Aprender Inglês 25 de Outubro de 2022

Como treinar listening e speaking: dicas, orientações e sugestões de atividades

Afinal, como treinar listening e speaking? Trouxemos a resposta para essa pergunta em um novo conteúdo exclusivo, com sugestões de atividades, recomendações de especialistas e dicas importantíssimas para a prática funcionar de verdade.

Não existe somente uma alternativa para você aprender como treinar o listening e o speaking, mas várias. Você pode assistir filmes e séries, ouvir podcasts e músicas, repetindo palavras e expressões e cantando as letras em voz alta ou até agendar um bate-papo com amigos sobre assuntos que interessem a todos, por exemplo!

Mas, além das atividades, alguns hábitos são fundamentais no processo, como praticar todos os dias, associar palavras aos contextos, prestar atenção aos falantes nativos da língua e evitar traduções.

E por que treinar? Pelo simples motivo de que o listening e o speaking já são meio caminho andado para você ampliar seus conhecimentos e sua fluência no inglês. A outra parte da jornada fica por conta da prática de mais duas habilidades super importantes: reading e writing. 

É importante dizermos também que, quanto mais você praticar, melhor compreenderá o idioma e maior será a sua capacidade de memorizar o vocabulário

Vale também aliar os exercícios feitos em casa com um curso de inglês online em escola especializada e capacitada para atender às suas necessidades em relação ao idioma.

Pensando nisso, trouxemos mais detalhes tanto sobre as maneiras de treinar quanto sobre os hábitos que você pode e deve incluir na sua rotina se quiser aprender inglês o mais rápido possível. Preparado(a) para começar?

O que é listening e speaking?

Listening e speaking significam, respectivamente, as habilidades de ouvir e falar em inglês e exercitá-las significa torná-las parte do cotidiano, principalmente se você tiver pressa para melhorar o seu nível de conversação e compreensão do idioma.

Elas são complementares a outras duas habilidades igualmente importantes: a de ler (reading) e escrever (writing).

Qual a importância do speaking e do listening?

Juntos, listening, speaking, reading e writing influenciam no aprendizado, no fato de aprender a falar inglês fluente e na aplicação do idioma de forma tranquila em ambientes profissionais e também no cotidiano pessoal.

De forma resumida, o inglês possui quatro competências, que se referem às seguintes habilidades:

Listening: ouvir
Speaking: falar
Reading: ler
Writing: escrever

Então, comece a praticar e fazer atividades o quanto antes.

Como praticar listening e speaking?

Para praticar listening e speaking, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar da vergonha. 

Além disso, busque sempre conteúdos falados por nativos, repita palavras, sons e expressões, conheça estratégias de comunicação e saiba que traduções não são a melhor forma de aprender.

1.  Livre-se da vergonha

De errar e de ainda não saber tudo sobre o idioma e precisar conhecer coisas novas. Nem o erro e nem as descobertas são motivo para vergonha, pelo contrário: são pontos fundamentais para a sua evolução!

2.  Busque conteúdos falados por nativos

Ouvir um nativo do idioma conversando em inglês ajuda a aprender os sotaques e a pronúncia certa de cada palavra. 

Também ajuda a entender como funciona o chamado “connected speech”, aquela conexão entre todas as palavras da frase ou pelo menos entre algumas delas, o que dá fluidez à conversação, a mistura de sons e a ausência de pausas nos diálogos.

3.  Repita tudo o que for possível

Ouviu, entendeu, repetiu - essa é a lógica que você vai seguir para praticar listening e speaking de uma vez só. 

Se possível, faça as repetições em voz alta, assim, você “informa” o seu cérebro que agora fala outro idioma e que isso precisa ser, cada vez mais, considerado algo normal por ele.

4.  Evite traduções

Nunca se esqueça que a estrutura da gramática e a composição de frases é diferente no inglês e no português, o que pode levar as traduções a atrapalharem em vez de acelerarem seu aprendizado.

Além disso, existem palavras e expressões que só existem em uma das línguas e, por isso, você pode não conseguir traduzi-las. 

Sem contar que a tradução favorece erros como o uso dos falsos cognatos. Fique atento(a)!

5.  Descubra estratégias do idioma

Utilizando-as para evitar longas pausas quando precisar pensar antes de formular uma frase. As estratégias, nesse caso, são chamadas de “fillers”, palavras que dão aos falantes do inglês alguns segundos a mais para raciocinarem sobre o que dirão em seguida. 

Entre os fillers mais usados, destacam-se:

  • Actually…
  • You know…
  • Well…
  • I mean…
  • So…
  • Kind of...

Alie tudo isso às atividades listadas abaixo e encontre o equilíbrio para aprender e treinar um pouquinho mais todos os dias.

5 atividades para treinar o listening e o speaking

Pode parecer clichê ou “zero novidade”, mas assistir filmes, séries, e outros conteúdos são as atividades queridinhas de professores e alunos que precisam praticar listening e speaking.

Só que ela pode ser aliada ou alternada a outras várias práticas igualmente divertidas.

Veja todas as sugestões a seguir. 

1.  Assista conteúdos na web ou na TV

Escolha conteúdos que você goste entre:

E assista-os pelo menos 2-3 vezes por semana para aprender se divertindo.

Veja o conteúdo primeiro em português, ou com legenda em português pelo menos, se ainda não tiver segurança em relação ao idioma. Depois, assista de novo com áudio e legenda em inglês e, finalmente, reveja 100% em inglês ou sem legenda.

Vídeos que podem ter velocidade reduzida são excelentes alternativas para a prática de listening, já que permitem ouvir cada palavra com mais clareza e analisar padrões do idioma.

Em todos os casos, pause e volte sempre que achar necessário, faça anotações, consulte o dicionário e repita as frases e palavras em voz alta.

2.  Ouça músicas, podcasts e áudios ou audiolivros

Além de assistir os conteúdos citados acima, ouça:

Dê preferência aos que permitirem reduzir a velocidade, pausar e voltar com facilidade sempre que necessário e escolha temas que você goste para o aprendizado se tornar cada vez mais fluido.

Novamente: repita e anote tudo o que achar pertinente, assim você descobre como se expressar com clareza e aperfeiçoa o sotaque.

Prefere aprender ouvindo música?

Cante junto e pratique listening e speaking simultaneamente e use o chuveiro como palco para o seu show se estiver preocupado(a) em passar vergonha.

Enquanto ainda não conhecer a letra completa das canções, acompanhe-as por escrito no aplicativo de reprodução ou em páginas da internet. 

Depois, comece a ouvir e cantar sem olhar a letra e analise o que você já consegue compreender e falar e o que ainda pode melhorar.

3.  Leia materiais na língua-alvo

Faça leituras também! Em voz alta e repetindo palavras e expressões que parecem importantes.

Priorize textos como:

  • publicações nas redes sociais escritas por falantes nativos;
  • artigos em blogs;
  • notícias em jornais e revistas digitais ou físicas;
  • histórias em quadrinhos; e
  • livros mais simples ou mais complexos, a depender do seu nível de conhecimento do inglês.

Conforme você lê, o seu cérebro vai absorvendo as informações, você começa a perceber, sozinho(a), pronúncias que podem melhorar e toda a construção de frases vai ficando mais clara, fácil e natural.

Assistir, ouvir e ler bastante coisa vai ajudar você ainda na conversação, sem contar que vai deixar as suas conversas muito mais interessantes.

4.  Converse

Troque ideias em inglês entre amigos ou em grupos formados especificamente por pessoas que querem aprender e praticar o idioma, por chamada de vídeo ou durante um almoço ou café presenciais, primeiro com quem está no mesmo nível de conhecimento que você e, aos poucos, com estudantes mais avançados que possam contribuir com observações e correções.

Se quiser conversar, aprender, praticar e se divertir ao mesmo tempo, busque brincadeiras para sugerir, como aquelas feitas com tongue twisters, os trava-línguas.

5.  Faça brincadeiras com palavras e expressões

Quantas vezes você e seus amigos ou colegas conseguem repetir um mesmo trava-língua sem errar? Essa brincadeira é tão legal em inglês quanto é em português e pode causar um impacto positivo impressionante na hora de praticar listening e speaking.

Os tongue twisters ajudam a pronunciar palavras difíceis, obrigam você a repetir sons parecidos e diminuem ou eliminam a estranheza em relação a alguns termos ou à pronúncia.

Alguns exemplos deles:

  • She sees cheese.
  • She sells seashells by the seashore.
  • I scream, you scream, we all scream for ice cream!
  • I saw a kitten eating chicken in the kitchen!

Outras sugestões de brincadeiras incluem descobrir a palavra certa para completar uma lacuna em um ditado popular ou uma expressão famosa e fazer "quizzes" sobre vocabulário.

Para desenvolvê-las, talvez você precise contar com a ajuda de materiais didáticos e, mais uma vez, recorrer ao dicionário, o que também é legal para prática e aprendizado. 

Só preste atenção ao escolher esses materiais: esse é um dos toques que traremos nos próximos tópicos antes de encerrarmos o conteúdo, tudo bem?

O que você precisa saber para começar a praticar listening e speaking?

Não poderíamos deixar de lado as observações apresentadas a seguir.

1.  Escolha bons materiais didáticos

Usar materiais didáticos, mesmo se você comprá-los por conta própria, é uma excelente ideia para praticar listening e speaking, sugerir atividades e brincadeiras no seu grupo de amigos, descobrir frases e expressões que merecem a sua atenção, mas esses materiais precisam ser escolhidos com rigor.

Busque por livros mais atualizados, que melhor atendam seus objetivos de estudo e que sejam mais adequados ao seu nível de conhecimento atual do inglês e ao nível que você deseja alcançar.

Se achar melhor, converse com um especialista ou pesquise opções na internet.

2.  Use a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia a favor do aprendizado de inglês não se limita somente às pesquisas de informações e referências ou às plataformas de streaming, vídeo e áudio que permitem a você assistir e ouvir conteúdos nessa língua.

Aplicativos e ferramentas semelhantes também têm muito a contribuir com a prática de listening e speaking e podem ajudar trazendo exercícios rápidos ou possibilitando a sua conexão com falantes nativos e a prática com pessoas de outros países, por exemplo.

3.  Use o dicionário

Batemos nessa tecla no decorrer do artigo inteiro e voltamos a falar sobre ela porque muita gente pensa que o uso do dicionário só “serve” para a prática de writing e reading, mas não é verdade.

 Sempre que encontrar palavras e expressões desconhecidas, corra para buscar o seu significado e, mais do que isso, para descobrir como encaixá-las em outros contextos. 

Preste atenção, ainda, à parte do dicionário que mostra como a palavra é pronunciada, principalmente quando estiver treinando listening.

Se você preferir buscar na internet, alguns tradutores ou dicionários permitem que você clique em um pequeno alto-falante para reproduzir o som correto da pronúncia e, então, é só repetir!

4.  Escolha atividades e conteúdos que se encaixem no seu gosto

Esse é outro ponto no qual estamos insistindo desde o início da sua leitura e vale repeti-lo porque realmente ele faz toda a diferença, já que a ideia é você praticar e melhorar sem passar por frustrações e tristezas. 

Mas, atenção: conforme você for evoluindo no inglês, tente sair da sua zona de conforto e ampliar horizontes. Também é preciso tomar cuidado com crenças negativas que podem desmotivar você!

5.  Evite pensamentos negativos

A negatividade pode estar no caminho entre você e a ideia de ficar fluente em inglês e atrapalha muito na hora de exercitar listening e speaking. 

Se os pensamentos são poderosos, com os pensamentos negativos não é diferente, então, as ideias fixas de que “inglês é difícil”, “não sou capaz de aprender” ou “não tenho tempo ou com quem praticar” funcionam como um freio para sua evolução, mesmo sem terem nenhum tipo de fundamento. 

Combata todos os motivos que estão impedindo você de ser fluente em inglês e acostume-se com a ideia de que você está em busca de desenvolvimento pessoal ou profissional.
 
Se quiser, grave a sua voz enquanto pratica o listening e o speaking para, com o passar do tempo, ouvir as mudanças na sua pronúncia, no seu tom e perceber mais segurança e assertividade.

Você vai longe, pode apostar (e acreditar!) nisso.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui