Aprender Inglês 13 de Março de 2023

Como praticar para se tornar proficiente em inglês? Descubra!

Ser proficiente em inglês é o grande objetivo de quem estuda a língua, já que atingir esse nível permite viajar com facilidade, estudar e até trabalhar em outros países. Quer saber como isso acontece e não perder mais oportunidades? Continue com a gente!

Para se tornar proficiente em inglês, o ideal é participar de clubes de conversa, conversar até com o espelho, exercitar entonação e pronúncia, fazer resumos curtos, adquirir o hábito de ler, aumentar o vocabulário, ouvir podcasts, assistir filmes e fazer um curso completo.

A principal vantagem da proficiência é ter o domínio do inglês, já que essa é a chave para várias oportunidades ao redor do mundo.

Isso porque as 10 melhores universidades do mundo estão ou nos Estados Unidos ou no Reino Unido, segundo a Times Higher Education, que avalia o nível de instituições globais de ensino.

Já pensou em estudar em uma delas? Alcançar esse objetivo não é fácil, mas o inglês é o primeiro – e talvez o mais importante – passo para você chegar lá. Vamos juntos entender como virar um craque do idioma?

O que é considerado proficiente em inglês?

Ser proficiente em inglês significa ter um conhecimento avançado nas principais habilidades do idioma: fala, escrita, escuta e leitura. Isso significa não só entender com facilidade, mas também utilizar a língua de maneira precisa para textos e conversação.

Ao contrário do que muita gente pensa, proficiência é diferente de fluência e você vai entender os motivos a seguir. Continue a leitura.

Qual a diferença entre ser fluente e proficiente?

É bem comum que esses dois níveis de conhecimento sejam confundidos, mas eles são um pouco diferentes. É possível, por exemplo, alguém ser fluente no inglês e não ser proficiente.

A fluência está mais relacionada com a fala e indica que a pessoa consegue entender com facilidade o que escuta e lê e também consegue se comunicar com clareza. Porém, nesse nível de conhecimento, ainda é comum cometer erros gramaticais e ter um vocabulário mais limitado.

Já para ser considerado proficiente, um falante precisa manter uma conversa sem nenhum esforço e ainda ter um conhecimento mais aprofundado da língua. Isso significa usar um vocabulário mais vasto, formar frases mais complexas e compreender assuntos mais técnicos.

Ser proficiente também indica uma capacidade maior de ler e escrever conteúdos em inglês.

Você deve estar se perguntando se ser fluente já é o suficiente para os seus objetivos pessoais ou se vai precisar ir além no conhecimento da língua. Veja abaixo as maiores vantagens que a proficiência pode trazer a você.

3 benefícios de ser proficiente em inglês

Quem é proficiente em inglês consegue estudar, trabalhar, imigrar ou simplesmente viajar para outros países com muito mais facilidade, além de ter mais oportunidades aqui mesmo, no Brasil.

1.  Possibilidade de estudar dentro e fora do Brasil

Saber falar inglês é essencial para quem busca um intercâmbio acadêmico ou quer fazer algum curso de mestrado e/ou doutorado das universidades brasileiras, já que, até aqui, em solo nacional, é necessário comprovar um conhecimento pelo menos básico da língua.

Essa exigência existe porque a maioria dos trabalhos acadêmicos são publicados em inglês. Na hora fazer uma pesquisa bibliográfica, que é quando você busca trabalhos relacionados à sua pesquisa, a maioria dos resultados também será no idioma.

E para publicar seu trabalho em revistas científicas internacionais ele precisará ser traduzido! Deu para entender por que o inglês é tão importante, né? Isso que ainda nem falamos sobre fazer uma graduação fora do país…

Nas applications para uma vaga de estudos em universidades de outros países, o inglês é exigência. Na verdade, não basta só você ser fluente: quase todas as instituições exigem algum certificado reconhecido. Vamos falar deles mais adiante.

2.  Mais oportunidades de trabalho

Ter uma segunda língua no currículo já foi considerado um diferencial importante, mas, hoje, é praticamente uma necessidade. Em um mundo cada vez mais globalizado, é comum as empresas terem setores completos de relações internacionais, por exemplo.

Os cargos que têm maior importância e destaque são aqueles que lidam com essa ponte internacional da empresa, seja na comunicação com parceiros, filiais ou fornecedores e também existem muitas companhias, principalmente na área da tecnologia, que empregam brasileiros em regime de home office.

Por isso, quem é proficiente em inglês já sai na frente para concorrer a uma vaga.

Já pensou em receber em dólar? Parece bom!

3.  Imigração e viagens facilitadas

O inglês é falado no mundo inteiro, então, mesmo em países que não têm esse idioma como língua nativa, a proficiência pode ajudar. Para quem tem vontade de morar fora do Brasil, o idioma é um pré-requisito, já que muitos lugares exigem a comprovação de que se fala bem a língua.

Talvez seu inglês já seja bem avançado, mas é bom ter certeza. Veja detalhes de todos os níveis abaixo.

Quais os níveis de proficiência em inglês?

Os níveis de inglês são A1 e A2 para iniciantes, B1 e B2 para intermediários e C1 e C2 para avançado. Esse padrão foi definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Nível A1 e A2

O A1 é o mais básico, englobando todos que estão começando a aprender e que conseguem entender algumas palavras e expressões.

Quem está no A2 já deve conseguir responder perguntas básicas, como onde mora e o que faz, além de expressar necessidades básicas, pedir informações e dar respostas simples.

Nível B1 e B2

O Nível B também é dividido em dois subníveis e é o meio da escada até a proficiência.

Os estudantes do B1 já conseguem se comunicar melhor e compreender textos mais complexos. Para quem desenrola bem a fala e a escrita, mas ainda acaba cometendo alguns erros aqui e ali, o nível costuma ser o B2.

Nível C1 e C2

O C é o mais avançado e, normalmente, o nível que se exige para conseguir aquelas oportunidades sobre as quais falamos lá em cima.

Estudantes no patamar C1 participam de conversas mais complexas sem dificuldade e também interpretam textos técnicos com facilidade.

O C2 é o que todos querem alcançar! Quem chegou até aqui já pode conversar com nativos sem problemas, formar frases complexas e bem argumentadas, além, é claro, de se considerar proficiente.

Ficou pensando em qual nível você se encaixa, não é? Dá uma olhada aqui embaixo sobre como fazer essa avaliação.

Como avaliar o seu nível de proficiência em inglês?

Você pode pesquisar, na internet, vários testes de proficiência em inglês para conhecer seu nível, mas, se quiser conseguir um certificado, vai ser necessário realizar exames conceituados, como o IELTS e o TOEFL.

A Universidade de Cambridge também oferece um teste gratuito no seu site: você só precisa responder 25 questões de múltipla escolha e conferir o resultado dos seus conhecimentos, que sai na hora.

Só que esse é um questionário simples e não serve como comprovação de nada, ok? Para conseguir um certificado de proficiência em inglês, é preciso fazer exames mais completos. Conheça-os!

Testes de proficiência em inglês mais reconhecidos no mercado

 

IELTS

O Sistema Internacional de Testes da Língua Inglesa (IELTS) é administrado pelo British Council e pela Universidade de Cambridge. Ele é aceito em mais de 11 mil organizações pelo mundo, em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.

A prova testa as habilidades de escrita, escuta, leitura e também de conversação, em várias etapas diferentes. Se interessou? Você pode entrar no site e agendar. Ela pode ser feita de maneira presencial, em várias cidades do Brasil, mas também existe uma opção online.

TOEFL e TOEIC

Esses são, provavelmente, os testes mais conhecidos no mundo e os principais para quem quer ingressar em uma universidade nos Estados Unidos ou no Canadá.

O TOEFL dura aproximadamente uma hora e meia, podendo ser realizado de casa na versão Essentials. Assim como o IELTS, ele também é dividido em questões que vão testar as principais capacidades do inglês.

Você também pode optar por fazer o TOEIC, que tem um foco mais voltado para a proficiência operacional e mercado de trabalho.

Antes de decidir qual desses testes de proficiência em inglês você vai escolher, faça uma pesquisa. Algumas universidades aceitam diferentes certificados, mas é importante ter certeza.

Agora, veja como ir treinando!

Como praticar inglês para se tornar proficiente?

Participe de clubes de conversação, converse com o espelho, exercite entonação e pronúncia, faça resumos curtos, adquira o hábito de ler, varie os assuntos, ouça podcasts no seu tempo livre e invista em um curso.

Todas essas são ótimas atividades para treinar suas habilidades no idioma, mas, para atingir a tão sonhada proficiência, será necessário desenvolver todas as competências, que envolvem fala, escrita, leitura e escuta.

Sabemos que é bastante coisa, então vamos ajudar você com dicas. Check them out!

1.  Participe de clubes de conversa

Conversar com outras pessoas é um dos melhores exercícios para melhorar seu inglês. Essa atividade desenvolve não só sua capacidade de se expressar, mas também de entender como os outros estão se expressando.

Até dá para praticar sozinho, como vamos ver no próximo tópico, mas o ideal é que você consiga participar de um grupo de conversa, com seus amigos, colegas de trabalho, de escola ou do curso de inglês.

Se você não achar pessoas próximas para praticar, pode tentar em chats online, que vão permitir que você converse com pessoas do mundo inteiro.

2.  Converse com o espelho

Quem aprende inglês sozinho normalmente tem mais dificuldade de praticar a conversação e acaba deixando essa habilidade de lado.

Se você não tem ninguém para praticar ou ainda tem um pouco de vergonha de conversar em público, use o espelho! Crie todo dia uma pequena conversa com você mesmo e escolha um assunto que seja mais fácil.

Tente falar de maneira clara, sem pausas e sem gaguejar. Converse da maneira mais natural possível. Observe sempre as palavras que você mais sente dificuldade de pronunciar.

3.  Exercite a entonação e pronúncia

O jeito que você pronuncia as palavras e a entonação usada em cada uma podem alterar o sentido da frase, então, você também precisa praticar esse aspecto.

O inglês é cheio de palavras parecidas, logo, pequenas mudanças na maneira de falar podem mudar totalmente o que está sendo dito.

Para praticar, você pode utilizar a dica que mostramos ali em cima, fazendo tudo na frente do espelho: pegue um trecho de um filme ou qualquer outro vídeo de um nativo falando e tente replicar.

Faça isso todos os dias e você não vai mais ter sotaque – ou ele vai, pelo menos, mudar completamente.

4.  Faça resumos curtos

Outra habilidade fundamental da língua é a escrita. Para praticar é fácil: escreva! Vamos para a próxima dica?

Brincadeira, brincadeira… Escrever é a melhor maneira de desenvolver essa habilidade, mas escrever sobre o quê? Temos algumas sugestões.

A primeira delas é descrever fotos suas. Podem ser novas ou antigas, tanto faz. Imagine que você está contando para alguém sobre o momento em que a foto foi tirada, quem estava com você e o que estava acontecendo naquela hora.

O texto não precisa ser grande, quatro ou cinco linhas é o suficiente. Quando terminar, confira se escreveu corretamente e corrija os erros.

Você também pode praticar a escrita fazendo comentários em sites de notícias, vídeos do YouTube… O importante é se expressar.

5.  Adquira o hábito de ler

A leitura é uma atividade importante para todo mundo, independentemente do objetivo, mas, para quem está aprendendo uma nova língua, ela é ainda mais necessária.

Se você está começando, pratique com pequenos textos para iniciantes e trechos mais simples. Resumos de filmes que você já assistiu, por exemplo, podem ser uma ótima leitura.

Vá progredindo até conseguir ler um livro. Aí, você precisa manter o hábito de ler um livro em inglês com frequência. Um por mês ou um por semana, não importa. O foco principal é estar sempre lendo.

6.  Aumente seu vocabulário

Durante essa jornada que envolve conversa, escrita e leitura vão aparecer algumas palavras diferentes. Não deixe que elas passem batido e fiquem como um ponto de interrogação na sua cabeça.

Uma ferramenta poderosa na hora de aumentar o vocabulário é ter uma lista de palavras e seus significados. Outra boa ideia é, sempre que alguém falar alguma coisa que você não entendeu, pergunte e, se não puder perguntar naquele momento, anote.

Quando for estudar, pesquise o que essas palavras significam e escreva do lado. Você pode procurar na internet, mas o dicionário também é uma ótima opção.

7.  Varie os assuntos

Essa dica serve para todo mundo, mas vai atingir bem quem tem um domínio melhor da língua e já lê com frequência.

Se você fica lendo sempre sobre o mesmo assunto ou relê os mesmos livros, é bom começar a variar. Apesar de uma das dicas para quem quer ler é escolher o que gosta, quem fica só no mesmo assunto acaba limitando o vocabulário.

Não precisa pular de Harry Potter para física quântica. Não faça isso! Mas vá pesquisando outros materiais que possam interessar.

Notícias e matérias em revistas são uma boa fonte, elas podem ampliar o seu conhecimento geral sobre o mundo, aumentar o seu vocabulário e seu conhecimento em inglês. Tudo ao mesmo tempo!

8.  Ouça podcasts no tempo livre

Você já ouviu falar em “podcast”? Eles são conteúdos em áudio, bem parecidos com programas de rádio. Normalmente, dois ou mais participantes conversam e discutem sobre um tema, mas o formato pode variar.

Eles se tornaram um sucesso nos últimos anos, com uma variedade enorme disponível na internet e ouvi-los exercita a sua habilidade de “listening”, que é compreender bem o que outra pessoa está dizendo.

A vantagem desse tipo de conteúdo é que você consegue fazer em conjunto com outras atividades, como enquanto lava a louça, dirige pro trabalho, na academia ou até mesmo fazendo caminhada.

Geralmente a gente escuta música nessas horas, mas experimente trocar por um podcast de vez em quando. Você vai acabar gostando e não vai querer parar de ouvir.

9.  Assista séries, filmes e programas de televisão

Essa é com certeza a dica que você mais deve ter visto por aí. Sabe por quê? Porque funciona! Na hora de ver uma sériezinha ou um filminho, pratique também o inglês e, em vez de assistir dublado, assista legendado.

Quando o seu domínio do idioma aumentar, você vai poder trocar a legenda do português para a língua-alvo com mais facilidade e, seguindo todas as dicas que já mostramos, uma hora dessas vai estar vendo sua série favorita em inglês sem nem precisar ler a legenda.

10.  Invista em um curso

Finalmente, para atingir a proficiência de maneira ainda mais fácil, alie essas dicas a um curso de inglês completo. Existem muitas opções por aí, mas, na hora de escolher, fique de olho se a sua alternativa conta com:

  • ambiente imersivo;
  • flexibilidade de horários;
  • possibilidade de aulas presenciais e online;
  • foco não só na gramática, mas na conversação e na habilidade de ouvir; e
  • aplicativo que permite você praticar quando não estiver em aula.

Não pense que esse processo precisa demorar anos e anos: existem cursos de inglês que têm duração de 18 meses! Comece a colocar essas dicas em prática agora mesmo e você verá seu progresso aumentar exponencialmente. See you!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui