Cultura 15 de Setembro de 2022

10 livros para aprender e treinar a leitura em inglês

Descubra 10 livros para aprender inglês que você precisa conhecer em uma lista diferente de todas as outras, dividida entre cinco opções didáticas e outras cinco da literatura, todas sugestões capazes de ajudar nos níveis básico, intermediário ou avançado do idioma. Veja!

Usar livros para aprender inglês é um método muito interessante e recomendado por professores ao redor de todo o mundo, inclusive porque a leitura pode se tornar um hábito para quem quer se manter sempre atualizado em relação a um novo idioma.

Hoje em dia, esse hábito é exercitado principalmente a partir de textos mais simples como publicações e artigos da internet, mas ir além dos conteúdos mais supérfluos e se aprofundar em obras didáticas e literárias também tem o seu valor.

Ler livros especificamente em inglês ajuda a aprender mais rápido, contribui com uma melhor absorção e memorização de palavras e expressões e transmite mais segurança para você falar e escrever nessa que não é a sua língua materna. Então, experimente!

Escolha as alternativas que você mais gosta, impressas ou disponíveis na internet, e que melhor correspondam com os objetivos dos seus estudos e “dê o play” nas atividades.

Vamos orientar você nesse processo! Are you ready?

Como escolher livros para ler em inglês?

Existem pelo menos seis etapas que você precisa seguir se quiser escolher os livros certos para ler em inglês. São elas:

  1. Defina quanto você pretende gastar por semana ou mês comprando livros para estudar o idioma, sejam eles físicos, digitais ou até mesmo audiobooks. Aproveite e pesquise alternativas disponibilizadas de graça na internet.
  2. Pondere muito bem os seus interesses: conversar com mais tranquilidade em qualquer situação, se tornar fluente em inglês e/ou compreender melhor os diálogos e conteúdos específicos do seu cotidiano profissional, por exemplo? Aprofundar conhecimentos de gramática? Algum outro interesse?
  3. Não deixe de considerar o seu nível atual de envolvimento com o idioma: pense que iniciantes que compram livros avançados acabam tornando maçante uma tarefa pensada para ser leve e divertida.
  4. Faça uma lista de possíveis obras capazes de atender tudo o que você determinou.
  5. Verifique quantas páginas elas têm para saber se esse fator condiz com o seu tempo livre dedicado à leitura e se têm ilustrações - já que isso pode influenciar na compreensão do contexto.
  6. Avalie se as obras escolhidas por você são bem recomendadas e estão atualizadas.

Finalmente, tenha os livros em mãos e usufrua das dicas para começar o quanto antes.

Quer sugestões de obras didáticas com foco em gramática, vocabulário e atividades? Trouxemos recomendações que podem lhe ser úteis! Veja a seguir.

5 livros didáticos recomendados para aprender inglês

Aqui estão livros que nós sugerimos a você se quiser estudar e aprender mais sobre pontos específicos da língua inglesa como gramática, pronúncia e vocabulário.

Escolha sempre as versões mais atualizadas de cada um deles e reserve uma parte do seu dia para usufruir com atenção das lições que trazem.

1.  English For Everyone

Inclui livros com lições e exercícios para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado. Foi uma coleção criada há muitos anos por uma editora britânica e continua em alta dentro e fora das salas de aula de inglês. 

Sai na frente das outras porque usa muitas ilustrações e traz “regrinhas” importantes para aprender e memorizar vocabulário em inglês. Atualmente, também disponibiliza um aplicativo com áudios relacionados aos conteúdos de cada edição.

2.  Essential Grammar In Use

É a série de gramática mais vendida do mundo para quem quer aprender ou aperfeiçoar o inglês, inclusive estudando sozinho. 

Tem atividades e ensinamentos para todos os níveis, explicações relacionadas à gramática, muitos exercícios (compre a edição com respostas para saber se acertou!) e catálogos completos de vocabulários e tempos verbais.

3.  Inglês para Leigos

Como o próprio nome já diz, colabora para que iniciantes aprendam de um jeito mais simples. É um livro grande, mas porque traz bastante coisa e suas versões ficam cada vez mais completas conforme são atualizadas. 

Ensina sobre conjugação de verbos, vocabulário, gramática, conversação, pronúncia e fluência: é quase um curso intensivo de inglês. Tem edição de bolso para quem se interessar.

4.  Como dizer tudo em inglês

Um livro didático para quem já chegou ao nível intermediário e quer melhorar a conversação. Ajuda a aprender inglês sozinho ou em grupo, expandir vocabulário e absorver melhor palavras do dia a dia que não estamos acostumados a usar no Brasil. 

Tem edições específicas de inglês para o mercado de trabalho e para viagens.

5.  Practice Makes Perfect

Mais uma coleção, desta vez com livros em inglês para intermediários ou avançados. Seus materiais servem mais como complemento aos estudos e cursos de inglês do que para aprender o idioma por conta própria e tem mais exercícios do que ensinamentos, então pesquise o sumário de cada livro para saber qual melhor se adequa aos seus interesses.

Não está buscando obras didáticas, mas sim literárias para começar a compreender contextos mais amplos? Não tem problema! No próximo tópico, você confere mais sugestões.

5 livros em inglês para treinar leitura

Exercite sua criatividade e sua imaginação e aproveite para sair da zona de conforto com obras da literatura escritas em um idioma diferente. Descubra adiante quais livros você não pode deixar de ler se quiser aprender, se emocionar ou refletir e se divertir ao mesmo tempo.

1.  The Little Prince

Um dos livros em inglês mais indicados para iniciantes, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, conta a famosa história do príncipe que habita um pequeno planetinha e cuida de uma rosa quando é surpreendido pela queda de um avião. 

Além de marcar gerações e despertar sentimentos, o livro é excelente para treinar inglês, inclusive porque pode ser lido primeiro em português se você preferir conhecer o contexto antes de mais nada. É uma das histórias mais traduzidas do mundo e encanta pessoas de todas as idades.

2.  Charlotte’s Web

Um romance fácil de ler e escrito de forma muito simples, recomendado para iniciantes no inglês, é livro de cabeceira de um monte de norte-americanos que o tinham como leitura obrigatória nas escolas que estudavam anos e até décadas atrás. 

Escrito por E.B. White, “Charlotte’s Web”, em tradução literal, “A Teia de Charlotte”, conta a história de uma aranha que defende um porquinho e tenta impedir que ele seja abatido.

3.  To Kill a Mockingbird

Esse romance de Harper Lee recebeu o nome de “O Sol é Para Todos” em sua tradução para o português e é altamente indicado para quem tem nível de inglês intermediário. É uma obra-prima da literatura americana e conta a história dos Estados Unidos e da cultura de quem vive e viveu por lá. Tem lições de vida valiosas!

4.  The Old Man and The Sea

Um clássico que você precisa conhecer, escrito por Ernest Hemingway, “O Velho e o Mar” conta a história da batalha de um pescador para pegar o maior peixe de sua vida. 

Escrito originalmente em inglês, é mais um livro indicado para quem fala o idioma a nível intermediário ou avançado, isso porque, apesar da linguagem simples, traz termos técnicos e palavras menos comuns do vocabulário. 

Muitos recomendam sua leitura também para quem quer ficar fluente no inglês. Uma obra curta, mas muito envolvente e interessante, que todo mundo precisa ler pelo menos uma vez na vida.

5.  1984

Nineteen Eighty-Four (1984), o famoso livro de George Orwell, fica como sugestão para quem fala inglês avançado e quer se aprofundar em uma nova história e outra visão de mundo enquanto pratica e conhece ainda mais da língua. Tem referências políticas extremamente atuais e incentiva reflexões fundamentais sobre a sociedade.

“E o Harry Potter, não entra nas sugestões?”

Todas as obras da série de J.K. Rowling também servem para aprender, praticar e conhecer o inglês e são muito legais principalmente para quem já assistiu aos filmes. Afinal, mesmo os longas não se atendo fielmente aos livros, o contexto e os personagens são os mesmos e podem contribuir com a melhora da compreensão e fluidez de leitura.

Harry Potter só não está entre os livros aqui citados porque já foi listado entre 8 obras fáceis de ler, trazidas pela TopWay em mais um artigo que você precisa conhecer se quiser aumentar ainda mais o seu catálogo de leituras.

Aliás, ainda com o objetivo de colaborar por aí, antes de encerrarmos, vamos deixar alguns sites nos quais você poderá encontrar livros em inglês para baixar e indicações de páginas da web se quiser adquirir as obras para recebê-las em casa em qualquer lugar do Brasil.

Sites para encontrar livros em inglês para baixar

Estas são opções de páginas da web com diversas obras disponíveis em inglês para download gratuito:

  • Project Gutenberg
  • Bartleby
  • Bookstacks
  • The Online Books Page

Agora, veja sites para comprar os livros físicos e receber em casa.

Onde comprar livros em inglês?

Entre as empresas brasileiras que oferecem opções para estudantes de todos os níveis - básico, intermediário e avançado - e têm garantia de entrega, destacam-se:

  • Amazon
  • Livraria Cultura
  • Livraria Saraiva
  • Estante Virtual (vende livros novos e usados)

Prefere ainda não se arriscar na leitura de um livro tão longo?

Aposte nas Histórias em Quadrinhos, em livros infantis e até mesmo em audiolivros!

As HQs, por exemplo: 

  • fazem com que a gente aprenda por associação, ligando o texto à imagem; 
  • ensinam muitas expressões do cotidiano; 
  • são de leitura rápida e fácil; e 
  • são mais baratas do que os livros.

Livros infantis têm frases mais curtas e diretas, além das ilustrações pelo menos em alguns pontos, enquanto os audiobooks para aprender inglês são altamente indicados para quem quer fazer alguma outra atividade enquanto estuda o novo idioma.

De um jeito ou de outro, faça questão de ler

Textos de qualquer tipo trarão mais segurança para você se comunicar em inglês e, em paralelo, ajudam a descobrir e conhecer novos assuntos, novas culturas e outras maneiras de pensar.

Sem contar que, ao terminarmos de ler um livro ou um conteúdo escritos 100% em inglês, a sensação de missão cumprida é indescritível! Experimente.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui