Business 21 de Março de 2022

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

Você tem uma entrevista de emprego em inglês, mas não sabe como se preparar? Vem com a gente que vamos dar as melhores dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês.

Quem quer um emprego no exterior vai com certeza passar por uma entrevista em inglês. Mas é importante lembrar que mesmo no Brasil muitas empresas multinacionais também costumam realizar entrevistas e testes em inglês.

Falar o idioma é, portanto, essencial para quem quer morar fora do país e também para quem quer melhores oportunidades de emprego e busca crescimento profissional.

Hoje em dia, em um mundo que se encontra cada vez mais virtual, entrevistas em inglês, com empresas localizadas em diversas partes do mundo, se tornaram muito comuns. 

Mas muitas pessoas ainda perdem oportunidades preciosas de trabalho por não falarem inglês. Ou simplesmente por não estarem preparadas para o momento da entrevista. 

Você se identificou com os pontos que mencionamos acima? Você sente que a entrevista de emprego em inglês pode ser determinante para o futuro da sua carreira?

Então vem com a gente, pois vamos mostrar, passo a passo, como passar por esse "obstáculo" e conseguir o emprego dos seus sonhos.

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?  

  1. Pesquise sobre a empresa
     

Antes do dia da entrevista, pesquise bastante sobre a empresa. Reúna informações referentes à história da empresa, sua visão e missão, seus valores, modelo de negócio, etc. 

Durante uma entrevista de emprego, é muito importante mostrar preparo para esse momento. Quanto mais você conhecer a empresa, mais fácil será responder a perguntas como “quais foram suas maiores motivações para se candidatar a esta vaga?” ou “o que mais te chamou atenção na empresa?” 

Além disso, pesquise também as perguntas comuns em entrevistas de emprego em inglês e respostas mais usuais durante entrevistas de emprego. 

A gente sabe que as empresas realizam processos seletivos diferentes, mas algumas questões são recorrentes numa entrevista de emprego em inglês. Portanto, conhecer tais perguntas e respostas é uma grande vantagem nesse momento. 

Dá uma olhada em algumas perguntas que normalmente são feitas durante processos seletivos: 

  • Why are you interested in this position/job? 

  • Why do you want to leave your current job? 

  • Where do you see yourself in XX years? 

  • What is your hobby? 

  • Why should we hire you? 

  • What are your strengths and weaknesses? 

  • Tell us a mistake you made in your job. How did you handle it and what you have learned?

  • Tell us about your highest accomplishment, that you are most proud of.

  • What is the salary range you’re looking for?

  • Tell us about yourself.

  1. Simule uma entrevista de emprego

Tem algum colega ou amigo que pode ajudar você com isso? Se sim, ótimo! Se não, pratique o inglês sozinho.

Dá uma olhada nas perguntas que trouxemos no tópico anterior e crie respostas para elas. Grave suas respostas em áudio ou vídeo e depois avalie esse material. 

Dessa forma você vai ver se precisa melhorar sua pronúncia em inglês, se precisa expandir seus conhecimentos e vocabulário e, também, se precisa aprimorar ainda mais suas respostas.

Essa simulação vai fazer você estar mais preparado para as perguntas que vai responder na sua entrevista de emprego e também vai treinar muito sua postura perante o entrevistador, fazendo com que você se sinta mais confortável, mais preparado e menos nervoso para esse momento. 

  1. Não tenha pressa

Não pense que responder rápido significa responder bem ou ser fluente em inglês. O mais importante é que você estruture e organize bem suas respostas. Mantenha-se coerente e não tenha medo de fazer pequenas pausas durante a entrevista para organizar seus pensamentos.

  1. Faça perguntas sobre a empresa

Claro que após suas pesquisas você sabe bastante sobre a empresa, mas mostrar interesse a respeito da mesma fazendo perguntas pertinentes é uma ótima maneira de demonstrar que você é um bom candidato. 

Você pode perguntar sobre programas de treinamento e de reciclagem, sobre os investimentos que a empresa faz nos seus colaboradores, programas de incentivo, etc. 

  1. Não se sinta na obrigação de entender tudo que o entrevistador perguntar

Fique tranquilo se você não entender alguma pergunta que o entrevistador fizer. É melhor usar as palavras mágicas “Could you repeat that, please?”, do que responder algo completamente sem sentido.  

  1. Conheça o vocabulário da sua área de atuação

Conhecer os termos que são usados no seu contexto profissional é um grande diferencial durante uma entrevista de trabalho. Mostra que você está atualizado com o que está acontecendo no mundo profissional no momento e está aberto a aprender e absorver sempre mais.

 Além disso, uma comunicação eficiente nesse ambiente profissional é de extrema valia. Um colaborador que saiba se expressar e expressar suas ideias de forma clara e usando termos corretos é com certeza um grande achado nos dias de hoje.

 Portanto, procure por termos e expressões que são comumentemente usadas na sua área e crie uma lista. Inclua exemplos de uso desses termos e expressões e volte a essa lista diariamente. 

 Use essas palavras no seu dia a dia, nem que seja falando sozinho, até que esse vocabulário faça parte da sua fala de forma natural.   

  1. Use vocabulário simples 

Conhece aquele ditado de que “menos é mais”? Ele se aplica perfeitamente aqui! 

Evite usar palavras muito avançadas se você não souber usá-las corretamente. O básico funciona. A ideia é mostrar ao entrevistador que você consegue se comunicar bem no idioma, portanto ser coerente e passar suas ideias de forma simples e clara é a melhor opção nesse momento.

 Caso ache necessário, mencione que está sempre buscando aprender mais e se aperfeiçoando ainda mais no inglês. Empresas valorizam funcionários que reconhecem suas necessidades e buscam soluções para elas.

  1. Mantenha-se calmo

Essa dica é muito valiosa. E sim, a gente sabe que não é fácil se manter calmo em um momento tão importante como esse. Mas se você se preparar bem para a entrevista, vai conseguir antecipar muita coisa que vai acontecer durante ela. E, se ficar nervoso, vai esquecer de metade do que aprendeu.

 Prepare-se bem, faça suas pesquisas, estude bastante, leve em consideração todas as dicas que a gente deu aqui e faça sua entrevista com a certeza de que vai conseguir seu tão sonhado emprego. 

 Acredite em você e mostre aos entrevistadores o porquê de eles também acreditarem em você!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui