Aprender Inglês

11 de Março de 2019

Speaking - Desenvolva seu inglês com as melhores estratégias

Fale mais e melhor em inglês com nossas dicas estratégicas

Chegamos ao último tema da nossa série de dicas sobre como desenvolver seu inglês com as melhores estratégias através das 4 habilidades comunicativas: reading, writing, listening e speaking. Agora é a hora de desvendar algumas dicas fáceis e práticas que te auxiliarão a perder o medo de se comunicar em inglês no seu dia a dia.

Deixamos este tema para encerrar a série, pois os anos de experiência da TopWay English School em ensinar inglês para milhares de pessoas nos mostraram que falar em inglês é a maior dificuldade para quem está aprendendo o idioma.

Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar e mostrar que é possível desenvolver uma boa comunicação sem fazer disso um grande bicho papão que torna o aprendizado um processo traumático e pouco proveitoso. Se liga nas nossas dicas:

Use o espelho para treinar

Sim, pode parecer estranho mas é uma ótima tática para ir perdendo o medo de falar no processo de comunicação. Além disso, a interação consigo próprio proporciona um autoconhecimento sobre as nossas capacidades comunicativas e expressões faciais, e com isso a oportunidade de aprimorá-las.

Trave diálogos em inglês na frente do espelho. Transforme seus pensamentos em palavras e coloque para fora e mais importante: A nossa pronúncia jamais será “perfeita”, pois somos distantes foneticamente de falantes de língua inglesa (às vezes distantes de falantes de outras regiões que nem parecem falar o nosso mesmo idioma, quiçá outro país né?). Porém a repetição vai nos ajudar a chegar em um nível no qual não teremos nenhum ruído na comunicação.

Não se esqueça que nossa língua materna tem diferentes fonemas e contrações e é natural que tenhamos dificuldades com a pronúncia de certas palavras.
 
Peça feedback

Ouvir as percepções de outras pessoas, profissionais da área ou não, é essencial para que o aprimoramento seja constante e cada vez mais assertivo.

O feedback dos amigos, professores ou até mesmo nativos do inglês deve ser encarado como crítica construtiva e incentivo para que não se perca o foco e a dedicação no aprendizado, pois a comunicação é uma importante via de mão dupla.
 
Leia em voz alta e grave

O exercício de ler em voz alta auxílio muito no speaking,

A ideia é que, diferentemente da interação no espelho, possamos nos aventurar em leituras que abram mais nosso horizonte de vocabulário.

Porém, sempre respeite seu nível e capacidade de absorção. É mais vantajoso ler algo simples e que você compreenda a ideia principal a ler coisas que você não consegue captar o contexto geral, afinal é importante interpretar a mensagem.

Lembre-se: não conhecer o significado de todas as palavras é normal. Por isso, tendo conhecimento das principais ideias, buscar o significado específico de algumas palavras e a forma de pronunciá-las é mais simples.

 
Se coloque em situações reais 

Após colocar em prática as dicas anteriores, você com certeza estará mais confiante para se expor em uma situação real de conversação. Seja ao vivo ou virtualmente, falar com outras pessoas em inglês é o grande segredo de desconstruir nossos medos. 

É por isso que na TopWay a comunicação no ambiente é 100% em inglês porque comprovadamente a exposição à língua potencializa o aprendizado. Assim, a ideia é que você possa testar-se em contextos e situações diferentes para treinar a fala e desenvolver autonomia na comunicação. 

A aquisição de um novo idioma não é um processo matemático e sim um ciclo sem fim de aprendizado. Mesmo os maiores linguistas estão sempre aprendendo algo novo, pois a comunicação está em permanente evolução e mudança.

Por isso o speaking é uma das 4 habilidades que mais requer nossa atenção e disciplina, pois travar e errar é normal e faz parte do processo de aprendizado. O diferencial é sabermos extrair disso a motivação para seguir tentando.

Nossa dica final é: don’t give up! E queremos saber: qual sua maior dificuldade para falar em inglês? Nós vamos te ajudar!