Dicas 23 de Janeiro de 2023

7 erros gramaticais mais comuns em inglês e como evitá-los

Errar é humano e, quando se trata de aprender coisas novas, faz parte do aprendizado, mas, se você quer sair na frente, pode aprender o que é mais comum errar e como não cometer esses erros! Confira os erros comuns de gramática em inglês e dicas para evitá-los!

Os sete erros mais comuns de gramática em inglês estão relacionados a formar frases sem sujeito (ou com sujeito oculto), plurais irregulares, troca de pronomes oblíquos e pessoais, inversão da posição do verbo em frases interrogativas, o uso errado do artigo “the”, troca de “much” por “many” e incerteza na hora de usar os artigos “a” e an”.

Sempre que tentamos aprender algo novo, é comum que a gente erre várias vezes e, no inglês, não é diferente. Errar faz parte do aprendizado, mas só quando aprendemos com a situação.

Assim como no português, a língua inglesa possui muitas peculiaridades e regras gramaticais e muitas delas são bem diferentes das que estamos acostumados na nossa língua, por isso é muito comum cometer desvios tentando falar ou escrever em inglês da mesma maneira que fazemos em português.

But don’t worry! Vamos mostrar a você quais erros são mais frequentes e como fazer para identificar quais deles você pode estar cometendo na hora de falar e escrever. Além, é claro, de dicas para não errar mais. Let’s go!

Quais os erros comuns de gramática em inglês?

Os erros de gramática mais comuns envolvem, normalmente, a aplicação errada de palavras, às vezes confundindo o seu significado em inglês com uma parecida em português ou trocando expressões com pronúncia ou escrita parecidas.

Esquecer ou não conhecer de algumas regras básicas da gramática também leva qualquer um a cometer erros, até quem já domina melhor a língua.

Se você está aprendendo e quer sair na frente, preparamos uma lista para ajudar você no processo! Check it out!

1.  Trocar o uso dos pronomes “I” e “Me”

Quando utilizar “I” e quando utilizar o “Me” é outra dúvida bem comum para quem está começando a aprender. Usar um no lugar do outro é um erro bastante comum, mas vamos ensinar você a não cometê-lo no futuro.

O “I” é o pronome pessoal equivalente ao “eu”, primeira pessoa do singular, fazendo o papel de sujeito na oração. Por exemplo:

  • I will study today — Eu vou estudar hoje.
  • Pedro and I went for a walk this morning — Pedro e eu fomos caminhar essa manhã.

O “Me” também se refere à primeira pessoa do singular, mas na função de objeto, ou seja, não está praticando a ação e sim “sofrendo”. Ele pode ser traduzido como “eu”, “me” ou “mim”:

  • My sister called me today —Minha irmã me ligou hoje.
  • The teacher bought a cake for me — A professora comprou um bolo para mim
  • Mom needs to talk with you and me — A mamãe precisa conversar com você e eu.

Agora, você não corre mais o risco de falar “me want food”, que seria o equivalente a “mim quer comida” em português. Uhu!

2.  Usar “persons” como plural de “person”

Esse é um erro bastante comum para os estudantes que ainda estão desenvolvendo o vocabulário. A palavra “person” significa “pessoa”, certo? E para falar no plural, colocamos um “s” no final de “person”, certo?

Wrong! Errado! O plural de person é irregular e a forma correta é “people”. Se você vai a uma festa e, quando chega, diz “There are a lot of persons here!” está cometendo um erro gramatical. O certo é dizer “There are a lot of people here” (Tem muitas pessoas aqui).

3.  Formar frases sem sujeito ou com sujeito oculto

No português, usamos frases sem sujeito o tempo inteiro. Quer ver? Se alguém perguntar para você “por que você faltou na aula ontem?” a sua resposta provavelmente vai ser “tive um imprevisto”.

Na frase “tive um imprevisto”, o sujeito “eu” não precisa aparecer para fazer sentido. Mas, no inglês, ele precisa sempre estar presente: “Why did you miss the class yesterday?” “I had an unforeseen event”. Vamos ver outro exemplo?

Na frase “Quebraram a porta da sala”, é possível entender que alguém quebrou, mas em inglês “broke the door of the room” não faz sentido pra quem está lendo ou ouvindo.

É preciso dizer “somebody broke the door of the room” (alguém quebrou a porta da sala) ou “they broke the door of the room” (eles quebraram a porta da sala).

4.  Errar a posição do verbo em sentenças interrogativas

Uma das primeiras regrinhas que aprendemos em inglês é a de inverter o verbo com o sujeito na hora de elaborar uma pergunta.

Mas como essa regra não se aplica ao português, é bastante comum esquecer disso e acabar falando ou escrevendo errado. Vamos usar de exemplo a frase “Você vai muito ao supermercado?”:

  • You do go to the supermarket a lot?” — Errado!
  • Do you go to the supermarket a lot?” — Correto!

Estar sempre atento a essa regrinha, colocando o verbo auxiliar na frente, vai melhorar bastante o seu inglês e, com o passar do tempo, você vai falar corretamente sem qualquer esforço.

5.  Trocar “many” por “much” e vice-versa

As palavras “much” and “many” são quantificadoras, utilizadas para mostrar a quantidade de alguma coisa. Elas significam “muito(s)” ou “muita(s)”, mas seu uso depende do substantivo usado após a palavra.

Os substantivos podem ser divididos em contáveis ou incontáveis e essa divisão de grupos faz toda a diferença.

Os substantivos contáveis, como o nome já diz, são aqueles que podem ser contados em quantidades exatas e têm forma plural, como a maioria dos substantivos (flower(s), dollar(s), dress(es)…).

Já os incontáveis não podem ser contados sem a ajuda de um complemento ou não têm forma plural (money, time, water…). Ainda achou complicado? Vamos descomplicar!

Por exemplo, você pode contar a quantidade de canetas em uma gaveta: uma, duas, três… Nesse caso, para dizer “Tem muitas canetas nessa gaveta”, devemos utilizar “many” e a frase fica “There are many pens in this drawer”.

Já para substantivos incontáveis utilizamos o “much”. A palavra “água” é um exemplo de substantivo incontável. Faz sentido dizer “Hoje eu tomei cinco águas”? Fica bem estranho não é mesmo?

Para contar a quantidade de água, é preciso de um complemento. Precisamos saber se foi um litro, dois litros, três litros… Vamos ver em um diálogo?

— How much water do you drink during the day? (Quanta água você bebe durante o dia?)
— I drink 4 liters every day. (Eu bebo 4 litros todos os dias.)
— Wow! You drink many liters of water! You must go to the bathroom frequently… (Uau! Você bebe muitos litros de água! Você deve ir ao banheiro com frequência…)

Ficou mais fácil de visualizar? Deu vontade de tomar água ou ir ao banheiro? Pode ir, a gente espera aqui com mais dicas quentinhas!

6.  Usar “the” antes de nomes próprios

A palavra “the” é um artigo, que equivale aos artigos em português (a, as, o, os), como na frase “O café está pronto!” ou “The coffee is ready!”.

Mas existe um momento em que não podemos usar o “the”: antes de nomes próprios. Por exemplo, embora a gente possa dizer “O Brasil é um país grande” na nossa língua nativa, usar o “the” antes de “Brazil is a big country” em inglês é considerado um erro, já que “Brazil” é nome próprio.

Confira outros exemplos:

O Roberto é meu amigo. Roberto is my friend.
A Noruega é um país muito frio. Norway is a very cold country.
A Apple é uma empresa bilionária. Apple is a billionaire company.

Mas existem exceções! Quando os nomes dão uma ideia de coletividade, como Reino Unido ou Estados Unidos, é preciso usar o “the” antes, como em “The United States” e “The United Kingdom”.

7.  Trocar “a” e “an”

O uso do “a” e “an” é outra regrinha muito básica, mas que pode passar despercebida.

Essas duas palavrinhas bem curtas são o que chamamos de artigos indefinidos e significam “um” ou “uma”.

Usamos “an” antes de palavras que iniciam com uma vogal, as “vowels” (a, e, i, o, u e y em alguns casos), enquanto “a” é utilizada antes de consoantes, “consonants” em inglês.

Vamos aos exemplos:

“I gave him an apple” (Eu dei uma maçã para ele).
“She bought a new car” (Ela comprou um carro novo).

Anotou todos os erros? Então vamos falar um pouco sobre o que estudar para não cometê-los mais.

Quais são as regras gramaticais do inglês?

O inglês possui muitas regras gramaticais e, para começar a aprender, você pode focar nas mais importantes, como:

Conhecendo essas regras básicas, você terá uma base sólida para aprimorar o seu inglês.

O que fazer para melhorar a gramática em inglês e evitar erros?

Para evitar os erros em inglês, não existe segredo: estudar sempre e estar em contato com a língua inglesa são as principais maneiras de aprimorar seu conhecimento no idioma.

Você pode conferir uma lista de assuntos para estudar e ir aprendendo o que é relevante para o seu nível.

Sabemos muito bem que estudar gramática não é a coisa mais interessante do mundo, mas você não precisa focar só nela.

É possível praticar listening (habilidade de escuta) assistindo uma série que você curte e praticar writing (técnica de escrita) escrevendo um texto pequeno por dia. Inclusive, existem cursos de inglês em que a prática de listening e conversation (conversação) têm tanto foco quanto a gramática.

Tudo isso vai fazer com que você aprenda inglês rápido e sem ficar com dor de cabeça! Siga em frente na sua jornada rumo à fluência e volte ao nosso blog sempre que quiser tirar suas dúvidas com os melhores conteúdos! Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui