Aprender Inglês 7 de Março de 2019

Listening - Desenvolva seu inglês com as melhores estratégias

Descubra como aperfeiçoar a habilidade de ouvir 

Chegou a hora de conversarmos sobre uma das 4 habilidades mais temidas na hora de aprender um novo idioma: o listening. É a capacidade de compreender aquilo que ouvimos em inglês.        
    
Antes de mais nada, é preciso que tenhamos em mente que escrita é escrita e fala é fala e é natural que ler e escrever pareça mais fácil do que falar e ouvir. Reflitam: a língua ouvida é como um código que precisamos decodificar através da compreensão auditiva, e isso só é possível ao passo que tenhamos os ouvidos treinados.

Você pode estar se perguntando como que podemos treinar com eficiência nossos ouvidos para serem capazes de compreender aquilo que ouvimos com mais facilidade. A receita é simples e sempre a mesma: prática. E, neste caso, acrescentamos o elemento exposição. 
    
Quanto mais expostos a ouvir áudios na língua inglesa, mais estaremos imersos em um ambiente que propicia a potencialização do aprendizado. Ao ouvir coisas diferentes em contextos diferentes e com uma periodicidade cada vez mais acentuada, nos permitimos mergulhar num universo de diferentes sotaques que ampliam nossa percepção acerca do idioma.

“Show! Mas como faço isso se estou no Brasil e não sei quase nada?” É mais fácil do que você imagina e o melhor é que você pode (e deve!) fazer isso através de meios aos quais você se identifique e goste - isso irá catalisar seus resultados -. Exemplos: músicas, filmes, séries, podcasts, etc. Saiba mais com nosso post sobre exercícios de listening

Para ilustrar melhor como isso é possível, pegamos um desses meios e desenhamos um passo a passo para praticar em casa:

Escolha um episódio da sua série preferida;
Assista-o sem legendas e com áudio original;
Assista novamente e escolha uma cena para transcrever o áudio;
Transcreva tudo que você conseguir do áudio sem auxílio de legendas;
Caso falte peças, volte e utilize legendas (em inglês);
Reproduza a cena repetindo as falas com a mesma entonação (se possível, grave-se);
Caso tenha gravado, se escute!;
Repita o processo com outros meios.

Se você curte séries e Netflix, confira aqui como usá-lo no seu processo de aprendizagem.

Viu só? Esse checklist pode ser seu guia para praticar pequenas doses diárias de listening. E além disso, ele oportuniza a prática do speaking. Neste caso, a reprodução do que foi ouvido e transcrito serve para que se crie o laço de familiaridade com a língua e seus sons e fonemas. 

Percebeu? Em uma única atividade podemos oportunizar a prática de todas as habilidades comunicativas. Por isso, não perca nosso próximo e último texto da série habilidades comunicativas, nele falaremos sobre o terror da maioria dos estudantes: o speaking.

See you soon, guys!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui