Dicas 10 de Outubro de 2022

Shadowing para aprender inglês: o que é e como praticar?

Experimente usar a técnica shadowing todos os dias durante 30 dias, mesmo que apenas 2 minutos por dia, e comprove a sua eficácia. Quer saber o que é essa técnica, como ela funciona e porque é uma das melhores para quem quer aprender inglês ou chegar à fluência? Descubra aqui!

Conheça uma das melhores técnicas do mundo para quem quer treinar listening e speaking ao mesmo tempo: o shadowing! Ele nada mais é do que o ato de sombrear ou copiar o que alguém disser (ou cantar).

Para colocar essa técnica em prática, será necessário imitar um personagem – um ator ou atriz, um(a) cantor(a) ou qualquer outra pessoa de um vídeo ou áudio à sua escolha – e prestar bastante atenção ao tom de voz e à pronúncia em cada frase que essa pessoa disser ou cantar.

O próximo passo é repetir a frase exatamente do mesmo jeito logo em seguida ou conforme ela acontece até que soe igualzinha à original. Tudo bem?

O shadowing tem ainda maior eficácia quando usado como complemento de um curso de inglês e quando transformado em um hábito cotidiano de quem deseja praticar o idioma. 

Mas ele também ajuda quem prefere aprender inglês sozinho ou está buscando formas alternativas de melhorar a fluência.

Veja, adiante, tudo o que você precisa saber sobre essa técnica, que é uma das melhores formas para aprender inglês, e saiba como colocá-la em prática do jeito certo.

O que é a técnica shadowing?

É uma técnica que une as competências linguísticas de ouvir - "listening" - e de falar - "speaking" - um idioma e ajuda tanto quem quer estudar inglês sozinho e do zero quanto quem já conhece a língua e busca mais segurança na hora de conversar com outras pessoas ou mais fluência na pronúncia.

Esse termo vem da palavra "shadow", que significa "sombra" em português, e quer dizer "sombrear" ou "imitar" algo ou alguém.

Shadow = sombra
Shadowing = sombrear, imitar, copiar

Cabe dizer que a técnica não substitui, por exemplo, um curso ou intercâmbio, mas pode ter praticamente o mesmo valor agregado se exercitada todos os dias. Acredite! 

Além disso, ela se torna ainda mais eficaz quando praticada em paralelo às aulas de inglês dadas por professores certificados e reconhecidos no mercado.

Quais os benefícios da técnica shadowing para aprender inglês

Através do shadowing, é possível:

  • aprender vocabulário;
  • melhorar pronúncia;
  • adquirir fluência;
  • aprender sotaques em inglês; e 
  • praticar entonações e tons de voz que talvez você precise utilizar em determinadas situações.

O shadowing ajuda ainda na estruturação de frases e na aplicação dessas frases em diferentes contextos. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como funciona o shadowing?

Quem quer colocar em prática a técnica de "sombreamento" precisa, antes de mais nada, de três coisas:

um áudio ou vídeo transcrito ou com legendas em inglês;
ouvidos bem atentos a todos os detalhes; e
disposição para encarnar um personagem.

 

Depois, é só dar o play no conteúdo original, absorver da melhor forma possível o ritmo da fala ou da canção selecionada, a entonação e o sotaque de quem conversa ou canta e repeti-la conforme o áudio toca. 

Vamos para um breve passo a passo?

Como utilizar a técnica do shadowing em 5 passos

São 5 as etapas fundamentais para fazer o shadowing acontecer de verdade. A seguir, você entende melhor cada um desses passos e compreende porque eles vão acelerar o seu aprendizado.

1.  Escolha o áudio ou vídeo que você quer copiar

Muitas alternativas de frases ou pequenos textos somados a áudios para shadowing estão disponíveis na internet e podem ser encontrados através de pesquisas sobre como treinar listening e speaking, por exemplo.

Então, fique à vontade para pesquisá-los, mas, antes de escolher um, certifique-se de que o site no qual você está seja confiável e transmita uma transcrição exata do conteúdo, ok?

Procure áudios e vídeos para shadowing também em:

  • bibliotecas de streaming de áudio;
  • plataformas de streaming como a Netflix;
  • palestras TED ou semelhantes; e
  • vídeos e canais específicos no YouTube para aprender inglês.

Se preferir, dá para melhorar a pronúncia com músicas para aprender inglês também. Use as que você mais gosta de ouvir, sabendo que elas funcionam perfeitamente no processo.

Escolheu?

Selecione um trecho mais curto dentro do conteúdo - com apenas alguns segundos - e tenha em mãos a tal da transcrição do trecho para que você leia enquanto ouve, mesmo que, depois, na hora de repetir, opte por não o acompanhar por escrito.

2.  Decida se a frase a ser copiada será somente ouvida ou se também será lida em inglês

Após escolher o conteúdo e selecionar um trecho dentro dele para imitar ou repetir, decida se, na hora da imitação, você vai apenas ouvir esse trecho ou se pretende fazer a leitura dele por escrito.

Sente mais segurança lendo enquanto repete?

Se estiver assistindo a frase do seu shadowing na TV, em streamings ou no Youtube, habilite a função de legenda em inglês.
Se estiver ouvindo uma música para aprender inglês, pesquise sua letra em um site confiável ou siga a letra pelo Spotify ou outras plataformas semelhantes.
Se decidir "sombrear" um diálogo em inglês, encontre sua transcrição na web ou peça para que alguém com nível mais avançado de inglês coloque-o no papel para você.

De um jeito ou de outro, antes de repetir, ouça várias e várias vezes a frase que escolheu.

3.  Ouça o conteúdo várias vezes

Essa etapa do shadowing é bem autoexplicativa, né? Ouvir, ouvir e ouvir são as instruções por aqui: o listening do qual todo mundo tanto fala, uma excelente estratégia para desenvolver o listening.

Preste atenção às minúcias, entenda palavra por palavra e depois acompanhe a formação da frase como um todo, acompanhe também o ritmo da fala e certifique-se da existência de pausas e "fillers" - os sons que preenchem espaços entre as palavras - descobrindo por que acontecem naqueles determinados momentos.

4.  Repita o conteúdo com todas as suas minúcias

Enfim, repita tudo aquilo que escutou. Ao mesmo tempo em que a pessoa, falante original da frase ou do trecho escolhido, também está falando. É isso o que faz com que você seja a sombra dessa pessoa!

Não se preocupe apenas em repetir as palavras, mas também em se manter fiel a:

  • entonação;
  • pronúncia;
  • tom;
  • ritmo e velocidade da frase; e
  • expressões e pausas.

A dica é fazer o shadowing, primeiro também lendo o conteúdo escolhido - e não apenas ouvindo - e depois sem ler.

5.  Insira a frase aprendida em outros contextos

Uma vez concluído o ato de "copiar" propriamente dito, chegou a hora de adquirir sua independência e começar a inserir as frases que você aprendeu com o shadowing em outros contextos, talvez até falando-as em novos tons de voz e com outro tipo de entonação.

Quanto maior o número de situações e cenários nos quais você conseguir inserir a mesma frase, melhor será a sua conversação em inglês.

Experimente praticar essas imitações 2 minutos por dia durante 30 dias e comprove sua eficácia por conta própria! A gente fica aqui na torcida. Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui