Aprender Inglês

30 de Maio de 2022

É possível aprender inglês rápido?

Seja qual for a sua motivação para aprender o idioma, adquirir a fluência de forma rápida é possível sim e você está prestes a descobrir como!

Quem faz essa pergunta geralmente tem pouco tempo, então vamos direto ao ponto: é possível sim aprender inglês rápido. Tudo vai depender da sua metodologia de estudos, do tempo que você consegue dedicar, do seu foco, comprometimento e se você está sendo acompanhado por bons profissionais. 

Caso esteja em uma jornada solo, também dá para aplicar as melhores técnicas para aprender inglês sozinho. Para isso, você vai precisar viver o idioma da forma que tem mais a ver com o que você gosta, com as coisas pelas quais se interessa e com os seus objetivos.

Mas pode seguir com calma, afinal, neste artigo, você vai conferir nossas dicas e experiências compartilhadas para chegar no resultado no menor tempo possível, já que você chegou até aqui para saber como aprender inglês rápido, não é mesmo?

Como se aprende inglês rápido?

A velocidade do aprendizado depende de vários fatores, mas o principal é de quanto contato você está tendo com a língua que quer aprender. A matemática é tão simples que parece até mentira: quanto mais você interage de forma ativa e significativa com a língua, mais rápido você a domina.

Mas o que significa ter contato com o inglês de forma ativa e significativa? Bom, isso quer dizer que não adianta estudar a gramática e repetir frases-padrão de livros didáticos tradicionais. 

Uma das melhores formas de ter esse tipo de contato prático é viver uma experiência imersiva viajando para um país de língua inglesa. Seja fazendo um intercâmbio ou uma imersão cultural, uma experiência internacional dá a você oportunidades de usar o idioma para se comunicar de verdade, para falar sobre as coisas que você gosta, para acessar os lugares pelos quais você se interessa. 

Essa experiência também oferece a oportunidade de errar e isso é uma das coisas mais importantes para o seu aprendizado. 

Errar em uma situação comunicativa real, como fazer um pedido em um restaurante e receber um prato um pouco inusitado ou usar uma expressão ofensiva sem querer vai fazer com que aquela situação fique tão marcada na sua vida que você vai internalizar a forma correta de se expressar.

Isso quer dizer que você só consegue aprender inglês rápido investindo pesado em uma viagem internacional? Claro que não! E esse é o nosso segredo: a imersão pode acontecer em qualquer lugar.

Como fazer uma imersão em inglês?

A sua experiência imersiva na língua começa por todas aquelas coisas que fazem parte do seu dia a dia: smartphone, computador, e-mail, programas de computador e aplicativos, etc. Uma dica de ouro é trocar o idioma de todos os seus aparelhos do português para o inglês. 

Como você já sabe usá-los, e essas ferramentas são feitas para facilitar um uso intuitivo, você vai aprender termos em inglês de forma espontânea e um pouquinho a cada dia. 

Talvez você se complique e não consiga achar, por exemplo, onde salvar um documento do Word ou como encaminhar um e-mail, mas é aqui que entra aquela oportunidade de errar: o método da tentativa e erro vai fazer com que você descubra que “arquivo” é “file” e “salvar” é “save”, e que para encaminhar aquele e-mail você precisa selecionar “forward”. 

Esse é o uso significativo da língua, ou seja, quando você usa o inglês para solucionar problemas reais e, assim, nunca mais esquece do que você aprendeu nesse processo.

Depois, vá expandindo essa estratégia, aos poucos, para o resto da sua vida: que tal começar a ouvir músicas dos anos 90 em inglês, diretamente na sua playlist no Spotify?
 

Quando se sentir mais seguro, parta para podcasts e canais no YouTube que discutam assuntos que você gosta. Reveja filmes que você já viu, mas dessa vez com áudio e legenda no idioma.

Use a tecnologia a seu favor para fazer com que o idioma esteja em todos os momentos possíveis da sua vida, de forma leve e natural.

Então não preciso estudar inglês?

Não é bem assim: a abordagem imersiva funciona muito mais rápido se andar junto com os seus estudos no idioma. E você pode reparar que as pessoas que passam um mês fora do Brasil e voltam sabendo falar uma língua, geralmente fizeram um curso de curta duração junto com a sua viagem. 

Já os que realmente aprendem o idioma do zero sem o auxílio de cursos ou estudos investem em uma estadia de no mínimo 6 meses, vivendo e respirando o idioma 24/7, como dizem os gringos.

Estudar vai potencializar a sua experiência de imersão porque vai ajudar você a organizar tudo com o que você está entrando em contato por estar trazendo o inglês para o seu dia a dia.

Você vai entender mais rápido que várias palavras que terminam com “ed” se referem ao passado, e também vai se dar conta que algumas palavras que falam do passado e não terminam em “ed” são assim porque são verbos irregulares

Você chegaria a essa conclusão sozinho? Provavelmente sim, mas depois de algum tempo e de muita tentativa e erro. Já para você que tem pressa, uma boa escola de idiomas ou um bom método de estudos vão encurtar bastante esse processo.

Como escolher um curso imersivo em inglês?

Aqui, a escolha entre aprender sozinho ou por meio de um curso é toda sua, mas o bom aproveitamento do seu método de estudos, seja ele com uma escola de idiomas ou sozinho, vai depender de alguns aspectos.

Se você é tímido, não gosta de se expor em sala de aula com pessoas que não conhece, tem uma rotina pouco constante e gosta de fazer as coisas no seu ritmo? Então talvez estudar inglês sozinho seja o melhor caminho para você. O desafio é que você vai precisar ser organizado, motivado e ter muito foco. 

Se você é daquelas pessoas que prefere ter um time qualificado para ajudar a atingir suas metas da forma mais rápida possível, considere procurar um curso intensivo de inglês. Como já falamos, a imersão na língua é o segredo de uma aprendizagem eficiente e em tempo recorde.

Sabemos que você não tem tempo a perder, então por que não começar agora mesmo? Vem conferir o curso de 18 meses da TopWay. Seja presencial ou online, nossa estratégia imersiva leva os nossos alunos longe e muito mais rápido.

Mas, como ensinar inglês de forma rápida e efetiva é nossa especialidade, nesse post nós contamos para você todos os segredos da nossa escola, para que você, assim como os nossos alunos, possa conquistar a fluência em muito menos tempo do que você esperava.

E aí, qual dessas técnicas você acha que é a melhor opção para o seu caso?

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui