Intercâmbio 18 de Outubro de 2023

Intercâmbio no Canadá: guia completo para você fazer o seu

Já pensou em ter a experiência de morar em um país famoso pela sua educação e qualidade de vida? Saiba tudo sobre como funciona um intercâmbio no Canadá neste artigo!

Para fazer um intercâmbio no Canadá, é necessário escolher qual curso se encaixa melhor nos seus objetivos, definir uma cidade para morar, conseguir um visto, comprar as passagens, entrar no avião e aproveitar ao máximo a sua estadia no país.

Muitos pensam em viajar para os Estados Unidos para estudar, mas esquecem que existe um país logo acima que é cheio de belezas naturais, diferentes culturas, um poutine – prato típico canadense que leva batatas, queijo coalho e molho de carne – MA-RA-VI-LHO-SO e uns ursinhos da floresta para “amigar” (brincadeira, tome cuidado com os ursos!).

Descubra todas as vantagens de apostar em terras canadenses para ganhar bagagem cultural, viver novas experiências e treinar o inglês, e saiba como aproveitar essa experiência da melhor forma possível!

Sua viagem começa ao ler este artigo.

Por que fazer intercâmbio no Canadá?

Porque o Canadá é um país incrível! Ele é o segundo maior país do mundo em território, com quase 10 mil km², perdendo apenas para a Rússia, que tem pouco mais de 17 mil km². Além disso, o país é super receptivo com pessoas de outras nacionalidades e une praias, montanhas e lagos em um único lugar. Ah, fora que por lá vira e mexe tem neve!

Além dessas, existem diversas outras vantagens, já que:

  • a nação oferta vários programas de intercâmbio;
  • a galera é bilíngue, pois lá se fala tanto inglês quanto francês;
  • o dólar canadense é mais barato do que o dólar americano; e
  • o Canadá possui uma das populações mais educadas e amigáveis do mundo.

Fazendo seu intercâmbio por lá, você terá a experiência única de ir para um lugar diferente e, ao mesmo tempo, se sentir como se estivesse em casa, ainda mais se optar por se acomodar com uma host family.

Mas, primeiro, você precisa escolher uma das diversas cidades do território canadense para chamar de lar – mesmo que temporário.

Quais são as melhores cidades no Canadá para fazer intercâmbio?

Os lugares com mais demanda e oferta de cursos de intercâmbio no Canadá são as cidades de Vancouver, Toronto e Montreal, mas também existem outras ótimas opções não tão conhecidas, como Calgary, Winnipeg e Halifax. Não tem melhor ou pior!

Tudo vai depender de qual é a sua vibe e estilo de vida e, aqui está um resumo do dia a dia de cada uma dessas cidades para ajudar na sua decisão.

Vancouver

Imagem

Uma das cidades mais famosas do Canadá, Vancouver possui o apelido de “raincouver”, por conta dos vários dias de chuva ao longo do ano. A região também é mega conhecida por juntar os benefícios da cidade grande com a natureza a apenas alguns minutos de distância.

Se você tem medo do frio extremo, ir para lá é uma ótima ideia, já que o inverno chega a uma média de 1 ºC, temperatura considerada amena para países mais acima no globo. Muitas vezes, nem chega a nevar em Vancouver.

Mas, se quiser aproveitar um pouquinho dos flocos de água congelados e tirar aquela fotona pro Insta, é só fazer um bate-volta até Whistler, que fica a 1h30 de distância de lá. Dá até para esquiar!

Toronto

Imagem

Toronto é a maior cidade do Canadá e, além de ser riquíssima em cultura, tem diversos rolês culturais e uma gastronomia de dar água na boca, já que concentra várias pessoas do mundo no mesmo lugar e acaba oferecendo opções das cozinhas típicas de vários países.

A temperatura na cidade pode chegar até -30 ºC no inverno, mas, para que você não precise congelar a pontinha do nariz nas ruas durante essa temporada, Toronto conta com um dos maiores complexos subterrâneos do mundo, com várias lojas e restaurantes que ligam os prédios da região central, além de pontos de ônibus climatizados.

Montreal 

Imagem

Montreal é uma cidade bilíngue localizada na província francesa de Quebec, ótima para treinar seu inglês e ainda aproveitar para aprender um pouquinho de francês. O local possui uma arquitetura muito similar à da Europa e, durante a sua viagem, vai parecer até que você está em um país do velho continente.

Pode ser estranho que a maioria das coisas nas ruas estejam escritas em francês, mas fica tranquilo(a), porque a maioria das pessoas vai saber como ajudar se precisar.

Calgary

Imagem

Há poucas horas de Vancouver, Calgary fica na província de Alberta e é uma cidade em ascensão para os intercambistas e moradores da região, já que é uma opção mais barata se comparada às outras localidades mais famosas e procuradas.

Considerado o município mais ensolarado do Canadá, o local possui uma forte cultura country e é super engajado nos esportes de inverno. Ótima para os(as) corajosos(as) de plantão!

Winnipeg

Imagem

O que uma pequena cidade na província de Manitoba pode oferecer para seus visitantes? Muita coisa! Em Winnipeg, você pode encontrar de food trucks a restaurantes caros, casas de show espetaculares e uma vida noturna muito parecida com a de Chicago, nos Estados Unidos.

Além disso, lá existem diversas atrações turísticas para conhecer, como a Old Market Square, que fica no coração de Exchange District e conta apresentações culturais e festivais de verão.

Halifax

Imagem

Apesar de ser pouco conhecida pela maioria das pessoas, Halifax é uma jóia rara que precisa ser  encontrada, afinal, a pequena cidade portuária carrega muita história e é a casa de museus incríveis.

Nela, você pode comer os famosos beaver tails, uma massa frita esticada para parecer uma cauda de castor e com coberturas doces ou salgadas, e apreciar a forte cultura musical dos nativos, que estão sempre tocando algum instrumento pela cidade. Que tal?

Agora que já viu quais são os principais destinos para escolher, está na hora de começar o planejamento para viver umas das melhores fases da sua vida!

Como fazer intercâmbio no Canadá?

Escolha a cidade que quer conhecer e o tipo de curso que mais combina com você, pesquise as instituições que oferecem as aulas desejadas e faça sua matrícula direto pelo site delas (as “college” ou universidades, em português), ou com a ajuda de uma agência de intercâmbio – mais recomendado para você não correr riscos de errar ou se frustrar antes mesmo do embarque!

E atenção para apostar no curso certo para o seu perfil! 

Quais são os principais tipos de intercâmbio para fazer no Canadá?

Existem diversas modalidades de intercâmbio que você pode escolher de acordo com os seus objetivos. Os mais comuns no país são o curso de idiomas, high school e curso profissionalizante.

Curso de idioma

Está pensando em melhorar suas habilidades no inglês por meio de uma imersão no idioma? Esse é o curso ideal para você! Além de estar exposto(a) 24h à língua, você ainda contará com professores nativos para dar aquela guinada nas suas English skills.

O nível de aprendizagem pode ser básico e a fluência não é obrigatória, mas, quanto melhor for seu nível de inglês, mais proveitosa será a experiência.

Se você não se sentir seguro(a) para viajar sem saber nada além do “hi” e do “excuse me”, o ideal é investir em um curso de inglês imersivo antes de começar seu processo, principalmente porque essa metodologia vai encorajar você a interagir 100% na língua universal.

High school

Se você quer ter a experiência de ser um daqueles estudantes de filmes de adolescentes no ensino médio, esta é a melhor opção para você. O high school pode ser feito a partir dos 15 anos de idade, desde que os responsáveis autorizem a viagem.

Você pode escolher as matérias que mais gosta, contará com aulas de Educação Física bem diferentes em relação às do Brasil, participará de bailes de formatura lindíssimos e ainda fará amigos internacionais!

Curso profissionalizante

O curso profissionalizante é indicado se você já terminou o ensino médio e quer fazer uma graduação ou pós-graduação no Canadá, seja para trabalhar lá depois ou só para encorpar o seu currículo.

Para esse tipo de curso, é possível escolher entre programas que dão certificate, diploma ou degree para se especializar em alguma área profissional.

E qual é a diferença entre certificate, diploma e degree?

Os certificate programs são cursos de especialização que, geralmente, têm um ano de duração e são equivalentes aos cursos técnicos. Os diplom programs possuem, em média, dois anos de duração e são focados em treinamento profissional. Já os degree programs duram uma média de quatro anos e são equivalentes a um bacharelado na gringa.

Se você quiser se especializar em uma área específica, como desenvolvedor web ou assistente das mais diversas áreas, pegue um certificate. Se quiser se preparar melhor para o mercado e ter mais conhecimentos, siga com o diploma, mas, se quiser seguir na área acadêmica, vá de degree.

Lembrando que todos esses programas são oferecidos tanto em faculdades públicas quanto privadas do Canadá, beleza? Aliás… Continue a leitura que tem mais informação importante!

Qual é a diferença da faculdade pública e faculdade privada para fazer intercâmbio no Canadá?

O college público, como também é chamada a faculdade pública no Canadá, é mais caro – e não é gratuito, apesar do nome! –, mas oferece mais oportunidades de imigração e mais reconhecimento pelas empresas do país, enquanto o college privado (faculdade particular) é focado em áreas de alta demanda na região, além de ser mais barato.

Enquanto o primeiro praticamente garante uma vaga no mercado para você após terminar o curso, o segundo vai ter aulas mais focadas na sua formação para atuar em setores da indústria e do mercado com mais vagas abertas no país. 

Vale ressaltar que essas instituições permitem que você aplique para o Post Graduation Work Permit (PGWP), uma extensão do seu visto que possibilita que você passe, trabalhando, o mesmo tempo que ficou estudando.

Também dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, caso prefira. 

É possível fazer intercâmbio no Canadá para estudar e trabalhar?

Sim! Ao fazer um curso profissionalizante, você tem direito de trabalhar 20 horas semanais durante o período que estiver estudando no país. Essas horas podem ser distribuídas da melhor forma que funcionar para a sua rotina.

Mas fique atento(a), porque esses cursos costumam ser de longa duração, o que significa que você vai precisar passar algum tempo em terras estrangeiras antes de voltar ao Brasil. 

Qual a duração de um intercâmbio no Canadá?

Depende. A permanência mínima é de 1 semana e a máxima vai até 4 anos. Para que você possa aproveitar bem o seu intercâmbio no Canadá, o ideal é que você fique, pelo menos, 1 mês no país. Quer uma tabela para usar como base e organizar melhor as ideias?

Tipo de curso e de visto Duração do intercâmbio É possível trabalhar durante o período?
Curso de idiomas ou de inglês técnico – com visto de turista Intercâmbio no Canadá de um mês ou menos até 3 meses Não ❌
Curso de idiomas ou de inglês técnico – com visto de estudantei Intercâmbio no Canadá de 3 a 6 meses Sim ✔️
Cursos com certificate ou diploma – para os quais só vale o visto de estudante Intercâmbio no Canadá de seis meses a 1 ano (certificate) e de 1-2 anos (diploma) Sim ✔️
Cursos com degree (formação em universidade, seja bacharelado, mestrado ou doutorado) – também para os quais só vale o visto de estudante Intercâmbio no Canadá com duração de 4 a 5 anos, em média Sim ✔️

Em resumo: para fazer um intercâmbio no Canadá de um mês, é melhor seguir com o curso de idiomas. Agora, para fazer um intercâmbio no Canadá de 6 meses, por exemplo, aí você já pode escolher se quer só melhorar o inglês ou aproveitar para se especializar em alguma área.

O intercâmbio para ser voluntário(a), por sua vez, vai depender do tipo de voluntariado escolhido. 

Como fazer intercâmbio voluntário no Canadá?

Para viajar para um voluntariado,  basta ter um visto que permita que você permaneça no Canadá por um certo período. Lembrando que essa é uma ferramenta não remunerada e que, geralmente, não existem muitos pré-requisitos para se candidatar.

Existem plataformas, como a Worldpackers, que ajudam a encontrar oportunidades de voluntariado em todos os lugares do mundo, mas quer uma dica de ouro? Como você já vai precisar fazer um visto para entrar no país, faça um programa de intercâmbio regular e se candidate para algum trabalho voluntário quando estiver por lá!

Falando em visto, esse é um assunto que vale a pena ser mais explorado – e o do dindin também.

Como conseguir visto de estudante do Canadá?

Existem alguns requisitos para conseguir o visto de estudante no Canadá. Veja!

  • Matricule-se em uma instituição de ensino reconhecida pelo governo canadense.
  • Prove, através de um extrato bancário recente, que tem dinheiro suficiente para pagar pelo curso, custo de vida e passagens de ida e volta.
  • Tire uma certidão negativa de antecedentes criminais.
  • Passe por um exame médico para mostrar ao país que você está saudável e não levará doenças novas ou vá “se aproveitar” da saúde de lá.
  • Prove para um oficial do governo que você deixará o país quando sua permissão de estudo expirar. Uma passagem de volta ou mostrar vínculos no Brasil, como trabalho, casa no seu nome ou familiares que dependem de você, já é o suficiente.
  • Tenha um certificado de um teste de proficiência que comprove o seu nível de inglês.

Depois de fechar esse checklist, basta entrar no site do governo do Canadá, criar uma conta e seguir o passo a passo de aplicação indicado no site, tudo de forma online. Lembrando que o visto de turista também permite que você faça um curso de idiomas por até 3 meses. 

Uma outra opção é pegar o visto americano e entrar no site do governo canadense para pedir a extensão dele para o território canadense por meio do Electronic Travel Authorization (eTA), que é, basicamente, uma permissão de entrada no Canadá para aqueles que já possuem visto americano. Porém, a autorização é válida por apenas 5 anos.

Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

O valor de um intercâmbio no Canadá pode variar de acordo com o curso, instituição de ensino, duração do programa e do tipo de moradia escolhida. Um curso de idiomas de duas semanas pode variar entre R$ 7 mil e R$ 12 mil, enquanto um curso profissionalizante em um college privado custa algo em torno de R$ 30 mil. 

De novo: tudo vai depender do seu objetivo – e de quanto você está disposto(a) a investir.

Preparado(a) para dormir de conchinha com um urso e cortar um monte de lenha para fazer uma cabana na floresta? Brincadeiras à parte, não deixe de aproveitar essa experiência ao máximo para melhorar seu nível no idioma e apreciar tudo de bom que o Canadá tem a oferecer!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui