Dicas 19 de Janeiro de 2023

6 dicas para melhorar sua compreensão de leitura em inglês

Aprender um novo idioma é sempre desafiador, mas, com as técnicas certas, você pode aprimorar o seu aprendizado de forma muito mais rápida e fácil. Confira as nossas dicas que vão ajudar você a melhorar a leitura em inglês de livros e textos!

Não existe fórmula mágica, você só aprende de verdade se praticar o máximo que puder! Então, a melhor forma de melhorar a compreensão de textos em inglês é lendo. E, quanto mais leituras em inglês você faz, mais rápido você desenvolve e aprimora essa habilidade!

No geral, a leitura já traz inúmeros benefícios, mas, ao aprender um novo idioma, esse hábito pode acelerar o seu aprendizado e trazer diversas vantagens como:

  • ajudar na memorização de palavras que você já estudou;
  • aprimorar o seu vocabulário com o aprendizado de novos termos;
  • auxiliar na compreensão da estrutura das frases;
  • aprender mais sobre os tempos verbais; e
  • se divertir enquanto aprende!

Ler em um idioma que não é sua língua materna pode ser desafiador, mas existem algumas técnicas de leitura em inglês que vão ajudar você a tornar essa prática ainda mais fácil e prazerosa! Separamos as melhores delas para você neste artigo. Keep reading!

Quais são as melhores estratégias de leitura e compreensão de textos em inglês?

Se você tem interesse em aprender a ler mais e entender melhor o que leu, a forma mais fácil é praticar! Seja através de livros, revistas, notícias ou pequenos textos nas redes sociais, a melhor forma é sempre manter o contato com o idioma.

Mesmo pequenos trechos podem fazer a diferença, por isso, inclua esse hábito mesmo que em pequenas doses do seu dia a dia. Para facilitar ainda mais, reunimos algumas dicas que vão facilitar a sua vida nesse processo. Vamos lá!

1.  Comece com algo do seu nível

Se você está iniciando agora, procure livros em inglês para iniciantes com textos curtos e um vocabulário mais acessível. Comece por histórias pouco volumosas: capítulos rápidos e muitos diálogos podem ajudar!

Às vezes, a empolgação fala mais alto, mas começar com algo que você sabe que consegue dar conta é o primeiro passo para não se frustrar no meio do caminho, então, prefira histórias menores e sobre assuntos que você já conhece.

Seguir pessoas que falam a língua inglesa em suas redes sociais também pode ser uma boa! Já que, assim, você tem contato com o idioma diariamente e encontra textos pequenos, com um vocabulário simples e expressões mais usadas no dia a dia para treinar!

Conhecer quais são os níveis de inglês e em qual você se encontra é fundamental na hora de definir quais conteúdos são perfeitos para você! Na dúvida, prefira sempre peças e notícias não muito longas e com um vocabulário simples e, com o tempo, comece a se desafiar mais!

2.  Tente entender o significado de novas palavras pelo contexto

Recorrer para um dicionário sempre que você não entender uma palavra pode parecer uma boa ideia, mas, na verdade, o melhor é tentar observar em que contexto ela está inserida. Muitas vezes, só isso já é o suficiente para compreender o que está escrito!

Então, se você consegue entender o significado de novas palavras apenas pelo contexto da frase, ponto para você! Mas, se isso não acontecer e a palavra não fizer sentido nenhum, não se preocupe!

Está tudo certo procurar um dicionário de inglês para aprender uma palavra nova, mas prefira sempre um dicionário que explique o significado da palavra em inglês e não apenas a sua tradução!

Dessa forma, você aprende novos nomes, significados e sinônimos e ainda evita as traduções travadas, pois seu cérebro estará familiarizado com o significado das coisas e não apenas com sua tradução literal.

3.  Leia textos que sejam do seu interesse

Parece meio óbvio, né? Mas muitas pessoas associam o aprendizado de uma nova língua a algo chato e trabalhoso, mas não precisa ser assim!

Se você gosta de um assunto (e pode ser qualquer um!), como esportes, maquiagem, culturas, lifestyle ou afins, procure esses universos na língua inglesa! Existem muitos conteúdos em livros, revistas e na internet e, com certeza, você vai encontrar um que é a sua cara!

Quando você lê algo do seu interesse, se sente até mais motivado para continuar aprendendo! Por isso, não pense duas vezes antes de ir atrás de sites, notícias, ou outras ferramentas que abordam aquilo que você gosta!

4.  Faça resumos ou converse com alguém

Depois de fazer uma leitura, nada melhor do que colocar em prática o que estudou, certo? Dessa maneira, você vai conseguir memorizar melhor o que aprendeu e ainda compreender de forma mais clara a história ou o texto lido.

Por isso, faça resumos em inglês explicando de forma geral o que você acabou de ler ou converse com alguém que também esteja aprendendo ou que já fale a língua. Assim, você também vai aprimorar sua habilidade de explicar as coisas em outro idioma.

Essa prática vai se tornar um hábito para acelerar o seu aprendizado, já que você coloca em prática tudo o que vem aprendendo, como o vocabulário e estruturas de frases que você encontrou na leitura, tempos verbais e muito mais!

Montar um clube do livro com encontros semanais ou mensais pode ser uma ideia legal para manter a constância da leitura e servir de incentivo tanto para você quanto para seus colegas que toparem essa aventura!

5.  Leia textos que você já esteja familiarizado com a história

Essa é uma das melhores dicas para quem está começando! Ler um livro que você já leu em português ou uma notícia que você já tenha ouvido falar vai facilitar o seu aprendizado, pois você já conhece boa parte do contexto.

Quando você opta por uma história desconhecida, vai ser introduzido a um novo universo com palavras e descrições diferentes e inéditas, tornando a leitura mais desafiadora.

Agora, se você já conhece a história, vai ficar muito mais fácil entender o que está acontecendo pelo cenário que você já está habituado e mesmo com um vocabulário novo, você compreenderá melhor.

6.  Escolha textos com descrição em áudio

Seguindo as cinco dicas do nosso artigo, sem dúvidas você vai aperfeiçoar as habilidades de leitura e compreensão de textos em inglês, mas que tal aperfeiçoar a sua pronúncia e a habilidade de ouvir em outro idioma?

Essa dica serve tanto para quem está no nível iniciante quanto para quem já se vira bem na língua. Ao ler um texto que tenha a descrição em áudio, você aprende a pronúncia correta das palavras, tornando mais fácil replicá-las em um diálogo real.

Por isso, escolha textos ou audiobooks que você possa ouvir enquanto acompanha a leitura. Essa técnica também vai ajudar você a se concentrar mais na atividade!

Agora, não tem segredo! É só começar a colocar as nossas dicas em prática ainda hoje, mesmo com pequenos textos em alguns minutos do seu dia!

Não se esqueça que um curso de inglês é sempre bem-vindo e pode ajudar você nessa jornada, mas a sua dedicação é o mais importante! Por isso, saia da sua zona de conforto e encare esse novo desafio! Boa leitura!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui