Aprender Inglês 23 de Dezembro de 2020

Como criar um bom plano de estudos para aprender inglês

Saiba como criar um bom plano de estudos para aprender inglês e colocar na sua rotina de aprendizado.

Quando estamos aprendendo inglês (ou desenvolvendo quaisquer outras habilidades), criar um plano de estudos eficaz pode fazer muita diferença. Ele é fundamental principalmente quando não temos muita disciplina ou costumamos desistir ao encontrar as primeiras dificuldades.

Por isso, hoje nós trouxemos o passo a passo para a criação de um plano - rotina de estudos eficaz e dinâmica para você dominar o inglês de uma vez por todas. Confira:

Vantagens de ter uma rotina de estudos


Primeiramente, vamos falar sobre as vantagens de ter uma rotina de estudos quando estamos aprendendo inglês.

Aqui na TopWay, nós acreditamos que o aprendizado da língua inglesa deve se dar de maneira leve e natural; e que o aluno deve gostar daquilo que está tomando conhecimento para que o processo seja o mais prazeroso possível.

Além disso, é importante que o estudo não seja algo maçante e pesado, que o aluno passe muito tempo aprendendo regras gramaticais sem entender muito o porquê ou como elas te ajudam na hora de estabelecer comunicação.

Por isso a necessidade de ter uma rotina de estudos que inclua pequenas doses diárias de aprendizado, nas quais você aprende e se aprimora um pouquinho a cada dia, através de sets de atividades desenvolvidas para esse fim, com os insumos e recursos dimensionados dentro do tempo certo.

Essa rotina de estudos diluída ajuda a ter mais foco, manter a concentração, torna o processo mais leve, significa mais contato regular e frequente com o idioma, otimizando, assim,  o seu desempenho e resposta ao processo como um todo.

Como fazer para montar um plano de estudos eficaz e direto ao ponto

 

1. Analise sua rotina


Em um primeiro momento, você pode simplesmente analisar a sua rotina para montar um cronograma de estudos. Reveja seus horários, prioridades; verifique suas atividades semanais e arranje alguns espaços na agenda nos quais você possa encaixar o aprendizado da língua inglesa.

Lembre-se que você não precisa ter uma tarde ou manhã inteira para isso, mas se tiver alguns momentos sem atividades fixas, é aí que você poderá encaixar o exercício do idioma.

2. Defina objetivos


Além de analisar sua rotina, você terá que definir objetivos em relação ao aprendizado. Tenha definido onde você espera chegar através do idioma e quanto tempo de estudo é necessário para chegar lá. Isso porque, com objetivos definidos, você poderá se dedicar ao aprendizado da língua priorizando determinados aspectos, por exemplo.

E, além disso, quando nos comprometemos em alcançar metas e mantemos isso em mente com propósito e determinação, torna- se muito mais difícil cair na desmotivação e desistir de aprender o idioma.

Os seus objetivos podem ser os mais abrangentes e variados. Você pode querer se tornar fluente, passar em uma prova, se comunicar com um colega do exterior e por aí vai. Por exemplo, vamos supor que você domina muito bem a leitura em inglês, mas ainda não consegue falar bem. Então, o seu objetivo será desenvolver mais a sua fala para conseguir se comunicar com mais traquejo.

3. Escolha um método


Para facilitar o seu processo na aquisição do idioma, você pode também escolher um método e curso que venham ao encontro dos objetivos que você já tem em mente. Com a rotina organizada, objetivos definidos e metodologia efetiva, a aquisição da língua vai acontecer como deve ser: você fluente em inglês!

4. Se planeje estrategicamente


Ah, mas não esqueça de se planejar estrategicamente. Lembre-se de levar o aprendizado do inglês para além das suas aulas em um curso (se essa for a sua escolha), praticando diariamente sempre que tiver oportunidade.

Tenha estratégias de estudos para todas as ocasiões: está viajando, ouça um áudio livro em inglês; sobrou um tempinho qualquer, pesquise e leia algo do seu interesse na língua; seus jogos favoritos são em inglês?

Assim, o seu aprendizado será muito mais rápido e você sentirá a diferença no seu domínio das habilidades linguística dia a dia. Você sentirá que seu esforço e dedicação estão dando retorno e isso é o que conta: você se sentir progredindo de verdade.

Agora, se você encaixar o seu horário de estudo depois de um dia extremamente cansativo, provavelmente não irá absorver o que está estudando e isso irá gerar frustração ao invés daquele resultado que mencionamos antes. Por isso, um tempo gasto com descanso é fundamental e pode ajudar a atingir seu objetivo com qualidade de vida.

5. Aproveite horários livres


Você também pode aproveitar os horários livres durante o seu dia para dar uma exercitada com coisas leves. Entre uma atividade e outra, você pode fazer uma lista em inglês das atividades a serem cumpridas naquele dia ou semana, para treinar a escrita. Em outro momento livre, você pode ouvir (e cantar junto, claro) uma música para destravar a fala e treinar a escuta.

6. Escolha um local


Você também deve escolher um local para praticar o inglês. Ele deve trazer tranquilidade, sem muito barulho, livre de possíveis distrações para que você preste atenção no conteúdo que está trabalhando. Assim você irá tirar muito mais proveito desse momento de conhecimento do idioma!

7. Não passe muitas horas estudando


Pode parecer controverso dizer que você não deve passar muitas horas estudando, mas para adquirir uma segunda língua não é necessário passar três, quatro ou mais horas fazendo uma enorme lista de exercícios sobre o verbo to be, por exemplo.

Na verdade, a melhor forma de entender e dominar o inglês é trabalhar os aspectos linguísticos em pequenas doses, de forma integrada, entendendo como e onde aquilo será usado, com vista no propósito de comunicar, de desenvolver sua competência comunicativa enquanto compreende a estrutura da língua. Assim, você percebe na prática como utilizar determinada estrutura, enquanto de fato utiliza essa estrutura em uma situação comunicativa concreta.

Em outro conteúdo aqui no blog, nós falamos mais sobre essa forma de estudar que envolve basicamente a metodologia imersiva que aplicamos em nossas escolas. Confira em:

E aí, o que você achou das nossas dicas? Pronto para criar um plano de estudos e aprender inglês de uma vez por todas?

Ahhh, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos que também estão querendo aprender inglês, ok? 

Lembrando que além de dicas como essas, a TopWay também oferece uma metodologia que prevê a imersão no universo da língua. Aqui na TopWay, você tem contato diariamente com o idioma antes mesmo do primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, e você não pode ficar de fora.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui