Dicas 25 de Agosto de 2022

7 passos para você aprender a falar inglês fluente

Cansado de estudar inglês do mesmo jeito tradicional de sempre e não chegar a lugar algum? E se dissermos a você que existem algumas dicas poderosas para aprender a falar inglês fluente em menos tempo? Confira tudo sobre o assunto neste artigo que preparamos para você.

Qualquer pessoa que pretende aprender a falar inglês fluente deve passar algumas horas do dia estudando e esse processo precisa acontecer todos os dias. Mas, se você pensa que só passar alguns períodos com a cara enfiada nos livros vai resolver seu problema, garantimos a você que também dá para buscar alternativas complementares às aulas e aos livros e, apesar de não substituírem os estudos, os tornam mais leves e divertidos.

Dentre essas alternativas, destacam-se: 

  • acompanhar seriados e assistir filmes com áudio e legenda no novo idioma; 
  • mergulhar no universo dos videogames ou jogar jogos de tabuleiro que sejam produzidos 100% em inglês; 
  • ouvir músicas de cantores famosos e cantar junto conforme acompanha a letra na internet ou em uma plataforma de áudio.

Quer conhecer outras possibilidades e obter mais dicas de como aprender a falar inglês fluente rápido ou de como se tornar fluente nessa língua? Então, confira o artigo que escrevemos especialmente para você!

Qual a melhor forma de falar inglês fluente?

Não existe uma, mas várias maneiras de aprender a falar inglês rápido e todas elas incluem muita prática, dedicação, organização e paciência e exigem dos estudantes que compreendam, antes de qualquer coisa, que:

  • ser fluente é diferente de falar como uma pessoa nativa;
  • precisão não é sinônimo de pressa;
  • investimentos de tempo e dinheiro são necessários, mas principalmente de tempo (um pouquinho todos os dias);
  • saber o conteúdo é mais importante do que ter um bom sotaque;
  • quanto mais o inglês estiver introduzido no dia a dia, melhor.

Levando em consideração cada um desses pontos, desenvolvemos, em formato de dicas, um passo a passo para falar inglês fluente. Confira no próximo tópico.

Como aprender a falar inglês fluente em pouco tempo?

Aqui estão 7 dicas poderosas que vão ajudar você a aprender e praticar o inglês para conseguir fluência em apenas alguns meses.

1.  Enumere seus objetivos e organize uma rotina

Comece escrevendo em um papel todas as suas motivações para aprender o novo idioma e enumere seus objetivos de aprendizagem.

Em seguida, pesquise por ferramentas e metodologias que possam ajudar você a atingir esses objetivos e descubra como utilizar a tecnologia a seu favor no decorrer do processo.

A partir daí, trace estratégias e também um plano de estudos e organize uma rotina que inclua:

  • aulas;
  • lições e leituras;
  • descontração e diversão.

Tudo em inglês!

2.  Além de estudar, divirta-se

Ou, se preferir, divirta-se e estude ao mesmo tempo. Sabe como?

  • Através da leitura de livros e histórias em quadrinhos em inglês.
  • Ouvindo músicas que você goste, aprendendo a letra e cantando junto - o famoso “sing along” - e também optando por ouvir podcasts “gringos”.
  • Assistindo a desenhos, séries e filmes sem legenda ou até mesmo legendados em um primeiro momento.
  • Jogando jogos de tabuleiros ou de videogame na língua inglesa.
  • Seguindo celebridades e figuras famosas nas redes sociais que produzam conteúdos em inglês.

Lembre-se, ainda, de conversar o máximo possível com falantes do idioma, seja pela internet ou buscando por aulas de conversação.

3.  Converse com outras pessoas

O diálogo é uma outra maneira de aprender e se divertir ao mesmo tempo e ajuda a fixar bem o idioma, já que o aprendiz entra em contato com as principais expressões idiomáticas, gírias comuns e palavras do cotidiano do inglês. Então, converse o máximo possível.

Se você tiver a possibilidade de falar um pouquinho por dia com alguém que tenha nascido em outro país, não perca a chance. Uma outra opção é separar um período do dia para conversar só em inglês com amigos e familiares que já pratiquem o idioma há mais tempo e estejam dispostos a acompanhar, corrigir e orientar você quando necessário.

Quer um incentivo para esses diálogos?

  • Marque encontros semanais que sejam dedicados só à prática do novo idioma.
  • Experimente organizar um almoço, um café da tarde ou uma ida ao parque junto com alguém que você conheça e tente pensar e falar apenas em inglês durante todo o passeio.
  • Procure na internet, em sites e grupos seguros e confiáveis, por pessoas nascidas no exterior que estejam querendo aprender português e faça uma troca de ensinamentos com elas.

Seja como for, tente praticar o idioma diariamente.

4.  Tenha contato com o inglês todos os dias

Como dizem os nossos pais, “quem quer, dá um jeito”. Então, se não der para conversar com outras pessoas em inglês, busque outras alternativas para fazer com que o idioma seja parte integral do seu cotidiano. Confira algumas ideias!

Adapte as configurações dos seus aparelhos

Mude o idioma do seu computador, celular e videogame para o inglês e surpreenda-se com quantas palavras novas você pode aprender todos os dias só utilizando esses aparelhos com configurações diferentes da sua língua materna.

Deixe bilhetes para você mesmo(a)

Espalhe pela casa frases também em inglês, escritas em pequenos papeizinhos que estarão sempre à vista - de preferência relacionados a algum objeto ou alguma ação, como um papel dizendo “This is my hairbrush” (“Essa é a minha escova de cabelo”) perto do armário do banheiro ou um outro dizendo “Where is my bath towel?” (“Onde está minha toalha de banho?”) perto do chuveiro.

Anote o seu dia a dia

Faça anotações básicas do seu dia a dia como se construísse um diário só no novo idioma, mas não com o objetivo de se lembrar de tudo o que aconteceu e de todos os momentos vividos e sim para praticar a construção de frases.

Aliás, por falar em anotações...

5.  Anote, repita e associe

Estes três exercícios são realmente válidos para quem quer ter o máximo de fluência em um prazo mínimo, por isso, tente praticá-los todos os dias.

Anote

Palavras do dia a dia, gírias e principalmente expressões relacionadas às suas atividades, aos filmes que assistir, aos livros que ler, ao mercado de trabalho etc.

Repita

Tudo o que você escutar e até mesmo o que você disser, até acertar 100% na pronúncia e saber o que cada palavra significa, individualmente e dentro do contexto da frase.

Associe

Palavras às imagens, para começar a “pensar” no novo idioma sem precisar traduzir.

Aos poucos, crie frases inteiras na sua cabeça e desenvolva raciocínios completos sem usar nenhuma palavra do português. Memorize e repasse essas histórias, mesmo que ainda não queira contá-las em voz alta.

Quando você sonhar em inglês, saberá que está pronto(a)!

6.  Atenção também à gramática

Ao contrário do que muita gente pensa, aprender gramática é importante, sim, para a fluência na língua inglesa e ter alguns truques na manga pode tornar esse aprendizado ainda mais tranquilo.

Um dos truques é aquele do bilhetinho espalhado pela casa, apresentado no item de número quatro dessa lista. Além dele:

  • imagine como uma mensagem ou um e-mail ficaria em inglês sempre que você for escrever algo do tipo em português;
  • evite traduzir frases ao pé da letra - a tradução não é o melhor caminho para você conquistar fluência e pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente se levarmos em conta que a ordem das palavras muda quando formamos frases em outros idiomas; e
  • novamente, usufrua das tecnologias - pesquise no YouTube vídeos didáticos que tragam regrinhas de composição de frases, tempos verbais, acentuação, uso de pronomes e outros tópicos.

Alie tudo isso ao acompanhamento de aulas aplicadas por professores qualificados e alcance seu objetivo antes mesmo do que você imagina.

7.  Matricule-se em uma boa escola de inglês

Busque um curso que atenda aos objetivos traçados por você lá no começo e que ofereça materiais complementares e didáticos atualizados e reconhecidos. 

Matricule-se e comece o quanto antes: o aprendizado obtido na escola de inglês serve como base para todo o restante das dicas trazidas no decorrer do texto até aqui, sem contar que uma boa escola:

  • ajudará você a colocar o inglês no seu cotidiano com mais facilidade;
  • fará com que você sempre tenha alguém com quem conversar;
  • apresentará novas ferramentas, além das que você já utiliza na sua prática; e
  • agregará em experimentação e vivência da língua.

Outra vantagem do curso que merece destaque é o potencial de ajudar você a enfrentar qualquer tipo de receio que exista para fazer acontecer a verdadeira conversação.

Por falar nisso, fuja do medo, da vergonha e da preocupação com o sotaque, pelo menos enquanto estiver aprendendo: se aperfeiçoar faz parte do processo, afinal, quem tem receio não pratica e, quem não pratica, não se aperfeiçoa. Você não quer ficar dando voltas no mesmo lugar, né?

A boa notícia é que existem escolas mais atualizadas que não querem ficar dando voltas com você, mas sim ir direto ao ponto! Chega de se prender aos cursos que levam anos para levar você à fluência.
Conheça a escola que vai mudar o seu jeito de enxergar o inglês!

Faça uma aula experimental na TopWay

Descubra como é aprender de maneira imersiva e efetiva com aulas online ou presenciais que se encaixam perfeitamente no seu planejamento e no seu orçamento também e, além da fluência, consiga um certificado de inglês que vai levar você ainda mais longe!

Na TopWay, você pode fazer um curso de inglês específico de 18 ou 36 meses para se comunicar e viver o idioma; aprender com professores qualificados através de uma plataforma interativa e participar das imersões, passando um final de semana inteiro só falando inglês.

Aproveite para conhecer, ainda, todos os eventos mensais promovidos pela escola: sessões de cinema, aulas específicas sobre cidades e países ao redor do mundo ou sobre comidas típicas, eventos de jogos e do universo geek, festival de curiosidades musicais com karaokê, dias culturais e muitos outros.

Acesse o site da Topway, preencha o formulário para ter mais informações sobre a roxinha mais próxima de você e descubra o mundo roxo!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui