Aprender Inglês 15 de Março de 2024

Habilidades em inglês? Você precisa destas quatro

Para ser fluente em inglês, só saber falar ou ler não basta, por incrível que pareça! Você precisa dominar todas as quatro principais habilidades do idioma. A parte boa é que uma complementa a outra e dá para aprendê-las em conjunto. Leia mais!

Listening, speaking, reading e writing – em português, audição, fala, leitura e escrita – são as skills ou, se você preferir, as habilidades essenciais para quem está aprendendo inglês. 

Geralmente, o mais recomendado é estudá-las em conjunto, assim como praticá-las, por isso, você vai ler sobre todas elas no decorrer deste artigo!

Conseguir ler e entender um texto, ter uma conversa efetiva com alguém e saber se comunicar até através de mensagens de texto e e-mails são exemplos dessas habilidades colocadas em uso no dia a dia.

Estude-as contando com as 11 dicas que virão logo adiante e você vai virar um(a) fluent speaker – falante fluente da língua – antes mesmo do esperado!

O que você precisa saber antes de qualquer coisa

No aprendizado das quatro habilidades do inglês, é normal algumas pessoas sentirem mais dificuldade quando chegam à etapa do listening e outras quando chegam ao reading, por exemplo, porque o ouvido de quem vive no Brasil não é treinado para diferenciar cada palavra do idioma falado pela galera nas terras do Tio Sam.

O segredo está em começar do começo, ou seja, entender as particularidades de todas as skills antes de seguir para a prática.

Quais são as habilidades/competências do inglês?

Listening (ouvir), speaking (falar), writing (escrever) e reading (ler) são aqueles pontos aos quais você precisa se dedicar na hora de estudar o idioma. Uma vez abraçado(a) a esses quatro tipos de habilidades em inglês, não os solte de jeito maneira!

Listening

A habilidade de listening em inglês diz respeito à capacidade de ouvir e compreender o que está sendo dito, e é fundamental para você ter qualquer tipo de conversa com outras pessoas.

Ela vai além de simplesmente entender cada palavra isolada e também envolve:

  • entender o contexto dos diálogos;
  • captar nuances de fonética do inglês, de pronúncia e de entonação; e
  • interpretar o que está implícito nas mensagens, ou seja, o que não é dito de fato.

É melhorando o seu listening que você vai, aos pouquinhos, entendendo o inglês falado por pessoas com diferentes sotaques, nativas ou não, e até criando coragem para fazer apresentações para uma plateia ou se envolver mais em reuniões de negócios.

Speaking

Se você precisa entender o que o outro está dizendo para uma conversa acontecer, na hora de expressar sua opinião, é a habilidade de speaking que vai entrar em cena! Para desenvolvê-la, dedique-se à:

  • pronúncia correta das palavras;
  • fluência na construção de frases;
  • articulação clara de ideias; e
  • desenvolver uma comunicação eficaz em diferentes situações e contextos.

Pelo menos!

Dominar o speaking vai ser crucial nas interações sociais, acadêmicas e profissionais e na sua participação ativa em conversas, apresentações e entrevistas de emprego.

Writing

A habilidade de writing nada mais é do que a capacidade de expressar pensamentos, ideias e informações por escrito e, portanto:

  • montar frases básicas;
  • organizar ideias de forma lógica e coerente;
  • usar vocabulário apropriado; e
  • adaptar o estilo de escrita ao de quem lê e ao propósito do texto.

Você pode (e deve!) desenvolvê-la tanto para meios mais informais de comunicação quanto para os mais formais. Nos primeiros, nem sempre vai ser preciso ter máximo cuidado com a gramática ou máxima formalidade, mas, nos outros, com certeza vai.

Reading

Só através da leitura você aumenta o seu vocabulário, melhora sua compreensão gramatical e desenvolve a capacidade de análise e interpretação de textos. Sem contar que fica exposto(a) a diferentes estilos de escrita, diferentes culturas e perspectivas, conseguindo um entendimento mais amplo do mundo como um todo.

E vale dizer que a habilidade de ler é bastante complementar à de escrever, e quem estuda uma, normalmente estuda a outra, mesmo sem perceber, fazendo progresso nas duas ao mesmo tempo!

Quer desenvolvê-la? Faça o seguinte:

  • consuma conteúdos de todos os tipos;
  • mude o idioma do seu celular e computador para inglês; e
  • siga perfis gringos nas redes sociais.

Além de seguir as outras orientações trazidas abaixo!

10 dicas para desenvolver as competências e habilidades em inglês

Os seus melhores exemplos de habilidades estão no cotidiano! Perceba como todas as dicas que você vai ler a seguir têm a ver com isso, adapte-as conforme o necessário para que elas se encaixem na sua rotina e complemente-as com aquilo que você aprender fazendo o seu curso de inglês.

1. Converse com outras pessoas

Uma das melhores maneiras de treinar listening e speaking é tendo uma conversa informal com outras pessoas e, se o nível de conhecimento do idioma for diferente entre todas elas, melhor ainda! 

Quem sabe menos recebe ajuda de quem está mais avançado e quem sabe mais pode incentivar o restante a deixar de lado a vergonha de manter um diálogo.

Os papos podem acontecer online, em um barzinho ou restaurante ou até pelo WhatsApp: o importante é não deixá-los em segundo plano. Quem sabe você não cria um clube de conversa, hein?

2. Aprenda as expressões idiomáticas

Muitas vezes, as expressões idiomáticas no inglês são parecidas com as do português, só que nem sempre você consegue descobrir exatamente o que elas querem dizer através da tradução literal (inclusive, por isso a gente insiste em dizer que tradução não é opção, viu?).

Estudá-las, compreendê-las e saber quando usá-las vai ser importante para você desenvolver absolutamente todas as quatro competências do seu novo idioma. Não perca tempo: comece suas pesquisas hoje mesmo.

3. Escreva um diário

Outra maneira fácil de se aperfeiçoar, principalmente na escrita, é tentar manter um diário (“journal” em inglês), mesmo que secreto ou que você queira dar outro nome para ele!

Faça anotações do seu dia, de quem você encontrou, das coisas que viu e das que precisa lembrar e, aos poucos, perceba o quanto os textos progridem junto com você: nos primeiros meses, suas frases vão ser mais curtas e objetivas, já que você ainda vai estar no começo da prática, mas, ao longo do tempo, o conteúdo vai ficando cada vez melhor.

4. Use o ChatGPT a seu favor. Isso mesmo!

Quando usado corretamente, o ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para aprender inglês, assim como outras plataformas similares de inteligência artificial.

Você pode tê-lo como uma espécie de chatbot com quem dá para conversar sobre qualquer assunto em inglês, e se surgir alguma dúvida no meio da conversa, é só perguntar para ele.

Ainda dá para pedir sinônimos de palavras e até uma explicação mais detalhada do que significam ou de como funcionam as regrinhas de inglês importantes para o desenvolvimento de cada habilidade.

Só não confie 100% no que ele diz, e busque confirmar as informações conversando com professores ou pesquisando no Google e acessando respostas de sites confiáveis.

5. Use a técnica de shadowing. Conhece?

“Shadow”, em inglês, significa “sombra”, então, a técnica que leva esse nome (shadowing) é inspirada na ideia de “agir feito sombra” de uma outra pessoa, mesmo que ela não esteja fisicamente presente no mesmo ambiente que você.

Escolha um vídeo, um filme ou uma música que você goste e tente copiar as falas dos personagens, incluindo sotaques!

Observe as legendas, se elas estiverem disponíveis, para saber o que está errando e o que conseguiu acertar. Repita quantas vezes for necessário, até perceber que a sua fala e a da referência estão as mais parecidas possíveis.

Se não entender alguma palavra ou expressão, anote para pesquisar logo depois.

6. Revise seus textos com ajuda da tecnologia

Especificamente na hora de treinar sua escrita em inglês – e para melhorar ainda mais sua gramática! – uma dica é usar aplicativos que ajudem na revisão, como o “Grammarly”, que já pode ser baixado no computador em forma de extensão do Google Chrome ou no celular.

Ele checa o que você escreve, corrige palavras erradas, sugere novas frases – se você decidir pagar pela assinatura – e até dá opções de sinônimos. Além disso, o recurso pode ajudá-lo(a) a construir um texto do zero.

Outro exemplo é o site Hemingway App, no qual você consegue “colar” um texto para obter uma avaliação imediata da sua escrita. Nele, algumas cores que indicam o que você pode melhorar para deixar o conteúdo mais fácil de ler.

7. Ouça e assista o que der

Quase todo mundo gosta de ouvir uma música, assistir uma série ou um filminho quando dá tempo, não é? Se você faz parte desse time, saiba que aí está uma ótima oportunidade para aprender inglês, então, deixe a preguiça de lado!

Ouça e veja conteúdos com legendas em português, depois, repita os mesmos áudios e vídeos com legendas em inglês e, por fim, volte ao início para ouvir e assistir sem nenhum tipo de legenda. Pode até parecer um pouco cansativo, mas a insistência vale a pena.

Com o passar do tempo, você vai acabar associando as falas e palavras ao significado que elas têm no português, sem precisar “apelar” para a tradução necessariamente.

8. Leia sites de notícias

Lá em cima, você viu que, para desenvolver a habilidade do reading, uma das melhores ações a serem tomadas é consumir conteúdos de todos os tipos, mas será que “sites de notícias em inglês” vieram à sua cabeça imediatamente quando você leu a dica?

Eles são essenciais na prática de todas as skills (competências) e ainda o(a) ajudam a se manter atualizado(a) sobre o mundo. Não à toa, tem um artigo só com indicações de páginas assim publicado no blog da roxinha para quem quiser conferir!

9. Tente ler seu livro favorito em inglês

Outras leituras obrigatórias são as dos seus livros preferidos, sem dúvidas! Então, não se assuste pela quantidade de páginas, pelas palavras diferentonas ou pelas expressões nunca antes vistas: é justamente esse desafio que torna o exercício um dos mais completos.

Se você tem o hábito de ler através de e-readers, como o Kindle, aproveite a funcionalidade que esse tipo de dispositivo oferece e, ao se deparar com alguma palavra ou expressão nova, pressione o termo por alguns segundos para conferir a definição dele em inglês e conhecer sinônimos que possam facilitar a sua compreensão sem precisar traduzir. De nada!

10. Play the game, literalmente!

Pense em alguma coisa que você gosta de muito fazer e saiba que, com certeza, você vai achar um jogo sobre ela. Faça o download do game e comece a jogá-lo, mantendo todas as configurações em inglês. Pronto: você estará praticando todas as quatro habilidades!

Prefere dicas mais pontuais? O gênero geralmente recomendado para os estudantes se divertirem e, ao mesmo tempo, estudarem e aprenderem a língua do Tio Sam é o RPG – Role Playing Game ou “jogo de interpretação de papéis” –, pois conta com muitos diálogos e exige  que os jogadores tomem decisões importantes.

No offline, nada como o bom e velho “Stop!” ou “adedonha”, dependendo de onde você mora, um jogo que dá até para levar para dentro da sala de aula, transformando as lições do seu curso de inglês em diversão.

Tá esperando o quê? Mão na massa, ou melhor, get down to it!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui