Aprender Inglês 8 de Abril de 2020

8 dicas para melhorar as habilidades comunicativas em inglês

Confira algumas dicas para você melhorar suas habilidades de fala e escuta em inglês

Para aprender inglês com excelência e ter um bom desempenho no uso da língua, é de extrema importância que estejamos sempre tentando melhorar nossas habilidades de fala e escuta. Pensando nisso, hoje nós reunimos algumas dicas sobre o assunto para te ajudar com as habilidades de falar e ouvir. Confira: 


1)  Escute o mesmo áudio várias e várias vezes por dia 

Para aprender inglês não existem atalhos ou mágica. É preciso de muito exercício e prática. Por isso é preciso escutar o mesmo áudio (ou a mesma música, etc) várias vezes por dia todos os dias por um tempo. Essa frequência e foco serão parceiros da sua busca pela melhora e irão ajudar muito no aprendizado da língua inglesa. 

Mas, por que ouvir o mesmo áudio? Porque diferente de ouvir rádio ou um áudio de maneira aleatório e esporádica, quando a gente escuta a mesma coisa várias vezes, a gente acelera a compreensão muito mais porque estamos focados e já familiarizados com aquele determinado assunto e diálogo. 
Dessa forma, fica muito mais fácil compreender e aprender novas palavras, expressões, como essas palavras e expressões são usadas no dia a dia, em qual contexto elas se repetem, etc. 

2) Repita o que ouviu 

Depois de ouvir várias e várias vezes a mesma coisa, tente parar um pouco e repita o que você ouviu e veja como você se sai. E você pode fazer isso várias e várias vezes para treinar sua pronúncia! 


Não esqueça de se gravar enquanto fala, assim você poderá comparar a sua pronúncia com a pronúncia  do áudio original. Dessa maneira, você estará treinando em um mesmo exercício as habilidades de escuta e fala. 

3) Leia em voz alta

Os livros são ótimos parceiros de quem quer aprender inglês. Eles nos ajudam na aquisição da língua, nos ajudam a fixar estruturas e também a enriquecer nosso vocabulário através do conhecimento de novas palavras. 

Os livros podem ser também ótimas ferramentas para melhorar as habilidades de fala (e escuta). Quando estiver lendo, leia em voz alta. E repita isso durante um tempo. Assim você poderá exercitar a fala, mas também poderá se ouvir e acompanhar seu próprio desempenho. Aqui a dica de se gravar também é válida! 

Olha que maravilha! Os livros te ajudam a melhorar as habilidades de leitura (obviamente), fala e escuta. Se agarre neles! =) 

 

4) Aproveite as músicas 

Tente escolher músicas que você goste muito de ouvir para aprender palavras, expressões, verbos e construções gramaticais usadas nas composições. Assim você se diverte, faz uma espécie de karaokê em casa e ainda aprende inglês. 

Mas lembre-se de escolher uma música para estudar durante um tempo e focar nela para exercitar a língua. Se você estudar muitas músicas ao mesmo tempo poderá não avançar muito o seu conhecimento e acabar misturando tudo. 

 

5) Use e abuse dos podcasts 

Você também pode aproveitar os podcasts para melhorar seu listening. Você pode escolher podcasts específicos para quem quer aprender inglês, mas também pode optar por ouvir podcasts de caráter jornalístico e de entretenimento feito por nativos e voltado para nativos da língua inglesa. 

 

Esse material, considerado autêntico, é de extrema importância no aprendizado de uma língua estrangeira, pois ele não é feito ou preparado para alunos, ele faz uso da língua de forma natural dentro dos contextos e assuntos abordados nesses podcasts.   

6) Fale sozinho 

Fale sozinho. Fale mesmo. Várias vezes. Crie diálogos. Não tem problema se você parecer um pouco maluco. Inclusive, se você perguntar para outras pessoas que já estudaram ou estudam inglês, com certeza elas dirão que também fazem isso. 

Isso é importante porque quando você começa a aprender inglês, você deve praticar muito o listening (como já foi dito aqui anteriormente) e com isso seu cérebro vai memorizando algumas palavras e tudo isso é intensificado quando você verbaliza essas palavras e diálogos. Então não tenha medo: fale sozinho mesmo! 


7) Treine com um amigo 

Quando encontrar alguém que também esteja aprendendo inglês (ou que já seja fluente no idioma), convide a pessoa para fazer momentos de conversação. Assim você poderá verbalizar tudo o que sabe e fazer uma troca de conhecimento com a pessoa, falando e ouvindo como em uma conversa com um nativo da língua inglesa. 

Você também pode optar por conversações online, onde você encontra pessoas tão dispostas quanto você a desenvolver seus conhecimentos do idioma com outra pessoa. 

8) Assista filmes e séries 

Sabe aquele seu filme ou seriado favorito? Você também pode aproveitá-lo para aprender inglês e melhorar as habilidades de escuta e fala. Mas lembre-se de focar em diálogos, assistir (para ouvir) várias e várias vezes e depois repetir algumas frases que mais lhe marcaram. 

E aí, pronto para colocar as nossas dicas em prática? Mas antes nos conte nos comentários o que você achou deste conteúdo. 

Lembrando que além de dicas como essa, a TopWay também oferece uma metodologia de ensino focada na imersão total no inglês, onde os alunos interagem com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui