Dicas 2 de Janeiro de 2023

Conheça as 13 profissões do futuro que vão estar em alta

“The future is bright!” Já leu essa expressão? Ela significa “O futuro é brilhante!” E nós acreditamos muito nisso, mas, para fazer parte desse futuro, você vai precisar estar atento às carreiras e profissões que vão ser responsáveis por esse brilho. Let’s check?

Analista de big data, desenvolvedor(a) de software, especialista em IA, machine learning, especialista em cibersegurança e UX designer são algumas profissões em alta para o futuro e todas estão relacionadas diretamente com programação e tecnologia.

Mas, se programar não é a sua praia, a sociedade do futuro também vai precisar de analistas de mídias sociais, profissionais de saúde mental, professores especializados em EAD e geneticistas, viu?

Sem contar que as profissões e o mercado de trabalho estão em constante mudança. Inclusive, de vez em quando, a ciência faz uma descoberta inovadora ou cria uma nova tecnologia e é nesses momentos que acontecem grandes mudanças no mercado de trabalho.

A tecnologia revolucionária mais recente foi a internet e a rápida evolução da tecnologia que ela trouxe. Com ela, novas profissões foram criadas e outras, como os datilógrafos, se tornaram coisa do passado.

Você pode pensar que alguns profissionais, como os médicos, não precisam se preocupar tanto assim em ficar sem emprego, já que serão sempre necessários, mas vale lembrar que as constantes — e cada vez mais rápidas —mudanças na tecnologia exigem de cada profissional um aprimoramento contínuo das suas habilidades e conhecimentos.

Para você ficar preparado para as mudanças que estão acontecendo, trouxemos uma lista de tendências de profissões para o futuro e listamos as habilidades necessárias para que você consiga seu emprego dos sonhos! Vem com a gente!

Como serão as profissões do futuro?

No geral, as profissões do futuro serão aquelas que envolvem tecnologia, desenvolvimento humano e se preocupam também com a preservação do meio ambiente. 

É claro que já existem inúmeras posições de trabalho nessas áreas, mas os empregos do futuro serão aqueles que utilizam essas três em conjunto, apoiando o desenvolvimento tecnológico e humano sem destruir o meio ambiente.

Quais são as profissões do futuro?

As profissões mais cotadas para o futuro são aquelas ligadas à tecnologia e meio ambiente, como analista de big data, gestores de resíduos, desenvolvedores de software, especialistas em energias renováveis e em machine learning.

E para você, que não quer ficar de fora de todas essas inovações e ainda quer garantir seu espaço em uma das profissões do futuro que ganham bem, criamos um guia com as habilidades necessárias e explicamos como se preparar para elas. 

Prepare-se para ir, como diria Buzz Lightyear, to infinity and beyond!

1.  Analista de big data

O termo “big data” significa "grandes dados" e os analistas de big data são responsáveis por analisar e organizar essas informações.

Mas quais informações? Hoje em dia, tudo que você faz na internet vira informação. Sempre que você baixa um aplicativo, por exemplo, ou faz uma compra pela internet, essas ações geram dados que são armazenados pelas empresas.

O analista de big data utiliza esses dados para saber o que as pessoas estão consumindo, seja em produtos ou entretenimento. Essas informações são importantes para as empresas, pois permite que elas elaborem melhor seus objetivos e criem produtos que atendam melhor seu público-alvo.

2.  Especialista em cibersegurança

Se nossas informações são cada vez mais valiosas, a segurança delas é muito importante. É aí que entram os especialistas em cibersegurança. Eles são responsáveis por encontrar e resolver falhas em sistemas, bancos de dados e redes de computadores. 

Além disso, eles precisam se certificar que esses sistemas estão sempre seguros e atualizados, criando relatórios de risco e mantendo qualquer informação importante longe de possíveis hackers.

3.  UX designer

UX é uma sigla em inglês para “user experience”, que significa “experiência do usuário”. Esse profissional é encarregado de fazer com que a interação das pessoas com aplicativos e softwares seja a mais tranquila possível. 

Como ele faz isso? Utilizando pesquisas e ferramentas específicas da profissão, ele consegue descobrir como cada usuário interage com o seu programa, identificando áreas que precisam de aprimoramento.

Já baixou um aplicativo para o seu celular e ele era confuso, travava, ruim de usar? Provavelmente, a equipe que fez ele não tinha um UX designer.

4.  Analista de mídias sociais

Essa é uma profissão relativamente nova, mas que tem grande tendência de crescimento. Com redes sociais cada vez mais presentes no nosso cotidiano, muitas empresas têm interesse em entender melhor como utilizá-las para seu benefício.

O profissional dessa área é responsável por monitorar as interações e engajamento dos usuários nas mídias sociais. 

Ele também precisa entender como funcionam os mecanismos de busca da internet, e precisa ser capaz de criar estratégias para aumentar a presença de uma marca ou empresa no mundo digital. 

5.  Especialista em energias renováveis

A geração de energia por meios renováveis é uma preocupação global e vem ganhando mais importância todos os anos. 

Os especialistas desse ramo têm como papel principal identificar maneiras eficientes de implementar sistemas para a captação de energia renovável. Eles também precisam ser capazes de elaborar projetos para criação de usinas de energia solar ou eólica, tendo sempre em mente o impacto ambiental delas.

6.  Profissionais de saúde mental

Não é novidade que problemas relacionados à saúde mental estão crescendo entre as novas gerações. Enquanto não se encontra uma solução definitiva para esse crescimento, os profissionais especializados nesse ramo vão estar em grande demanda.

Psicólogos, conselheiros e terapeutas são algumas das profissões que se encaixam nessa área de atuação.

7.  Geneticistas

Se você é cinéfilo ou gosta de uma boa ficção científica, deve ter assistido ao filme Gattaca. Na trama, a medicina avança ao ponto de ser possível escolher as características de cada ser humano antes do seu nascimento. Tudo isso é feito pela manipulação dos genes.

Apesar de essa não ser ainda a nossa realidade, os geneticistas já conseguem fazer coisas que parecem ficção científica. A partir de análises laboratoriais, eles são capazes de identificar, por exemplo, predisposição para certas doenças.

Ou seja, analisando o seu DNA, você pode descobrir se tem chance de desenvolver doenças como o Parkinson ou Alzheimer e começar a se prevenir antes mesmo dos primeiros sintomas.

8.  Desenvolvedor de software

Em um mundo cada vez mais conectado e integrado com a tecnologia, o desenvolvedor de software nunca vai ficar sem trabalho. Essa já é uma das profissões em alta do mercado de trabalho e a demanda por profissionais só cresce.

Utilizando diversas linguagens de programação, como Python, Java e C+, o desenvolvedor de software é responsável pelo design, implementação e desenvolvimento de novos programas. 

Esse profissional também vai ter que aprimorar sistemas e serviços já existentes, propondo melhorias e novas funcionalidades.

9.  Especialista em e-commerce

A venda de produções e serviços pela internet estava em constante crescimento, mas, com a chegada da pandemia, precisou se expandir ainda mais rápido. Isso tornou o especialista em e-commerce um profissional muito procurado pelo mercado de trabalho.

Esse profissional precisa desenvolver e atualizar constantemente as páginas de produtos nas lojas virtuais. Ele também deve estar alinhado com o setor de marketing e vendas, planejando e implementando estratégias de marketing voltadas ao e-commerce.

10.  Gestor de resíduos

Essa é mais uma profissão ligada diretamente à preservação do meio ambiente. A geração de lixo urbano e outros resíduos ligados à atividade industrial é um problema que vem causando dor de cabeça em empresários e governantes.

O gestor de resíduos é a pessoa mais indicada para identificar maneiras de diminuir o impacto que a geração de lixo no meio ambiente. 

Ele elabora estratégias para descartar esses resíduos de maneira adequada, além de ser capaz de desenvolver e aprimorar processos que diminuam a geração desses resíduos, incentivando a reutilização e reciclagem de materiais.

11.  Professores especializados em EAD

Outra profissão que cresceu bastante nos últimos anos foram os professores especializados em ensino à distância, o EAD. Independentemente da área de ensino de cada professor, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis para a criação e apresentação de aulas.

Existem várias plataformas online que permitem a criação de salas de aula virtuais e um professor EAD precisa conhecer as funcionalidades de cada uma, utilizando aquela que se encaixa melhor na sua área de atuação.

Essa é uma das profissões que permite que você se torne um nômade digital, trabalhando de qualquer lugar do mundo.

12.  Especialista em IA e machine learning

Já ouviu falar em “IA” e “machine learning”? O primeiro termo é mais conhecido e significa Inteligência Artificial, já o “machine learning” significa “aprendizado de máquina” e, apesar de não ser um conceito novo, só agora está crescendo em popularidade.

A profissão de especialista nesses assuntos é bem nova, por isso é difícil descrever exatamente do que se trata essa profissão, mas não é impossível. 

Profissionais que trabalham nessa área normalmente têm um conhecimento extenso em programação e matemática. Eles usam esse conhecimento para desenvolver algoritmos e sistemas de inteligência. Esses recursos são então “alimentados” com dados e ajudam empresas a tomarem decisões que envolvem a criação de projetos e até decidirem em quais áreas investir.

Quais serão as habilidades exigidas para as profissões do futuro?

As “soft skills” – conjunto de comportamentos e habilidades relacionadas ao comportamento humano – são conhecidas no mercado de trabalho como habilidades fundamentais para os profissionais que querem ser atuantes no futuro. 

Elas são importantes independentemente da sua área de atuação e muitas empresas preferem contratar profissionais menos experientes, mas que tenham essas habilidades.

As principais soft skills que você precisa desenvolver são:

  • Comunicação interpessoal
  • Pensamento crítico
  • Adaptabilidade
  • Criatividade
  • Persuasão
  • Administração de conflitos

E aí, dá para riscar algumas dessas habilidades da sua checklist?

Habilidades e profissões do futuro: como se preparar?

Se você quer ser um daqueles profissionais que as empresas correm atrás e brigam para contratar, é importante estar preparado e desenvolver constantemente suas habilidades. 

Ter conhecimento avançado em ferramentas de tecnologia já se tornou indispensável até para profissões mais comuns nos dias de hoje.

Além disso, vale ressaltar a importância do inglês no mercado de trabalho. Os profissionais que falam mais de uma língua são muito valorizados em qualquer empresa – e até ganham mais, sabia disso? 

Mas não basta apenas saber o básico, para ter sucesso em reuniões e entrevistas, é necessário treinar e melhorar a sua conversação constantemente.

O que achou da nossa lista? Ajudou você a decidir qual carreira seguir? Ou talvez você já atue em alguma dessas áreas? Se for o caso, compartilhe com a gente qual o maior desafio que você enfrentou para começar na sua profissão!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui