Aprender Inglês 24 de Novembro de 2023

Como escrever em inglês? Guia completo: dicas, sites e apps

Quer saber como escrever em inglês bem de verdade? A resposta curta é a prática, mas a chave do conhecimento e do progresso é saber como praticar, e a boa notícia é que você aprende as melhores técnicas neste artigo!

A resposta para a pergunta “como escrever em inglês?” não é tão complicada: você precisa saber onde quer chegar, investir em um bom curso, praticar, praticar e praticar!

Dominar a arte da escrita nesse idioma é uma habilidade valiosa que transcende fronteiras e abre portas para a comunicação eficaz em um mundo cada vez mais interconectado. 

Seja você um estudante buscando aprimorar suas competências, um profissional desejando alavancar a carreira ou simplesmente amante da língua, este artigo está recheado de dicas para escrever em inglês. 

5 dicas para aprender a escrever em inglês rapidamente

O caminho de como aprender a escrever em inglês rapidamente envolve estabelecer suas metas, começar pelo básico, investir em um curso de excelência, consultar o dicionário ou seu professor sempre que tiver dúvidas e praticar o máximo que puder.

Seguindo todas as dicas – detalhadas abaixo –, você vai descobrir que, mesmo focando na escrita, acabará desenvolvendo uma série de outras habilidades, como conversação e leitura.

1. Estabeleça suas metas

Se você chegou aqui e está lendo este artigo, é claro que seu objetivo é descobrir como fazer para aprender inglês o mais rápido possível, e com certeza vai sair com a resposta! Só que, antes de continuar, que tal dar um pequeno passinho para trás para começar com o pé direito?

“Aprender a escrever” é um objetivo bem amplo e talvez um problema, já que falta definir um caminho para chegar a ele.

Então, antes de tudo, pergunte a si mesmo(a) “Por que quero aprender a escrever em inglês?”. Pode ser para melhorar suas notas, passar em um concurso, aplicar para uma vaga de trabalho, se comunicar com pessoas do mundo todo…

Assim que você definir a meta principal, pense onde você está hoje e nos degraus que precisa subir para chegar lá, como: 

  • conseguir ler e resumir um texto de jornal;
  • conversar por mensagem com um falante nativo sem muitos problemas;
  • escrever uma redação pequena sozinho(a); ou
  • fazer a lista do supermercado na língua universal e aumentar o vocabulário de compras em inglês.

Ter vários pequenos objetivos vai ajudar a avaliar se você está progredindo ou não, além de contribuir com o foco em aprender, o que é mais relevante para atingir a meta principal.

2. Comece pelo básico

Independentemente do motivo, conhecer o básico de gramática é fundamental para construir suas primeiras frases e textos, evitando aqueles erros comuns na escrita em inglês.

Quem já sabe formar frases simples e objetivas para se apresentar, fazer perguntas, se localizar e afins pode ter certeza que venceu uma grande barreira e que, daí em diante, é só aprimorar o conhecimento.

Existem muitos tópicos importantes de inglês para iniciantes, incluindo aqueles que abordam , estruturas, artigos, verbos, substantivos, pronomes… A quantidade de coisas para aprender é realmente enorme!

Mas, por mais que pareça difícil, também existe um jeito fácil de seguir o caminho correto de aprendizado, começando pelo básico e chegando até a fluência. Confira na próxima dica!

3. Invista em um curso de excelência

Começar agora um bom curso de inglês imersivo e com certificado é a melhor maneira de desenvolver não só sua escrita, como também todas as outras habilidades relacionadas à língua.

Afinal, quem pratica uma coisa acaba melhorando as outras por tabela e, por exemplo, para treinar a escrita você vai precisar ler, não é? 

Um curso que envolva todas essas competências, com aulas cheias de troca, interação entre os alunos e tudo falado apenas no novo idioma vai fazer com que seu inglês melhore muito mais rápido!

4. Consulte fontes confiáveis sempre que tiver dúvida

Aprender é descobrir coisas novas o tempo todo, inclusive quando você não está “estudando”, ou seja, realmente lendo, escrevendo ou fazendo exercícios.

Vai ser bem comum se deparar com palavras e expressões idiomáticas em inglês ao assistir um filme, uma série ou ler um livro e, muitas vezes, até dá para tentar adivinhar o que elas querem dizer só analisando o contexto, mas nem sempre!

O que você não deve fazer se quiser realmente absorver o idioma é “deixar pra lá”. Sempre que for possível, pare um pouco e pesquise o significado dessa informação nova.

Você pode usar o bom e velho dicionário, buscar na internet, conversar com o professor do seu curso se precisar de informações mais detalhadas ou até consultar o ChatGPT para aprender inglês!

5. Pratique o máximo que puder

Por mais óbvio que pareça, a última dica para transformar o inglês em um hábito é apostar na boa e velha prática! Logo, se seu objetivo é desenvolver a escrita, o negócio é escrever. E muito!

É assim que vão surgir as dúvidas – e acredite, muitas! –, aí você pesquisa a resposta, aprende um pouco mais e o ciclo se repete.

“Ok, mas como vou praticar?”. A solução para essa pergunta pode estar muito mais próxima do que você pode imaginar… (Bem próxima, na verdade, aqui embaixo mesmo!).

Como praticar a escrita em inglês?

Existem muitas maneiras de desenvolver sua escrita, mas algumas se destacam, como é o caso de conversar em inglês por aplicativos, ter um diário, jogar “stop” e outros games no idioma, responder a uma pergunta diferente por dia e pedir que alguém leia o que você escreveu.

Converse em inglês por aplicativos

Uma conversa cara-a-cara desenvolve, principalmente, a sua pronúncia em inglês e a capacidade de entender o que os outros estão dizendo. Agora, quando esse papo vai para o mundo virtual e acontece por mensagens de texto, a leitura e escrita entram na jogada.

Por mais que as conversas online normalmente sejam compostas de frases curtas, ainda assim, você vai estar se desenvolvendo nessas competências, então, que tal juntar alguns amigos que também querem treinar o English em um grupo em qualquer aplicativo de mensagem?

Basta estabelecer uma regra: ninguém pode escrever em nenhuma outra língua! Também é legal que a galera concorde em corrigir uns aos outros sem desconforto, assim, todos aprendem.

Tenha um diário ou um caderno específico para praticar

Reescrever trechos de livros com suas próprias palavras, fazer pequenas redações e ter um diário com os acontecimentos do seu dia são, sem dúvidas, os melhores exercícios de escrita em inglês, isso porque eles forçam você a pensar, buscar novas palavras e ser criativo(a), tudo o que é fundamental para um texto gostoso de ler. 

O diário talvez seja a melhor opção, já que, por não ter tanto a cara de estudo tradicional, ajuda a evitar a procrastinação. Bônus para o fato de que, através dele, você vai lembrar de vários momentos da sua vida no futuro quando desenterrar essa relíquia!

Dá pra fazer um “diary” – a tradução literal de diário, mesmo –, escrevendo de maneira mais objetiva alguns fatos cotidianos, onde você foi e com quem conversou, ou um “journal”, que, apesar de também ser traduzido como diário, é mais usado para pensamentos e ideias trazidos de uma maneira mais informal, porém mais densa.

E no celular também vale! O que não vale é escrever em português e traduzir na internet. Isso aí é trapacear, viu? Sem contar que traduzir não é a melhor forma de aprender.

Jogue “stop” e outros jogos em inglês

O “stop” fez parte da infância e adolescência (e vida adulta, por que não?) de muitos brasileiros e brasileiras. Se você não o conhece, a roxinha explica: esse é um jogo em grupo, em que uma letra aleatória é sorteada e todos precisam escrever palavras que começam com ela.

Existem alguns tópicos específicos a serem preenchidos por cada jogador, como nome de cidade, de fruta, adjetivo e por aí vai.

Quem completa a lista primeiro grita “Stop!” e todos param. Faz mais ponto quem preencheu mais campos de um jeito diferente e correto e, caso duas pessoas ou mais respondam com a mesma palavra, a pontuação é reduzida.

Você encontra mais jogos online para aprender inglês em outro artigo publicado no blog da TopWay se quiser mergulhar ainda mais na ideia. Procure o que mais combina com você e seu grupo de amigos e mande ver!

Responda a uma pergunta por dia

Gosta de algo mais pessoal, mas que ainda ofereça uma boa oportunidade de escrever? Aí vai uma sugestão: responder, uma vez por dia, todos os dias, uma pergunta sobre você e sua vida.

Existem até alguns livros prontos com meses e anos de perguntas, que você pode encontrar na internet, como o “One Question a Day”, que tem versões para crianças e para casais, inclusive.

Se você não tem certeza de que vai gostar desse hábito e não quer investir em nada logo de cara, a tabela abaixo traz um mês inteiro de reflexões prontinhas, só esperando respostas escritas. Check it out – dá uma olhada!

Dia Pergunta em inglês Pergunta em português
1 If you could live in any country of the world, which one would you choose?And why? Se você pudesse morar em qualquer país do mundo, qual escolheria? E por quê?
2 What is your favorite childhood memory, and why does it stand out to you? Qual é a sua lembrança favorita da infância e por que ela é especial para você?
3 If you could have dinner with any historical figure, who would it be and what would you ask them? Se pudesse jantar com qualquer figura histórica, quem seria e o que você perguntaria a ela?
4 Which place have you always wanted to visit? And what draws you to that location? Qual lugar você sempre quis visitar? E o que o(a) atrai para esse local?
5 What is the skill or hobby you've always wanted to learn, and what steps will you take to achieve it? Qual é a habilidade ou hobby que você sempre quis aprender, e quais passos você tomará para alcançá-lo?
6 Reflect on a book or movie that had a significant impact on your life. How has it influenced you? Reflita sobre um livro ou filme que teve um impacto significativo em sua vida. Como isso influenciou você?
7 If you could change one thing about the world, what would it be and why? Se pudesse mudar uma coisa no mundo, o que seria e por quê?
8 Describe a personal challenge you've overcome. Which were the lessons you learned from the experience? Descreva um desafio pessoal que você superou. Quais lições você aprendeu com a experiência?
9 What are your top three priorities in life, and how do you plan to achieve them? Quais são as suas três principais prioridades na vida e como você planeja alcançá-las?
10 What is the piece of advice that has stuck with you? Explain how it has influenced your decision-making. Qual é o conselho que ficou grudado na sua mente? Explique como ele tem influenciado suas decisões
11 If you could possess any superpower, what would it be and how would you use it to make a positive impact? Se pudesse ter qualquer superpoder, qual seria e como você o usaria para causar um impacto positivo?
12 Think about a role model in your life. Which qualities do you admire the most in them? Pense sobre um modelo na sua vida. Quais as qualidades que você mais admira nele(a)?
13 Describe a dream or aspiration you have for the future. Which steps will you take to make it come true? Descreva um sonho ou aspiração que você tem para o futuro. Quais passos você vai tomar para torná-lo realidade?
14 Reflect on a mistake you've made. Which lessons have you gained from the experience? Reflita sobre um erro que cometeu. Quais lições você aprendeu com a experiência?
15 If you could live in any time period in history, when would it be and why? Se pudesse viver em qualquer período da história, qual seria e por quê?
16 Share your favorite quote. Why does it resonate with you? Compartilhe sua citação favorita. Por que ela combina com você?
17 What is your proudest accomplishment, and how did it shape your character? Qual é a sua conquista mais orgulhosa e como ela moldou seu caráter?
18 If you could master any skill instantly, what would it be and how would you use it? Se pudesse dominar instantaneamente qualquer habilidade, qual seria e como você a usaria?
19 Reflect on a moment when you stepped out of your comfort zone. What impact did it have on your personal growth? Reflita sobre um momento em que saiu da sua zona de conforto. Qual impacto isso teve no seu crescimento pessoal?
20 What is your favorite season, and how does it inspire or influence your mood? Qual é a sua estação favorita e como ela inspira ou influencia seu humor?
21 If you could have a conversation with your future self, what would you ask and what advice do you think your future self would give you? Se pudesse conversar com seu eu do futuro, o que perguntaria e que conselho acha que receberia?
22 Share a memorable travel experience. What are the cultural insights you gained from it? Compartilhe uma experiência memorável de viagem. Quais percepções culturais você obteve?
23 Discuss a technology or scientific advancement that fascinates you. What do you think is gonna be its potential impact on the future? Fale sobre uma tecnologia ou avanço científico que lhe fascina. Qual você acha que será seu impacto potencial no futuro?
24 If you could invent a new product or solution to a common problem, what would it be and how would it benefit society? Se você pudesse inventar um novo produto ou solução para um problema comum, o que seria e como beneficiaria a sociedade?
25 Reflect on a moment when you felt truly grateful. What has contributed to that feeling? Reflita sobre um momento em que se sentiu verdadeiramente grato(a). O que contribuiu para esse sentimento?
26 Describe a favorite childhood book or TV show. Does it influence your perspective nowadays? Descreva um livro ou programa de TV favorito da infância. Ele tem alguma influência sobre você nos dias de hoje?
27 What is your favorite form of creative expression (e.g., writing, painting, music), and how does it contribute to your well-being? Qual é a sua forma favorita de expressão criativa (por exemplo, escrever, pintar, ouvir ou fazer música) e como ela contribui para o seu bem-estar?
28 If you could have dinner with any fictional character, who would it be and why? Se pudesse jantar com qualquer personagem fictício, quem seria e por quê?
29 Discuss a value or principle that you hold dear. How does it guide your decision-making? Fale sobre um valor ou princípio que você preza. Como ele orienta suas decisões?
30 Reflect on the past year and outline three goals you have for the upcoming year. What are the steps you'll take to achieve them? Reflita sobre o ano passado e destaque três metas que você tem para o próximo ano. Quais os passos que você vai tomar para alcançá-las?

Adotou a sugestão do diário ou caderno? Você pode transcrever essas perguntas pra lá, o que ajuda muito a lembrar de respondê-las!

Peça que alguém leia o que você escreveu

Por último, quando você não tiver certeza se as palavras estão corretas ou se a frase faz sentido mesmo, lembre-se de que corrigir o que você escreveu também faz parte do aprendizado! Se você está em um curso de inglês online, pode pedir para o seu/sua professor(a) dar essa ajudinha: certeza que ele(a) vai ficar feliz de ver um aluno dedicado!

Ou peça para um amigo ou familiar que conheça melhor a língua dar uma lida nos seus textos. 

Tendo feito tudo isso, mas ainda querendo elevar sua escrita do nível blogueiro ao Shakespeariano num piscar de olhos, avance para a próxima fase!

Como melhorar ainda mais a escrita em inglês?

As duas principais maneiras de elevar o nível da sua escrita são lendo sites de notícia e fazendo transcrições. Essas atividades exigem um pouco mais do estudante, ou seja, é preciso estar um pouco acima do nível básico de inglês.

O que não significa que você não pode tentar mesmo que não se sinta nesse patamar… Quem sabe você não descobre uma maneira nova de aprender?

Leia sites de notícias

Absorva temas mais complexos ao ler livros e, principalmente, sites de notícias em inglês. A principal vantagem desse exercício é acumular um vocabulário maior de palavras, que nem sempre aparecem no cotidiano.

Quanto mais complexo o tema da notícia, maior será a quantidade de palavras mais específicas. Isso ajuda a focar em uma área de conhecimento, seja para uma oportunidade de emprego ou só por interesse.

Você pode procurar novidades sobre esporte, política, meio-ambiente, celebridades, enfim, qualquer coisa que lhe interesse. Uma boa dica é usar o site News In Levels e ler a mesma notícia em diferentes níveis de dificuldade para aumentar seu vocabulário.

Faça transcrições

Transcrever nada mais é do que escrever algo que você está ouvindo: pode ser uma música, um filme, um vídeo, um áudio… A fonte não importa.

Aqui, também é importante escolher algo com que você já esteja familiarizado(a) e, como esse exercício exige bastante concentração, vá só  até onde dá, sem deixar a tarefa se tornar muito cansativa.

Na hora de conferir suas transcrições, busque por informações em páginas online que sejam reconhecidas ou, novamente, peça ajuda de alguém que fale inglês avançado ou fluente. 

E, falando em sites, que tal uma listinha cheia deles, que pode ajudar muito a melhorar sua habilidade de escrita? Confira antes de ir!

7 sites e apps com recursos para melhorar sua escrita em inglês

A internet é cheia de ótimos recursos para quem quer aprimorar seus conhecimentos, inclusive sem pagar absolutamente nada por isso! Dá uma olhada nesta lista com apps e ferramentas mais usados e indicados para ajudar na sua jornada.

  1. Grammarly: é uma das ferramentas para melhorar a escrita em inglês mais poderosas e conhecidas. Ele verifica gramática, ortografia e estilo dos seus textos, fornecendo sugestões de correção e explicações úteis.
  2. Hemingway Editor: levando o nome do lendário escritor norte-americano, este site ajuda a melhorar a clareza e legibilidade do seu texto, destacando frases complexas e sugerindo simplificações.
  3. Thesaurus: quando você estiver escrevendo e perceber que já usou 10 vezes uma mesma palavra vai lembrar desse! Ele é focado em encontrar sinônimos e expandir seu vocabulário.
  4. Duolingo: provavelmente o aplicativo para aprender a escrever em inglês mais conhecido, o Duolingo aborda todas as habilidades já citadas e também inclui exercícios de escrita que ajudam a melhorar sua redação e conhecer novas palavras.
  5. BBC Learning English: O site da estatal britânica oferece uma variedade de recursos, incluindo vídeos, áudios e jogos interativos para melhorar suas habilidades de escrita e compreensão auditiva, tudo de graça.
  6. Gartic: quem gosta de dar boas risadas vai adorar este site ou app. Ele consiste em um jogo no qual alguém precisa fazer um desenho para que o resto do grupo adivinhe via chat. Ganha quem adivinhar mais ou fizer desenhos que ajudem o maior número de pessoas a acertar.
  7. StopotS: lembra do “stop” lá de cima? Esta é a versão digital dele, online com pessoas do mundo todo. E nem precisa se cadastrar para jogar!

Agora sim! Tudo o que você precisa para sair do nível “the book is on the table” está na palma da sua mão. Pegue papel e caneta (ou um teclado) e bora lá!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui