Dicas 26 de Abril de 2024

Aprenda a melhorar sua habilidade de writing em inglês

Fuja do básico e aprimore seu writing em inglês com as 9 dicas deste artigo. Elas foram preparadas por especialistas para você arrasar nos seus textos!

A prática consistente é o segredo para o desenvolvimento de qualquer habilidade, e a escrita em inglês não fica de fora dessa regra. Reservar um tempo no seu dia para escrever em um blog ou diário, redigir textos sobre temas variados, ler mais, ter um caderno para anotar seu vocabulário pessoal e usar sites e aplicativos para papear são boas opções para treinar seu writing.

Inclusive, para alguém ser realmente fluente em inglês, não basta apenas saber falar ou ler. Desenvolver bem suas habilidades de escrita é mais uma peça-chave para que você se torne um falante confiante e competente.

A boa notícia é que essas habilidades se complementam, o que significa que você pode aprender e aprimorar todas elas ao mesmo tempo. Então, se você quer saber como melhorar a habilidade de writing em inglês e se destacar no idioma, veio ao lugar certo!

Por que é necessário ter um bom nível de writing?

Treinar writing em inglês é mais do que simplesmente colocar palavras no papel. É uma das quatro habilidades de inglês comunicativas essenciais, juntamente com listening, speaking e reading – escuta, fala e leitura. 

Enquanto o speaking permite que você se expresse verbalmente, o writing é a ferramenta que você utiliza para comunicar suas ideias de forma escrita. Pense em todas as situações em que você precisa se comunicar por escrito: desde e-mails profissionais até mensagens em redes sociais, passando por relatórios acadêmicos e redações.

Dominar o writing faz com que você transmita suas ideias de forma clara e eficaz e, ao mesmo tempo, contribui para melhorar toda uma percepção da sua credibilidade e profissionalismo.

Ou seja, não basta só escrever de vez em quando: você precisa dedicar tempo e esforço à tarefa. Mas querer acelerar um pouco a sua curva de aprendizado não é algo ruim, e as estratégias a seguir foram trazidas exatamente para ajudar você nessa!

9 estratégias para melhorar seu writing em inglês

A verdade é que escrever bem em inglês requer mais do que apenas conhecimento gramatical. Sem vocabulário, você não consegue comunicar nada, por isso, separe um tempinho na sua semana para colocar as estratégias listadas abaixo em prática.

Uma delas por dia e, em pouco tempo, você chega longe! 

1. Reserve um tempo dedicado diariamente para escrever

Estabeleça um horário específico todos os dias para se dedicar à escrita em inglês. Pode ser pela manhã antes do trabalho ou da escola, na pausa do almoço ou um pouco antes de dormir. A consistência é fundamental para criar um hábito.

2. Estabeleça metas realistas

Quando você estabelece metas impossíveis, a desistência é inevitável! Por isso, defina objetivos alcançáveis para sua prática de writing, como um número de palavras ou páginas que você pretende – e consegue! –escrever por dia. Comece com objetivos pequenos e aumente-os aos poucos conforme confiança e habilidade crescem.

3. Mantenha um diário ou blog pessoal em inglês

Escrever regularmente em um diário ou blog é uma excelente maneira de praticar suas habilidades de escrita. Use esse espaço para registrar seus pensamentos, experiências e reflexões em inglês. Não se preocupe com a perfeição, o objetivo é praticar e melhorar ao longo do tempo.

4. Experimente diferentes estilos e temas de escrita

Varie seus tópicos e estilos de escrita para manter sua prática interessante e desafiadora. Escreva ensaios (essays), histórias curtas, resenhas ou até mesmo poesia em inglês. Isso ajuda a expandir seu vocabulário de inglês e a entender diferentes formas de expressão escrita.

5. Leia de tudo um pouco

Ninguém escreve algo sem ter lido sobre o assunto, por isso, exponha-se a uma variedade de materiais de leitura, como livros, artigos, revistas e jornais em inglês. Esse hábito não só vai aumentar seu vocabulário, como também vai ajudar você a entender como as palavras são usadas em diferentes contextos.

6. Tenha um caderno para anotar vocabulário

Anote novas palavras que encontrar durante suas leituras ou atividades diárias: elas servirão como material para os seus textos, até porque não dá para escrever nada se você não conhecer as palavras que quer usar, né? 

Aprender inglês com filmes e séries também podem ajudar a expandir seu vocabulário, expondo você a diferentes sotaques, gírias e expressões regionais, reforçando a forma como tudo isso é escrito.

7. Aprenda o que são e use os conectores 

Os conectores ou conectivos em inglês são palavrinhas responsáveis por, como diz o nome, conectar toda a sua escrita, pois ajudam a interligar ideias e tornar o texto mais coeso e claro. 

Existem diversos tipos deles, como os de adição, os de contraste, os de causa e efeito, dentre outros. Dedique um tempo para aprender esses diferentes tipos e como usá-los corretamente em suas redações.

8. Revise e edite seus textos em busca de uma melhor fluidez

É durante a revisão e edição dos seus textos que você vai lapidar toda a sua escrita. Faça ajustes aqui e ali e, por fim, compare versões para escolher qual é a melhor delas. Nesse processo, coloque-se no lugar do leitor, e opte pelo texto mais fácil de ler.

9. Aposte em ferramentas online

O lado bom da era digital é que você tem acesso a uma infinidade de recursos online que podem ser aproveitados para aprimorar seu writing, como cursos online de inglês, corretores automáticos, sites que oferecem desafios de escrita e até mesmo comunidades e fóruns online para trocar uma ideia com falantes nativos.

A dica aqui é experimentar todas as opções e descobrir qual – ou quais, why not? por que não, né? – funciona melhor para você! Lembre-se de que o progresso virá com consistência, paciência e dedicação contínua. Keep up the good work – continue com o bom trabalho!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui