Business 4 de Julho de 2023

20 dicas para arrasar na prova de inglês para mestrado

Quem precisa estudar inglês para mestrado não precisa só buscar uma imersão no idioma, como também formas de usá-lo como ferramenta de aprendizado. Quer saber exatamente o que fazer? Confira 20 dicas neste artigo!

Para estudar inglês para mestrado, você precisa se dedicar bastante aos textos e à interpretação das informações. Até mais do que à conversação, ao contrário do que acontece nos estudos do idioma com outros objetivos.

E por que para fazer mestrado precisa saber inglês?

É muito comum a exigência da proficiência em inglês para um curso que tornará você um mestre, e um dos principais motivos para isso acontecer é o fato de que muito material acadêmico costuma estar disponível na língua inglesa.

Sem contar que a própria língua serve como um instrumento de aprendizado, dando acesso a uma gama de conhecimento muito mais ampla para quem está estudando.

Então, se você decidiu se matricular no mestrado, verifique a necessidade de um certificado de proficiência emitido por instituições reconhecidas e concedido após uma avaliação bastante criteriosa dos seus conhecimentos.

Aliás, se o curso for no exterior, certamente, o domínio da língua será um pré-requisito!

Você vai entender tudo muito melhor no decorrer da leitura deste artigo. Comece já descobrindo a resposta para mais uma pergunta que deve estar martelando na cabeça!

Quero fazer mestrado, mas não sei inglês. E agora?

Se você ainda não sabe inglês, mas quer cursar um mestrado, há duas opções a escolher: a primeira é procurar uma universidade que não exija teste de proficiência dos alunos e a segunda é atrasar um pouco seus planos e investir pesado no aprendizado da língua.

Existem, sim, cursos de mestrado que não exigem conhecimento comprovado em inglês, mas, em geral, são modalidades de especialização em áreas específicas, como literatura e história.

Não quer restringir suas escolhas? A melhor opção é dedicar um tempo para se preparar para as exigências que o nível de inglês para mestrado exige. Acredite: os benefícios desse processo não vão se resumir a passar numa prova!

Como estudar inglês para mestrado?

Existe uma diferença na hora de estudar o inglês para mestrado ou o meio acadêmico em geral se os estudos forem comparados ao aprendizado tradicional da língua. Isso porque você precisa focar mais em leitura e interpretação e a conversação acaba tendo um destaque um pouco menor.

Uma técnica de aprendizado muito eficiente a ser utilizada é o inglês instrumental, que recorre à leitura como instrumento para ampliar vocabulário, entender estruturas gramaticais e aprimorar a interpretação de documentos.

Nesse método, partindo da interpretação de textos mais simples, é possível avançar, aos poucos, para textos mais complexos e, quando você menos esperar, estará craque no assunto – pelo menos na competência de leitura.

Essa é uma forma eficiente de progredir, mas que precisa ser acompanhada de outras boas estratégias. Mais adiante, você conhecerá todas elas e saberá porque cada uma tem tanta importância na hora de atingir (e comprovar) sua proficiência especificamente para mestrado.

O que é proficiência em inglês para mestrado?

Ser proficiente em inglês para mestrado significa ter um nível de domínio do idioma que seja suficiente para realizar atividades acadêmicas, como assistir aulas, ler textos mais densos, participar de discussões, escrever trabalhos e realizar pesquisas.

Talvez pareça meio vago falar em “domínio da língua”, mas é importante você entender que a proficiência não se trata de estudar até seu inglês ficar igual ao de um nativo e sim de conhecer o idioma o suficiente para que ele não seja uma barreira nos seus estudos.

Entender o suficiente para desvendar o que está fora do seu vocabulário, por exemplo, na maioria das vezes será o bastante na hora de realizar os testes de proficiência. Got it?

Mas, atenção: os requisitos de proficiência em inglês variam de acordo com a instituição e o programa de mestrado! Algumas instituições estabelecem um nível mínimo de pontuação nos testes, enquanto outras podem exigir metas mais rígidas.

Sem contar que algumas universidades podem ter provas próprias para você provar sua expertise.

Como funciona um teste de proficiência em inglês para mestrado?

Todos os testes de proficiência em inglês são projetados para avaliar as habilidades de comunicação dos candidatos ao aplicar seus conhecimentos sobre o idioma. Nos exames voltados para mestrado, o foco fica no vocabulário e em estruturas linguísticas características do meio acadêmico.

Quase sempre os testes aplicados para quem quer virar mestrando são divididos em quatro segmentos:

  • leitura;
  • escuta;
  • fala; e
  • escrita.

Os alunos têm um tempo específico para realização de cada segmento e a prova toda pode chegar a uma duração de 4 horas, variando para um pouco mais ou um pouco menos de acordo com o que for exigido pela instituição do curso de mestrado.

Qual o teste mais comum de proficiência em inglês para mestrado?

Os dois testes de proficiência em inglês mais requisitados pelo meio acadêmico são o TOEFL e o IELTS. Ambos têm mais de uma modalidade e oferecem certificados de credibilidade, com aceitação no mundo todo e não só no meio acadêmico.

Veja detalhes importantes sobre eles no quadro abaixo.

TOEFL IELTS
Formato Presencial ou pela Internet Formato Academic e General Training
Seções Leitura, Escuta, Fala e Escrita Seções Leitura, Escuta, Fala e Escrita
Duração Aproximadamente 4 horas Duração Cerca de 2 horas e 45 minutos
Pontuação 0 a 120 em cada seção Pontuação 0 a 9 em cada seção
   

Geralmente, as universidades têm requisitos mínimos de pontuação para a admissão em cursos de mestrado e essas exigências podem variar entre as instituições.

Também pode acontecer de a avaliação dos níveis de leitura e escrita ser diferente quando comparada à da audição e da fala.

Esse é um fator a se considerar quando traçar sua estratégia de estudo e, por falar nisso, let’s make a plan! Bora planejar o grande dia?

20 dicas para prova de proficiência em inglês para mestrado

Para se sair bem na prova de proficiência em inglês, você vai precisar de bom preparo e muito cuidado. Evite errar por desatenção ou dar bobeira em qualquer uma das etapas! Se precisar de ajuda, confira o que não pode ficar fora do seu checklist desta etapa da sua jornada para o mestrado!

1.  Defina metas claras

“Achismo” pode ser um problema sério quando se busca um objetivo mais específico. O primeiro passo para mandar muito bem na prova de proficiência para mestrado é descobrir quais são as exigências de conhecimento aprofundado de inglês que o curso no qual você deseja ingressar faz. Estabeleça suas metas a partir daí.

2.  Identifique necessidades específicas

Além de definir suas metas, identifique as habilidades que precisam ser desenvolvidas para atender as exigências do curso que escolheu. Uma coisa tem tudo a ver com a outra, certo?

Por exemplo, basta focar em leitura e escrita de trabalhos acadêmicos ou você também vai precisar ouvir palestras e apresentações, assim como participar de discussões? Determine pontos aos quais você precisa se dedicar mais para traçar um plano mais eficiente.

3.  Pratique regularmente

Tendo as metas definidas e as necessidades identificadas, aos poucos, transforme o inglês em algo onipresente (que está em todo lugar, o tempo todo) na sua vida. É importante ter um momento específico para estudar todos os dias, mas, quanto mais a língua fizer parte do seu cotidiano, mais natural e fluido será seu aprendizado.

4.  Use o inglês em tudo

Não faça anotações apenas durante aulas ou lendo materiais especializados, mas use o inglês como uma ferramenta para simplificação das suas ideias. Quanto mais comum for para você usar a língua, mais fácil vai ser aplicá-la quando necessário.

5.  Assista a filmes e séries em inglês

Para manter o inglês constantemente na sua mira, que tal assistir filmes e séries – primeiro com legendas em português, depois em inglês e, finalmente, sem legendas? Isso ajuda a melhorar a compreensão auditiva e a familiarização com o vocabulário. Fora que é um ótimo exercício para aprimorar a pronúncia!

6.  Faça um bom curso de inglês

Procure opções imersivas para aprimorar seus conhecimentos em uma escola de inglês que compreenda seus objetivos e ajude, inclusive, no seu contato com outros estudantes ou professores certificados.

Se puder, considere também fazer aulas específicas para estudantes de pós-graduação que também visem aprimorar suas habilidades acadêmicas em inglês. Encontrar, nesse processo, quem está trilhando uma jornada similar à sua pode levar a parcerias extremamente benéficas para seu aprendizado.

7.  Use aplicativos de idiomas

Para além das aulas, pratique por apps! A sua escola de inglês pode oferecer um aplicativo próprio e, se isso acontecer, será mais fácil ainda aprender tudo o que for necessário, mas também existem várias opções para baixar na loja de apps do seu celular, como Duolingo, Babbel e Memrise, que podem ajudar a fortalecer seu vocabulário e gramática.

Usar o recurso permite a prática e o aprendizado até em intervalos entre atividades do dia a dia ou momentos de espera – num consultório médico ou nos Correios, talvez.

E deixe um app de dicionário na tela principal do seu celular para usar junto com os outros sempre que se deparar com uma palavra ou expressão nova!

Adquirir vocabulário é essencial!

Quer mais? Procure outros recursos online gratuitos, como tutoriais em vídeo, cursos virtuais e materiais de estudo específicos para a preparação de testes de proficiência em inglês.Outras dicas trarão detalhes sobre essas alternativas, logo adiante. Continue lendo.

8.  Pratique conversação

Lembra que você leu, na dica #5, sobre encontrar um parceiro de estudo e fazer aulas? Eis o segredo para conversar como um nativo!

A prática é essencial não só para não deixar o inglês enferrujar, mas também porque ajuda a sedimentar conhecimento adquirido, então, busque grupos de estudo ou programas de intercâmbio linguístico para se aprofundar.

Você até consegue se divertir nesse processo se usar jogos online para aprender inglês no modo multiplayer! Pode ser um desafio a mais entender falantes nativos em meio às conturbadas partidas de Battle Royale, não?

9.  Participe de grupos de estudo em inglês

Participe de discussões em inglês, com grupos de estudo ou em fóruns da internet e pratique sempre que puder, o máximo que puder – mais uma máxima à qual você deve se agarrar para ir bem na prova de proficiência do mestrado!

A maneira como os outros se comunicam já pode ser um aprendizado por si só e a imersão é um fator que cria intimidade com a língua e ajuda a diminuir a hesitação em praticá-la, então, experimente.

10.  Ouça podcasts em inglês

Outro material interessante para aprender e adquirir proficiência – e arrasar no dia da prova! – são os podcasts em inglês.

O que não falta é podcast hoje em dia, por isso, é possível que você consiga encontrar alguns com temas relacionados à área de conhecimento do seu futuro mestrado. A prática também vai ajudar a melhorar a compreensão auditiva e a exposição a diferentes sotaques e estilos de fala.

11.  Leia materiais acadêmicos em inglês

Praticar a leitura acadêmica com livros e periódicos em inglês, pensando em conhecer melhor diferentes estilos de escrita, estruturas de texto e o vocabulário específico da sua área, pode ser considerado algo fundamental para ir bem no teste do idioma para mestrado.

Tente encontrar artigos relacionados à sua área de estudo em inglês e pratique a leitura acadêmica. É importante exercitar essas leituras de forma mais ativa, de preferência não só destacando pontos de interesse e termos novos, mas também fazendo anotações para ajudar a instrumentalizar o idioma.

E, além de ler, escreva!

12.  Escreva em inglês regularmente

Escreva ensaios, resumos e trabalhos acadêmicos simulando a estrutura, vocabulário técnico e referências acadêmicas para aprimorar, justamente, sua habilidade de escrita. Sempre que aprender palavras e expressões novas, redija pequenos textos ou frases para fixar o aprendizado.

Ficou com dúvida se a construção do conteúdo está certa? Use a tecnologia como aliada!

13.  Use ferramentas de correção de texto

Utilize aplicativos e ferramentas online que possam ajudar você a corrigir seus erros gramaticais e de ortografia, mas lembre-se de que elas precisam ser confiáveis e que não há nada melhor do que bater o material com um professor ou falante nativo, ok?

Você pode experimentar, talvez, o famoso ChatGPT – não só para corrigir o que escrever, como para entender melhor termos que ainda não são tão claros ou encontrar diversas formas de usar uma mesma expressão.

Só tem uma coisa que o ChatGPT ainda não faz por você: ensinar pronúncia! Então, dedique-se a isso de outras formas se quiser virar pro.

14.  Esteja atento(a) à pronúncia

Aprender corretamente as pronúncias não é só uma questão de falar bem e ser compreendido, muitas vezes, não conhecer a pronúncia de determinadas palavras significa não compreender o que foi dito.

Pratique com frequência, especialmente repetindo após falantes nativos. Se quiser uma ferramenta de auxílio para tirar dúvidas, use o Forvo.

15.  Assista palestras e webinars em inglês

Assista a apresentações acadêmicas ou webinars em inglês para se familiarizar com a terminologia específica do seu campo de estudo. Existem diversas opções para encontrar esse tipo de conteúdo, das óbvias às menos conhecidas. Veja uma breve listinha abaixo!

Dica: vá até a barra de pesquisa de cada uma das plataformas e busque por palavras-chave relacionadas ao seu possível-futuro-mestrado. Assista ao que encontrar!

16.  Faça exercícios de gramática

Por mais óbvio que pareça, fazer exercícios de gramática e vocabulário é, sim, uma importante dica na hora de atingir a proficiência em qualquer situação. Quem dirá para um mestrado!

Use o inglês instrumental como ferramenta para isso: a própria língua serve como ferramenta de aprendizado, permitindo melhor entendimento de textos complexos e aprimorando sua capacidade de descobrir, por conta própria, o significado de termos e estruturas desconhecidas.

Foco, força e fé!

17.  Mantenha-se motivado(a)

Ter em mente o seu objetivo final é sempre um motivador importante e isso não significa viver um momento intenso demais e estressante.

Para seguir em frente sem se deixar abalar, mantenha o inglês como um elemento presente em todos os aspectos da sua vida e perceba como isso acaba ajudando a diminuir a tensão dos momentos de aprendizado mais formais.

Deixe que a língua também esteja relacionada com momentos de prazer e descanso. Aprender não pode se tornar um fardo.

Se puder, viaje por aí. É sério!

18.  Busque uma experiência no exterior

Claro que nem todo mundo tem condições de fazer intercâmbio ou estudar no exterior quando bem entende, nem mesmo prazo para isso quando está em busca de um mestrado, ainda assim, uma experiência no exterior, a trabalho ou estudo, não deve ser nunca uma possibilidade descartada.

Mesmo que seja uma viagem curta, vale a pena encaixá-la no seu planejamento, se possível. Faça uma imersão completa que ainda pode ser um fator emocional muito relevante por aí!

19.  Treine a gestão do tempo

Com todo o empenho no aprendizado e na preparação para realizar o teste de proficiência, não esqueça que gerenciar tempo também é uma habilidade essencial para o momento da prova.

Você pode fazer simulados dos testes cronometrando seu desempenho e conferir se é compatível com a duração da prova.

Vale lembrar, porém, que saber tudo não garante o 10. No dia D, priorize tudo aquilo que é mais fácil responder e deixe questões complexas para o final. Não seja desleixado(a): ler instruções e enunciados às pressas é sinônimo de perda de tempo!

20.  Aprenda a lidar com a ansiedade

Junto com o tempo, a ansiedade costuma ser um grande problema até para os mais preparados.

Entenda, primeiro, que, se você não sentir ansiedade no dia da prova, tem alguma coisa errada – e não o contrário. Assuma que ela estará presente e, depois, procure maneiras de lidar com a questão.

Durante a prova, avance o máximo possível em tudo que tiver segurança para responder, deixando de lado perguntas nas quais ficar alguma dúvida. Conforme você for ficando satisfeito(a) com sua performance no teste, é natural que a ansiedade diminua e sua mente esteja mais apta a resolver as partes mais complexas.

Desse jeito, a ansiedade vai cumprir sua função: manter você alerta e com foco máximo no desafio.

Ufa! É realmente uma jornada, não é? Com tudo correndo dentro do planejado, logo, você terá em mãos seu certificado de proficiência e poderá, finalmente, ingressar no mestrado.

Ainda precisa fazer uma prova escrita nesse processo longo (e que parece interminável!) de inscrição? Respire fundo e vai! Você não verá nada que não tenha enfrentado até aqui.

Antes de encerrar a leitura deste artigo, confira um modelo de testes como esse para compreendê-lo melhor.

Exemplo de prova escrita de mestrado

Se você já venceu etapas como o teste de proficiência em inglês para mestrado, com certeza, o mais difícil da jornada já passou, mas é sempre bom conhecer melhor qualquer desafio a ser enfrentado e, pensando que ainda pode vir uma prova escrita por aí, dá uma olhada, logo abaixo, num exemplo de prova escrita de mestrado.

 

 

EXEMPLO DE PROVA ESCRITA DE MESTRADO

Tópico: Discorra sobre um desafio contemporâneo e suas implicações sociais, econômicas e políticas.

Instruções: Escreva um ensaio de 500 palavras abordando um desafio contemporâneo de sua escolha e analisando suas implicações sociais, econômicas e políticas.

Utilize exemplos e evidências para apoiar suas ideias. Sua resposta deve ser bem estruturada, coerente e demonstrar um bom domínio da língua inglesa.

Duração: 60 minutos

Sugestão de estrutura para o ensaio

Introdução:

  • Apresente o tópico escolhido de forma clara e sucinta.
  • Ofereça uma breve contextualização sobre a relevância e impacto global do desafio.

Desenvolvimento:

  • Detalhe as implicações sociais do desafio, como ele afeta as relações entre indivíduos, grupos e comunidades.
  • Analise suas implicações econômicas, como ele influencia o mercado de trabalho, os negócios e o desenvolvimento econômico.
  • Explore suas implicações políticas, como ele molda as políticas públicas, as relações internacionais e a governança? 

Conclusão:

  • Faça um resumo das principais ideias apresentadas no ensaio.
  • Destaque a importância de compreender e abordar adequadamente o desafio escolhido para promover mudanças positivas na sociedade.
  • Encerre com uma reflexão sobre possíveis soluções e a importância do engajamento individual e coletivo.

É claro que as provas reais variam bastante, mas o modelo acima oferece uma boa noção do que esperar caso precise enfrentar mais esta etapa no caminho para se tornar mestrando(a).

Aliás, com tudo o que você aprendeu neste artigo e com o esforço que vai desempenhar para conquistar seus objetivos, não é exagero afirmar: antes mesmo de receber o título com a conclusão do seu curso, certamente, você já pode se considerar mestre!

Parabéns pela iniciativa e até a próxima.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui