Aprender Inglês 3 de Agosto de 2023

Veja como aprender inglês com o ChatGPT! De graça!

As Inteligências Artificiais (IAs) são, com certeza, um sinal de que uma revolução tecnológica está chegando. Que tal participar dessa nova era e ainda adquirir conhecimento? Veja como aprender inglês com o ChatGPT – e de graça!

Aprender inglês com o ChatGPT é mais fácil do que você imagina! Dá para conversar, criar histórias, pedir dicas e aprender palavras apenas interagindo com essa Inteligência Artificial: basta perguntar o que você quer saber e ele responde.

A ferramenta virou o assunto mais comentado dos últimos meses e, provavelmente, vai se manter relevante por muito tempo.

Afinal, ela é um dos programas mais avançados do tipo e, por ser aberto a todos – de graça! –, vem gerando ainda mais discussão sobre o poder da IA. Além disso, vai muito além de um simples “robô de conversa”, já que consegue auxiliar várias pessoas no trabalho de programação, na organização cotidiana e até ajuda na criatividade.

Neste artigo, você aprende como usar ChatGPT para aprender inglês. Leia agora.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem que funciona pela tecnologia de Inteligência Artificial. Na prática, ele age como um robô que conversa com você de maneira muito similar a uma pessoa, mas só respondendo àquilo que é questionado.

Quando você faz uma pergunta ao recurso, ele gera uma resposta com base em um enorme banco de dados, entregando o que você precisa saber por meio de uma frase ou texto simples e fácil de entender.

Mas é preciso ter cuidado!

Essa IA entrega todo o conhecimento à você com base nas informações contidas dentro dela e nem sempre com base em notícias 100% atualizadas, por exemplo. Então, o próprio site já avisa que é possível que algumas respostas estejam erradas ou sejam inconsistentes.

Mesmo assim, dá para usá-lo para pesquisas e esclarecimento de várias dúvidas sobre os mais diversos assuntos.

O que dá para fazer no ChatGPT?

Como o ChatGPT é uma das ferramentas mais avançadas desse tipo já criada em todo o mundo, o seu potencial ainda está sendo explorado, mas dá até para aprender inglês através dele!

Quem quer explorar o idioma a partir da IA pode usar essa ferramenta como um parceiro de estudos que consegue:

  • responder perguntas;
  • traduzir palavras;
  • revisar textos;
  • citar regras;
  • relacionar palavras;
  • e muito mais!

Quanto custa tudo isso? É de graça! A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, tem planos pagos, mas todas as dicas que estão neste artigo podem ser usadas por você apenas com um simples cadastro e sem precisar pagar nada.

Aprenda como fazer esse cadastro e como usar a ferramenta logo abaixo.

Como acessar o ChatGPT?

Para se cadastrar e acessar o ChatGPT, basta ir ao site oficial da ferramenta e clicar em “Sign in”. Aí, é só inserir seu endereço de e-mail e criar uma senha e uma mensagem de confirmação vai ser enviada para sua caixa de entrada.

Ao clicar no link que aparece nessa mensagem, você será redirecionado(a) para uma página que vai pedir seu número de telefone. É só informar o número, esperar um novo código piscar na tela do celular e, depois, inserir o código. Com tudo confirmado, basta começar a usar.

  1. No lado esquerdo, você tem uma barra com o histórico das suas conversas – seus pedidos feitos para a ferramenta.
  2. No centro, aparecem algumas dicas sobre o que perguntar, as capacidades e limitações da plataforma.
  3. A barra na parte de baixo é onde você vai escrever os “prompts” ou comandos para o chat.

A qualidade das respostas, aliás, depende muito de como você constrói as perguntas. Se você quer que o Chat responda algo de uma maneira específica, tem que deixar isso bem claro no comando.

7 passos para usar o ChatGPT para treinar inglês

Anote o passo a passo e faça testes!

1.  Busque sinônimos

O Chat pode funcionar como um dicionário interativo e ser muito bom para você pesquisar o significado e os sinônimos de qualquer palavra. Suponha que você esteja lendo um texto e um termo novo e bem diferente aparece de repente – “heinous”. Pergunte à ele, em inglês, qual o significado da palavra e peça sugestões de semelhantes.

(What is the meaning of the word “heinous”? Can you give me synonyms?)

(Qual é o significado da palavra “heinous”? Você pode me dar sinônimos?)

A resposta aparecerá mais ou menos assim:

Buscar significado sinônimos palavras inglês chatgpt inteligência artificial dicionário interativo

Imagem: ChatGPT

Essa é uma maneira imersiva de aprender, já que você não descobre através da tradução, mas sim pela definição explicativa dos termos, o que ajuda muito na hora de aumentar seu vocabulário em inglês.

2.  Tire dúvidas

Existem várias expressões em inglês que não fazem muito sentido quando traduzidas ao pé da letra porque, bem parecidas com os nossos ditados, essas frases se desenvolvem junto com a própria língua.

Muitas vezes, é difícil entender o que elas significam sem um contexto ou uma explicação detalhada e, nesse sentido, a IA também pode ajudar.

A expressão “every cloud has a silver lining”, traduzida ao pé da letra, fica “toda nuvem tem um fundo prateado”. Bem complicado saber exatamente o que esse provérbio quer dizer, não? Só pedir ao ChatGPT uma explicação!

What is the meaning of the expression “every cloud has a silver lining”?

(Qual é o significado da expressão “every cloud has a silver lining”?)

E a ferramenta explica de verdade.

Tirar dúvidas provérbio expressão inglês chatgpt inteligência artificial

Imagem: ChatGPT

A IA dá uma resposta completa, apresentando a ideia geral da sua expressão e até a sua origem. Nesse caso, a pergunta foi feita em inglês, mas você pode fazer em português também e a resposta virá em português.

Tirar dúvidas provérbio expressão inglês chatgpt inteligência artificial traduzido

Imagem: ChatGPT

O ideal é tentar usar o mínimo de português possível para conversar com a ferramenta, principalmente se o seu foco for melhorar em outro idioma. Assim, você cria uma interação mais imersiva que pode até ser complementar a de um bom curso de inglês.

3.  Pergunte sobre regras e peça exemplos

O inglês também é cheio de regrinhas e particularidades, tempos verbais, substantivos contáveis e incontáveis, advérbios e por aí vai, e nada impede você de recorrer a uma ajudinha para lembrar de todas elas!

Só será preciso formular uma pergunta com tudo aquilo que você precisa saber e inserir no Chat, seguindo mais ou menos a linha das sugestões abaixo.

Você pode explicar como funciona o tempo verbal (dizer qual tempo verbal você quer conhecer) com exemplos?
Você pode dizer quais são os (advérbios, substantivos contáveis ou incontáveis etc.) em inglês com exemplos?

Uma vez dado o comando, você terá a resposta.

Perguntar regras exemplos tempos verbais advérbios substantivos incontáveis inglês chatgpt inteligência artificial

Imagem: ChatGPT

Dá para fazer isso com qualquer regrinha, mas leve sempre em consideração que a ferramenta não é perfeita e também pode cometer erros. Pense que seus livros e cadernos de anotações ainda são seus melhores amigos e o ChatGPT é um colega novo muito inteligente, mas não perfeito.

4.  Peça uma revisão dos seus textos

Uma das melhores maneiras de treinar a escrita é praticando e escrevendo pequenos textos e redações, mas quem estuda por conta própria encontra uma grande dificuldade na hora de corrigir os erros.

Com o ChatGPT,você consegue fazer essa revisão e ainda pode pedir sugestões das melhores maneiras de escrever suas frases. Basta copiar e colar um texto com esses pedidos.

Um e-mail é um ótimo exemplo de texto para correção!

Correct the following e-mail and make a list of the changes at the end.

(Corrija o e-mail a seguir e faça uma lista das mudanças no final)

Com esse prompt, além de reescrever o conteúdo já todo corrigido, o Chat vai trazer uma listinha das palavras que mudaram.

5.  Crie histórias personalizadas e pratique a leitura

Mais um dos grandes poderes das ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, principalmente do ChatGPT, é a capacidade de criar conteúdos completamente novos com apenas algumas instruções vindas da pessoa do outro lado da tela e do teclado: você.

É claro que essa funcionalidade não substitui um bom livro, mas pode servir como inspiração para escrever e praticar a leitura.

Se você gosta de fantasia, por exemplo, pode usar um comando mais ou menos como o que aparece na caixinha logo aqui e pedir um lançamento que ninguém mais leu (por enquanto)!

Write a story in a medieval fantasy world with dragons and magical artifacts.

(Escreva uma história em um mundo de fantasia medieval com dragões e artefatos mágicos.)

Para os mais românticos e românticas, que tal…

Write a story about a couple who falls in love with each other, but destiny separates their lives until they are older.

(Escreva uma história sobre um casal que se apaixona, mas o destino separa as suas vidas até que eles estejam mais velhos.)

As possibilidades são limitadas só pela sua imaginação. Você pode especificar a época, o tema e tudo mais da história que quer ler. Quanto mais informações são escritas no prompt, o comando, mais completa vai ser a resposta da IA.

6.  Treine sua pronúncia

Todas as dicas trazidas no passo a passo até agora envolveram a escrita e a leitura, mas será que dá para desenvolver a pronúncia, entender o inglês falado e a fala com o ChatGPT? A resposta é sim! Indo por um caminho mais básico, você pode perguntar a ele como se fala uma palavra e ele vai responder.

Recomenda-se fazer a pergunta em inglês mesmo.

How to pronounce “(palavra em inglês que você deseja saber como pronunciar)”?

Veja um exemplo com “Wednesday”, quarta-feira.

Ajuda treinar praticar pronúncia palavras inglês chatgpt inteligência artificial

Imagem: ChatGPT

É possível utilizar esse recurso sempre que você precisar de ajuda com a pronúncia, só que ainda vale ir além.

Lembra das histórias do passo anterior? Você pode copiar e colar todas elas, depois de prontas pelo ChatGPT, em outros sites que leem textos com voz humana, como o Natural Readers.

Assim, é possível ouvir a maneira que as palavras são faladas, treinando seu ouvido e talvez até utilizar a técnica de shadowing e ir repetindo frase por frase, melhorando a sua maneira de se expressar!

7.  Converse com o ChatGPT em inglês

Essa é a principal função da ferramenta e não podia ficar de fora no passo a passo! Até porque não tem nada melhor do que ter um parceiro de conversa que não se cansa e consegue discutir sobre praticamente todos os assuntos.

Você consegue bater papo em inglês com o ChatGPT sobre qualquer coisa que seja do seu interesse, não só relacionado à língua propriamente dita, mas a livros, séries, filmes, à vida, ao universo e tudo mais…

Com tantas possibilidades, pode até ficar difícil escolher por onde começar, mas aqui vai uma listinha de perguntas em inglês para conversação com a IA. 👇

1.  What are your thoughts on the latest technological advancements?
O que você acha dos últimos avanços tecnológicos?

2.  Tell me about your favorite book and why do you like it.
Fale-me sobre seu livro favorito e por que você gosta dele.

3.  What's your perspective on the future of artificial intelligence?
Qual é a sua perspectiva sobre o futuro da inteligência artificial?

4.  Do you have any recommendations for movies or TV shows to watch?
Você tem alguma recomendação de filmes ou programas de TV para assistir?

5.  How do you think the world will change in the next decade?
Como você acha que o mundo vai mudar na próxima década?

6.  What's your opinion on the ethical implications of genetic engineering?
Qual é a sua opinião sobre as implicações éticas da engenharia genética?

7.  Tell me about your favorite hobbies or activities.
Fale-me sobre seus hobbies ou atividades favoritas.

8.  What do you think about the impact of social media on society?
O que você acha do impacto das redes sociais na sociedade?

9.  What are your views on climate change and its potential solutions?
Quais são suas opiniões sobre as mudanças climáticas e suas possíveis soluções?

10.  Do you have any predictions about upcoming trends or innovations?
Você tem alguma previsão sobre tendências ou inovações futuras?

Para muitas perguntas, a IA vai responder que não tem uma opinião formada, mas, ainda assim, vai engajar em uma conversação e debater sobre os tópicos. Caso você queira evitar isso e ter um chat em inglês com uma troca mais real, escreva:

Talk to me as if you were a real person.

(Converse comigo como se você fosse uma pessoa real.)

Dessa maneira, a IA vai tentar responder todas as perguntas sem hesitar, com o propósito de realmente parecer um ser humano.

Quer mais? Keep reading!

30 perguntas em inglês para treinar com o ChatGPT

Mesmo quem ainda está iniciando a trajetória no idioma pode usar a ferramenta de IA para aprender, especificamente fazendo perguntas em inglês para iniciantes como as 30 alternativas apresentadas adiante.

É o seu caso? Lembre-se de usar a dica de pedir que o Chat se comporte como uma pessoa real.

1.  What is your favorite type of music?
Qual é o seu tipo de música favorito?

2.  Do you have any siblings?
Você tem irmãos ou irmãs?

3.  Have you ever traveled to another country?
Você já viajou para outro país?

4.  What is your favorite color?
Qual é a sua cor favorita?

5.  Do you enjoy watching movies?
Você gosta de assistir filmes?

6.  Are you a morning person or a night owl?
Você é uma pessoa matutina ou uma coruja noturna?

7.  What is your favorite food?
Qual é a sua comida favorita?

8.  Have you ever tried any adventurous activities?
Você já experimentou alguma atividade aventureira?

9.  Do you have any pets?
Você tem algum animal de estimação?

10.  What is your favorite book?
Qual é o seu livro favorito?

11.  Can you play a musical instrument?
Você sabe tocar algum instrumento musical?

12.  What is your favorite season of the year?
Qual é a sua estação do ano favorita?

13.  Are you a sports fan? If so, what is your favorite sport?
Você é fã de esportes? Se sim, qual é o seu esporte favorito?

14.  Do you enjoy cooking?
Você gosta de cozinhar?

15.  What is your dream travel destination?
Qual é o seu destino de viagem dos sonhos?

16.  Are you more of an introvert or an extrovert person?
Você é mais introvertido ou extrovertido?

17.  Do you have any phobias?
Você tem alguma fobia?

18.  What is your favorite TV show?
Qual é o seu programa de TV favorito?

19.  Are you a tea or coffee person?
Você é mais fã de chá ou café?

20.  What is your favorite hobby?
Qual é o seu hobby favorito?

21.  Can you swim?
Você sabe nadar?

22.  Do you enjoy hiking or camping?
Você gosta de fazer caminhadas ou acampar?

23.  What is your favorite type of dessert?
Qual é o seu tipo de sobremesa favorita?

24.  Are you a cat person or a dog person?
Você é mais fã de gatos ou de cachorros?

25.  Do you prefer reading physical books or e-books?
Você prefere ler livros físicos ou e-books?

26.  Have you ever tried any water sports?
Você já experimentou algum esporte aquático?

27.  What is your favorite holiday?
Qual é o seu feriado favorito?

28.  Can you speak any other languages?
Você fala alguma outra língua?

29.  Are you a good dancer?
Você dança bem?

30.  What is one thing you want to achieve in the next five years?
Qual é uma coisa que você quer alcançar nos próximos cinco anos?

Caso as respostas pareçam muito complicadas, você também pode pedir ao seu novo BFF (Best Friend Forever – melhor amigo para sempre – será?) que ele responda de maneira mais simples.

Answer my next question using short phrases and simple words.

(Responda minhas próximas perguntas usando frases curtas e palavras simples.)

Essas são apenas algumas ideias. Adote-as, mas não deixe de exercitar a sua criatividade e explorar mais da ferramenta, recorrendo ao português o mínimo possível!

A tecnologia de Inteligência Artificial é maravilhosa e assustadora ao mesmo tempo. Quem diria que o que era ficção científica viraria uma realidade tão próxima, né?

Continue de olho nas inovações que vêm por aí e procure pela TopWay se precisar de qualquer outro help. É só mandar em um de nossos contatos: “roxinha, pode me ajudar?”. Um comando bem mais simples do que o do ChatGPT, vai!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui