Aprender Inglês 28 de Setembro de 2023

Curso de inglês técnico: a chave para a excelência profissional

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre curso de inglês técnico – a chave para a sua excelência profissional. Não deixe de ler! Cada vez que você ignora este artigo, uma oportunidade de emprego é perdida por aí.

O curso de inglês técnico é bastante procurado, a exemplo dos famosos cursos de inglês para TI ou para desenvolvedores, mas pode ter relação com várias outras áreas. Ele é chamado assim porque ensina palavras e expressões diretamente ligadas ao cotidiano profissional e, especificamente, às várias atividades que existem hoje em dia.

E fazê-lo vai ajudar tanto na capacitação de quem já está no mercado de trabalho quanto na de quem precisa começar a caçar oportunidades.

Sem contar que estudantes que buscam maior nível de proficiência com inglês técnico através dos melhores cursos disponíveis hoje em dia saem das aulas falando, escrevendo e lendo o idioma muito melhor do que antes!

Entenda detalhes para saber se a opção vale a pena na sua busca pelos seus objetivos.

O que é inglês técnico? To infinity and beyond (ao infinito e além)!

O inglês técnico é aquele que vai além do inglês tradicional que você aprende na escola, por exemplo, porque engloba informações, expressões idiomáticas, palavras e curiosidades diretamente ligadas ao cotidiano de falantes da língua e, mais especificamente, à área de atuação do(a) estudante ou ao nicho no qual ele(a) pretende atuar dentro do mercado de trabalho.

Para ficar mais fácil compreender o formato, você pode associá-lo ao ensino técnico aqui do Brasil: aquele que tem como objetivo principal capacitar os alunos para terem uma carreira e encontrarem um emprego.

Qual é a importância do inglês técnico?

Um curso de inglês instrumental ou técnico pode ser considerado elemento fundamental para pessoas de toda e qualquer idade que buscam:

  • melhorar a comunicação com nativos, colegas de trabalho e ou gestores de empresas nas quais trabalham/pretendem trabalhar;
  • aumentar o vocabulário e aprender mais sobre as palavras utilizadas no cotidiano e em determinadas áreas do mercado; e
  • desenvolver a competência de se manter informado(a) sobre o setor no qual atuam ou pretendem atuar através de notícias e artigos científicos escritos no segundo idioma mais falado do mundo.

Esse tipo de curso também vai ajudar na absorção de conhecimento através de simulações de situações reais! Só tem um porém: talvez você precise começar do básico para caminhar rumo ao avançado e à fluência.

Quais níveis de inglês técnico existem?

De forma geral, um curso de inglês técnico é distribuído em pelo menos três níveis: básico, intermediário e avançado, assim como qualquer outra modalidade do idioma e também com quem faz provas para se tornar proficiente, por exemplo.

Ainda existe a possibilidade de escolas responsáveis por aplicar as aulas distribuírem o aprendizado em outras categorias, englobando pelo menos um nível a mais entre o básico e o intermediário e outro entre o intermediário e o avançado.

Qual escolher e fazer? A resposta é a mais simples possível: aquele que melhor se adequar às suas necessidades, seus objetivos e ao seu orçamento!

Quanto custa um curso técnico de inglês?

O valor das suas aulas vai depender de elas serem presenciais ou online, dos materiais que precisam ser adquiridos por você e pagos à parte e da opção por realizá-las com outras pessoas ou de forma particular. Outra coisa que “pesa” no preço é a duração do curso.

E quanto tempo dura um curso de inglês técnico?

Alguns são bem rapidinhos e não demoram mais de 25 horas distribuídas em poucas semanas para serem concluídos com sucesso, outros (geralmente os mais avançados e completos) chegam a durar entre 3 e 6 meses.

Como aprender inglês técnico?

Estude quantas vezes for possível tudo o que o(a) professor(a) apresentar durante as aulas e anote o que achar importante, esclarecendo toda e qualquer dúvida que surgir. Não esqueça também de ter um caderninho para anotar cada palavrinha nova que surgir.

E, se você quiser acelerar o processo e garantir o aprendizado de verdade, o melhor caminho é escolher uma escola certificada e, com a ajuda dos especialistas da instituição, descobrir em qual nível começar. 

No inglês técnico básico, você vai aprender algumas técnicas de leitura e conversação, verbos, preposições e pronomes usados com mais frequência por falantes da língua, advérbios e conjugações também.

Já no inglês técnico avançado, serão exploradas as tão desejadas palavras e expressões específicas da sua área, as situações cotidianas mais comuns dentro e fora do mercado, a leitura de textos mais longos e o desenvolvimento de conversas mais complexas – que podem envolver até gírias ou termos financeiros em inglês.

Veja exemplos nos próximos tópicos.

Curso de inglês técnico para programação

Em aulas voltadas especificamente para quem é ou quer ser da área de programação, são ensinadas maneiras de se aprender inglês para programar, claro, bem como aspectos importantes do idioma que qualquer bom/boa programador(a) precisa conhecer, incluindo termos não aplicados normalmente no cotidiano de outras profissões.

Quando as aulas acontecem em turmas, a convivência com outros profissionais e estudiosos do mesmo assunto também agrega conhecimento e facilita a absorção do aprendizado, e vale a pena complementá-las inserindo o inglês na rotina de outras maneiras, principalmente participando de fóruns e assistindo a vídeos no YouTube.

Curso de inglês técnico para TI

O mesmo que vale para as English classes – aulas de inglês – dedicadas aos/às programadores(as) vale para quem é do universo da Tecnologia da Informação (TI), viu?! Sem o aprendizado técnico no idioma do Tio Sam, nenhum profissional desses ramos consegue:

  • dar comandos corretos na hora de executar procedimentos cotidianos em seus trabalhos;
  • compreender o funcionamento exato de alguns softwares;
  • estudar determinados materiais;
  • trocar conhecimento com outros especialistas; e
  • participar de entrevistas de empregos com grandes chances de aprovação.

Aqui está uma lista de termos técnicos em inglês que quem é da área de TI ou de programação – profissões em alta para o idioma – precisa conhecer. 🔎👇

Inglês técnico para programação e TI
30 termos mais usados e seus significados
Inglês Português
Abend Uma terminação anormal
API (Application Programming Interface) Interface de Programação de Aplicação → O que define a função de um software
Access Acesso de algum sistema para utilizá-lo
Application Determinado programa ou sistema usado para determinada operação (o famoso app!)
Backup Cópia salva dos dados; o backup de informações
Back-end Códigos e comandos de um site que são necessários para o envolvimento do usuário final com ele, mas invisíveis para o consumidor
Boot up Ato de ligar um dispositivo
Buffer Espaço dentro de um sistema no qual ficam armazenadas as informações temporárias
Bug Algum tipo de problema ou mal funcionamento em um sistema
Compatible Característica de um equipamento que pode ser usado junto com outro ou de um software que pode funcionar em paralelo a outro, por exemplo
Debug Ação de solucionar um bug
Database Banco de dados
(To) develop Ato de criar ou produzir
Drawback Obstáculo ou um problema em algum processo
Environment Ambiente no qual o trabalho é realizado e as programações e os códigos são operados
Features Características de determinado programa ou recurso
Framework Nome dado a uma ferramenta comumente utilizada para programação de softwares
Gadget Um pequeno dispositivo eletrônico que pode ter diversas utilidades
Hardware Parte física de sistemas e dispositivos
Input Inserção de dados; entrada de dados no sistema
(To) integrate Combinação de um ou vários elementos para que eles se tornem “uma coisa só”
Intranet Uma rede local de PCs (computadores)
Layout Aparência visual de sites e aplicativos
Matrix Elementos de um mesmo circuito eletrônico agrupados e distribuídos em colunas e linhas
(To) perform Realização de funções específicas ou operações específicas
Reboot Ato de reiniciar um dispositivo
Specifications Detalhes ou descrições de determinado software, recurso, sistema etc.
Tasks Tarefas ou ações que precisam ser finalizadas; concluídas
Transfer Transferência de arquivos ou informações
Upgrade Aprimoramento de algum recurso

Essas e outras palavras são exploradas de forma aprofundada e em diferentes contextos durante as aulas instrumentais! Quantas você já conhecia e quais representam uma completa surpresa? Por quê?

Feche os olhos e imagine estar aprendendo inglês técnico com curso intensivo – e imersivo… Em seguida, visualize suas malas prontas e o carro de aplicativo esperando na porta do seu prédio ou da sua casa para levá-lo(a) ao aeroporto porque, em algumas horas, você embarca rumo ao emprego dos seus sonhos.

É disso que estamos falando! Disso e de qualquer outro objetivo que você queira alcançar através do aprendizado no decorrer das próximas semanas, meses e anos! Torcemos pelo seu sucesso. 🤩

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui