Aprender Inglês

05 de Agosto de 2022

Desenhos para aprender inglês: 10 sugestões para toda a família!

Descubra razões para pessoas de todas as idades assistirem desenhos para aprender inglês, saiba o que eles têm a ensinar e veja uma lista completa com 10 sugestões de animações para todas as idades. Elas estão disponíveis no Youtube e em plataformas de streaming e, além de divertir, ensinam muito.

Usar desenhos para aprender inglês pode ser uma excelente opção até mesmo para os adultos e principalmente para as crianças. Antes de falarmos sobre quais desenhos escolher, aqui vão algumas dicas interessantes:

Analise o grau de dificuldade das palavras utilizadas pelos personagens.

Avalie também a velocidade e a clareza das falas.

Dê uma olhadinha no enredo - o conjunto da obra! - para descobrir se acompanhá-lo, mesmo sem entender tudo o que está sendo dito, é uma coisa fácil ou difícil de se fazer.

Comece selecionando a animação mais simples possível para favorecer os primeiros passos do aprendizado e, depois que o desenho escolhido for compreendido de A a Z, passe para a próxima etapa, buscando uma opção com falas mais complexas ou com um enredo mais sério.

Outra ideia para aprender inglês de uma vez por todas é assistir ao mesmo episódio do mesmo desenho primeiro totalmente em português, depois em inglês com legendas em português e, por último, totalmente em inglês (áudio e legendas) ou sem legendas. Vale experimentar.

De qualquer forma, lembre-se: além de escutar e absorver as palavras e os diálogos de todas as cenas, quem quer aprender inglês assistindo alguma coisa deve imitar - reproduzir, mesmo! - os sons das pronúncias, as expressões e as próprias conversas. Isso é muito importante para acelerar o aprendizado e garantir o aperfeiçoamento com o decorrer do tempo.

Vamos à lista!

Os 10 melhores desenhos para aprender inglês

Logo abaixo, enumeramos os melhores desenhos para aprender inglês tanto para crianças quanto para jovens e adultos. Na lista, você descobre onde assistir cada uma das animações e encontra mais detalhes sobre os níveis de dificuldade de compreensão e absorção de cada uma delas.

A maioria dos títulos que trouxemos aqui são desenhos da Netflix para aprender inglês. Alguns estão no Youtube e o restante pode ser encontrado em outras plataformas de streaming como Amazon Prime e HBO Max. Use a tecnologia a seu favor nesse momento!

1.  Sharkdog

Em português,  o título é conhecido como Tubacão. A animação conta a história de uma criança que queria muito ter um bichinho de estimação, mas era proibida pelos pais. Ainda assim, ela encontra, de repente, um animal meio-tubarão, meio-cachorro para chamar de seu!

Sharkdog está disponível na Netflix e é fácil de entender.

2.  Beat Bugs

Mais um desenho da Netflix, Beat Bugs conta a história de 5 insetos super fofos e engraçados, com personalidades completamente diferentes umas das outras. Eles estão sempre tentando sair de alguma enrascada ou ajudando seus amigos a fazerem o mesmo, e tudo no quintal de uma casa nos Estados Unidos.

Além de ter falas simples e diálogos ótimos para quem quer aprender inglês, Beat Bugs também têm músicas de vários artistas famosos, renomados e atuais em sua trilha sonora. Elas ficam na cabeça e ensinam tanto quanto todo o resto, mesmo de forma inconsciente.

3.  Paw Patrol

A famosa Patrulha Canina é uma animação de puro sucesso que também está na Netflix. O enredo? Um monte de cachorrinhos vivendo aventuras deliciosas! Quer coisa melhor? Esse desenho ensina a língua inglesa e, ao mesmo tempo, incentiva várias reflexões sobre valores importantes para a convivência e a vida. Altamente recomendado para incentivar as crianças no aprendizado.

4.  Dora

Também chamado de Dora, a Aventureira, outro sucesso que é parte do catálogo da Netflix. É uma dica certeira de desenho infantil em inglês, principalmente porque tem a sua personagem principal conversando o tempo todo com os espectadores.

Durante os episódios, vira e mexe, Dora interage com quem está do outro lado da telinha, esperando uma resposta dessas pessoas às perguntas feitas por ela. E, se o desenho for assistido em inglês, a resposta também tem que ser nesse idioma, tá? Essa é uma das melhores formas de aprender!

Os diálogos são pausados e muito interessantes para quem quer aprender através da repetição.

5.  Ask The StoryBots

Produção original da Netflix, com robozinhos curiosos e cheios de questionamentos vivendo por baixo das telas dos eletroeletrônicos dos seres humanos.
Ask The StoryBots é indicado para iniciantes nos estudos do inglês, pode ajudar no aprendizado porque mostra pessoas reais movimentando seus lábios durante os diálogos, o que influencia na compreensão da pronúncia de cada palavra.

6.  Martha Speaks

Um desenho que está no Youtube para quem quiser assistir em inglês e em português também! Martha Speaks - ou Martha Fala - foi transmitido na TV entre 2008 e 2014 e fez muito sucesso na época, tanto que continua super recomendado até mesmo por professores de inglês para crianças e até adultos que querem aprender ou praticar o idioma.

Nessa animação, Martha é um cachorro que começa a falar depois de comer uma sopa de letrinhas. Então, todas as histórias ensinam novas palavras e apresentam detalhes curiosos do vocabulário para serem memorizados. Diversão garantida para todas as idades: pode acreditar!

7.  Doki

Mais uma série de desenho animado com animaizinhos como personagens principais. De várias espécies!

Doki conquistou o coração de crianças entre os 3-4 e os 7 anos de idade desde o dia em que começou a ser transmitido pela televisão norte-americana e ganhou espaço em canais de outros países praticamente no decorrer de toda a última década.

Hoje, é recomendação para quem quer aprender inglês justamente pelos diálogos fáceis e pelo uso de palavras importantes para o cotidiano. Além disso, traz informações sobre várias outras culturas.

Disponível no Amazon Prime Video.

8.  Young Justice

Um pouco mais complexo e pesado, Young Justice é recomendado para crianças mais velhas, adolescentes e adultos que querem aprender e praticar o inglês. É produzido pela DC e Warner Bros, mesmos responsáveis pela produção de vários filmes de super-heróis, e tem o Robin - do Batman - como protagonista, além de outros super adolescentes unidos no combate aos vilões.

Traz também temas importantes para o cotidiano de quem está se aproximando da vida adulta, como amizades e paixões, e tem um diálogo natural e fácil, mas não tão simples quanto os dos desenhos trazidos anteriormente na lista.

Nível intermediário em compreensão. Disponível na HBO Max.

9.  Sponge Bob SquarePants

O famoso e querido Bob Esponja está na Netflix também e em outras plataformas de streaming. Sempre nas paradas de sucesso!

Apesar de mais complexo no que diz respeito ao vocabulário, aos diálogos e até mesmo ao enredo de alguns episódios, é interessante para todas as idades aprenderem e praticarem o inglês. O mais legal de Sponge Bob são as expressões populares e as palavras usadas em seus formatos abreviados, que aproximam a língua inglesa de como ela realmente é na vida real.

Reforçando: nível avançado de aprendizagem e compreensão, tá?

10.  Disenchantment

Uma série mais recente de desenho animado (2021), mas definitivamente feita para adultos e não para crianças, Disenchantment - ou Desencanto - é criada e produzida exclusivamente para a Netflix por Matt Groening, mesmo criador de The Simpsons e Futurama.

Pelo nome, você consegue imaginar do que ela trata?

A gente resume para você: sua história gira em torno de um conto de fadas muito diferente dos que a gente conhece, protagonizado por uma princesa alcoólatra e seu companheiro Elfo.

A animação tem piadas e diálogos mais complexos e ajuda quem realmente já está mais avançado no aprendizado e na pronúncia do inglês. Talvez seja uma boa opção para maratonar com os amigos.

Por que adultos também podem aprender através de desenho que ensina inglês?

Até os desenhos de nível mais simples de compreensão podem ser muito importantes para a aprendizagem do inglês por adultos. Isso porque, mesmo parecendo “bobas”, as animações podem ajudar no aumento da produtividade na hora de estudar, já que trazem palavras que vão agregar no vocabulário e ajudam na pronúncia perfeita de cada uma delas - até porque uma simples letrinha pode fazer toda a diferença na hora de se expressar nesse idioma.

Olha só quais são algumas das outras vantagens de aprender inglês com desenhos:

  • conversas e interações têm tudo a ver com o que acontece na vida real e ouvi-las pode ajudar a deixar de lado a vergonha ou o receio de dialogar com falantes nativos da língua;
  • muitas das palavras usadas pelos personagens são desconhecidas ou pouco faladas quando aprendemos inglês no Brasil e talvez sejam muito utilizadas em outros lugares do mundo;
  • os episódios são curtos e fáceis de assistir, então, acabamos aprendendo, praticando e absorvendo informações úteis mesmo em momentos de descontração e descanso; e
  • as ações dos desenhos correspondem às palavras e expressões usadas por seus personagens, o que ajuda na assimilação.

Um episódio por dia pode agregar mais do que a gente pensa e talvez até nos ajudar a aprender inglês por conta própria!

Conta para a gente: o que você vai assistir ainda hoje?

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui