Aprender Inglês

10 de Fevereiro de 2022

6 dicas para incentivar as crianças a aprenderem inglês

Seu filho está começando a aprender inglês? Veja como incentivar esse aprendizado!

 

Ah, a infância! Aposto que você se lembra de momentos felizes dessa época em que todos nos divertimos bastante e aprendemos muito do que sabemos hoje. 

E sabe por que você tem tantas lembranças dessa fase da sua vida? É porque o cérebro, enquanto mais jovem, capta e armazena melhor as informações, tanto aquelas momentâneas quanto aquelas que vão acompanhar você para o resto da vida.

Aprender inglês na infância é uma ideia maravilhosa para quem quer se tornar fluente desde cedo para aproveitar todas as oportunidades que surgem com esse fator de dominar uma segunda língua.

Você, como adulto responsável, sabe que falar inglês tem muitas vantagens para o presente e o futuro dos pequenos ao seu redor, só que não basta fazer a matrícula em uma escola de idiomas, é preciso incentivar as crianças a tirar o máximo proveito dessa oportunidade! 

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para cultivar o interesse dos nossos pequenos no aprendizado da língua inglesa.

6 dicas de ouro para incentivar crianças a aprender inglês

1. Se envolva com o inglês também!

Crianças aprendem pelo exemplo! Se envolva na experiência de aprendizado do seu filho e também se envolva você mesmo com o novo idioma. Se os pequenos vêem você lendo, assistindo filmes ou falando uma outra língua, eles vão querer fazer o mesmo. 

Se você matriculou o seu filho em um curso de inglês para crianças, por que não fazer desse fator algo que você tem em comum com ele?

2. Dê a eles o poder da escolha

Dar poder de escolha no aprendizado da língua inglesa também é uma forma de cultivar a autonomia e envolvimento dos pequenos com o próprio aprendizado. 

Você pode incentivar a criança a ler em inglês levando ela a uma livraria e deixando que ela escolha o livro que quer ler ou fazer um momento em família onde ela possa escolher o que vocês vão assistir em inglês.

3. Ajude no dever de casa

É normal que algumas crianças tenham resistência ou dificuldade em fazer as tarefas do curso de inglês, mas você pode tornar esse momento mais positivo: deixe que eles construam a rotina de estudos junto com você, escolhendo os horários que eles preferem estudar, e não tenha medo de conversar com o professor do seu filho para saber o que está sendo trabalhado e pedir algumas dicas sobre como ajudar. 

4. Reconheça os esforços dos pequenos

É importante que aprender inglês seja algo positivo na vida das crianças e não um dever ou uma obrigação, por isso, invista no reforço positivo: reconheça e elogie qualquer esforço do seu filho nesse processo. 

Ele fez o dever de casa sozinho no horário que vocês estabeleceram juntos ou decidiu assistir/ler alguma coisa em inglês ao invés de em português? Reconheça, elogie e recompense!  

5. Descubra apps e ferramentas online

Uma ótima maneira de tornar o processo de aprender a língua inglesa ainda mais divertido e dinâmico é descobrir e sugerir ao seu pequeno apps e ferramentas online que possam ajudar no aprendizado deles. 

O British Council disponibiliza aplicativos gratuitos que podem ajudar nessa missão! No LearnEnglish Kids, você também encontra diversas ferramentas como músicas, histórias e jogos para deixar a prática do idioma ainda mais divertida!

Uma boa ideia é escolher um curso de inglês para crianças que já trabalhe com ferramentas digitais e dinâmicas.

6. Coloque o inglês no dia a dia de toda a família

É importante que a nova língua que o seu filho está aprendendo seja significativa para a vida dele e colocar o idioma no dia a dia da família é uma forma de fazer com que o seu pequeno se sinta validado e motivado. 

Vão fazer compras no supermercado? Peça a ajuda da criança para escrever uma lista de compras em inglês! Estava passeando pelo shopping e viu uma palavra estrangeira? Pergunte ao seu pequeno se ele sabe o que é. Se ele não souber, descubram juntos! 

Outra ideia é brincar de fazer etiquetas com a tradução dos nomes dos objetos de um cômodo da casa. Peça para a criança descobrir os nomes dos móveis e ensinar a você – ou procurem juntos! – e depois vá colando em cada móvel da casa.

Você também pode criar o “dia do inglês” na sua casa, e nesse dia vocês só podem falar os nomes desses objetos na língua estrangeira.

Todo esse processo de aprender é ainda melhor com o apoio de professores qualificados e uma metodologia que incentiva a autonomia e o aprendizado através da brincadeira e da interação, então que tal conferir os cursos de inglês para crianças e pré-adolescentes da TopWay?  

E como o aprendizado dos nossos pequenos depende também da nossa participação, veja nossas opções para adultos com cursos de inglês que cabem na sua rotina e no seu bolso!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui