Aprender Inglês 3 de Fevereiro de 2021

Como usar a tecnologia a favor do seu aprendizado de inglês

Confira algumas dicas para tirar o máximo de proveito da tecnologia nos seus estudos de ingês

Nos últimos anos a tecnologia tem avançado a passos largos, e temos observado esse avanço em diferentes áreas e setores da sociedade.

Ainda não temos carros voadores como esperávamos há uns anos, é verdade, mas quando falamos em questões científicas ou de realidade virtual e robótica, por exemplo, esse avanço tecnológico é extremamente evidente.

O inglês

A língua inglesa, por sua vez, também avançou no quesito importância no mundo globalizado. O idioma se tornou uma das línguas mais faladas do mundo, sendo considerada o idioma de comunicação profissional utilizado para o diálogo entre líderes mundiais de todas as partes do mundo. 

Isso significa que aprender inglês nesse cenário pode trazer diferentes vantagens e benefícios até mesmo para brasileiros longe de nativos e países que tenham o inglês como primeira língua. Inclusive, em outro conteúdo aqui no blog, nós apresentamos algumas delas, confira clicando aqui.

E como utilizar a tecnologia a favor do aprendizado do inglês?

Os benefícios de utilizar a tecnologia no ensino de língua estrangeira vão desde personalizar o aprendizado, pois cada aluno faz as atividades no seu ritmo, até tornar as disciplinas e assuntos mais atrativos e interessantes, além de mudar consideravelmente a dinâmica em uma sala de aula. 

No aprendizado do inglês isso não é diferente, e a tecnologia não só pode, como deve, ser utilizada nesse processo. Por isso hoje trouxemos algumas dicas sobre como você pode usar a tecnologia a seu favor quando for aprender inglês. Confira:

Interação

Como já abordamos em outros conteúdos aqui no blog, a principal palavra-chave do aprendizado do inglês deve ser imersão, que é quando simulamos situações estrangeiras e nos cercamos do idioma para facilitar o processo de aquisição da língua. 

Dentro desse processo de imersão, a interação com outros alunos e também com nativos da língua inglesa pode ser determinante para facilitar o processo de aprendizado do inglês. 

Dessa maneira, a tecnologia pode facilitar e muito a interação, principalmente quando se trata de conversar com pessoas de países que tenham o inglês como primeira língua, como Estados Unidos, Canadá ou Austrália, por exemplo. Essa interação pode ser feita através de aulas, fóruns e comunidades online ou até mesmo através de redes sociais e aplicativos. 

Aplicativos 

E, como acabamos de mencionar, o uso da tecnologia dos aplicativos pode ser fundamental no seu desenvolvimento na língua inglesa. Isso porque, além de garantir interação com outras pessoas, existem diferentes aplicativos específicos para o aprendizado do inglês. 

Esses aplicativos podem envolver aprendizado de gramática, vocabulário, desenvolvimento de habilidades comunicativas como fala, escuta, leitura e escrita, além de exposição a situações cotidianas na língua inglesa. 

Você também pode encontrar apps dinâmicos e divertidos que envolvem jogos ao aprendizado da língua inglesa e facilitam muito esse processo. 

Redes sociais 

Assim como aplicativos, as redes sociais também podem ser uma ótima ferramenta quando se quer utilizar as novas tecnologias a favor do aprendizado do inglês. 

Isso porque elas permitem interação, momentos de conversação com pessoas de diferentes partes do mundo (incluindo países que tenham o inglês como primeira língua) e, consequentemente, ajudam a desenvolver as habilidades comunicativas no idioma. 

Além disso, o contato com as redes sociais através do inglês garante um desenvolvimento também quando se trata de vocabulário e gramática no idioma. 

Serviços de Streaming 

Os novos recursos tecnológicos também nos garantiram um excelente presente: os serviços de streaming, que por sua vez podem ser ótimos parceiros no aprendizado do inglês. 

Seja um serviço de streaming de games ou séries e filmes, ele pode, e deve, ser usado para aprender inglês com diversão e leveza. Isso irá ajudar na aquisição de vocabulário, no conhecimento de construções gramaticais e até mesmo no desenvolvimento de habilidades comunicativas. 

Jogos online

E por último, mas não menos importante, ‘jogos online’: uma outra possibilidade garantida através da tecnologia. Como já mencionamos por aqui, os jogos podem ajudar tanto na aquisição de vocabulário, quanto no desenvolvimento das habilidades comunicativas no idioma, e representam uma ferramenta leve, divertida e dinâmica de estudar inglês. 

Esse estudo pode ser feito tanto através das descrições de histórias dos jogos de RPG, quanto em fóruns de discussão e salas de interação dos games. Além disso, ao jogar videogame, é necessário acompanhar a história do jogo e interagir com personagens. Essa interação é muito rica para aquisição de vocabulário e estruturas da língua.   

Sendo assim, a tecnologia é essencial para auxiliar no aprendizado, e nas aulas de inglês ainda pode ser um plus!

E aí, tudo certo para incluir a tecnologia no seu aprendizado do inglês? Conta pra gente nos comentários! 

E aproveite para conferir outros conteúdos sobre o aprendizado da língua inglesa aqui no blog:
 

Como desenvolver o hábito de aprender inglês diariamente


Como conciliar a falta de tempo com o estudo do inglês

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui