Aprender Inglês 29 de Janeiro de 2021

5 audiobooks para você aprender inglês

Separamos uma lista com 5 audiobooks para você dar aquela turbinada no inglês

A fluência na língua inglesa e a busca por conhecimento do idioma têm sido o foco de muitos brasileiros nos últimos anos. Isso porque o idioma amplia as possibilidades de informação, aumenta as chances no mercado de trabalho e oferece novas perspectivas no meio acadêmico. 

E, para aprender um novo idioma de fato, você precisa desenvolver as habilidades comunicativas, sendo elas a fala, escuta, escrita e leitura. Para isso, você pode usar e abusar de atividades dinâmicas e leves para fazer em qualquer lugar, como assistir séries e filmes, jogar e ler livros ou revistas, ouvir músicas, podcasts e livros de áudio, que é o assunto do nosso papo de hoje.

O que são audiobooks? 

Audiobooks ou audiolivros, conhecidos também como livros falados, são basicamente gravações de um determinado livro em voz alta. Geralmente a obra é narrada em áudio gravado dentro de um estúdio ou com equipamento de gravação, tal qual um podcast. 

Nesse caso, é como se uma outra pessoa lesse um livro para você, para que você possa consumir aquele conteúdo do livro físico em um formato diferente. Você pode encontrar essas gravações em aplicativos online ou até mesmo em CD’s físicos. 

Como usar audiobooks para aprender inglês? 

Como mencionamos, audiobooks são livros narrados em voz alta por outra pessoa e, por isso, são uma excelente ferramenta de desenvolvimento do seu listening, ou seja, sua habilidade de escuta. Eles também auxiliam quanto o assunto é aquisição de vocabulário e conhecimento de diferentes pronúncias em inglês. 

O uso do audiobook para aprender inglês pode funcionar como um podcast, ou seja, é um conteúdo que você pode ouvir enquanto desenvolve outras tarefas. Além disso, você pode, e deve, ouvir em pequenas doses, para facilitar o seu processo de assimilação e aquisição de vocabulário. 

A nossa dica é que você tente optar por audiobooks de livros que você já tenha lido ou até mesmo conheça a história mais a fundo, assim, você terá mais facilidade em entender o contexto em que os termos e construções gramaticais são usadas. 

Uma outra dica é que, se você ouvir termos e expressões que ainda não conhece durante o conteúdo, você pode buscar entender o que eles significam através do contexto em que eles foram usados. Você também pode anotar essas palavras em algum lugar e depois verificar se o que você entendeu estava certo. 

Quais audiobooks utilizar? 

Conforme mencionamos no tópico anterior, o ideal é que você utilize audiobooks de histórias que você já conheça e tenha familiaridade, de preferência livros que você inclusive já tenha lido em inglês. Se assim for, o seu exercício de listening será muito mais fácil de assimilar. Você também pode usar e abusar dos audiolivros gratuitos de domínio público.

Separamos alguns audiobooks para aprender inglês que podem ser ótimos para você. Confira: 

1) The Chronicles of Narnia 

Para começar a nossa lista, temos um clássico tanto do cinema quanto da literatura. As Crônicas de Nárnia é sem dúvida um ótimo audiobook para você aprender inglês, principalmente se você já tem um conhecimento mais avançado no idioma. 

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial em Londres, onde quatro irmãos viajam para uma casa onde estarão seguros. Um dia, uma das irmãs encontra um guarda-roupa que funciona como um portal para um universo mágico chamado Nárnia, onde juntos os irmãos vivem aventuras inesquecíveis. 

2) The Little Prince 

Outro clássico da literatura mundial, O Pequeno Príncipe também pode estar na sua playlist de audiobooks para aprender inglês. Por se tratar de uma história infantil, ele é ótimo para adquirir um vocabulário simples e será de grande ajuda para você se tornar fluente na língua inglesa. 

Sobre a história: O Pequeno Príncipe traz a visão de uma criança sobre os mistérios da vida e as escolhas que fazemos. É um conto sobre amor, amizade e sobre a vida como um todo. É um ótimo livro tanto para você ouvir quanto para você ler e levar para a vida. 

3) Twelve Years a Slave

Doze Anos de Escravidão, de 1853, é o terceiro audiobook da nossa lista. Você pode utilizá-lo para adquirir um vocabulário mais denso, por se tratar de um clássico da literatura mundial do século 19. 

Trata-se da história de um homem negro livre vivendo no estado de Nova York, que é brutalmente raptado e vendido como escravo em 1841. Após ser vendido, ele acaba vivendo nessa condição por 12 anos de sua vida. 

Se quiser, você também pode assistir a adaptação feita para o cinema. 

4) The Curious Case of Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button é mais um clássico da literatura adaptado para o cinema. E, assim como os outros que já citamos, pode ser uma ótima opção de audiobook para aprender inglês e adquirir vocabulário no idioma. 

O livro, assim como o filme, fala sobre a história de um homem que nasceu velho e, com o passar dos anos vai ficando mais jovem. Na adaptação para o cinema a obra recebeu 13 indicações para o Oscar. 

5) Pride and Prejudice

E vamos de mais um clássico: Orgulho e Preconceito. Assim como os outros títulos da lista, o audiobook dessa obra é uma excelente pedida para estudar inglês. 

O livro é sobre uma história de amor, além de uma excelente comédia sobre os costumes da sociedade do século 17.  O livro também analisa a relação da época com o feminino e as ironias sociais.

Extra: Além desses que citamos, existem outros ótimos audiobooks de obras como: The Girl on the Train, Gemini Man, 12 Creepy Tales, A Dog’s Tale, Hamlet, Romeo and Juliet, entre outros. 

Esperamos que essa lista ajude você nos seus estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui