Aprender Inglês 14 de Abril de 2021

Como aprender e memorizar expressões idiomáticas em inglês?

Você não precisa ter medo de aprender expressões idiomáticas em inglês, viu?

"It's all Greek to me!"

Normalmente, utilizamos esta expressão em inglês quando não entendemos alguma coisa. Assim como o grego falado ou escrito, a coisa que a pessoa está falando não faz sentido para nós.

E é exatamente assim que muitos aprendizes de inglês se sentem quando se deparam com uma expressão idiomática, né?

Algumas expressões geralmente são complicadas por estarem diretamente relacionadas com a cultura da língua fonte. Enquanto outras são muito próximas das que temos em português, o que ajuda bastante. Um exemplo disso é a expressão que usamos no início do texto, já que, em português, temos um equivalente parecido: você está falando grego.

No entanto, normalmente, as expressões idiomáticas não podem ser simplesmente traduzidas e nem sempre teremos um equivalente no português. Na verdade, você deve aprender o seu significado a partir do contexto e não as palavras individualmente.

E, claro, como todo aprendiz de inglês quer soar como um falante nativo, você deve aprender as expressões idiomáticas. Elas são muito utilizadas pelos falantes de inglês.

Mas se as expressões idiomáticas vêm deixando você louco, nós trouxemos algumas dicas de como aprendê-las.

Tá, mas eu tenho que aprender todas as expressões idiomáticas?

Primeiramente, é importante esclarecer que não há necessidade de aprender todas as expressões idiomáticas de uma língua. Existem muitas delas e seria praticamente impossível aprender todas.

Isso dito, você deve estar se perguntando: então, quantas eu tenho que aprender, afinal?

Na verdade, não existe uma definição de quantas você deve aprender. É uma decisão inteiramente sua e que, obviamente, leva as suas necessidades em conta.

As mais úteis serão aquelas que você usará em conversas do dia a dia. Provavelmente, essas vão ser as que você mais vai ouvir também, o que facilitará na hora de identificar quais priorizar durante o aprendizado.

Não vá aprender expressões idiomáticas só porque elas parecem "descoladas", viu? As expressões devem ser úteis, antes de tudo.

Então, como eu devo aprender as expressões idiomáticas?

Quando o assunto é aprender expressões, nós indicamos que você use uma abordagem simples com três passos. Você pode aplicar facilmente essa abordagem no seu dia a dia.

1. Ouça/leia: antes de tudo, você precisa entrar em contato com a expressão que deve aprender.

2. Anote: para não esquecer, anote a expressão (e o seu contexto) em algum lugar de sua preferência. Pode ser no celular, em uma agenda ou caderno… Pode parecer antiquado para muitos, mas é um passo muito importante!

3. Use-a: para você aprender alguma coisa, você precisa usar essa coisa (diversas vezes). Não dá para aprender a fazer um bolo sem fazer o bolo, né? Use a expressão que você anotou para que ela possa fazer parte do seu vocabulário diário.

Se a expressão continuar sendo apenas um monte de palavras em um papel, ela não tem uso algum para você. Agora, se você usá-la com frequência, seja através da fala ou da escrita, você acabará internalizando e se lembrando dela na hora que precisar usar. Não se preocupe!

E como eu faço para memorizar essas expressões facilmente?

Mesmo que pareça que algumas frases e expressões idiomáticas sejam bastante complicadas de memorizar, nem sempre tem que ser assim. Há alguns truques que podem ajudar você a aprendê-las de forma rápida e fácil.

Há algum tempo, nós já trouxemos 10 dicas de como lembrar o que você aprendeu em inglês e, mais recentemente, conversamos sobre mais 5 dicas. Mas sempre podemos adicionar mais algumas, né?

- Leve em conta o contexto: como já falamos antes, não tente lembrar apenas do significado da expressão, mas preste atenção também no contexto. Isso ajuda você a  entender melhor a expressão e a lembrá-la mais facilmente.

- Caderno de expressões: parece trabalhoso, nós sabemos, mas crie um caderno para acompanhar todas as expressões idiomáticas que você for conhecendo com o tempo. Você pode classificar as expressões por situação, por exemplo.

- Aprenda aos poucos: não tente abraçar o mundo. Quando o assunto é expressões idiomáticas, não tente aprender muitas ao mesmo tempo. Não vai funcionar e você ainda esquecerá todas elas.

- Explore a sua origem: você pode também tentar explorar a origem da expressão idiomática. Essa pode ser uma atividade que exige bastante investigação, mas pode se mostrar muito divertida. Ao descobrir a sua origem, é provável que você não a esqueça.

- Crie exemplos: para cada expressão que você anotar no seu caderninho, crie exemplos de uso que tornem essa expressão útil e “real” no seu dia a dia (e no seu contexto). 


E aí? Pronto para explorar o mundo das expressões idiomáticas? Aprendê-las pode ser assustador no início, mas será uma tarefa fácil e natural se você seguir essas dicas. Inclusive, elas não são muito diferentes das que costumamos dar para você aprender inglês, né?

Não esqueça de conferir esses outros conteúdos do nosso blog. Eles podem ser muito úteis no seu processo de aprendizado do inglês.

Vocabulário: 12 expressões idiomáticas em inglês

19 expressões idiomáticas brasileiras em inglês

#TBT,​​ WTF: as expressões em inglês mais usadas nas redes sociais

7 provérbios em inglês para você ampliar seu vocabulário

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui