Intercâmbio 26 de Julho de 2022

Intercâmbio: o que é, como fazer e como funciona

Vem saber mais sobre essa forma certeira de aprender uma nova língua e, de quebra, viver experiências inesquecíveis.

O intercâmbio é uma das modalidades mais populares e mais eficazes de se aprender uma língua estrangeira. São várias as formas de se viver essa experiência: através da modalidade de trabalho e estudo, por meio de agências de viagens, para fazer o ensino médio no exterior e até mesmo através de bolsas de estudo financiadas por universidades, pelo Estado ou outras instituições.

Você pode embarcar nessa aventura por conta própria, mas o assunto exige muita pesquisa, principalmente porque muitos países exigem visto para brasileiros. Mas não precisa se apavorar!

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre essa experiência que é muito mais do que uma viagem e muito mais do que um curso de inglês.   

O que é um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio significa passar um determinado período em um outro país, seja estudando, trabalhando ou apenas se divertindo e entrando em contato com a cultura do lugar.  Mas para que serve uma experiência como essa?

O segredo está, como nós sempre dizemos, na imersão: a experiência do intercâmbio deixa você imerso na língua inglesa 24 horas por dia, 7 dias na semana (o famoso 24/7 em inglês). Dessa forma, tudo o que você aprende está conectado a uma memória, uma experiência, uma situação prática ou até mesmo algum perrengue!

Ou seja, tudo o que você aprende em contato com uma língua estrangeira em outro país acaba se tornando mais significativo e memorável.

Como funciona um intercâmbio?

Quem quer fazer um intercâmbio deve aplicar para um processo seletivo para bolsas de estudo oferecidas por instituições que financiam a viagem ou procurar por uma agência de viagens especializada no assunto. 

A primeira opção é bem comum para graduandos ou pesquisadores. Existe até mesmo a possibilidade de fazer um mestrado ou doutorado “sanduíche”, nome dado ao intercâmbio que pesquisadores fazem para completar algum período da especialização em outro país.

No entanto, algumas bolsas exigem que os aplicantes apresentem uma pontuação mínima em testes de proficiência em língua estrangeira, como o TOEFL, IELTS ou Cambridge no caso do inglês. A boa notícia é que algumas escolas, como a TopWay, já preparam o estudante para provas de proficiência na língua inglesa. Oba!

Já para quem pretende morar fora para aprender outra língua ou para experimentar uma imersão cultural, o mais viável é contar com uma agência de intercâmbio, como a Explore Viagens e Intercâmbios, para fazer o sonho se tornar realidade sem incomodação.

Existem vários tipos diferentes de programas de intercâmbio, cada um com um foco, objetivo e funcionamento diferentes. Por isso, preparamos um guia para você se informar em relação ao que é necessário para fazer um intercâmbio nas principais modalidades.

Quais os tipos de intercâmbio que existem?

Cursos de inglês

É o modelo clássico do que geralmente pensamos quando falamos nesse tipo de viagem. A modalidade é ideal para quem quer aprender uma nova língua e ainda ter tempo para viajar e conhecer o país de destino. 

Geralmente, você precisa apenas de um visto de turista para essa viagem e, em alguns países, brasileiros nem precisam de visto!

Esse processo tem duração mínima de duas semanas e oferece ao aluno a possibilidade de estudar apenas pela manhã ou também à tarde e, por isso, é uma das experiências mais personalizáveis para os intercambistas, que podem programar suas viagens de acordo com suas prioridades e o tempo que têm em determinado país. 

Estudo e trabalho

Esse é o tipo ideal para quem está buscando se inserir em um mercado de trabalho internacional. Você vai fazer um curso de inglês em um turno e trabalhar em outro, e ainda dá tempo de passear nos finais de semana e testar todo o seu aprendizado.

Dependendo do país que você escolher, você precisará de um tempo mínimo de curso para estar qualificado para essa modalidade. Na Irlanda, o tempo mínimo de curso é de 6 meses, enquanto na Austrália é de 3 meses e meio.

O Au Pair é uma dessas modalidades, que pode ou não ser acompanhada de cursos de idiomas. Já falamos um pouco sobre como o intercâmbio Au Pair funciona, mas o que você precisa saber por enquanto é que ele é a opção ideal para quem quer muito uma experiência internacional pelo menor custo possível.

Profissional

Essa é uma versão turbinada da modalidade de estudos e trabalho. Nessa opção, você pode escolher cursos de pós-graduação, MBAs e outras formações técnicas. Além de aprender a linguagem da sua área na prática, você pode fazer, em paralelo, cursos de inglês para trabalho, com conteúdo voltado para o mundo dos negócios.

No caso dos cursos de pós-graduação em universidades, alguns países vão exigir um visto de estudante que permite que você fique no local por um período mais longo do que os vistos de turismo. Mas fique tranquilo! Se está tudo acertado com a universidade onde você vai estudar, esses vistos se tornam muito mais fáceis de conseguir.

Quem pode fazer um intercâmbio?

Você deve estar se perguntando: será que eu posso mesmo viver uma experiência como essa? Será que uma experiência imersiva é mesmo para mim?

Uma das suas preocupações pode ser a idade: com quantos anos uma pessoa pode fazer intercâmbio? Existe um mínimo recomendado quando se trata de idade, mas não um máximo.

Programas de high school (ensino médio) americanos permitem que os adolescentes vivam uma experiência única e saiam na frente quando o assunto é o inglês.

E, se você tem mais de 60 anos e está preocupado que esse tipo de viagem é apenas para os mais jovens, fique tranquilo! Escolas de idiomas de todo o mundo estão preparadas para receber você e proporcionar uma experiência única e no seu ritmo.

Posso fazer intercâmbio sem sair do Brasil?

Lembra que falamos que o segredo do intercâmbio é justamente a imersão? Agora, imagine se você pudesse aproveitar os benefícios de uma experiência completamente imersiva sem sair do país.

Mas como fazer um intercâmbio sem precisar investir em uma viagem internacional e ter todos os gastos e planejamento que isso envolve? É só vir para a TopWay!

A escola possui um ambiente 100% imersivo, onde você fala inglês desde o primeiro momento, como se estivesse em um país em que a língua nativa seja a inglesa. E não precisa ter medo não! Estamos preparados para ajudar você nessa jornada de aprendizado acelerado repleto de experiências culturais desde o início.

Também contamos com eventos de imersão cultural, nos quais você passa um final de semana inteiro “em outro país”, mas sem sair do Brasil!

Quer saber mais sobre o que a TopWay pode oferecer? Comece agora!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui