Dicas

1 de Novembro de 2022

Melhores técnicas para aprender inglês de uma vez por todas

Aprender um idioma pode ser mais fácil e divertido do que você imagina! Confira as melhores técnicas para aprender inglês e melhorar suas habilidades com a língua estrangeira.

As melhores técnicas para aprender inglês variam desde uma rotina organizada de estudos até o consumo da língua inglesa nas pequenas coisas do cotidiano e é claro, usando a tecnologia como sua “BFF” sempre que possível. 

Aprender um novo idioma é uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos e deixar para trás o inglês do “the book is on the table” de uma vez por todas! 

Para isso, você precisa inserir técnicas para aprender inglês de forma eficaz e imersiva na sua rotina, seja lendo, ouvindo, assistindo o seu programa favorito ou até mesmo falando sozinho. 

Se você não sabe por onde começar, nós vamos dar uma ajudinha! Confira, a seguir, outras sugestões para ter o idioma na ponta da língua. 

Quais as melhores técnicas para aprender inglês?

Seja qual for o seu objetivo, o processo de aprendizagem vai depender do seu comprometimento, do tempo que você consegue dedicar ao estudo do idioma e se você está sendo acompanhado por bons profissionais durante o processo. 

Caso você seja “#TeamIndependente” e prefira aprender inglês sozinho, fique tranquilo, é possível adicionar pitadas do idioma no seu dia a dia e a tecnologia pode ajudar nisso.

Quer saber quais as melhores técnicas para aprender inglês rapidamente? Continue com a gente e confira a lista que preparamos pra você. Aproveite e coloque essas técnicas em prática agora mesmo!

1.  Consuma conteúdos na língua-alvo

Que tal aprender inglês consumindo conteúdos do seu interesse? Você pode aprender enquanto relaxa vendo um filme ou uma série e até mesmo escutando a música do seu artista favorito, mas atente-se a alguns detalhes.

É importante que você saiba escolher o filme ou o seriado que se encaixe com o seu nível de inglês para não ficar perdido na hora de ver e poder aproveitar todo o conteúdo. 

Além disso, existem algumas músicas que podem facilitar sua aprendizagem, com vocabulário simples e repetições chicletes que ficam na cabeça. 

Se você gosta de navegar na internet e de se manter informado, ler notícias, visitar sites e blogs em inglês também é uma boa opção. Dessa forma, você consegue incluir a língua inglesa na sua rotina mesmo nas pequenas coisas. 

E falando em rotina…

2.  Tenha uma rotina de estudos

Não adianta, você vai ter que se dedicar e fica muito mais fácil se você conseguir criar um bom plano de estudos para aprender inglês, por exemplo.  

Crie o hábito de estudar todos os dias e arranje horários fixos no seu cronograma de atividades para encaixar o estudo da língua inglesa, consumindo pequenas doses diárias e evoluindo aos poucos. Assim, você aprende de forma leve e frequente!

3.  Use e abuse da tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada das mais diversas atividades e, na hora de aprender, não é diferente!

As plataformas digitais como o YouTube, Instagram, Spotify e TikTok podem ser excelentes ferramentas para pesquisar conteúdos, assistir vídeos divertidos e escutar um podcast na língua-alvo.

Dê uma olhadinha nestes podcasts que separamos e escolha o que você mais se identifica:

1.  Inglês Nu e Cru Rádio

Neste podcast, um professor americano e uma professora brasileira compartilham suas histórias e experiências de forma divertida, com vocabulário simples e de fácil compreensão.

2.  Espresso English

Este é pra você que está sempre com pressa, mas não abre mão dos seus minutinhos de inglês. O Espresso English conta com episódios de curta duração e um conteúdo rico em dicas de vocabulário e pronúncia.

3.  Gêmeas do Inglês

As irmãs e professoras de inglês Bi e Gi falam sobre vários assuntos e tiram dúvidas de forma descontraída e descomplicada durante os “Twins’Talks”. 

Outra dica de ouro são os aplicativos específicos para aprender inglês de forma online, eles são uma opção interativa e diferente para praticar o idioma. 

Mesmo seguindo todas essas orientações, o segredo para aprender inglês é aprender também a pensar em inglês.

Ficou confuso? Calma, vamos explicar!

Como treinar seu cérebro para aprender inglês 

Quando estamos dispostos a aprender uma nova língua, nosso cérebro é um grande aliado, criando conexões e estimulando cada vez mais a aprendizagem.

Para estabelecer essas conexões cerebrais, precisamos estar em contato direto com o que desejamos aprender, ou seja, precisamos estar rodeados de informações que auxiliem nesse processo.

Para isso, você precisa basicamente estar imerso no idioma, consumindo conteúdos, deixando as configurações do seu celular, computador e redes sociais em inglês, assistir filmes, séries, ouvir músicas e podcasts, ou seja, tudo que for possível para que você possa assimilar e memorizar a língua, fazendo com que o seu cérebro se acostume com ela. 

Confira essas dicas práticas para aprender a pensar em inglês!

1.  Leia mais em inglês

Leia o máximo de conteúdos que você puder sempre em inglês. Procure não traduzir enquanto você faz a leitura do conteúdo, tente entender o que aquilo significa no contexto em que está inserido e faça a busca de termos que não entendeu somente após o término do exercício. 

A leitura é uma ótima atividade para a memorização de palavras e interpretação de textos.

2.  Pratique seu listening

Cada pessoa tem uma maneira de aprender, por isso, é importante exercitar todas as formas de aprendizagem, e ouvir é uma delas. Busque por conteúdos do seu interesse para que consiga prestar atenção em cada pronúncia e ouça algum conteúdo na língua-alvo todos os dias.

3.  Fixe o conteúdo com estratégias de repetição

Para exercitar seu speaking e memorizar as expressões, você pode repetir frases e até mesmo gravá-las para ouvir depois. Esse tipo de técnica é importante para a fixação e você pode observar a sua evolução com o passar do tempo na pronúncia, voltando aos primeiros áudios gravados e comparando com os mais recentes.

4.  Fale sozinho

É isso mesmo que você leu, fale sozinho, crie histórias e responda a si mesmo. Cantar também é uma boa opção para descontrair enquanto pratica sua pronúncia em inglês.

5.  Esteja atento e use a imaginação

Repare nas coisas e situações que estão à sua volta, imaginando como elas seriam em inglês. Qual o nome dos objetos da sua cozinha, por exemplo? 

Espalhe post-its com o nome dos móveis em inglês para começar a memorizar esse tipo de vocabulário no seu dia a dia!

Já deu pra notar que existem várias maneiras de aprender inglês, não é mesmo? Quanto mais atividades você fizer, mais você adquire confiança e fluência no idioma. Parece repetitivo, mas é justamente essa a chave para o sucesso. Bora praticar? Bons estudos!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui