Aprender Inglês 24 de Março de 2022

Como estudar inglês sozinho e do zero

Você quer começar a aprender inglês do zero, mas quer estudar sozinho e não sabe muito bem como começar? Aprenda como dar os primeiros passos!

Antes de mais nada, você deve ser responsável pelos seus estudos. Afinal, para estudar inglês sozinho e do zero, é preciso assumir o controle, organizar seu tempo de estudo e ter muito foco nos seus objetivos e quais as etapas que você precisa cumprir para alcançar sua meta. 

Se quer saber por onde começar a estudar inglês, procure por inspirações, converse com pessoas que aprenderam um idioma sozinho e do zero também e o que eles têm a ensinar, assim você vai perceber que é possível aprender a língua sozinho e não vai cometer erros ou querer desistir no meio do caminho.

Mas, além de tudo isso, siga as dicas que preparamos para você, assim você vai ver que é possível aprender inglês sozinho e do zero. 

Aproveite a leitura!  

5 dicas de como aprender inglês sozinho do zero

  1. Tenha clareza dos seus objetivos

Antes de começar a querer aprender um idioma novo, você deve definir seus objetivos com muita clareza. Assim, você vai saber quais etapas têm que cumprir para concluir seus objetivos.  

Por exemplo, se você quer aprender inglês para poder prestar o vestibular, então essa é sua meta e você tem que ter clareza disso! 

Somente assim poderá começar a listar as próximas etapas que vão ajudar você a realizar esse objetivo.

  1. Escolha o material didático

Essa dica é uma escolha muito pessoal, pois cada um se adapta de um jeito. Alguns aprendem um novo idioma apenas lendo livros, outros escutando músicas e podcasts ou com o apoio de canais do YouTube.

Outros ainda gostam de utilizar livros didáticos. Se esse for o seu caso, escolha materiais que contenham exatamente aquilo o que você sentir que precisa para estudar e aprender inglês sozinho, tais como exercícios práticos e de conversação.

Para deixar o estudo mais leve, você deve testar qual ferramenta se adapta melhor ao seu jeito de estudar e de aprender.  

  1. Traga o idioma para o seu dia a dia

Para tornar o aprendizado mais leve, você deve se familiarizar com o idioma que quer aprender. Então, uma ótima dica é mudar as configurações do seu celular, computador, tablet para o idioma. 

Afinal, passamos o dia todo no celular ou computador, não é mesmo? Nada melhor que trocar o idioma para usar a tecnologia a favor do seu aprendizado em inglês.

Outra dica que ajuda muito é: assista as suas séries e filmes favoritos no áudio original, e, quando você se sentir seguro, deixe com a legenda em inglês. Assim, você vai conhecendo algumas palavras e vai se acostumando com o idioma. 

Quanto mais contato com o idioma que você quer aprender, mais rápido vai ser esse processo. 

Quer outra dica bem interessante? Faça intercâmbio para aprender inglês, se possível. Essa é uma imersão e uma experiência que mudarão não somente suas habilidades com o idioma, mas a sua vida.

  1. Estude todos os dias 

Essa dica é muito importante para você conseguir colocar em prática seu objetivo: você deve estudar todos os dias. Separe de 30 a 40 minutos diariamente e estude, fazendo exercícios e praticando a escrita. 

Crie um hábito de estudos por pelo menos 30 dias seguidos. Depois, torne essa em mais uma tarefa que você deve realizar diariamente, de modo que o estudo se torne parte da sua rotina. 

  1. Pratique muito

Se você seguiu todas as dicas até aqui, você já deve estar familiarizado com o idioma. Então é hora de treinar muito a escrita, a fala e a escuta, pois são essenciais para seu aprendizado.  

Para essa etapa, separe suas músicas favoritas, assim você vai ver como é a escrita e aproveita para cantar, pois vai ser ótimo entender como é a pronúncia das palavras. 

Agora, se você tem algum amigo que já sabe o idioma fluentemente, pratique conversação com ele. E, se isso não for possível, lembre que você pode aprender inglês pela internet e que essa é uma das melhores formas de aprender, podendo ser sua maior aliada para estudar e aprender inglês sozinho e do zero, conectando-se com qualquer pessoa em qualquer canto do mundo. 

E para fechar, aprenda no seu ritmo 

A vantagem de estudar inglês sozinho é que você tem a possibilidade de refazer uma tarefa várias vezes. 

O conhecimento em um novo idioma vai te dar novas perspectivas de vida, novas portas vão se abrir, seja no ambiente acadêmico ou um emprego melhor, ou vai conseguir realizar aquela viagem ao exterior. Independentemente de qual objetivo seja, aprender inglês vai te dar novas oportunidades.

Por isso, você vai precisar de muita disciplina, organização e autonomia para estudar inglês sozinho, mas com as nossas dicas você vai arrasar. Agora, conta pra gente nos comentários qual dica você achou mais interessante para você?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui