Aprender Inglês 24 de Fevereiro de 2023

Como conversar em inglês e mostrar confiança?

Falar outro idioma sempre traz aquele friozinho na barriga e pode parecer difícil em um primeiro momento, mas tudo é questão de prática e exercícios. Vem com a gente que vamos explicar para você algumas dicas de como conversar em inglês sem medo e com confiança!

Ler textos em voz alta, cantar músicas, usar frases simples e falar consigo mesmo ou com outras pessoas são ótimas maneiras de praticar seu speaking e aprender como conversar em inglês de forma mais natural, ganhando confiança aos poucos.

Um bate-papo é sempre a melhor forma de conhecermos outras pessoas – principalmente quando é fofoca, né? –, mas quando precisamos fazer isso em uma língua diferente da nossa, acaba sendo um pouco mais difícil.

Estima-se que existam cerca de 1,5 bilhões de falantes do inglês ao redor do globo e, se saber o idioma já foi considerado diferencial um dia, hoje é essencial!

Como está o seu inglês? Você consegue desenrolar bem uma conversa ou fica enrolando a língua parecendo um lagarto? Seja qual for a resposta, estamos aqui para ajudar. Confira tudo o que você precisa saber para falar o idioma tranquilamente.

Como aprender a conversar em inglês?

Da mesma forma que você aprendeu a falar português praticando, conversar também vai ajudar a superar o medo de falar inglês. Vão ter erros? Claro que vão! Mas é errando que se aprende.

De qualquer forma, existem alguns truques que podem ajudar a diminuir as falhas e aumentar a confiança, deixando você mais seguro na hora de conversar. Dá uma olhada!

1.  Estude, estude e estude

Não dá pra tentar falar em inglês só no “embromation”, né? Estude frases, palavras novas e expressões que gostaria de saber e anote tudo em um caderninho, post-it ou bloco de notas para consultar sempre que precisar.

Também é legal estudar tópicos que quer aprimorar, como inglês corporativo, frases usadas para fazer um pedido ou uma pergunta em um restaurante ou até mesmo palavras boas para uma "xavecada marota".

2.  Ouça pessoas falando inglês

Quer aprender a falar igual a um nativo? Então ouça nativos falando! Assistir filmes e séries para aprender inglês são portas de entrada para conhecer o idioma falado no dia a dia e aprender a pronúncia da maioria das palavras, inclusive em diferentes sotaques.

Comece assistindo com a legenda em português, depois com legenda em inglês e, finalmente, reveja sem legenda nenhuma! Assim, você consegue fazer um paralelo entre o que conhece ou não e já aproveita para dar aquela estudada enquanto se diverte.

Outra boa ideia é assistir aquele filme que você sabe todas as falas de cor, mas em inglês, pensando em aprender o sentido de frases completas e explorar os accents.

3.  Escute podcasts

Seguindo o mesmo pensamento de se familiarizar com a fonética da língua, ouvir podcasts em inglês vai ajudar muito a compreender melhor a fala. Mesmo que você não entenda quase nada no começo, ficará imerso no idioma enquanto escuta conversas e narrativas.

Ouça assuntos que você gosta e tem interesse: há programas de todos os temas possíveis. Inclusive, tem alguns podcasts focados em aprender e treinar seu inglês que podem ajudar bastante!

4.  Pense em inglês

Sabe quando estamos deitados na cama e não conseguimos dormir por causa daqueles vários pensamentos que vêm na nossa cabeça? Aproveita que você está acordado e começa a ter suas neuras em inglês – brincadeira, mas é sério.

Sempre que se pegar imaginando alguma coisa, tente mudar o idioma da sua cabeça como se virasse uma chavinha. Esse já é um primeiro passo para começar a falar em inglês. Afinal, é melhor já pensar em outra língua do que perder muito tempo processando a tradução de cada palavra, não é?

Como praticar o inglês e se sentir à vontade em conversas?

É conversando que se aprende a ter um diálogo em outro idioma. Sorry, mas não tem para onde fugir. A boa notícia é que sua primeira experiência em falar uma nova língua não precisa ser igual a de um falante nativo do idioma.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a treinar seu speaking antes de viajar, fazer um intercâmbio ou uma entrevista de emprego para outro país. Confira algumas delas a seguir.

1.  Busque sites focados em conversação

Alguns sites, como o Tandem, permitem que você faça videochamadas com pessoas do mundo todo. Focado principalmente na conversação entre dois falantes de línguas nativas diferentes, ele dá a você a chance de trocar aprendizados com pessoas reais de diversos países diferentes.

Ferramentas como essas, desde que sejam seguras e confiáveis, são uma ótima forma para começar a praticar seu inglês. Afinal, você vai falar com estranhos por alguns minutos e vocês provavelmente nunca mais vão se ver na vida e, se algo der errado, ninguém se conhece.

É só passar para o próximo chat e tentar de novo.

2.  Faça role playing com amigos

Sabe aquela velha brincadeira de “faz de conta”? Role playing é basicamente isso: juntar um grupo de amigos e criar possíveis cenários que podem acontecer no dia a dia para encenar situações em inglês.

Vamos supor que o cenário escolhido foi o de um restaurante. Uma pessoa pode ser o garçom, outra o cliente e outra pode ser aquele cara que toma umas ou outras e sempre fica fazendo piadinhas sem graça.

Cada um estuda todos os possíveis tópicos que podem ser abordados – como pedir ou recomendar algo do menu – antes de começar a encenação e aí vocês decidem, na hora, qual será o papel de todo mundo e improvisam.

Você estará com amigos, então, se errar, sempre poderá tentar de novo. Feito isso, chegue ainda mais preparado para arrasar na sua escola de inglês e pratique com quem fizer parte da sua turma também.

3.  Pratique com outros alunos

Da mesma forma que você pode estar com dificuldades ou precisa começar a partir da conversação em inglês básico, existem outros alunos no mesmo barco que fazem parte da sua turma no curso de inglês. Juntem forças e comecem a trabalhar em grupo para melhorar suas English skills!

Em uma escola, você estará com outras pessoas que também querem melhorar no idioma e poderá contar com o apoio de professores para tirar dúvidas e ter um direcionamento melhor sobre as matérias, por isso fazer aulas de inglês é tão importante.
 
Se quiser treinar sozinho no meio tempo também dá! "Ah! Mas eu não tenho ninguém para praticar meu inglês!". Acalme-se, pois nós também trouxemos várias dicas para ajudar nesse caso. Confere aí!

Como treinar conversação em inglês sozinho?

Ler textos em voz alta, cantar músicas e até mesmo falar consigo mesmo são ótimas estratégias para aprimorar o idioma caso não tenha ninguém para estudar com você.

Pode parecer estranho, mas vamos explicar direitinho o que você precisa fazer para esses métodos darem certo. Olha só!

1.  Leia textos em voz alta

Pode ser um livro, um artigo ou até um trava-línguas, o importante é pegar um texto que você entenda e consiga ler em voz alta. Se achar a sua primeira escolha muito difícil, volte umas casas e tente algumas histórias infantis que geralmente são mais curtas e simples de entender.

Leia no seu tempo, sem correr e prestando atenção na pronúncia de cada palavra. Caso não saiba como falar alguma delas, coloque a frase no tradutor e aperte o botão que parece uma caixinha de som para ouvi-la.

2.  Cante músicas em inglês

Sabe aquela música que pega lá no fundo do seu coraçãozinho quando você está triste? Já pensou em ficar na bad sabendo o que significa cada palavra e como cantar toda a canção, completa? Aí a coisa vai para um outro nível.

Imagina só se você tá chorando por alguém e a música na verdade conta uma linda história de amor e você não sabe?

Agora, falando sério, ouça um som que você goste, pesquise a letra e leia em voz alta e depois tente cantar acompanhando. Isso ajudará no processo de se familiarizar com a pronúncia e a destravar a língua.

3.  Fale sozinho

De novo, falar sozinho? Isso mesmo! É porque funciona de verdade! Você vai ser a pessoa doida da família que fala sozinha do nada, mas pelo menos vai treinar muito bem o seu inglês e melhorar o seu medo de conversar com outras pessoas no idioma.

Imagine, por exemplo, que você é famoso(a) e está dando uma entrevista internacional e comece a falar em voz alta para treinar as pronúncias e aprender a construir frases mais rápido.

Faça variações de temas das suas declarações para os repórteres e vá evoluindo a conversation.

Temas para conversação em inglês

Os temas do cotidiano são os mais comuns e os primeiros que você deve estudar. Eles ajudam a nortear seus estudos e guiar para uma conversação em inglês básica mais completa e assertiva. Destaque para:

  • pedidos em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos;
  • frases úteis para falar no aeroporto;
  • como se apresentar para outras pessoas;
  • comidas mais comuns de encontrar no mercado;
  • como pedir e dar informações de direção;
  • inglês usado em hotéis; e
  • inglês para negócios.

Esses serão os principais pontos caso queira trabalhar em uma multinacional ou simplesmente conhecer um país novo e fazer inveja nas inimigas. Além deles, é legal que você decore algumas frases que podem ser importantes em qualquer uma das ocasiões.

Frases necessárias para uma conversa em inglês

Algumas conversas seguem um padrão e contém frases que são bem comuns e podem aparecer em diversos cenários. Separamos algumas delas para que você possa anotar e conferir sempre que precisar.

Frase em inglês
Frase traduzida
Hi, my name is [NAME]!
Olá, meu nome é [SEU NOME]!
How are you?
How are you doing?
What's up?! – para conversas mais informais
Como você está?
Let’s drop the subject
Vamos mudar o assunto
So far…
Até agora
Can I use the restroom?
Posso usar o banheiro?
Where / How / What / When
Onde / Como / O que / Quando
Do you know how to get to [PLACE]?
Você sabe como chegar em [NOME DO LUGAR]?
Turn left / Turn right
Vire à esquerda / Vire à direita
How long have you been here?
A quanto tempo você está aqui?

Curtiu? Não deixe de conferir nossos outros artigos e siga @topwayschool no Instagram para mais dicas! Depois, grava um vídeo seu falando algo em inglês e usando os truques que sugerimos e marca a gente.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui