Aprender Inglês 27 de Julho de 2023

Como treinar a mente para pensar em inglês? 9 dicas de ouro!

Pensar em inglês no cotidiano e antes mesmo da hora de falar é fundamental para quem quer se tornar fluente no idioma. Confira 9 estratégias para acostumar o seu cérebro a esse processo de forma natural!

Aprender a pensar em inglês não só na hora de falar requer um mergulho profundo no idioma, que pode incluir mudar a língua do seu telefone, notebook e redes sociais, ouvir músicas, podcasts, assistir filmes, séries, vídeos, documentários e até criar diálogos com você mesmo(a) na língua do tio Sam.

Tudo o que facilitar o seu processo de assimilação e memorização do idioma é válido.

E por que esse “treino” é tão importante? Porque desde quando você é um bebê, o aprendizado da língua materna acontece gradualmente, com você observando os nativos (geralmente pais ou cuidadores), imitando os sons e convivendo diariamente com palavras, canções e vídeos.

O mesmo acontece mais tarde, na hora da alfabetização. Em outras línguas não é diferente.

E, como o cérebro não é um interruptor que pode mudar do português com um clique (quem dera!), você vai precisar se acostumar a isso, se rodeando de estratégias para pensar em inglês no seu dia a dia.

Comece seguindo estas dicas práticas aqui debaixo.

1.  Descreva mentalmente as coisas que acontecem à sua volta

Repare em tudo e pense: como você diria o que está acontecendo em inglês? Como diria o nome dos objetos que estão à sua volta? Como definiria essa situação se estivesse conversando em inglês com alguém?

Essa é uma das principais dicas para pensar em inglês e aumentar o seu vocabulário, já que a cada momento o contexto ao seu redor muda. O segredo é anotar sempre as palavras ou expressões que você tem dúvida ou ainda não sabe o significado.

A prática constante desse exercício de descrição mental, além de ser uma técnica para lidar com a ansiedade, também vai estimular o seu cérebro a pensar de maneira bilíngue e entender o inglês falado com mais rapidez e naturalidade.

Quando esse processo se tornar automático, a fluência na língua vem!

2.  Leia conteúdos diversos em inglês

Livros, blogs, notícias, artigos científicos, poemas, letras de músicas e tudo o mais que for possível! Ler é, inclusive, uma das competências do inglês que todo mundo precisa desenvolver e usar livros para aprender é uma estratégia super recomendada.

Mas, mais importante do que a quantidade, é a variedade dos formatos. A diversidade de contato ajuda a enriquecer o vocabulário e também facilita o reconhecimento dos padrões de construção de frases existentes na língua inglesa.

Uma boa dica de como abrir a mente para aprender inglês é começar lendo assuntos que você tenha algum tipo de conhecimento prévio, assim, você entende o contexto geral, mesmo que ainda não entenda todas as palavras.

Outro ponto importante: tente não usar tradução enquanto lê. Reflita sobre o que você acha que aquilo quer dizer no contexto em que está inserido e só depois busque o apoio do dicionário.

Exercitar a leitura em voz alta todos os dias também é muito positivo.

Dessa forma, você vai conseguindo se ambientar com a língua, além de memorizar a sonoridade e o significado das palavras. Tudo sem traduzir, até porque essa não é a melhor forma de aprender.

E que tal separar uns minutinhos para exercitar a escuta ativa? Afinal, só ler não adianta, você precisa explorar outros sentidos…

3.  Escute algo em inglês diariamente

Para facilitar o processo de pensar em inglês, preencha os ouvidos com o que você preferir: podcasts, músicas, filmes ou séries, primeiro com a legenda e, depois, sem. Se algum amigo topar, também vale pedir para conversarem somente em inglês um com o outro, mesmo que seja com diálogos para iniciantes.

A maioria das pessoas aprende escutando atentamente e exercitar seu listening todos os dias é o que vai deixar seu ouvido cada vez mais “afiado”.

Por isso, busque conteúdos que você goste: isso é essencial, já que dificilmente você vai prestar atenção em algo que não curte! Você precisa se identificar e direcionar toda a atenção para aquele conteúdo.

Depois de dar o play na lista de melhores músicas para aprender inglês, #partiu tentar reproduzir as frases que escutou?

4.  Repita tudo o que você lembrar

Frases no geral, o jeito que algum(a) famoso(a) fala ou que um(a) cantor(a) canta, diálogos que viram memes e por aí vai… A repetição é a palavra-chave dos estudos em inglês.

Imagine que você ainda é bebê, como leu na introdução deste artigo, e que precisa repetir tudo o que ouviu, o máximo que puder. Essa ação vai ajudar você a fixar as palavras, expressões, frases e sonoridades em sua cabeça.

Tem alguma palavra ou expressão que você ainda esquece com frequência mesmo repetindo o tempo todo? Então, se liga na próxima dica!

5.  Faça anotações em inglês

Se você estiver em alguma aula e o professor disse algo em português, por que não exercitar toda sua capacidade de compreensão e escrita anotando o conteúdo em inglês? Vai fazer compras no supermercado? Faça a lista na língua inglesa!

Com esses exercícios simples, além de exercitar seu writing, você também se ambienta com as palavras e as mantêm fixadas no seu vocabulário.

Anotar também é uma ótima forma de guardar o que você não entendeu para pesquisar depois, sem interromper o fluxo dos estudos.

6.  Fale sozinho(a)

Fale mesmo! Sobre todos os assuntos e várias vezes ao dia. Crie monólogos, divague sobre a lista do mercado, reclame, seja o que for! Não tem problema se você parecer um pouco maluco(a).

Inclusive, se você perguntar para outras pessoas que já estudaram ou estudam inglês, com certeza elas dirão que também fazem ou que já fizeram isso.

Precisa de inspiração? Assista um dos TED Talks mais indicados para aprender a língua e, depois, finja que faz parte de um clube de debate, replicando ou concordando com os argumentos do palestrante.

7.  Use a tecnologia como aliada dos seus estudos

Além de alterar as configurações de idioma do seu celular para o inglês, experimente incluir a língua inglesa como principal em todas as suas redes sociais.

Você também pode baixar e usar aplicativos com jogos de perguntas que vão ajudá-lo(a) a treinar o raciocínio mais rápido em inglês: de acordo com a Pesquisa Games Brasil 2023, 70,1% dos brasileiros são adeptos de jogos eletrônicos e, se você ainda não faz parte desse mundo, pode estar perdendo uma grande chance de conhecer coisas novas!

Quem usa jogos para aprender inglês, experimenta cenários, desenvolve habilidades como lógica e raciocínio rápido e aumenta o repertório criativo na solução ágil de questões.

Além disso, games estimulam a habilidade cognitiva de memorização, o que contribui para uma melhor assimilação do conteúdo, principalmente por melhorar o estado de atenção.

8.  Interaja com nativos e pessoas de outros países

A internet dos dias de hoje oferece a possibilidade de aprender inglês sem sair de casa!

Conversar com pessoas ao redor do mundo, além de treinar o seu entendimento e pronúncia, pode ser uma maneira incrível de aprender mais sobre a cultura de outros países.

Ao dialogar em tempo real, o cérebro é estimulado, de forma positiva, a se adaptar à conversa e ao interlocutor, sem contar que você precisará se acostumar aos diferentes sotaques, gírias e à oralidade – um bônus além do que você vem aprendendo em sala de aula!

Para quem trabalha em empresas maiores ou atende clientes internacionais, esta dica é ainda mais importante.

E, todos os dias, o dicionário de expressões em inglês para negócios ganha um novo verbete. Conhecer o significado delas se torna essencial para uma interação fluida com os nativos e uma grande vantagem competitiva.

9.  Tenha um bloquinho só para anotar suas dúvidas

Apareceu alguma palavra ou expressão que você desconhece ou que não tem certeza se está correta? Anote para pesquisar depois! Este último hábito para treinar a mente para pensar em inglês e não só falar na hora do aperto ajuda você a revisar constantemente o seu aprendizado.

Pode parecer repetitivo destacar, mas aprender como pensar em inglês com respostas rápidas é igual entrar em forma: a evolução depende de muito exercício. Isso quer dizer que, quanto mais você exercitar sua fala, mais vocabulário vai adquirir e, assim, mais confortável e confiante vai se sentir para soltar a voz.

E aí, gostou deste conteúdo? Agora, acelere o ritmo de aprendizado e saia falando like a native – como um nativo! É só unir todas as dicas que você viu aqui a um bom curso de inglês com metodologia imersiva e aulas que possam ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui