Intercâmbio 20 de Julho de 2023

Host family: o que é e como conseguir uma acomodação

Fazer um intercâmbio é uma experiência única e você pode potencializá-la ao se hospedar com moradores da região. Saiba agora como encontrar a host family ideal para ter uma viagem ainda mais imersiva e completa no idioma!

Ao fazer um intercâmbio, você tem a opção de se hospedar com uma host family, ou seja, uma família que mora no país que estiver visitando – e isso oferece uma experiência completa, como se você fosse um nativo de lá.

Essa pode ser uma opção de acomodação um pouco cara, mas ótima para entender como é o estilo de vida de uma família que vive em um lugar completamente diferente, além de contar com o suporte de pessoas locais para todas as ocasiões da viagem.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre host families e como conseguir acomodação com uma!

O que é uma host family?

Uma host family é uma família local que hospeda um ou mais estudantes estrangeiros, geralmente fazendo intercâmbio, por um tempo determinado. A ideia de receber o intercambista é que ele não seja tratado como um hóspede e sim alguém da própria família.

Geralmente, as families moram mais longe dos centros das cidades, mas estão 100% preparadas para receber e acolher você durante seu período no novo país, com uma cama quentinha, comidinhas típicas e boa vontade para ajudar no que precisar.

Além disso, pode ficar de boa que elas são cadastradas e verificadas pelas escolas e agências de intercâmbio para garantir seu máximo conforto, e o melhor de tudo é que não há nenhuma restrição para ser um hóspede nessas casas, você não precisa de nenhum tipo de visto especial!

Segue aqui para entender melhor como essa ideia toda funciona.

Como funciona uma host family?

Ao se acomodar no intercâmbio com uma host family, os anfitriões providenciarão para você um quarto e um banheiro privados ou compartilhados com outros intercambistas ou com os seus irmãos do novo país, algumas refeições e acesso às áreas comuns da casa.

Além disso, serviços básicos, como energia, internet, aquecimento e roupas de cama, também são disponibilizados por eles!

A escolha da sua família acontece antes mesmo do embarque, com ajuda de empresas especializadas, permitindo que você possa até mesmo fazer chamadas em vídeo para conhecer melhor quem vai receber você no exterior.

Gostou da ideia e tá afim de embarcar numa super aventura com falantes nativos e um lar compartilhado? Então, se liga nos próximos passos!

Como conseguir uma host family?

Para conseguir uma host family, você precisa se matricular em um programa de intercâmbio e, na hora de fechar o curso, escolher esse tipo de acomodação junto da agência de turismo ou da sua escola de destino, caso ela ofereça essa opção.

Os intercâmbios do tipo Au Pair, High School e férias teen exigem sua estadia em uma host family, enquanto programas de intercâmbios de idiomas e graduação têm outras opções também.

Aliás, sabe por que os intercambistas dessas três modalidades mencionadas acima precisam, obrigatoriamente, ficar na casa de uma família nativa? No intercâmbio Au Pair, os hóspedes cuidam das crianças da casa, já no High School e férias teen, os alunos são menores de idade, então, não podem ficar em uma acomodação sozinhos.

Lembrando que não existe host family de graça, com exceção do programa de Au Pair, em que o(a) viajante mora na casa da família e ainda recebe uma remuneração semanal pelos serviços prestados como babysitter.

Nos outros programas, esse é um “serviço” que deve ser pago como qualquer outro para ter suas comodidades na homestay – casa da host family – escolhida.

Só não vai achando que, por pagar para se sentir em casa, você pode começar a espalhar farelo no chão e jogar a toalha molhada em cima da cama, hein. Todas as famílias têm suas regras, e é exatamente sobre isso que você vai ler agora.

Quais são as regras de uma host family?

As regras da host family podem variar de acordo com a casa, com a família e com a cultura do país para o qual você está indo, mas regras gerais, como respeitar os horários, não demorar no banho e não fazer muito barulho, são unânimes.

Ficar com uma host family nos EUA ou em uma homestay no Canadá serão duas experiências completamente diferentes, por exemplo. Até mesmo ficar com duas famílias no mesmo país pode significar viver uma situação única.

Apesar dessas diferenças, existem várias vantagens – e algumas desvantagens – nesse tipo de acomodação. Segue o fio para entender um pouco melhor.

Quais são os prós e contras da acomodação familiar?

Algumas vantagens são a imersão no idioma, conhecimento de uma nova cultura e ter refeições inclusas no pacote. Já as desvantagens incluem a localização da casa – que costuma ficar no subúrbio ou arredores da cidade –, a falta de liberdade por ter que seguir regras e a impossibilidade de fazer muitas cozinhas sozinho(a) e aprender a se virar.

Pró: maior imersão no idioma

Ao morar em uma casa na qual todos são falantes da língua nativa, é impossível não ter o máximo contato com o idioma do país de destino. Seja durante as refeições, batendo um papo ou assistindo TV, você estará cercado de pessoas que não falam português.

Você vai se acostumar tão rápido com essa imersão que nem vai reparar que foi capaz de melhorar sua pronúncia em inglês, por exemplo, e que estará falando, pensando e vivendo completamente em outra língua!

Pró: conhecer uma nova cultura

Com uma host family, dá para sentir na pele como é ser um morador do lugar onde você está se hospedando. Você, com certeza, vai conhecer costumes diferentes, comidas que nunca viu na vida e expressões que nem imaginava que existiam.

E que tal aproveitar para explorar o bairro, observar os outros moradores – sem parecer um stalker – e se inteirar mais sobre o dia a dia dos nativos?

Pró: ter refeições inclusas

Não é regra, mas quase todas as host families oferecem refeições inclusas nos seus pacotes. Pode ser café da manhã e jantar ou apenas um ou outro, já que, durante o almoço, você provavelmente estará fora de casa estudando ou passeando por aí.

Isso é bom também para conhecer a culinária local, feita por pessoas comuns, sem ser em um restaurante ou coisa parecida.

Contra: localização não privilegiada

Geralmente, as casas das famílias ficam longe do centro da cidade e das atrações turísticas, então, saiba que fazer tudo a pé provavelmente não será uma opção e que vai ser preciso considerar custos com metrô ou ônibus – ou até mesmo os dois.

Além do tempo que você vai perder no transporte público, isso pode encarecer um pouco mais o preço do seu intercâmbio. Põe tudo na ponta do lápis para ver se vale a pena antes de fechar o pacote, beleza?

Contra: falta de liberdade

Como você estará hospedado na casa de outras pessoas, vai precisar seguir a rotina e as regras dos moradores e proprietários do local, como respeitar o horário de voltar para casa e de fazer as refeições.

Vale ter uma conversa inicial com as pessoas da casa que você vai ficar para conhecer todas as regrinhas e saber se será possível se adaptar a elas.

Contra: dependência constante

Você terá comida, roupa lavada e casa limpa e isso pode parecer só vantagem, mas também pode tirar a oportunidade de tentar ser independente e aprender a se virar em um novo país. Vai dizer que vai viver das custas da mamãe e do papai para sempre? – isso seria muito bom mesmo.

Mas olha, a independência é ótima para você ver que é capaz de fazer qualquer coisa que quiser, quando quiser e se quiser! Você é quem manda na zorra toda! 

Depois de pesar os prós e contras e decidir aproveitar a oportunidade de morar com uma host family, é só aproveitar ao máximo a sua estadia. 

Como aproveitar ao máximo a estadia com uma host family?

Seja flexível, não tenha medo de ter novas experiências, comunique-se com as pessoas e tire todas as suas dúvidas para aproveitar ao máximo sua estadia com uma host family.

Não pode ter vergonha, hein! Dá uma olhada em como essas dicas podem ajudar durante a sua permanência no local.

Seja flexível

Apesar de você ser a “visita”, precisa entender que a família já possui seus costumes e rotina, então, não esquece de respeitar isso e se adaptar ao que eles estão acostumados, alright?

Mas calma que isso não precisa ser algo ruim! Se alguma coisa sair muito fora do que você está acostumado, é só falar com os donos da casa para buscar um meio-termo para cada situação.

Não tenha medo de ter novas experiências

Você está indo para um país completamente diferente do seu, com costumes e cultura únicas, então, não é para ter receio de viver coisas novas, hein! Se joga e aproveita todas as oportunidades que tiver.

Ofereceram algo diferente para comer? Experimente! Convidaram você para assistir um programa mega creepy na TV? Vai lá e pega a pipoquinha para acompanhar! Sério, viva intensamente cada segundo que tiver, vai valer super a pena.

Tem alguma dúvida? Pergunte!

Desde o “Qual é seu nome?” até o famoso “É para jogar o papel higiênico na privada?”, toda pergunta é válida para evitar qualquer problema e tirar as dúvidas que você ou a família possa ter.

As host families estarão sempre lá para ajudar com qualquer questão sobre a casa ou até mesmo com indicações de o que fazer na cidade.

Converse com todos

Você ficará na casa de “estranhos”, certo? Então, por que não quebrar esse gelo e começar a conversar com todo mundo que está morando no mesmo lugar? Seja com a host family ou com outros intercambistas, faça novas amizades e conheça as histórias dessas pessoas.

Isso vai ajudar muito no seu repertório, além de melhorar – e muito – suas habilidades em outra língua. É aqui que você vai pôr à prova tudo o que está estudando.

Saiba falar a língua da família

E já que o assunto agora são as conversas, não dá para você papear com a galera se não souber a língua que elas falam, né? Por isso, fazer um bom curso de inglês antes de se aventurar em intercâmbios para os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e até a África é essencial – para se preparar e conseguir desenrolar legal com a família.

Pesquise opções imersivas e com professores que entendam as suas necessidades e possam ajudar você a trabalhar cada uma delas, especificamente. Depois, é só fazer as malas!

Preparado(a) para viver o sonho do intercâmbio? Não esquece de gravar vários stories e marcar o perfil @topwayschool no Instagram para a gente ver como está sendo sua viagem!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui