Intercâmbio

30 de Maio de 2018

4 dicas essenciais para fazer intercâmbio no Canadá

Neste post vamos lhe ajudar a se preparar para fazer um intercâmbio num dos países mais procurados pelos brasileiros.

Seja para um curso de inglês, seja para uma pós-graduação, o intercâmbio no Canadá é um dos mais procurados pelos brasileiros. Um país conhecido pela sua segurança e por ser economicamente estável, o Canadá recebe muitos imigrantes durante o ano e, por conta disso, também é considerado um lugar bem acolhedor.

Apesar de ser muito frio, já que os termômetros chegam a negativar, principalmente no inverno, os canadenses têm no verão dias que batem os 30°! Por ser um país extenso, o 2º maior do mundo em território, eles possuem 6 diferentes fusos horários. Além disso, o frio excessivo do Norte faz com que a população se concentre ao Sul do país.

Todas essas curiosidades sobre essa nação com mais de 30 milhões de pessoas fazem do Canadá um destino requisitado. Além do mais, os canadenses possuem duas línguas oficiais — o Inglês e o Francês. Dependendo do lugar em que você vai fazer seu intercâmbio, uma língua se sobressai em relação a outra, porém o inglês ainda é mais falado e conhecido.

Neste post vamos lhe ajudar a se preparar para fazer um intercâmbio no país norte-americano. Confira!

 

1. Conheça o visto e a moeda canadense


Uma das primeiras providências que você terá que tomar para fazer o seu intercâmbio no Canadá está relacionada ao visto. Além disso, também é importante saber um pouco sobre a moeda canadense — CAD$. Alguns estabelecimentos não vão aceitar o dólar americano. Portanto, fazer os trâmites de câmbio já estando por lá pode ser um custo a mais.

Quanto ao visto, vejamos algumas dicas importantes:

  • visto para cursos de curta duração: você pode solicitar o visto de turista, porém, com ele, não dá para trabalhar por lá;
  • visto de estudante: é necessário uma carta de aceite de alguma escola canadense, contendo o período que frequentará a instituição;
  • documentação exigida: informe-se com a agência responsável pelo seu intercâmbio;
  • exames médicos: há exigência de apresentação de um parecer feito por um médico autorizado pelo Consulado Geral do Canadá para quem fica mais de 6 meses no país.


2. Informe-se sobre o seguro saúde


O Canadá tem um sistema de saúde de alto nível e, por isso, alguns médicos cobram muito caro para uma consulta. Caso você precise de acompanhamento médico por lá, o mais indicado é que você tenha um seguro saúde.

Pensando em garantir o seu bem-estar durante o intercâmbio, empresas especializadas já providenciam esse tipo de plano. Mesmo não sendo obrigatório, não se pode brincar com a saúde, pois imprevistos sempre podem acontecer, não é?

 

3. Entenda os tipos de casas de família


É muito comum que brasileiros façam seu intercâmbio no Canadá vivendo em casas de família. Mas existem diferentes tipos de programas e conhecê-los é essencial para não ter nenhum problema na sua estadia. Cada homestay tem um nível de qualidade, de conforto e de valor:

Homestay Premium
Essas casas não são tão próximas da escola, mas com a qualidade do transporte público no país, não fica difícil chegar até lá. A maior vantagem está no fato de a família ter o inglês nativo e o acesso à internet é gratuito.

 

Homestay Executive


Um pouco mais perto da escola, as famílias podem ou não ter a língua inglesa como materna. O acesso à internet também é gratuito e a casa geralmente está próxima ao transporte público. Nesse homestay são aceitos até 3 estudantes por família.

 

Homestay Standard


A opção mais básica para morar no Canadá é a homestay standard. Com casas mais distantes das escolas, mas perto do transporte público, as famílias, com inglês nativo ou não, podem aceitar até 4 estudantes.

 

4. Aproveite para visitar outras cidades


Para aproveitar ao máximo os seus dias em terras norte-americanas, planeje alguns passeios para outras cidades. O Canadá é famoso por suas lindas paisagens e seus diferentes climas em uma mesma época do ano. Aproveite as folgas e viva intensamente essa experiência.

Fazendo as escolhas certas durante o planejamento do seu intercâmbio no Canadá, você conseguirá economizar dinheiro e aproveitar ao máximo a experiência de viver em outro país.

Compartilhe com seus amigos essas dicas e mostre para eles que fazer um intercâmbio pode ser mais fácil do que parece!