antes de escolher, fique sabendo: nem todos os países de destino da maioria dos intercambistas permitem, por exemplo, trabalhar enquanto se está estudando. Vale uma pesquisa mais vasta sobre isso também antes de seguir em frente com a decisão, principalmente se o trabalho for imprescindível para você se manter por lá.

Quando preciso trabalhar fazendo intercâmbio?

A opção de trabalhar ou não durante o intercâmbio tem relação com o formato de viagem que você escolher e também com o que você pretende estudar e com o visto que você vai tirar antes do embarque.

Muitos países permitem que os intercambistas comecem a trabalhar depois de pelo menos 6 meses estando por lá, outros oferecem vagas de emprego em bares, hotéis e restaurantes para todos os interessados, geralmente com intermédio das próprias escolas de inglês.

A nossa sugestão é que você consulte uma agência especializada e também converse com a escola responsável pelo curso de inglês que você faz no intercâmbio. Em paralelo, busque informações adicionais junto ao governo do país de destino.

Atenção! Pesquise bem antes de fazer a sua escolha para estudar inglês fora, principalmente se você depender da grana extra que ganharia trabalhando durante o intercâmbio. 

E, podendo trabalhar ou não, preocupe-se em viajar para um destino onde você conviva o máximo possível com falantes nativos da língua para aprender expressões e palavras do cotidiano. 

Isso pode interferir até mesmo na duração dos seus estudos!

Quanto tempo de curso de inglês para fazer intercâmbio?

Quem está começando a aprender o idioma e precisa conhecer mais sobre gramática, vocabulário e expressões cotidianas costuma ficar entre 20-24 semanas no país de destino do intercâmbio e volta já sabendo que deverá continuar praticando e treinando se quiser adquirir fluência.

Quem já tem a base do idioma e quer aperfeiçoar conversação ou aprender coisas mais técnicas e avançadas fica entre 30-32 semanas no exterior.

O tempo de intercâmbio pode variar para mais ou para menos de acordo com as possibilidades e a disponibilidade de cada viajante.

Aliás, por falar em possibilidades...

Quanto custa um intercâmbio?

Vários fatores interferem no valor total de um intercâmbio:

  • onde vai morar;
  • se vai dividir despesas de moradia e alimentação com outras pessoas ou não;
  • qual o tempo de viagem e também o mês ou os meses do ano em que viajará;
  • quais passeios planeja fazer durante este período;
  • quanto estará a cotação da moeda etc.

Por isso, é complicado definirmos quanto você vai gastar exatamente em um ou outro país, fazendo esse ou aquele curso. Mas, só para você ter uma ideia:

em média, um intercâmbio de 2-3 semanas, já com acomodação, costuma ficar entre R$ 8 mil e R$ 12 mil.

O valor também pode diminuir se o período escolhido para a viagem for considerado “baixa temporada”, principalmente porque diminuem os preços das passagens aéreas e da hospedagem, se sua opção for ficar em hotel ou AirBnB.

Todas as agências e companhias costumam permitir o parcelamento desse valor em várias vezes com ou até sem juros.

Preparativos importantes para o seu intercâmbio

Prepare-se com antecedência para o seu intercâmbio. Acerte todos os detalhes, providencie um roteiro dos passeios que não pode deixar de fazer e organize sua agenda para não perder nenhuma aula.

Além disso, pague tudo o que precisar de pagamento antecipado, reserve os assentos dos voos e certifique-se de que você terá as chaves da porta do seu quarto ou da sua moradia esperando por você quando chegar. 

Programe também como fará o translado da sua casa para o aeroporto aqui no Brasil e do aeroporto para onde você ficará hospedado(a) lá no país de origem.

Antes do embarque:

  • pesquise sobre como economizar no país em que você vai morar se quiser reduzir seus gastos;
  • faça o passaporte com antecedência ou renove o documento, se já tiver e for necessário;
  • providencie o visto para o país de destino;
  • garanta uma assistência médica internacional de confiança;
  • libere o cartão de crédito para uso internacional;
  • chegue com antecedência no aeroporto;
  • registre, junto à Receita Federal, todos os aparelhos eletrônicos que estiver levando.

Tenha certeza de que você está com o máximo possível de coisas organizadas, planejadas e alinhadas para não enfrentar problemas desnecessários e faça uma boa viagem!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui