Dicas 5 de Maio de 2023

19 profissões em alta para quem fala inglês

Na falta de uma, duas listas para você! Uma de profissões para quem fala inglês e outra de possibilidades de empregos para quem é fã de carteirinha do idioma. Além delas, dados e pesquisas que comprovam que ser um speaker abre portas e aumenta o salário. Veja!

Não existem apenas algumas, mas várias profissões para quem fala inglês que dão oportunidades maiores do que para quem não fala. Existem, ainda, empregos que só quem manja muito do idioma pode ter – em companhias aéreas e de cruzeiros, por exemplo.

Depois do mandarim, o inglês é a língua mais falada do mundo atualmente. A mais procurada e a que mais traz recompensas dentro do mercado de trabalho também! 

De acordo com a Catho, famosa empresa recrutadora de profissionais, fluentes podem ganhar até 83% acima da média nacional.

Já pensou que maravilha quando chega o pay day?

Se você quer fazer parte do seleto grupo dos speakers de empresas dentro ou fora do país, comece lendo este artigo para pensar sobre qual área escolher antes de mais nada.

Quais as profissões que necessitam de inglês?

 

O idioma é obrigatório entre pessoas que decidem atuar no comércio exterior ou com relações internacionais e bastante exigido para quem quer se tornar comissário(a) de bordo, principalmente de companhias aéreas maiores e que fazem vôos internacionais ou com alta frequência de passageiros gringos.

Atualmente, muitas empresas consideram o inglês como diferencial para quem atua nas áreas de desenvolvimento de aplicativos e softwares ou de TI no geral, marketing, mídias digitais e engenharia.

Para ser intérprete e/ou tradutor(a), não precisamos nem dizer que você vai precisar saber falar inglês melhor até do que um nativo, né? Para trabalhar com turismo, é quase isso também.

Veja uma lista completa de vagas e setores no próximo tópico.

19 profissões que precisam falar inglês

 

Trouxemos abaixo uma lista de profissões para quem fala inglês completíssima e atualizada. Alguma dessas alternativas com certeza vai chamar a sua atenção e tudo bem se você não for um(a) speaker ainda: cursos imersivos podem ajudar a alcançar os objetivos em apenas alguns meses!

  1. Especialistas em Relações Públicas
  2. Publicitários(as)
  3. Jornalistas e assessores(as) de imprensa
  4. Profissionais de marketing
  5. Gerentes de Tecnologia da Informação
  6. Programadores(as) e desenvolvedores(as) web
  7. Administradores(as) de empresas
  8. Engenheiros(as)
  9. Profissionais do turismo e da hotelaria
  10. Comércio Exterior
  11. Relações Internacionais
  12. Tradutores(as) e intérpretes
  13. Comissários(as) de bordo
  14. Pilotos(as) de avião
  15. Tripulantes em navios de cruzeiro 
  16. Secretariado
  17. Analista de Business Intelligence (BI)
  18. Analista de redes
  19. Contador(a)

É isso que você leu: contador! A procura por profissionais que falam inglês na contabilidade está em ascensão, então, não poderíamos deixar de trazer o cargo entre os nossos tópicos, não acha?

Professores de inglês também entram, você já pode imaginar. Bem como alguns profissionais da área da saúde e da gastronomia. Destaque, ainda, para pessoas que querem seguir carreira acadêmica, principalmente por causa da força do intercâmbio nessa trajetória.

Sobre as profissões que envolvem inglês

 

A maioria das pessoas que têm o idioma exigido em seus trabalhos precisam se relacionar com gente de outros países ou precisam acompanhar inovações e novidades do exterior e, para isso, devem ser capazes de compreender a língua.

Não à toa batemos tanto na tecla dos estudos para quem quer crescer no mercado! O inglês não é simplesmente uma notinha adicional no currículo internacional ou nacional, mas um conhecimento que abre mais portas do que você pode imaginar.

Quem fala inglês tem mais oportunidades?

 

Sim. Sem dúvida! Um estudo de remuneração feito pela Page Personnel, especializada em recrutamento, aponta que 60% das vagas disponíveis no mercado hoje em dia pedem fluência no idioma e que a tendência é que o inglês se torne requisito – deixando de ser “apenas” diferencial – na próxima década.

Não só aparecem mais oportunidades de carreira para falantes do idioma, como surgem chances incríveis dentro das áreas em que essas pessoas já atuam. Sem contar as possibilidades para a vida pessoal.

Tem mais! Escolher entre as diversas alternativas de profissões para quem fala inglês fluente ou aprender a língua para crescer dentro da sua própria área de atuação ajuda, ainda por cima, a abrir horizontes, fazer networking e conhecer novos lugares e novas culturas.  

O inglês também aumenta o salário e garante vagas ou até promoções. 

Quem sabe falar inglês ganha mais?

 

Especificamente no Brasil, profissionais que dominam o inglês ganham salários 60% a 80% maiores do que aqueles que não falam o idioma e executam as mesmas funções. Os dados pertencem a publicações recentes feitas pela Catho, página de classificados de empregos.

Mais uma porcentagem legal obtida por essa mesma organização merece destaque: entre 2017 e 2021, os salários pagos a profissionais falantes de um segundo idioma cresceram cerca de 45% em todos os cargos. Viu só?

Ah! Outra notícia boa: tem espaço mundão afora, inclusive, para quem, além de estar apto a aprimorar habilidades como listening, reading e speaking, for apaixonado pelo idioma e todo o seu universo.

8 profissões para quem gosta de inglês

 

Antes de irmos, porque não fazermos uma outra lista rápida com profissões especificamente para quem é English lover ou que exijam mais do que as outras em termos de ser super fã e proficiente no idioma? Vamos lá, vai!

Não podemos afirmar que todos, mas temos certeza que a maioria dos professores de inglês e dos tradutores e intérpretes do planeta escolheram esse caminho profissional por gostarem da língua. Então, não se surpreenda em vê-los imediatamente adiante. 

  1. Professor(a) de inglês
  2. Tradutor(a)
  3. Intérprete
  4. Diplomata
  5. Guia de turismo
  6. Representante comercial
  7. Advogado(a) especializado em direito internacional
  8. Jornalista

Mas todo jornalista, roxinha? Não exatamente! Estamos falando principalmente de profissionais freelancers ou que pretendam atuar junto a startups – os primeiros, para conseguirem ampliar o leque de clientes e os segundos porque startups e inglês têm tudo a ver, você sabe.

Tem ainda outro nicho para quem quer se aventurar no exterior: o de correspondente internacional! Já pensou em ser repórter e trabalhar para grandes empresas trazendo notícias do mundo inteiro? Arrepiamos só de imaginar!

E quem faz curso de inglês? Pode trabalhar com o quê?

Quem faz curso de inglês pode trabalhar onde?

 

A verdade verdadeira é que quem faz um bom curso de inglês pode se tornar empreendedor e ser seu próprio chefe ou trabalhar onde quiser – dentro ou fora do Brasil, em empresas de qualquer porte ou ramo de atuação, multinacionais ou internacionais – e de onde quiser!

Então, se você se animou com todas as informações que trouxemos no decorrer deste artigo, não deixe para amanhã as aulas que pode fazer hoje. Saiba que torcemos imensamente pelo seu sucesso.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui