Business 7 de Julho de 2023

Inglês para negócios: 73 expressões que você precisa conhecer

Todos os dias, novas palavras entram no vocabulário de inglês para negócios de todas as áreas. Conhecer esses termos é uma vantagem competitiva na hora de disputar aquela vaga de trabalho dos sonhos. E aí, bora garantir esses pontinhos a mais?

Alguns dos principais termos e expressões em inglês usados para negócios são: brainstorming, workflow, coworking, spread, profit, feedback, coaching, crowdfunding e outsourcing.

Sabe o que significam? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo, porque essas e várias outras palavras estarão em uma lista super completa neste mesmo artigo – com direito à definição!

Aliás, conhecer essas expressões e falar inglês já foi considerado um grande diferencial no mercado de trabalho. Hoje em dia, esse é praticamente um requisito para quem quer progredir no mundo dos negócios em praticamente qualquer carreira.

Apesar disso, no Brasil, apenas 5% da população fala inglês e só 1% tem fluência total no idioma. É o que diz um levantamento feito pela British Council, uma instituição pública do Reino Unido focada em difundir o conhecimento na língua.

Se você ainda não está dentro desses 5%, ler este artigo vai ajudar a chegar lá, já que, além de entender melhor a importância de conhecer esses termos no mercado de trabalho, você confere uma lista de vocabulário em inglês com o tema mundo dos negócios. Confira!

Qual a importância da língua inglesa no mercado de trabalho?

Saber falar inglês abre um leque de oportunidades, principalmente na vida profissional. Quem domina a língua tem mais oportunidades, consegue ampliar a rede de contatos, além de ganhar mais e ter acesso a melhores recursos para se desenvolver.

Tudo que envolve uma rotina profissional acaba sendo melhorado com o domínio da língua. A comunicação com outras pessoas – inclusive de fora do país – se torna possível, e você pode fazer cursos na língua-alvo, participar de palestras, reuniões e congressos internacionais também.

Se você já faz isso normalmente em português, dominar a língua que é tida como o idioma dos negócios expande todas essas possibilidades para oportunidades no mundo inteiro!

Afinal, as empresas estão sempre à procura de pessoas capacitadas e que falem outros idiomas para criar pontes e parcerias internacionais.

Qual a importância de falar inglês para o mercado de trabalho?

Imagine o seguinte cenário: você é dono(a) de uma empresa e recebe uma proposta muito boa de outra companhia que quer comprar e vender seu produto em outro país. Para que isso aconteça, vai ser preciso fazer uma reunião com a equipe da outra empresa e, possivelmente, receber alguém de lá na sua fábrica.

A língua que vai ser usada nesse processo inteiro? O inglês, é claro. E aí, você descobre que apenas um funcionário domina o idioma. É ele quem vai ser o intérprete para as duas partes, na reunião e na visita.

A partir desse ponto, a importância desse profissional cresce muito e ele tende a receber, no mínimo, uma bonificação ou um salário mais alto. E se ninguém sabe inglês? Lá se vai uma oportunidade de crescimento por água abaixo.

Ouviu que essa habilidade pode aumentar sua renda, mas ainda não se convenceu?

Então, se liga: uma pesquisa de 2017 da Catho, site especializado em vagas de emprego, constatou que quem fala inglês pode ganhar até 61% a mais do que quem não domina a língua.

E, apesar de esse ser um dos benefícios mais importantes de qualquer carreira profissional (os boletos que o digam), existem muitos outros. Check them out!

Quais os benefícios de falar inglês no mercado de trabalho?

Saber falar, escrever, ler e entender a língua universal possibilita que você se comunique com pessoas das mais diversas nacionalidades, facilita seu acesso a informações e recursos, melhora suas oportunidades de emprego, junto com o salário e também o torna um candidato mais competitivo no trabalho.

Confira como tudo isso acontece nos tópicos abaixo.

Possibilita a comunicação com pessoas de todo mundo

O inglês é amplamente aceito como a língua dos negócios e muitas empresas multinacionais têm ele como idioma oficial de comunicação interna, mesmo que não estejam propriamente localizadas em países de língua inglesa.

Isso acontece muito em companhias que têm funcionários de vários países. A melhor maneira de facilitar a comunicação entre todos é estabelecendo uma língua comum, e o inglês é, normalmente, a opção escolhida.

Ou seja, dominar o idioma facilita a comunicação com colegas, clientes e parceiros de negócios ao redor do globo.

Facilita o acesso a informações e recursos

Você, com certeza, já usou a internet para fazer alguma pesquisa, curso ou assistir um vídeo rápido sobre alguma coisa. Provavelmente, foi assim que chegou neste artigo.

Independentemente do que o usuário está procurando, a quantidade de recursos e materiais disponíveis na internet é muito maior em inglês do que em português.

E você pode até fazer um teste rápido para provar isso!

Pesquisando “como melhorar meu inglês” no Google, encontrará um pouco mais de 41 milhões de resultados. Esse número aparece logo abaixo da barra de busca, como na imagem abaixo.

Imagem

E se você fizer a mesma pergunta, mas na outra língua? Dá uma olhada!

Imagem

A quantidade salta para mais de 9 bilhões de páginas de conteúdo.

Isso engloba literatura científica, documentos técnicos e recursos educacionais que você só consegue aproveitar se souber inglês.

Ser capaz de ler, entender e usar essas informações oferece uma vantagem significativa no mercado de trabalho. Além disso, estar exposto ao idioma ajuda a aprimorar suas habilidades de comunicação, negociação e colaboração em contextos profissionais.

Melhora suas oportunidades de emprego e salário

Muitas empresas valorizam funcionários fluentes em inglês. O idioma é um requisito comum em muitas descrições de cargos e critérios de seleção em processos de recrutamento.

Ter habilidades linguísticas nesse momento pode ampliar as suas opções na hora de buscar vagas e melhorar as perspectivas de carreira, permitindo que você participe de projetos internacionais, seja enviado para filiais no exterior ou trabalhe em empresas estrangeiras.

Aumenta a sua competitividade

Em um mercado de trabalho globalizado, a concorrência é acirrada e, justamente por isso, o domínio da língua inglesa coloca os profissionais em uma posição competitiva.

Empregadores valorizam a capacidade de se comunicar efetivamente e lidar com clientes internacionais. Lembre do exemplo que você viu alguns tópicos acima!

Dominar o inglês pode destacar você em relação a outros candidatos e aumentar suas chances de sucesso em uma carreira internacional, principalmente se for nas profissões que estão mais em alta hoje em dia.

Quer ter todas essas vantagens na sua carreira? O tópico abaixo vai ajudar!

Conheça 73 termos em inglês mais usados nas empresas

Para você mandar bem na sua próxima entrevista de emprego ou reunião, é fundamental conhecer palavras como pitch, outsourcing, target, mindset, e downtime, que são alguns dos termos em inglês para negócios mais utilizados no dia a dia das empresas.

E, para ir além, que tal um repertório completo com as 73 principais palavras e expressões do mundo business?

Talvez você já use algumas dessas palavras em inglês para o seu trabalho, mas, com certeza, esta lista vai lhe apresentar muitas expressões novas e aumentar ainda mais o seu vocabulário.

  1. Brainstorm: um dos termos mais famosos hoje em dia, o brainstorming pode ser traduzido como tempestade de ideias e é usado para dar nome àquelas reuniões em que todos contribuem para criar algo novo.
  2. Budget: é a quantidade de dinheiro disponível para um projeto, no português, usamos o termo “orçamento”, que tem o mesmo significado.
  3. Pitch: nada mais é que uma pequena apresentação, curta e direta, normalmente para apresentar um produto ou serviço para um cliente.
  4. AFK: a sigla encurta o termo “away from keyboard”, “longe do teclado” em português. Muito usada quando alguém precisa avisar que vai ficar longe do computador por algum tempo.
  5. CTA: é a sigla para “call to action”, uma “chamada para ação”, expressão usada no marketing para criação de conteúdo. Ela faz referência a uma série de palavras e frases que fazem o leitor se interessar mais pelo texto, como “Confira!” e “Não perca!”.
  6. Follow-up: é o nome que se dá para o processo de acompanhar uma tarefa ou processo para ver se está tudo indo bem com o projeto.
  7. KPI: abreviação de “Key Performance Indicator”, é uma expressão que significa, em português, indicador-chave de desempenho, que é a denominação do dado mais importante para avaliar se um negócio vai bem ou não.
  8. Lead: de modo geral, a palavra, quando na função de um verbo, significa “encaminhar” ou “liderar”. Já no setor de vendas, o lead é um possível cliente que se interessou pelo produto sendo vendido, ou seja, uma pessoa “encaminhada” para fechar negócio.
  9. Outsourcing: é o que chamamos, em português, de terceirização, quando uma empresa contrata outras organizações ou pessoas para fazer um trabalho específico ou por tempo determinado.
  10. Omnichannel: a união do prefixo omni (tudo) com a palavra channel (canal) dá nome a uma estratégia de marketing e vendas. Ela tem como objetivo conectar todos os canais de contato com o usuário, fazendo com que a experiência dele com uma empresa seja muito melhor.
  11. Gap: essa palavra significa “vão” ou “vala”, representando o espaço entre duas coisas. O termo é usado no inglês corporativo com o sentido de falta de alguma coisa, como um gap de informações ou gap de recursos.
  12. Report: relatório ou informe são duas palavras que traduzem bem o report, que nada mais é do que um documento com informações gerais sobre um negócio, como um Monthly Revenue Report, relatório de receita mensal.
  13. SEO: a sigla é uma junção das iniciais de “Search Engine Optimization”, uma estratégia de otimização de conteúdo nos mecanismos de busca que aplica várias técnicas para fazer com que sites apareçam em destaque nos sites de busca como o Google, por exemplo.
  14. Workflow: work é trabalho, flow é fluxo. Juntando as duas expressões, você encontra o workflow, ou seja, fluxo de trabalho. É a maneira como as atividades estão sendo executadas, que, em alguns dias, pode estar ruim, mas o ideal é que ele esteja sempre, literalmente, fluindo!
  15. Headhunter: “caçador de cabeças” é o nome que se dá para a pessoa especializada em procurar e contratar outros profissionais. Normalmente, esses especialistas procuram talentos ao redor do globo e pessoas que tenham um ótimo currículo internacional.
  16. B2C: a sigla “business to consumer” faz um trocadilho comum no inglês das palavras two e to, que têm o som bem parecido. Ela representa um formato de negócios em que uma empresa vende/se relaciona diretamente com o consumidor final.
  17. B2B: O B2B define atividades e produtos que focam em outras empresas como público-alvo. É a sigla para relacionamentos “business to business”, de negócios para negócios.
  18. Burn rate: em uma tradução literal, a taxa de queima é o valor que uma empresa precisa para se manter funcionando, normalmente medida mês a mês.
  19. Team building: a construção de equipe é um conjunto de práticas que ajudam as empresas a melhorar o entrosamento e o ritmo de trabalho dos seus colaboradores.
  20. Home office: o termo ficou muito comum nos últimos anos, já que muitas empresas adotaram o formato para que funcionários trabalhassem remotamente de casa. Ainda assim, no inglês, a expressão correta para o ato de trabalhar de casa é “work from home”, enquanto home office é o cômodo da casa que é transformado em um escritório.
  21. Feedback: essa palavra já está bem inserida no mundo corporativo do Brasil. Dar um feedback é informar alguém sobre seu atual desempenho em uma tarefa ou sobre algo que ela já fez.
  22. Coworking: o coworking pode ser entendido como trabalho cooperativo e também é o termo que dá nome a escritórios usados por várias empresas – ou profissionais que trabalham como freelancers – ao mesmo tempo.
  23. TBD: é a sigla para “to be discussed” , “to be defined” ou “to be determined”, algo a ser discutido/a ser determinado. TBD é muito usado quando alguma coisa ainda não está decidida ou precisa ser analisada com mais cuidado.
  24. Coaching: é um campo de atuação onde os especialistas em comportamento aconselham outras pessoas, com o objetivo de melhorar seu desenvolvimento pessoal e no trabalho. 
  25. Target: a tradução literal dessa palavra é “alvo” e, no mundo dos negócios, ela ganha o sentido de “objetivo” ou “meta”. Também pode ser utilizado como target audience (público-alvo).
  26. Start-up: são aquelas empresas que estão no início do seu desenvolvimento e que, na maioria dos casos, apresentam propostas de desenvolvimento rápido.
  27. Networking: fazer networking é criar uma rede de contatos com pessoas e empresas que podem contribuir com você e sua carreira no futuro.
  28. Mindset: o mindset – ou configuração da mente – é uma palavra do universo de coaching, que já foi citado aqui. Nesse ramo, ela é utilizada para definir hábitos e ações que uma pessoa pratica.
  29. Know-how: outro termo em inglês da área business que já tem uso comum aqui em território nacional. O “saber como” nada mais é do que uma expressão para definir vários conhecimentos essenciais para um profissional ou empresa.
  30. Meeting: esse é o termo para reunião de trabalho em inglês
  31. Invite: e, para comparecer a uma meeting, você precisa receber um invite, que significa “convite” em inglês.
  32. Insight: não existe uma palavra exata para traduzir esse termo, mas ele serve para definir uma ideia muito boa que apareceu de maneira inesperada.
  33. Crowdsourcing: é uma prática usada por empresas bem parecida com o outsourcing, outro termo já mencionado. Nesse caso, a terceirização é feita de maneira mais ampla e, na maioria dos casos, envolve a utilização de plataformas online para que outras pessoas possam participar de um determinado projeto, mesmo sem ser da empresa.
  34. Deadline: é a expressão usada para definir o prazo limite para terminar qualquer atividade.
  35. BRB: representa a sigla de “be right back”, o nosso “volto já”.
  36. Branding: a palavra brand significa “marca” e, no mundo dos negócios, branding é pensar e criar a cara de uma empresa.
  37. Outplacement: o outplacement é um termo para recolocação. Quando um funcionário vai ser desligado, a empresa pode promover uma série de treinamentos que ajudam esse profissional a se reinserir no mercado de trabalho.
  38. Forecast: podemos traduzir como previsão, da mesma maneira que “weather forecast" é “previsão do tempo”. Também é uma palavra bastante usada no setor de análise para projetar vendas e pensar no futuro.
  39. Chairman: é a nomeação do chefe do setor executivo em uma empresa, geralmente mais envolvido no conselho de acionistas.
  40. Wrap up: é uma expressão em inglês para negócios que significa terminar ou finalizar algo – uma reunião, por exemplo.
  41. Approach: traduzida geralmente como “abordagem”, essa expressão representa a maneira com que os negócios lidam com situações profissionais.
  42. Core business: remete ao núcleo do negócio, ou seja, a fonte de renda principal de uma empresa.
  43. Crowdfunding: muito parecido com o crowdsourcing, o crowdfunding é uma maneira de reunir recursos de várias pessoas para um determinado projeto. Existem sites especializados nesse tipo de campanha, que envolvem metas de valores e recompensas para quem contribui, como o Vakinha aqui no Brasil.
  44. CEO: o Chief Executive Officer é o nome dado em inglês para o diretor executivo de uma companhia. Apesar de ter o significado bem parecido com o Chairman citado ali em cima, é o CEO quem lida com questões do dia a dia da empresa.
  45. CFO: sigla para Chief Financial Officer, o CFO é o diretor financeiro em uma companhia.
  46. Multitasking: está lendo este artigo no computador enquanto checa as mensagens no celular? Essa palavra é para você. Multitasking é a ação de realizar várias atividades ao mesmo tempo.
  47. Layoff: é um termo utilizado para rompimentos de contratos de trabalhos. Ele ficou popular recentemente por conta de grandes empresas de tecnologia, que têm dispensado funcionários em massa, como o Google e o Twitter.
  48. HR: Human Resources é o termo adotado na língua do tio Sam para o famoso setor de Recursos Humanos, responsável por lidar com contratações, admissões e outras atividades relacionadas aos funcionários de uma companhia.
  49. On the job: a expressão “no trabalho” é muito empregada para treinamentos e qualificações que acontecem dentro de uma empresa e durante o expediente dos colaboradores.
  50. PDCA: é uma ferramenta de gestão que engloba as fases Plan, Do, Check and Act:  planejar, fazer, checar e agir. Ela agiliza e facilita a realização de várias tarefas, separando-as nessas quatro etapas.
  51. Counseling: o aconselhamento é muito confundido com o coaching, mesmo se tratando de coisas diferentes. O counseling busca identificar problemas com os profissionais e oferecer soluções mais imediatas, ao contrário do desenvolvimento ao longo prazo que acontece em um processo de coaching.
  52. Data: são os dados ou informações que fazem parte de qualquer negócio, como quantidade de vendas, lucro e por aí vai. Existem pessoas especializadas em analisar grandes quantidades desses dados – os big data analysts, profissão super em alta no mercado hoje em dia!
  53. FYI: é uma sigla para “for your information”, “para sua informação” em português. O termo é muito utilizado em e-mails mais informais dentro do trabalho para repassar informações importantes aos colegas.
  54. Profit: o que todo mundo quer para o seu negócio, o lucro!
  55. Quarter: equivalente ao semestre no português, o período tem esse nome por representar um quarto do ano.
  56. Spread: o significado literal é abrir ou espalhar. Essa é uma das expressões em inglês para negócios que tem um significado bem diferente do literal. No mercado financeiro, o spread é a diferença entre o valor de venda e compra de alguma coisa, como uma ação na bolsa de valores.
  57. ISO: a International Organization of Standardization – no português, Organização Internacional de Normalização – é uma entidade que define várias normas e padrões, principalmente industriais. Muitas empresas buscam seguir essas normas para conseguir o certificado ISO 9001, sinônimo de qualidade nos serviços prestados, que é fornecido por essa instituição.
  58. Mentoring: diferente do coaching e counseling, o centoring envolve uma pessoa específica para auxiliar no treinamento e na capacitação de outra, conhecida como o mentor ou tutor.
  59. Trend: se você usa redes sociais, talvez já saiba o que esse termo significa. Trend é algo que está em alta, popular no momento.
  60. Turnover: é o termo em inglês para a taxa de rotatividade, ou seja, refere-se à quantidade de funcionários que entram e saem de uma empresa ou setor.
  61. Player: no mundo dos negócios, os players – jogadores, em tradução literal – são as empresas. Existem major players e minor players, companhias maiores e menores, tudo dentro do jogo do capital.
  62. ROI: não, não é o nome de alguém famoso. ROI é a sigla para “Return Of Investment”, retorno de investimento. É um cálculo que se faz para identificar quanto do que foi investido em um determinado projeto retornou em lucro.
  63. Staff: é a equipe da empresa.
  64. Pivoting: significa girar no próprio eixo. No inglês para empresas, esse é o ato de mudar muito o ramo de atuação do negócio, algumas vezes fazendo algo completamente novo.
  65. Long shot: os long shots são todas aquelas coisas difíceis e improváveis de acontecer, ainda que não sejam impossíveis.
  66. ASAP: é a sigla para “as soon as possible”, traduzida como “assim que possível”. Se você não puder fazer algo no momento, pode prometer que vai fazer ASAP.
  67. Setback: essa palavra pode ser traduzida como revés, contratempo ou até mesmo um regresso, a exemplo de quando algo não dá certo ou um problema aparece.
  68. Green light: se você apresentou uma ideia e recebeu green light do seu chefe (luz verde), é sinal de que ela foi aprovada e pode ser colocada em prática.
  69. By the book: fazer alguma coisa “by the book” significa seguir as regras estabelecidas previamente, sem inventar muito.
  70. Role model: um role model é um profissional que realiza tão bem seu trabalho que serve de inspiração para outros dentro da empresa.
  71. CHRO: assim como o CEO e o CFO, o CHRO é o(a) Chief of Human Resources Office, diretor(a) de Recursos Humanos, o cargo chefia desse setor.
  72. Break-even: o break-even ou break-even point é o momento em que uma empresa começa a gerar receita suficiente para se manter funcionando sem problemas.
  73. Downtime: nada mais é do que uma expressão utilizada quando um sistema para de funcionar. Esse período “fora do ar” é chamado de downtime, tempo de inatividade.

Ufa! A lista estava recheada e deu para perceber que o inglês está inserido cada vez mais na rotina de todo mundo, não só no âmbito pessoal como também no profissional, né?

Ficou com vontade de aprender mais?

Que tal conhecer um curso de inglês que deixa você preparado para o mercado de trabalho em apenas 18 meses? Quem quer se preparar para o mundo corporativo atual e do futuro sabe que esse é o melhor caminho. Não deixe de conferir!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui