Aprender Inglês 29 de Agosto de 2023

Rotina de estudos para aprender inglês: veja como criar a sua!

Estabelecer uma rotina de estudos para aprender inglês é a forma mais eficiente de transformar o idioma num hábito e abrir portas para novas possibilidades. Confira as melhores dicas para criar seu planejamento!

O jeito mais garantido e eficiente de estabelecer uma rotina de estudos para aprender inglês é transformar a língua em algo integrado à sua vida, deixando de vê-la como uma “disciplina” que você estuda por algum tempo e só de vez em quando.

Até séries e filmes podem entrar no seu cronograma como uma forma de diversificar as atividades!

É claro que se aprofundar no idioma exige esforço e dedicação, demandando momentos de trabalho focado e aprofundado, mas torná-lo algo daily basis – que acontece diariamente – não vai apenas facilitar seus avanços até a fluência como também, certamente, se mostrar muito útil.

Neste artigo, você explora diferentes formas de tornar o inglês parte do seu cotidiano. Confira!

Como criar uma rotina de estudos para aprender inglês?

Criar uma rotina pode ser um desafio sério, independentemente da atividade que se deseja fazer. Há quem acredite que tudo depende puramente de força de vontade, mas a verdade é que disciplina, repetição e estratégia são as chaves do sucesso.

Em seu livro “Mini-Hábitos”, o especialista em produtividade, Stephen Guise, ensina a base da criação de qualquer costume: iniciar pelo ridiculamente fácil. Quer fazer academia e a preguiça não deixa? Primeiro, torne hábito ir até lá. Fique apenas 5 minutos, ou nem isso, mas apenas vá!

Parece loucura? Então teste! Adquira uma frequência de qualquer prática e vá executando-a todos os dias a ponto de  ficar ridículo não fazê-la.

Que tal começar agora?

Como fazer um plano de estudos de inglês em 11 passos

Para traçar um bom plano de estudos, muita coisa vai precisar se tornar hábito por aí, por isso, capriche na motivação e disposição para pôr o plano em prática. 

Primeiro, porém, é preciso traçar suas ações com bastante atenção.

1.  Defina metas claras

Determine objetivos específicos para o seu aprendizado de inglês. Pode ser atingir um nível de fluência, avançar na carreira ou mesmo algo mais pragmático, como ter acesso a materiais especializados, começar um bom curso de inglês ou assistir sua série predileta totalmente no idioma alvo.

Algumas metas acabam, inclusive, se tornando muito divertidas!

2.  Estruture seu plano

Crie uma estrutura para o seu plano de estudos que inclua todas as habilidades a serem desenvolvidas na língua, como audição, fala, leitura e escrita, quarteto que faz parte da maioria dos testes de proficiência em inglês

Divida suas metas, definidas anteriormente, em etapas menores e aborde cada habilidade de maneira equilibrada. Ficou difícil em algum ponto? Divida-o em etapas ainda menores e crie uma rotina de estudos, nem que seja para aprender uma palavra por dia. Não tem desculpa.

3.  Gerencie seu tempo

O ideal é ir incluindo o inglês na sua rotina diária, deixando ele fazer parte da sua vida como um todo, mas não dá pra começar tudo de repente e querer conversas em English, assistir filmes no idioma o dia todo e ainda ler o The New York Times enquanto está no banheiro. 

Reserve um momento específico para estudar diariamente, especialmente no começo da jornada. 

Tá sem tempo? Procure fazer o mínimo para garantir a rotina, nem que seu único contato com a língua no dia seja assistir a um episódio de uma série sem legenda. A consistência é fundamental para o progresso.

4.  Diversifique as atividades

Manter-se motivado sempre ajuda a acelerar as coisas, então, varie suas atividades de estudo para evitar monotonia. Combine leitura, audição, conversação e escrita. Use recursos como livros, músicas, filmes, podcasts, aplicativos e até jogos online para aprender inglês.

5.  Crie um ambiente propício para os estudos

Seja no seu quarto, na sala ou até mesmo na cozinha de casa, o importante é buscar um local silencioso e sem distrações.

Vale também colocar seu celular numa caixa e trancá-lo a sete chaves para evitar ficar assistindo vídeos no TikTok durante os estudos – a não ser que você esteja acessando perfis no TikTok para aprender inglês, aí tá liberado!

Organize, no seu espaço de estudo, todos os materiais necessários, como dicionários, cadernos e dispositivos eletrônicos, assim, fica mais fácil evitar o levanta e senta toda hora. Você não precisa replicar uma sala de aula em casa, mas garanta que o ambiente ajude a focar.

6.  Use a tecnologia a seu favor

Outra opção em vez de trancar o celular longe é explorar, nele ou no PC, aplicativos e recursos online para praticar e aprimorar suas habilidades de inglês. Muitos oferecem exercícios interativos e lições personalizadas e eles podem ser uma boa porta de entrada para a aquisição do hábito com a língua.

Quanto mais rápido e simples de executar, mais fácil repetir na rotina.

7.  Estabeleça horários fixos

Defina horários específicos para suas sessões de estudo, de preferência durante períodos em que você está mais alerta. Isso ajuda a criar uma rotina previsível e cristalizar hábitos mais rapidamente. 

Lembre-se: não precisa começar rotinas com horas cheias de estudo. O importante é a consistência, e, logo, logo, aumentar o tempo dedicado acaba ficando natural.

8.  Combine o inglês com outras atividades diárias

Ouça músicas, assista a filmes e séries, leia notícias ou até mesmo mude as configurações dos dispositivos eletrônicos para o idioma. 

Inclusive, essa última dica é ótima, já que você não precisa traduzir muita coisa porque reconhece os símbolos do menu do seu telefone. Quanto mais natural o contato com a língua, mais rápido o esforço para estudar se tornará cada vez mais fluido, pode apostar!

9.  Pratique regularmente

Encontre parceiros de conversação ou grupos de estudo para praticar a fala. 

A interação com outros aprendizes ou falantes nativos é inestimável para aprimorar suas habilidades comunicativas e existem serviços na Internet que oferecem sessões de videochamada para praticar online. Tem um amigo estrangeiro? Acerta esse fuso e bora tagarelar!

10.  Faça autoavaliações e ajustes periodicamente

Por mais que você esteja progredindo e, vagarosamente, quebrando suas metas para garantir a formação de hábitos, não deixe de acompanhar seus avanços. Sempre que precisar dividir um prazo ou repensá-lo, considere:

  • se a nova meta foi alcançada;
  • quais áreas precisam de mais atenção; e 
  • ajustes que fariam seu plano de estudos funcionar melhor. 

Não esqueça que a consistência é mais importante do que bater metas a qualquer custo. É para ser um processo sustentável!

11.  Celebre suas conquistas

Sempre reconheça e celebre suas conquistas, mesmo que sejam pequenas. Essa parte é importante não só pelo ganho em motivação, mas porque a estratégia dos mini-hábitos depende muito de reconhecer os pequenos sucessos que viram uma escada para ações mais significativas. 

A satisfação com uma realização pequena leva, naturalmente, à outra um pouco maior e por aí vai. 

Mas, e se você tiver um “deadline” (prazo)? Monte um cronograma!

Como montar um cronograma de estudos de inglês?

Montar um cronograma de estudos de inglês não tem uma fórmula universal, mas considerar alguns pontos pode ajudar bastante. Destaque para:

  • o tempo disponível na sua rotina diária e semanal;
  • metas de aprendizado específicas e realistas;
  • atenção aos horários de pico de energia e concentração;
  • pausas para evitar fadiga mental;
  • definição de prazos para metas de curto e longo prazo;
  • margem para ajustar o cronograma se for necessário;
  • espaço para revisão e memorização do conteúdo; e
  • recompensas ao alcançar objetivos.

Distribua seu tempo de forma a privilegiar atividades de maior efetividade para atingir seus objetivos e, se estiver focado(a) em uma especialização técnica, por exemplo, dedicar uma grande parcela do seu cronograma para ferramentas como o inglês instrumental é uma boa estratégia.

Rotina de estudos para aprender inglês em casa: 8 dicas para manter o foco

Criar uma rotina de estudo para aprender inglês em casa pode ser desafiador porque o ambiente doméstico costuma oferecer muitas distrações e oportunidades para procrastinação. Confira, a seguir, dicas para o seu lar doce lar não azedar os estudos.

  1. Estude em um ambiente acolhedor, confortável e livre de distrações
  2. Estabeleça horários regulares para o estudo, criando uma rotina
  3. Aproveite seu ambiente particular e cole etiquetas com nomes de objetos em inglês
  4. Mantenha livros, revistas ou quadrinhos na língua inglesa à disposição
  5. Procure ouvir músicas e podcasts no idioma alvo durante as tarefas domésticas
  6. Mantenha um diário em inglês sobre sua rotina
  7. Associe atividades domésticas a vídeos ou instruções em inglês
  8. Cultive sua disciplina para seguir o cronograma de estudos

Essas ações ajudam qualquer estudante não só a estabelecer uma rotina de estudo, como também a inserir a língua ao seu cotidiano. Com a prática contínua e o hábito, viver o inglês vai se tornar cada vez mais natural.

Você até pode fazer isso tudo sozinho!

Rotina de estudo para quem quer aprender inglês sozinho

Para criar um bom roteiro para estudar inglês sozinho, distribuir as lições em pequenas doses de contato com o idioma ao longo da semana pode funcionar super bem.

Para que seja mais fácil vislumbrar essa proposta, dá uma olhada no quadro abaixo, com uma rotina prontinha para uma semana completa. Note que o tempo de cada atividade não é longo, mas a distribuição das tarefas no decorrer dos períodos é muito consistente.

Rotina de estudo para quem quer aprender inglês sozinho
Segunda a sexta-feira
Manhã Tarde Noite

8h00 - 8h30
Revisão de vocabulário: revise palavras-chave do dia anterior

9h00 - 9h30
Leitura: leia um artigo curto em inglês sobre um tópico de interesse

12h30 - 13h00
Vídeo educativo: assista a um vídeo didático ou um TED Talk em inglês

14h30 - 15h00
Escuta ativa: ouça um podcast ou assista a um trecho de um filme no idioma

19h00 - 19h30
conversação: pratique a fala lendo um texto em voz alta ou dialogando consigo mesmo

Sábado
Manhã Tarde Noite

10h00 - 11h30
Leitura: leia um capítulo de um livro em inglês, fazendo anotações de vocabulário

14h00 - 15h30
Prática de audição: assista a um filme ou série em inglês, com legendas, focando na compreensão auditiva

Livre

Domingo
Manhã Tarde Noite

9h00 - 10h00
Escrita criativa: Escreva um pequeno parágrafo sobre um tópico livre na língua inglesa

15h00 - 16h30
Projeto de estudo: pesquise um tópico de interesse em inglês, como receitas, notícias ou hobbies

18h00 - 19h00
Revisão semanal: recapitule o que aprendeu durante a semana e reveja vocabulário

Você pode adaptar esse exemplo de acordo com seus horários e interesses, ampliando os blocos de estudo se estiver num momento de maior aprofundamento, reduzindo a carga se estiver no início de uma rotina.

O que você precisa deixar muito claro na sua mente é que todas as estratégias apresentadas no decorrer de todo este artigo, na verdade, servem a um objetivo máximo e que merece ser reforçado: transformar o inglês em algo totalmente integrado à sua vida, afinal, não tem melhor forma de falar o inglês do que vivendo o idioma!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui