Aprender Inglês 14 de Agosto de 2023

Saiba como aprender inglês com filmes e séries

Estude um novo idioma enquanto assiste aqueles conteúdos na TV que você tanto gosta! Leia este artigo para pegar dicas valiosas de como aprender inglês com filmes e séries e virar fluente sem nem perceber!

Sabia que tem como aprender inglês com filmes de um jeito que você vire realmente fera no idioma e sem sofrimento? Ao assistir esses conteúdos, você conhece palavras novas, ouve diversos sotaques e descobre como é a linguagem informal do dia a dia.

Algumas pessoas podem até pensar que a tarefa é difícil ou até mesmo impossível e têm outras que dizem não querer misturar as coisas (diversão e estudos), mas este artigo vai mostrar que tem como aprender inglês com filmes e séries, sim!

Não é um bicho de sete cabeças e basta ter fé no pai que o inimigo cai, como talvez você já tenha ouvido por aí, além de se dedicar também. Leia agora para descobrir como aprender inglês com filmes e séries de uma vez por todas.

3 passos para aprender inglês assistindo filmes e séries

Para aprender inglês vendo filmes e séries, você precisa assistir ao mesmo conteúdo pelo menos três vezes e de maneiras diferentes: primeiro, com legendas em português, depois, com legendas em inglês e, por fim, sem nenhuma legenda. O áudio sempre no novo idioma, claro!
 
Pode parecer um processo ser super chato de fazer, mas confia no método! Você vai ver o quanto suas habilidades vão melhorar. Aproveite para perder este medo de falar inglês que você guarda aí dentro!

1.  Assista ao conteúdo em inglês e com legendas em português

 

Escolha um filme ou série bem bacanudo e assista com o áudio original e as legendas em português. Você pode fazer isso comendo uma pizza domingo à noite com o(a) crush, mas precisa parar e prestar atenção em cada cena e, principalmente, nas frases que estão sendo ditas.

Lembre-se de compreender o contexto dos diálogos!

Assim, logo de cara, você começa a identificar como é a pronúncia dos nativos e a descobrir os sotaques de diferentes nacionalidades, o que é legal para, com o passar do tempo, conversar e entender cada vez melhor pessoas de todo o mundo – em apenas um único idioma. 

Tente decorar o máximo que der das frases que você está ouvindo e lendo, pois isso vai ajudar muito no segundo passo: áudio e legendas em inglês.

2.  Assista ao conteúdo com áudio e legendas em inglês

Depois de ter praticado assistir um filme ou um episódio de uma série em inglês e com legendas em português, de preferência mais de uma vez, terá chegado a hora de ver o mesmo conteúdo de novo, mas com legendas em inglês.

Tente se lembrar ao máximo das falas dos personagens que você aprendeu anteriormente e não se preocupe se você não conseguir entender o significado de cada palavra logo de cara.

Aliás, aproveita para pegar um caderninho para anotar todos os termos que forem desconhecidos para você. E não é para anotar apenas a palavra – é a frase toda, cumpadi (ou cumadi)! 

Só assim você consegue entender como ela funciona no contexto e porque ela está ali, construída exatamente daquele jeitinho.

Prefira procurar pela definição do termo ou por sinônimos em vez de traduzir cada termo porque a tradução não é a melhor maneira de aprender inglês e, ao buscar em um dicionário, você mantém a cabeça focada no inglês e ainda aumenta seu vocabulário ao aprender novas formas de se expressar na língua do tio Sam.

Com isso, você deixará de ser um padawan para se tornar um mestre jedi e poderá, finalmente, assistir filmes e séries sem legendas.

3. Assista ao conteúdo somente com o áudio original e sem nenhuma legenda

Pei! Respira fundo, pega aquela lufada de coragem e partiu consumir o mesmo conteúdo – sim, de novo! – só ouvindo as vozes dos atores e sem ler legenda nenhuminha.

Você vai perceber que será bem mais fácil entender tudo por já ter assistido antes e anotado todas aquelas palavrinhas desconhecidas e, quando os créditos finais estiverem subindo na tela, você não vai sentir nada além de pura satisfação e vontade de repetir o exercício inclusive com canais do YouTube, vídeos do TikTok e por aí vai.

Seu listening e speaking vão melhorar ainda mais e você vai entender o inglês falado por qualquer pessoa – talvez menos aquelas pessoas que moram no interior do Texas e falam mega rápido, porque ninguém entende eles (nem mesmo outros falantes nativos às vezes).

E só lembrando que você não precisa seguir os três passos em um único dia, beleza? Aprenda sempre no seu ritmo e de forma divertida! Não é para o treino ser um peso, mas algo leve e legal de fazer. Deixa rolar o contrário se for à academia. 😉

Agora… Como escolher o que assistir? É melhor apostar num filme que você ama ou numa série que está esquecida na lista de favoritos da Netflix? O próximo tópico pode ajudar! 

Como escolher filmes e séries para aprender inglês?

Você deve sempre escolher filmes e séries que sejam do seu interesse, senão, o aprendizado ficará massante e chato, impedindo que exista consistência no seu estudo e influenciando numa possível decisão de acabar deixando o aprendizado de lado.

Pode começar com coisas fáceis! Algumas das melhores séries para aprender inglês são as de comédia, como “The Office" ou “Brooklyn 99”. Vale para os filmes também! Anote recomendações: “O Mentiroso” e “Procurando Dory”.

Tudo vai depender do que você curte e do seu nível de inglês. Se começar um episódio ou um longa e ficar confuso(a) demais com as conversas entre os personagens, fique à vontade para dar o pause e deixar para o futuro. Enquanto isso, procure outra opção menos tensa e não tenha vergonha de seguir o caminho das animações da Disney, por exemplo.

Conforme for melhorando, dá para pegar um conteúdo mais difícil aqui e outro ali e, no fim das contas, quem sabe você aposte em assistir alguma adaptação de Shakespeare – se conseguir entender isso em inglês, então você será fera mesmo, hein!

Aproveite e usufrua de toda a prática para melhorar a sua pronúncia também. Dá uma olhada. 👇

Como praticar a pronúncia em inglês assistindo filmes e séries?

 

Você pode usar a referência auditiva dos filmes e séries para aprender como falar melhor em inglês. Primeiro, ouça e anote as frases de um personagem em uma cena específica e, depois, repita-as consigo mesmo(a), tentando se parecer o máximo possível com o original.

A técnica sugerida no parágrafo acima tem nome: shadowing, e pode funcionar como uma outra maneira divertida de estudar.

Quem estiver passando por perto vai achar que você está lelé da cuca? Provavelmente! Mas você vai ver o quanto sua pronúncia do idioma vai melhorar se continuar fazendo isso. Quando estiver mais confortável, pode até fingir ser aquele personagem e recitar as falas junto com o filme!

E como nem só de áudio vive um estudante de uma nova língua, que tal exercitar ainda mais o seu speaking com as legendas? (Música de mistério para dar mais emoção).

Como usar legendas em inglês para melhorar a pronúncia?

Para melhorar a pronúncia usando as legendas de filmes e séries, primeiro, você tem que programar a sua TV ou o seu celular pros textos aparecerem em inglês. Depois, baixe completamente o volume e deixe no mudo, ligue o gravador de voz do PC ou do próprio celular e comece a ler as legendas sem ter a referência auditiva.

Pare de gravar. Recupere o fôlego e dê play na gravação para ouvir o resultado. Aí, compare a sua pronúncia com a dos atores em tela, entenda o que está legal e o que ainda pode melhorar na hora de falar o idioma.

Ficou dúvida ou rolou alguma insegurança maior? Não passe reto pela última e mais importante dica deste artigo!

Qual a melhor forma de aprender inglês com filmes e séries?

Apesar dos vários truques possíveis de serem colocados em prática em casa, a melhor forma de aprender inglês – inclusive com séries e filmes! – é somando seus estudos a um curso imersivo no idioma.

Esse é o combo perfeito para ajudar você a maximizar o que andou aprendendo sozinho(a) e trará insights que nunca havia pensado antes.

Além de contar com professores especializados para tirar dúvidas sobre alguma expressão que você viu na telona ou na telinha, no curso, existirão colegas de classe que também estarão aprendendo e que vão praticar junto tudo o que estiver sendo estudado.

Já pega a pipoca numa mão e o caderno na outra pra começar hoje mesmo! E segue a @topwayschool no Instagram se não quiser perder nenhuma outra orientação que pode ajudar no alcance dos seus objetivos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui