Aprender Inglês 5 de Setembro de 2022

Como treinar e melhorar a conversação em inglês?

É vítima do famoso “branco” na hora de conversar em inglês? Saiba que essa insegurança é natural e vem da falta de prática. Neste artigo, vamos mostrar a você como melhorar a conversação em inglês através de exercícios simples e aplicativos super dinâmicos. Confira!

É normal que, durante o seu processo de aprendizado no inglês, você sinta insegurança em determinados momentos, sendo a conversação a dificuldade mais comum entre os alunos da língua. 

Nessa competência, o contexto exige um pouquinho mais de rapidez na hora de pensar e o medo de não ser compreendido, errar ou ser julgado por isso atrapalha - e muito! - a prática desse aspecto tão importante da língua.

Existem ainda casos de alunos que mandam muito bem em outros campos do idioma, como a escrita e a leitura, mas acabam fugindo da conversação pela insegurança, perdendo a chance de usar uma das ferramentas mais eficazes no enriquecimento do aprendizado no inglês. 

Pensando em facilitar ainda mais esse universo da língua inglesa e ajudar você a perder de vez a inibição na hora de pôr em prática o seu conhecimento, nós aqui da TopWay trouxemos, neste artigo, dicas infalíveis para tornar sua experiência ainda mais rica. 

Temos certeza que você vai encontrar a melhor maneira de desenvolver a conversação em inglês para você e a sua rotina de estudo por aqui. Vem com a gente!

Antes de mais nada, permita-se errar

Qualquer aprendizado se torna mais leve se, antes de mais nada, aceitarmos que está tudo bem errar.

Aprender é um processo, por isso, conte com profissionais capacitados ou rodeie-se de pessoas que respeitam essa sua caminhada para que a experiência seja a mais positiva e engrandecedora possível. 

São através dos erros que aprendemos mais rápido onde e como podemos melhorar. Lembre-se disso!

Agora, tomou coragem e quer se jogar de vez na prática da conversação? Vamos para as dicas então!

Como treinar em inglês no dia a dia?

Antes de aprender a falar temos que aprender a ouvir, não é mesmo?

É ouvindo as pessoas, prestando atenção nas palavras, no som e no ritmo que vamos tornando cada vez mais natural o idioma para o nosso cérebro. E há várias formas de criar essa familiarização no dia a dia, como:

  • escutando músicas em inglês enquanto lê a letra;
  • ler devagar e em voz alta (ajudará a treinar sua entonação, seu ritmo e a sua articulação); e
  • assistir séries, com legenda se necessário (estimulará o aprendizado não só de palavras novas, mas expressões e seus contextos).

E aprender novas frases é tão importante quanto apenas palavras, já que enriquecerá o seu vocabulário com respostas quase completamente formadas para inúmeras situações, tornando mais rápido o seu raciocínio de resposta.

Crie o hábito de os seus ouvidos estarem diariamente em contato com o idioma que o seu primeiro passo em direção a uma conversação mais fluida e prazerosa estará dado. 

Já escutou bastante e acha que pode se arriscar um pouco no face to face? Então, está na hora de começar sua conversação e, nas nossas próximas dicas, você vai encontrar as melhores formas de aprender inglês.

1.  Arranje um "Chatmate"

Nada melhor do que ter um parceiro de bate-papo, já que uma conversa de verdade envolve sempre duas pessoas ou mais.

E existem várias formas de conseguir um parceiro de conversa, ainda mais considerando o quão fácil hoje em dia é se comunicar com outra pessoa virtualmente.

Há grupos em redes como Facebook e aplicativos como Discord específicos para conversação, em que duas pessoas com interesse em aprender a língua um do outro realizam trocas constantes, ajudando-se mutuamente. 

Isso não só facilita o acesso ao exercício como também enriquece a experiência da prática, já que ambos possuem o objetivo de aprender.

Mas há ainda aqueles que, por não se sentirem confortáveis em depender de alguém para praticar, buscam exercícios que não exijam outras pessoas envolvidas. Se você faz parte do time que prefere treinar conversação em inglês sozinho, confira a próxima dica!

2.  Seja seu próprio ouvinte

Dentre os vários exercícios de conversação em inglês, um dos mais utilizados e práticos (e que também funciona muito bem) é você, sozinho, praticar sua fala, seja criando diálogos, narrando o que está fazendo ou descrevendo o ambiente. 

Conversar consigo mesmo facilitará etapas importantes da conversação e trará benefícios como:

  • mais rapidez do raciocínio na escolha das palavras na hora da fala;
  • maior prática sonora e física da pronúncia (ou seja, exercitar o som da palavra e a forma como sua boca fará esse som); e
  • maior confiança na fala, diminuindo a preocupação com o entendimento de outras pessoas envolvidas na conversa.

Para tornar ainda mais eficaz o aprendizado, quando tiver a oportunidade, grave suas práticas. Isso vai ajudar você a entender em quais pontos pode melhorar, quais são seus pontos fortes (e fracos também) e a perceber seu crescimento no aprendizado. 

E se, além de independência você também preza por conforto e praticidade na sua rotina de estudo, os aplicativos de conversação serão uma ótima ferramenta. Confira abaixo a nossa listinha de apps infalíveis, perfeita para quem gosta de ter a solução na palma da mão!

3.  Use aplicativos para treinar sua conversação

Seja para praticar em conversas com nativos da língua ou apenas com o fim de consultar conteúdos guiados para tirar suas dúvidas, ter à disposição aplicativos que ajudam de forma eficaz a treinar a conversação se tornou quase indispensável para quem busca aumentar sua produtividade nos estudos em inglês.

Além de toda a praticidade que a tecnologia oferece, os aplicativos que listamos são fáceis de usar, deixando você a poucos cliques de ficar craque na hora de trocar uma ideia em inglês. 

Dentre as principais aplicações para conversação, disponíveis gratuitamente para Android e iOS, estão:

Slowly

O Slowly é um aplicativo de envio e recebimento de cartas, em que, através da escolha de tags que resumem suas áreas de interesse, você "dá match" com nativos falantes das línguas com as quais escolheu conversar.

HelloTalk

O HelloTalk funciona como uma rede social para treino de conversação em que o usuário fala com outros nativos via chat. Há recursos de tradução caso haja dificuldade em algum momento da conversa, bem como de correção, caso queira ajudar o colega de bate-papo com alguma palavra ou expressão. O aplicativo também conta com aulas e jogos interativos.

HiNative

Nossa terceira opção é o HiNative, serve como uma plataforma de perguntas e respostas, sendo possível interagir com outros usuários fazendo questionamentos ou respondendo suas dúvidas.

Airtripp

Por fim, se assemelha também a uma rede social, já que é possível postar textos, fotos e vídeos e, através deles, outros usuários podem fazer amizade, comentar suas postagens ou iniciar um bate-papo. 

Também conta com tradução de mensagens, mas um recurso super legal do app é a possibilidade de enviar presentes que geram pontos e podem ser trocados por passagens aéreas.

Independentemente de qual aplicativo para conversar em inglês você escolher, tenha certeza que o seu ritmo de aprendizado nunca mais será o mesmo. 

E, caso você seja aquela pessoa que prefere a troca e ter por perto alguém com conhecimento mais amplo e especializado, oferecendo dicas mais eficazes para o seu aprendizado, a nossa última dica é a mais indicada para você.

4.  Matricule-se em uma escola de inglês

Seja de forma presencial, com turmas reduzidas e metodologia exclusiva, ou online, através de um ambiente imersivo e aplicativos interativos, o curso de conversação em inglês da TopWay é a escolha perfeita para quem busca aprender o idioma de forma divertida e imersiva com profissionais extremamente capacitados. 

Aqui, contamos com cursos para todos os níveis, do iniciante ao avançado e em diferentes formatos, pensados para cada tipo de aluno e ritmo de aprendizado. 

De qualquer forma, seja qual for a melhor dica para você, na TopWay, você aprende no seu ritmo! Afinal, de nada vale começarmos a aprender um novo idioma se vivemos sob constante insegurança e pressão, com medo de errar ou não ser compreendido. 

Dê um passo de cada vez, encontre a forma que melhor se encaixa com a sua rotina e personalidade e esteja aberto à troca. Só assim o processo de aprendizado será mais prazeroso para você.

Bons estudos!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui